Buscar

Questões de Pomadas, Géis e Pastas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de Géis, Pomadas e Pastas
01.A hidroquinona é um fármaco utilizado para a remoção de manchas da pele. Ela é dispensada na forma de creme e necessita de um antioxidante denominado: A) sulfeto de sódio; B) sucralfato de sódio; C) metabissulfito de sódio; D) tiosulfato de sódio; E) sulfato de sódio.
02. O preparo do gel de Carbopol® 940 necessita de uma reação química de: A) neutralização com ácido cítrico; B) polimerização com acrilamida; C) neutralização com trietanolamina; D) adição com metacrilato; E) complexação com íons cálcio.
03.O Natrosol® é o nome comercial de um polímero formador de gel. A etapa inicial do preparo do gel envolve dispersão do polímero em água. O nome genérico do polímero e a segunda etapa para o preparo do gel são, respectivamente: A) hidroxietilcelulose e aquecimento; B) carboximetilcelulose sódica e agitação; C) hidroxipropilmetilcelulose e aquecimento; D) acetoftalato de celulose e agitação; E) hidroxipropilcelulose e aquecimento.
04. Assinale a alternativa que contém um exemplo de tensoativo catiônico utilizado em emulsões. A) Estearato de sódio. B) Éter monoacetilado de polietilenoglicol. C) Oleato de cálcio. D) Propilgalato. E) Brometo de cetiltrimetilamônio.
05. As pomadas são fórmulas farmacêuticas para aplicação na pele. Dependendo do seu aspecto, consistência ou composição do excipiente, recebem nomes particulares. Observe as colunas abaixo:1) ungüento.2) cerato.3) creme.4) pasta.5) glicerado.
( ) quando o seu excipiente é constituído por um gel de amido com um poliol;
( ) quando o preparo é feito com excipiente emulsivo do tipo óleo em água ou água em óleo;
( ) quando contém resinas;
( ) quando se apresenta de forma muito espessa, contendo grande quantidade de pós insolúveis;
( ) quando contém uma percentagem elevada de ceras;
Relacionando a primeira coluna com a seguinte, a seqüência correta é:
A) 4, 1, 3, 5, 2.
B) 5, 2, 1, 4, 3.
C) 2, 1, 4, 3, 5.
D) 3, 5, 1, 2, 4.
E) 5, 3, 1, 4, 2.
06. A forma farmacêutica de uso externo, semi-sólida, composta de partículas coloidais, que apresenta aspecto homogêneo, e com características hidrófilas, é: A) gel B) creme C) pomada D) creme-gel
07. Pomadas, pastas, cremes e géis são formas farmacêuticas destinadas à aplicação tópica utilizadas para tratamento de várias afecções da pele. Sobre estas formas farmacêuticas, assinale a opção CORRETA: (A) Géis são formas farmacêuticas semissólidas que consistem de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase aquosa. Contêm um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e são utilizados normalmente para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas. (B) Pomadas que não contêm fármacos são utilizadas devido a seus efeitos físicos como protetoras, emolientes ou lubrificantes. (C) Cremes são formas farmacêuticas semissólidas com um ou mais princípios ativos, que contêm um agente gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal (um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 mm – são distribuídas uniformemente através do líquido). Um gel pode conter partículas suspensas. (D) Pomadas são formas farmacêuticas sólidas para aplicação na pele ou nas membranas mucosas e que consistem de solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada. (E) Devido à dureza que as caracteriza, as pomadas permanecem no local de aplicação e são empregadas com eficácia na absorção de secreções serosas.
08. As pomadas são formas farmacêuticas amplamente empregadas em vários cenários e condições terapêuticas, sendo produtos versáteis. Sobre as técnicas de acondicionamento, bem como de preparação delas, marque o item correto. A) Por serem preparações tópicas, são isentas de efeitos sistêmicos. B) As pomadas com bases hidrofóbicas não permitem a incorporação de água, nem em pequenas quantidades, pois a sua base é de hidrocarbonetos. C) Podem ser preparadas por técnicas gerais como incorporação e fusão, dependendo da natureza dos componentes que serão utilizados na elaboração do produto. D) As formas farmacêuticas ditas como pomadas, por serem de uso tópico ou em pele sem a proteção epitelial devem ser isentas de carga microbiana, ou seja, devem cumprir o critério de esterilidade. E) As bases hidrofóbicas empregadas no preparo de algumas pomadas possuem como característica serem pouco oclusivas e resistirem a temperaturas mais elevadas sem a perda das características originais do produto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais