Buscar

Avaliação final (discursiva) - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	As franquias vêm atraindo empreendedores que queiram investir na área de alimentação, saúde, beleza e lazer. Estas áreas apresentam uma curva ascendente de crescimento do mercado de franquias como um todo e têm apresentado altos índices de desenvolvimento. Umas das formas de empreender, tendo menos risco, é por meio de uma franquia. Explique o conceito de franquia e apresente um exemplo.
	Resposta Esperada:
Segundo Baron e Shane (2007), é um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador) pelo direito de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. As academias como a Smart Fit.
FONTE: BARON, Robert A; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.
	2.
	Existem três habilidades que são primordiais para qualquer administrador, gerente ou empreendedor. Essas habilidades são essenciais para profissionais que buscam o sucesso tanto em suas profissões quanto em um possível negócio. Descreva quais são essas habilidades e sua importância, exemplificando-as.
	Resposta Esperada:
As habilidades são definidas como: técnicas, humanas e conceituais. 
A habilidade técnica é importante para que o indivíduo consiga desenvolver a compreensão e a destreza para desempenhar tarefas específicas. Quando o indivíduo possui esse tipo de habilidade, subentende-se que ele domine métodos, técnicas etc., que façam parte da sua função. Exemplo: engenharia, finanças etc.
A habilidade humana é importante no que diz respeito às pessoas e à forma com que conseguem se relacionar interpessoalmente e grupalmente, ou seja, a facilidade de interação com as pessoas. De forma prática envolver diversas capacidades, sendo elas, de comunicação, motivação, coordenação etc.
Exemplo: resolução de um conflito dentro da organização. 
A habilidade conceitual é importante no que diz respeito ao pensar e ao raciocinar. É conseguir diagnosticar e formular alternativas na busca de soluções. Essa habilidade implica a capacidade cognitiva que permite o planejamento do futuro, a interpretação e a percepção de oportunidade. Exemplo: definir missão e visão da empresa.

Continue navegando