Abordagens Socioantropológicas
5 pág.

Abordagens Socioantropológicas

Disciplina:Abordagens Socioantropológicas8 materiais69 seguidores
Pré-visualização1 página
Abordagens Socioantropológicas
	
	1 )
	Entende-se que o trabalho é uma faculdade quase exclusivamente humana. Diante disso, para garantir a sobrevivência da sua espécie, o homem sempre investiu na transformação de objetos naturais em produtos sociais. Essa transformação constitui a prática social básica da humanidade, ou seja, a constituição do trabalho como parte integral das coletividades humanas. Assinale a alternativa correta.

	
	

	
	
	A )
O trabalho e o cerne da produção econômica. Assim sendo, a economia não depende da ação do homem.

	
	
	B )
Tal atividade se caracteriza por certa permanência no tempo ou pela eventualidade

	
	
	C )
O trabalho caracteriza-se por meio de outra natureza, ou seja, não interfere na transformação do homem enquanto sujeito

	
	
	D )
Todo trabalho pode gerar excedentes econômicos. Nesse caso os excedentes são partes do desperdício da força de trabalho.

	
	
	E )
As relações de trabalho e conflitos entre patrões e empregados dominam o cenário histórico desde início do século XX.
 

		2 )
	Os objetivos da antropologia estão voltados aos estudos dos diferentes comportamentos sociais e culturais exercidos pelos distintos grupos humanos. Nesse aspecto, o estudo das relações sociais possibilita conhecer ação do homem e a sua interação com seu meio cultural. Assinale a alternativa certa.

	
	

	
	
	A )
A antropologia classifica-se em: física e social

	
	
	B )
A antropologia classifica-se em: física, social e cultural

	
	
	C )
A antropologia classifica-se em: física, social e das sociedades antigas

	
	
	D )
A antropologia classifica-se em: cultural, social, arqueológica e física

	
	
	E )
A antropologia classifica-se em: física, arqueológica e social

		3 )
	O antropólogo Gilberto Freyre em sua obra Casa Grande e Senzala enfatiza que no período da colonização havia violências físicas, morais e culturais que vitimaram as populações indígenas e executadas pelos colonizadores. Assinale a alternativa correta.

	
	

	
	
	A ) O processo de colonização e violência implementado pelos europeus tinha por finalidade a exploração da terra e a escravização do índio.

	
	
	B ) O processo de colonização implementado pelos europeus tinha por finalidade a levar a civilização ao índio.

	
	
	C ) O processo de resistência indígena resultou em disputa por terras, tendo que refugiasse em outras regiões compondo uma nova comunidade formada por  negros e índios, denominada de quilombos.

	
	
	D ) Do ponto de vista econômico, o índio se adaptou ao trabalho escravo e nem tão pouco cedeu facilmente.

	
	
	E ) Do ponto de vista econômico, o índio não se adaptou ao trabalho escravo, devido sua dedicação aos trabalhos implementados pela aculturação imposta pela Igreja Católica.

		4 )
	A concepção gerencial da cultura de empresa adotou do conceito antropológico de cultura apenas o que podia servir a seus objetivos, isto é, uma interpretação culturalista muito empobrecida, segundo a qual a cultura domina (em todos os sentidos do termo) o endividou. Interpretação elaborada para dar conta de realidades muito diferentes e de qualquer maneira abandonada há muito tempo pelos pesquisadores. Em nenhuma situação as empresas podem ser encaradas como tribos – no entanto esta palavra também está em voga no vocabulário gerencial – ou com famílias. Nesse aspecto, assinale a alternativa correta.

	
	

	
	
	A ) Vista por este ângulo, a cultura de empresa não é definitivamente uma noção analítica, mas sim uma integração ideológica do conceito etnológico de cultura, destinada no interior de cada empresa.

	
	
	B ) Vista por este ângulo, a cultura de empresa é definitivamente uma noção analítica, mas sim uma manipulação ideológica do conceito etnológico de cultura, destinada no interior de cada empresa.

	
	
	C ) Vista por este ângulo, a cultura de empresa não é definitivamente uma noção analítica, mas sim uma manipulação ideológica do conceito etnológico de cultura, destinada no interior de cada empresa.

	
	
	D ) A empresa menospreza a definição de cultura do mesmo modo que ela define seus empregos: em outras palavras, aceitar o emprego é aceitar a cultura da empresa

	
	
	E ) A “cultura de empresa” não participa do vocabulário das escolas superiores de administração e gestão empresarial.

		5 )
	Para tratar das questões relacionadas aos “Fatos Sociais Totais” Durkheim discute, entre outros, a formação do Consciente Coletivo. Defende que é a partir do aprendizado e da aceitação dos hábitos, crenças e práticas culturais existentes no interior dos grupos sociais que o homem desenvolve a sociabilidade. Partindo desse precipício, o Consciente Coletivo é formado pela soma dos vários Conscientes Individuais. Assinale a alternativa correta.

	
	

	
	
	A )
Os fatos sociais se reportam pela divisão social do trabalho, onde os saberes, concepções de mundo, manifestações culturais, comportamentos físicos e expressões emocionais não participa da vida social do trabalhador.

	
	
	B )
Os fatos sociais consistem na divisão dos elementos biológicos que difere dos fatos emocionais e consequentemente entra em desarmonia com elementos sociológicos e culturais.

	
	
	C )
Os fatos sociais totais desenvolve a metodologia de investigação científica pertinente à sua investigação e produz a obra célebre intitulada “As regras do método teológico”.

	
	
	D )
Os fatos sociais se reportam pelos respectivos saberes do conhecimento, ignorando as concepções de mundo, manifestações culturais, comportamentos físicos e expressões emocionais.

	
	
	E )
Os fatos sociais se reportam pelos respectivos saberes, concepções de mundo, manifestações culturais, comportamentos físicos e expressões emocionais.

		6 )
	Com relação a proposta positivista Comteana. Indique quais das afirmações são verdadeiras.
I- O objetivo da sociologia deveria ser: descobrir a natureza, as causas e leis naturais da sociedade e colocar de lado qualquer interpretação metafísica ou sobrenatural.
II - propõe compreender a sociedade aplicando os mesmos métodos utilizados pelas ciências naturais, física, química e biologia.
III - Não confia unicamente na razão humana em conceber e interpretar a realidade da vida social. Muitas vezes encontraremos respostas a partir de uma perspectiva mítica ou religiosa.
 

	
	

	
	
	A )
A I e a II são verdadeiras.

	
	
	B )
A I e a III são verdadeiras.

	
	
	C )
A II e a III são verdadeiras.

	
	
	D )
Todas são verdadeiras.

	
	
	E )
Todas são falsas.