Buscar

Estudo Dirigido de Psicofarmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Psicofarmacologia 
Sobre os métodos essenciais para tratamento de pacientes mentais, pode-se afirmar:
A terapia medicamentosa isenta a necessidade de tratamento psicoterapêutico em qualquer transtorno mental
X (B) É comum o uso de medicamentos como terapia exclusiva para o tratamento de doenças mentais, mas a associação com o tratamento psicoterapêutico pode indicar melhoras significativas no prognóstico do paciente.
(C) No paciente com distúrbios mentais graves, o uso de drogas psicoativas não é indicado, sendo apenas necessário o tratamento psicoterapêutico, que inclui técnicas de terapia comportamental e hipnoterapia, por exemplo
(D) Todas as afirmativas anteriores estão corretas
(E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta
2. Sobre os neurotransmissores, relacione: 
(1) Noradrenalina (2) Serotonina (3) Dopamina (4) Acetilcolina (5) GABA 
(4) Neurotransmissor essencialmente excitatório, responsável pelo aprendizado, pela sensação de alerta, controle motor e memória. 
(1) Neurotransmissor com receptores metabotrópicos, capaz de inibir e excitar o sistema nervoso, provocando vigília e alerta, regulação da pressão arterial e controle do humor 
(2) Neurotransmissor com receptores metabotrópicos, com atividade sobre sono, vigília, humor, além de alterações comportamentos e alucinações.
(3) Neurotransmissor com receptores metabotrópicos, capaz de atuar sobre efeitos comportamentais, controle motor, controle endócrino. É o neurotransmissor de maior importância na esquizofrenia 
(5) Principal neurotransmissor inibitório do SNC, se liga a receptores inotrópicos e é capaz de reduzir a atividade de numerosos neurônios.
3. Os benzodiazepínicos constituem uma das principais classes terapêuticas no tratamento da ansiedade. Descreva o mecanismo pelo qual os benzodiazepínicos atuam como ansiolíticos:
R: As drogas ansiolíticas diminuem a ansiedade, moderam a excitação e acalmam o paciente. O mecanismo de ação se baseia na atuação nos sistemas inibitórios de neurotransmissor do ácido-gama-amino-butúrico (GABA), além de provável ação direta na indução do sono não Rem. 
Os benzodiazepínicos intensificam as ações do GABA na amígdala, no córtex pré-frontal.
4. Sobre os ansiolíticos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas : F,V,V,V,F
7. Descreva as 3 evidências que suportam a hipótese dopaminérgica para esquizofrenia:
Hipótese de hiperfunção dopaminérgica continua sendo o modelo neuroquímico mais aceito para explicar a esquizofrenia. As duas principais fontes de evidência sustentando essa hipótese são:
1) a anfetamina (agente que induz liberação de dopamina) induz quadros psicóticos;
2) o mecanismo de ação das drogas antipsicóticas está ligado ao bloqueio de receptores D2 de dopamina. A anfetamina não induz sintomas negativos, portanto imagina-se que a hiperfunção do sistema dopaminérgico está mais ligada aos sintomas positivos. Além do mais, os antipsicóticos são mais efetivos para tratar sintomas positivos do que para sintomas negativos.
3) Número de receptores dopamínicos pós morte está aumentando no cérebro de pacientes esquizofrênicos. Uma delas é que o uso psicoestimulantes, que induzem a um aumento da liberação de dopamina (como a anfetamina), provoca quadros psicóticos (efeito semelhante ao sintoma positivo da esquizofrenia). Outra evidencia é o fato dos antipsicóticos utilizados para o tratamento da doença bloquearem os receptores dopaminérgicos. Os corpos dos neurônios que sintetizam dopamina estão localizados em três regiões no cérebro, um núcleo do estriado ventral chamado acúmbens, o lobo pré-frontal do córtex cerebral e o estriado dorsal (sistema extra-piramidal). Existem cinco receptores de dopamina D1 ao D5, todos estão acoplados a proteína G, O D1 e o D5 ativam a adenilato ciclase, enquanto o D2, 3 e 4 inibem a adenilato ciclase.
Disponibilidade de noradrenalina e serotonina no cérebro, são inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)
 12. Sobre barbitúricos, é correto afirmar: 
 I. São psicoativos com atividade sedativa hipnótica, ou anticonvulsivante, ou anestésica
II. O barbitúrico de uso oral, conhecido como Fenobarbital, é indicado como anticonvulsivante em crises parciais e tônico-cônicas
 III. Possuem janela terapêutica estreita e baixa especificidade de efeitos no SNC, o que aumenta o risco de intoxicação
 IV. O quadro de intoxicação leve a moderada lembra o estado de embriaguez por álcool, onde o paciente pode apresentar fala enrolada, ataxia, vertigem e confusão menta
 V. Atuam potencializando a ação do GABA no receptor GABAérgico, levando a ação depressora do SNC
 (A) Somente a I correta
 (B) Somente II e III corretas
 (C) Somente IV correta 
(D) Somente a V correta
 (E) Todas as afirmativas estão corretas
 13. Por que os benzodiazepínicos são indicados tanto no tratamento da ansiedade quanto no tratamento de convulsões, se tratam-se de patologias distintas? 
R: Porque as duas patologias está relacionadas com a diminuição do GABA.
14. Sobre os antidepressivos, marque a alternativa que indica afirmativas corretas:
 I. Os antidepressivos inibidores da monoaminooxidase são capazes de AUMENTAR as reservas de NA, DA e 5-HT por impedir a degradação desses neurotransmissores no neurônio pré-Sináptico
 II. Os antidepressivos inibidores da monoaminooxidase são capazes de REDUZIR as reservas de NA, DA e 5-HT por impedir a degradação desses neurotransmissores no neurônio pré-sináptico III. Os inibidores da recaptação de serotonina AUMENTAM a quantidade desse neurotransmissor na fenda sináptica
 IV. No uso de antidepressivos é comum o paciente relatar demora no início dos efeitos em função da latência de efeito clínico. Em geral, os efeitos só são detectados a partir do terceiro ou quarto mês de uso do medicamento. 
(A) Somente a I correta 
(B) Somente II e III correta
 (C) Somente I II e III corretas
 (D) Somente a IV correta 
(E) Somente I e III corretas
15. A epilepsia é uma patologia onde observa-se a convulsão como um sintoma bastante relevante. Isto ocorre em função da despolarização aberrante de células neuronais, levando a movimentos ou percepções anormais de curta duração, porém com tendência a repetir-se. 
R: O local da descarga elétrica determina os sintomas que se produzem. Por exemplo, manifestações epilépticas podem causar convulsões, se houver envolvimento do córtex motor. Os episódios podem incluir alucinações visuais, auditivas ou olfatórias, se o córtex parietal ou occipital for atingido. A terapêutica com fármacos é o modo mais amplamente efetivo de tratamento da epilepsia. 
Desta maneira, os principais fármacos utilizados como anticonvulsivantes têm como principal alvo de atuação o neurotransmissor GABA. Por que? 
 R: Porque o GABAA potencializa a ação do GABA endógeno ao aumentar acentuadamente a duração de abertura dos canais de Cl–. Na presença dos barbitúricos, ocorre um influxo muito maior de íons Cl– para cada ativação do canal. 
16. Ainda sobre fármacos anticonvulsivantes, descreva os mecanismos de ação pelos quais os medicamentos atuam: 
R: Anticonvulsivante estabilizante de humor ou (antiepilético) é uma classe de fármacos utilizada para a prevenção e tratamento das crises convulsivas e epiléticas, neuralgias e também no tratamento de transtornos de humor. O mecanismo de ação do fenobarbital é semelhante ao dos benzodiazepínicos. Sua principal função é aumentar a atividade do neurotransmissor GABA (Ácido gama-aminobutírico) que induz a inibição do sistema nervoso central causando sedação.
17. Barbitúricos e benzodiazepínicos são medicamentos que podem ser utilizados no tratamento de convulsões e atuam em receptores gabaérgicos com a finalidade de aumentar a ação do GABA. Entretanto, existe uma diferença relevante sobre a abertura do receptor quando os medicamentos são comparados. Que diferença é esta?
R: Os benzodiazepinicos aumentam o número de aberturas do canal de Cl- enquanto os Barbitúricosaumentam o tempo de abertura dos canais de Cl-, não dependem do GABA para abrir o canal de Cl- do receptor GABAA.
 18.A doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG) é uma entidade clínica própria da gestação humana que surge em geral na segunda metade do ciclo gestacional e acomete principalmente primigestas. Caracteriza-se pelo aparecimento da tríade hipertensão, edema e proteinúria (pré-eclâmpsia), podendo ter desfecho em convulsão e/ou coma (eclâmpsia). Na década de l980, a fenitoína, um anticonvulsivante amplamente empregado no controle da epilepsia, que não tem efeito sedativo, foi proposta para o manuseio de pacientes com eclampsia. Sobre a fenitoína é correto afirmar:
 (A) A Fenitoína, assim como o Valproato de Sódio, inibe a enzima metabolizadora do GABA. Isto estimula a enzima que sintetiza o GABA e aumenta o tempo de recuperação do canal de sódio inativo
(B) A Fenitoína inibe a recaptação de serotonina, aumentando a quantidade desse neurotransmissor na fenda sináptica. Isto leva à redução das crises tônico-clônicas
(C) A Fenitoina promove bloqueio nos canais de sódio preferencialmente no estado inativo. Isto reduz o influxo dos íons sódio e inibe a geração de potenciais de ação repetidos 
(D) A Fenitoína não é mais indicada ao tratamento de eclampsia
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.
Esquizofrenia aumento de dopamina Na via mesolimbica, 
redução do glutamato e disfunção de serotonina.
Depress- redução de noradrenalina,dopamina e noradrenalina
Epilepsia- redução da atividade do GABA e aumento do glutamato

Continue navegando