Buscar

ROTEIRO DE LEITURA TEXTO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ESCOLAR
DOCENTE: FABIANE PEREIRA
ALUNO: _______________________ TURMA: _____________
ATIVIDADE 01 
ROTEIRO DE PERGUNTAS – TEXTO 01: “PSICOLOGIA ESCOLAR: UM DUPLO DESAFIO”
Objetivos da aula: Desencadear a ideia das grandes áreas de atuação do psicólogo escolar
Quais as funções sociais do psicólogo escolar?
O compromisso do psicólogo só pode ser com a mudança social” (p. 34).Cabe-lhe pesquisar, intervir, planejar e promover a saúde mental no contexto escolar que, obviamente, não se aparta do restante do ambiente que envolve o aluno. O duplo desafio que se ergue diante do psicólogo escolar, o de afirmar-se no seu espaço de trabalho para lidar com os aspectos psicológicos e educacionais que envolvem o desenvolvimento infantil e sua adaptação no mundo, faz parte do seu campo de atuação.
Quais possibilidades de atuação do profissional da psicologia no âmbito escolar que podem ser categorizados como “intervenção”?
O psicólogo pode interferir nos fatores de proteção que podem ser desenvolvidos, voltando-se para os aspectos resilientes, que não perdem a estrutura em situação de estresse, olhando-se para o sucesso e não para o fracasso escolar.
Quais possibilidades de atuação do profissional da psicologia no âmbito escolar que podem ser categorizados como “prevenção”?
Os fatores orgânicos (distúrbios, dificuldades ou características individuais) e os fatores de estresse ( que incluem as experiências vividas em sua rede social e conseqüências da exposição aos conflitos ambientais) atingem, inevitavelmente, as pessoas até antes do nascimento, mas na fase pré-escolar ou escolar, quando o desenvolvimento biopsicossocial permite que a criança se insira na comunidade que a rodeia, o seu ajustamento social e saúde mental estarão tomando forma, determinando seu futuro. O exposto não afetado (resiliente) tem fatores de proteção, que precisam ser analisados para que se possa fazer a prevenção de risco.
Historicamente, o psicólogo escolar atuava na remediação de problemas identificados no aluno, especialmente na aplicação de testes. O psicólogo pouco poderia intervir sobre as decisões docentes. Comente esta posição. 
O psicólogo escolar tem um papel muito importante independente de como era visto antes na aplicação de teste, pois sua inclusão na escola, traz como suporte de participação, de complemento com o corpo docente, para que possa ser ainda mais eficaz no desenvolvimento do aluno, pois o psicólogo escolar, traz em si uma bagagem de experiência e estudo para lidar com cada demanda da criança como também do docente, pois somos pessoas em construção da própria formação pessoal, e assim possam intervervir permitindo que, juntos, promovam o desenvolvimento infantil, de forma que Psicologia e Pedagogia se complementem, alcançando os objetivos idealizados.
A mudança para um enfoque preventivo desencadeou duas categorias: a primaria e a secundária. Descreva as duas formas de prevenção:
Primária
A prevenção primária é a intervenção na população normal, que se destina a prevenir a ocorrência de futuros problemas. 
Secundária
A prevenção secundária é a intervenção na população com problemas iniciais para evitar o desenvolvimento de consequências mais sérias.
Lembre-se de sua história como aluno e veja se em algum momento esta sentença fez sentido para você: “O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor e pelos grupos em que se insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade e sua autoestima, já que sua identidade está em construção”
Marque as possibilidades que você considere ser de competência do psicólogo escolar 
Solucionar problemas
Aconselhamentos
Desenvolver programas preventivos 
Focar em grupos em que os problemas estão apenas começando ou antes que ocorram
Orientação escolar de alunos, família, professores, coordenação
Discutir sobre práticas educacionais 
Realizar pesquisa 
Incentivar a educação de sujeitos críticos e autocríticos, participantes e construtivos 
Trabalhar na promoção da saúde mental 
Limitar-se aos problemas de aprendizagem
Encaminhamento das crianças para serviços especializados
Sobre a seguinte afirmação, comente: “O movimento contra a patologização do erro, visando a encarar nele um degrau e não um final de caminho, afasta a criança da tendência de responsabilizá-la pelo fracasso do processo de ensino, mas o atendimento a patologias também pode ser necessário, justamente para oferecer recursos de adaptação ou reabilitação, desde que não seja o alvo limitado de ação do profissional de uma instituição”
Todos nós estamos em processo de aprendizagem, crescimento e amadurecimento, ou seja tudo passa pela nossa história, na escola, na família ou parentes, onde estivermos, como um enfrentamento a dar um passo a mais, um passo a seguir, e o psicólogo está ali para dar essa reforço positivo, onde se pode ver que há um repressão ou castigo em errar, ocorrendo assim a patologia do medo e da insegurança, começado nessa fase da criança e se tornando um adulto incapaz em seu ambiente.

Outros materiais