Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 5
1. Descreva as porções cortical e medular dos ovários. 
A região cortical é a porção externa e contém folículos e corpos lúteos em vários estágios de crescimento e regressão. Já a porção medular é interna e composta por tecido conjuntivo, células musculares lisas, nervos, artérias e veias.
2. Comente as funções endócrinas e exócrinas dos ovários. 
A gametogênese é exócrina e a produção de hormônios esteroides é endócrina.
3. Qual a atuação do estrógeno no desenvolvimento das características femininas? 
Esse hormônio é responsável pela maturação do sistema reprodutor (aumento da vagina e desenvolvimento dos grandes e pequenos lábios) e pelas características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento dos seios e dos pelos púbicos e axilares, alargamento dos quadris, menstruação, aparecimento de acne, engrossamento da voz, concentração de tecido adiposo nos quadris e coxas e crescimento ósseo com rápida calcificação.	
4. Qual a função do estrógeno e da progesterona na reprodução? 
Estrogênio: maturação e liberação do ovócito, transporte dos espermatozoides da vagina até as tubas uterinas e desenvolvimento das mamas antes da lactação;
Progesterona: prepara o ambiente uterino para nutrir o embrião/feto e auxilia na produção do leite.
5. Diferencie ovogênese e foliculogênese. 
A ovogênese consiste na formação do ovócito II por meio do desenvolvimento e diferenciação das células germinativas, enquanto a foliculogênese diz respeito à formação, crescimento e maturação folicular.
6. Quais são os eventos relacionados à foliculogênese e ovogênese que ocorrem durante a vida fetal até o nascimento? 
A diferenciação das células germinativas em ovogônias (fim da mitose), a duplicação cromossomal e a formação do ovócito I. Ocorre também a formação do folículo primordial (ovócito I + células da granulosa).
7. Descreva a ovogênese. 
As células germinativas (2n) se diferenciam em ovogônias (2n) realizando mitose. Essas crescem e se tornam o ovócito I (2n). Inicia-se então a meiose I e ocorre a parada meiótica. Essa divisão só termina com a ovulação, liberando o ovócito II (n) e o 1º glóbulo polar. A meiose II, por sua vez, só ocorre em caso de fecundação, e origina o ovócito maduro/óvulo e mais glóbulos polares.
8. Compare a ovogênese com a espermatogênese. 
A ovogênese se inicia desde antes do nascimento, enquanto a espermatogênese só começa na puberdade. Além disso, na ovogênese apenas um gameta é produzido e ocorrem interrupções na meiose, contra quatro na espermatogênese e ausência de interrupções na meiose.
9. Descreva a foliculogênese. 
Consiste na proliferação e diferenciação das células foliculares (granulosa e teca), que secretam estrógenos.
10. Como ocorre o recrutamento folicular? 
11. Como acontece o fenômeno da ovulação (em relação à fase hormonal e morfológica)? 
Por meio da interrupção da síntese de estrógenos pelas células foliculares, que promovem a ruptura do folículo e a liberação do ovócito II. As prostaglandinas també contribuem para que essa ruptura ocorra. As enzimas proteolíticas, por sua vez, dissolvem a membrana basal e a relaxina causa a desorganização do tecido conjuntivo da parede folicular.
12. Quais são as condições para que ocorra a ovulação? 
Um pico pré-ovulatório de LH, o desbloqueio da meiose II, o início da luteinização das células da granulosa e o estímulo de produção de substâncias intrafoliculares, como as prostaglandinas, que promovem a ruptura do folículo.
13. Como ocorre a formação do corpo lúteo? Qual a sua função? 
Com a liberação do ovócito inicia-se a fase lútea, que tem por função a produção de estrógeno e progesterona e preparar o útero para a implantação do óvulo. Quando há fecundação, o corpo lúteo cresce e produz mais hormônios até a placenta se formar. Caso contrário, ocorre a formação do corpo albicans e se inicia uma nova fase folicular.
14. Descreva as alterações do ciclo menstrual em relação aos hormônios e as alterações morfológicas ovarianas em suas diferentes fases. 
Na fase menstrual, que dura de 5 a 7 dias, há a secreção de sangue e de resíduos endoteliais, além da morte do corpo lúteo, diminuindo a secreção de estrogênio e progesterona e ocasionando a liberação de prostaglandinas, responsáveis pela vasoconstrição e pelas contrações. Há ainda a presença de coágulos e de leucócitos.
A fase proliferativa ocorre do fim da menstruação até a ovulação, havendo a secreção de um muco transparente e fino no colo do útero, que facilita a passagem dos espermatozoides, a liberação de estrogênio pelos folículos e a proliferação de células epiteliais, glândulas e vasos.
Por fim, na fase secretória ou progestacional o corpo lúteo é formado, com a secreção de estrogênio e progesterona.
15. Descreva as alterações do útero e colo do útero no ciclo menstrual.
Colo do útero: liberação de estrogênio no período pré-ovulatório, secreção de muco vaginal abundante de pH alcalino (neutraliza o pH das secreções vaginais) e de volume aumentado (mais fluido);
Útero: secreção de estrogênio, que leva à mitose (fase proliferativa), secreção de progesterona, que cessa a mitose e contribui para a diferenciação glandular e secreção da fase secretória. Quando os níveis de progesterona diminuem, o endométrio regride e ocorrem contrações vasculares e desintegração dos tecidos (descamação do endométrio). Essa descamação rompe vasos, causando uma hemorragia.

Mais conteúdos dessa disciplina