Buscar

Simulado + avaliando aprensizado saude da mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado Saúde da Mulher
1)Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA. 	(3) (1) (2) (4)
2) A diferença entre Trabalho de Parto Prematuro e Aborto recai: todas as anteriores
3) O método de Billings baseia-se na determinação do período fértil pela auto-observação das mudanças do muco cervical e da sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual. O último dia de sensação vulvar de umidade lubrificante chama-se ápice e por este achado, o enfermeiro poderá orientar o casal sobre o período infértil, que começará: Na 4ª noite após o ápice.
4)No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA: O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos.
5) Para grande contingente de mulheres, o abortamento resulta de necessidades não satisfeitas de planejamento reprodutivo, envolvendo a falta de informação sobre anticoncepção, dificuldades de acesso aos métodos, falhas no seu uso e ausência de acompanhamento pelos serviços de saúde. Para outras mulheres, a gestação que motiva o abortamento resulta de relações impostas pelos seus parceiros ou de situações de estupro.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Atenção humanizada ao abortamento: norma técnica, 2 ed. Brasília, 2011 (adaptado ENADE 2016). A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir:
I. O modelo de Atenção Humanizada ao Abortamento, do Ministério da Saúde, tem como um de seus elementos essenciais, a parceria entre a comunidade e os prestadores de serviço para a prevenção das gestações indesejadas e do abortamento inseguro, para a mobilização de recursos e para a garantia de que os serviços reflitam e satisfaçam as expectativas e necessidades da comunidade.
II. Não é crime e não se pune o abortamento praticado por médico se: a) não há outro meio de salvar a vida da mulher; b) a gravidez é resultante de estupro ou outra forma de violência sexual, desde que haja o consentimento da mulher ou, se incapaz, de seu representante legal.
III. A jurisprudência brasileira tem autorizado a interrupção de gravidez, com o consentimento da mulher, nos casos de malformação fetal com inviabilidade de vida extrauterina
IV. Para a prática legal do abortamento, é necessário apresentar documento de registro policial de que a mulher tenha sido violentada sexualmente. É correto o que se afirma em: I,II,III apenas.
6) A diminuição do índice de mortalidade materna vem diminuindo desde 1990, devido a melhoria da investigação de óbitos e do registro das causas. As mortes maternas podem ser classificadas em diretas e indiretas. A partir dessa informação marque a alternativa correta: As causas diretas estão relacionadas a causas surgidas na gravidez, parto e puerpério;
7) Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática: Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais.
8) Vários problemas dificultam o enfrentamento da violência sexual contra mulheres, assim como o posicionamento dos profissionais da saúde, muitas vezes permeado pelo medo e pelo desconhecimento da real magnitude e impacto desse fenômeno na sociedade, nas famílias e na vida de cada mulher. Diante do atendimento a mulheres que sofreram violência sexual, assinale a seguir a alternativa incorreta: O esquema da profilaxia ARV do HIV deve ser mantido sem interrupção por 4 semanas consecutivas, combinando dois antirretrovirais zidovudina (AZT) + lamivudina (3TC).
9) Os indicadores de saúde são usados para medir a saúde de uma nação e fornecem para cada país as diretrizes para instituir medidas de prevenção das morbimortalidades. Durante as últimas décadas, as taxas de mortalidade e morbidade diminuíram em decorrência da ênfase em medidas de higiene, boa nutrição, exercícios físicos e cuidados pré-natais para todas as mulheres. Diante das medidas que diminuem o risco de morbimortalidade, pode-se afirmar frente as questões sociais que: A anemia ferropriva, que é resultado direto de baixa condição socioeconômica, acomete duas vezes mais mulheres do que homens em virtude das relações de gênero, que ainda beneficiam o masculino.
10) A anticoncepção de urgência, popularmente conhecida como "pílula do dia seguinte" é um método utilizado para evitar uma gravidez indesejada e está indicada em casos de: I Violência sexual II - Relação sexual, sem uso se método anticonceptivos III - Falha conhecida ou presumida do método anticoncepcional em uso de rotina. Com base nas afirmativas acima, assinale a opção correta: Todas as assertivas estão corretas.
11) A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como princípios norteadores: A integralidade e a promoção da saúde num enfoque de gênero, buscando consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
12) No que diz respeito à anticoncepção, os serviços de saúde devem fornecer todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar os usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. Com relação a essa temática, assinale a opção INCORRETA: ( ) Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: a escolha da mulher, as características dos métodos e os fatores sociais e financeiros relacionados aos usuários do método.
13) Em 2003, houve a necessidade de articulação política comáreas técnicas diversas e a proposição de novas ações para as mulheres. A partir daí, entre outras questões, a atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004/2009) ampliou seus propósitos e diretrizes abrangendo hoje diversas esferas sociais identificadas naquela época. Em relação aos grupos de mulheres mencionadas por essa política (2004/2009), podemos afirmar que essas mulheres: d) Presidiárias, indígenas e lésbicas foram contempladas por essa política.
14) Existem muitos exames diagnósticos realizados para se estabelecer o diagnóstico acurado de um nódulo mamário maligno. Entre os exames diagnósticos de investigação, pode-se citar: Mamografia e aspiração com agulha fina.
15) As fases clínicas do parto são divididas em quatro períodos denominados períodos clínicos do parto. Alguns fenômenos caraterizam o final do período de dilatação e o início do período expulsivo. Sobre esses fenômenos, assinale a alternativa incorreta. Nas multíparas, ocorre primeiro o apagamento do colo e depois a dilatação do orifício externo.
16) O câncer de colo uterino configura-se como sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Das afirmações abaixo, sobre os deveres da enfermagem na educação em saúde, assinale a alternativa correta: I - Aconselhar adolescentes a evitar atividade sexual precoce. II - Identificar componentes de alto risco. III - Estimular o uso constante de métodos anticoncepcionais hormonais. IV - Estimular a interrupção do tabagismo e etilismo. A alternativa I e IV estão corretas.
17) O Papilomavírus humano (HPV) é um vírus sexualmente transmissível que está associado a diversos tipos de câncer. Atualmente são aceitas pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) as evidências do potencial carcinogênico de alguns tipos de HPV. Os tipos de DNA virais mais prevalentes em mulheres com carcinoma no colo do útero, associados a 70% destes cânceres, são os: 16 e 18
18) Uma mulher com vida sexual ativa, não fazendo uso de método anticoncepcional, apresenta quadro de atraso menstrual. Neste caso quais alternativas são considerados sinais de presunção da gravidez: Tonturas, náuseas e vômitos
19) O edema dos pés é muito comum durante a gravidez e é considerado como ocorrência fisiológica, resultando na interferência mecânica no retorno venosos e de outras modificações circulatórias inerentes à gestação. Todavia, para situações que ocorre o ganho de peso sem a identificação do edema em membros inferiores, é possível investigar a presença do edema oculto: Na região sacra
20) O processo de hipervolemia induzida pela gravidez tende a suprir as necessidades de um útero extremamente aumentado, com um sistema vascular muito hipertrofiado, além de salvaguardar a mãe das perdas sanguíneas desencadeadas no processo de parturição. Todavia, fisiologicamente na gestante é comum o quadro de hemodiluição. Este efeito é devido ao aumento: do volume plasmático, que excede o aumento da produção de hemácias.
21) No cálculo da idade gestacional, quando a data e o período da última menstruação são desconhecidos, é possível afirmar que na 16ª semana de gestação: o fundo uterino encontra-se entre a sínfise pubiana e a cicatriz umbilical.
22) Dentre os métodos contraceptivos disponíveis, estão aqueles conhecidos como comportamentais, aquele,tido como natural que baseia-se na identificação do período fértil da mulher por meio da observação das características do muco cervical é: Billings
23) Sobre a involução uterina, marque a alternativa incorreta: O útero atinge a altura da cicatriz umbilical até o terceiro dia após o parto
24) A prematuridade é decorrente de circunstâncias diversas e imprevisíveis, em todos os lugares e classes sociais. Acarreta às famílias e à sociedade em geral um custo social e financeiro de difícil mensuração. Exige da estrutura assistencial capacidade técnica e equipamentos nem sempre disponíveis. Afeta diretamente a estrutura familiar alterando as expectativas e anseios que permeiam a perinatalidade. É difícil avaliar os componentes que influenciam e são influenciados pelo complexo processo do nascimento prematuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o recém-nascido é considerado prematuro abaixo de: 	37 semanas de idade gestacional
25) Qual a principal complicação para o RN de uma mãe diabética nas primeiras horas de vida? Prostração e hipoglicemia
26) O alojamento conjunto é o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece com a mãe, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar. Em relação ao alojamento conjunto, é correto afirmar que: Contribui com a formação do vínculo mãe-bebê, com os índices de aleitamento materno e com a redução nas taxas de infecção neonatal.
27) Analise as seguintes afirmativas sobre as práticas que devem ser estimuladas na assistência humanizada ao trabalho de parto de baixo risco: (I ) Elaborar um plano de parto, por escrito, para facilitar a comunicação entre a mulher e a equipe de saúde, relacionados aos seus desejos no trabalho de parto e parto. (II ) Realizar a tricotomia pubiana durante o trabalho de parto para diminuir o risco de infecção. (III ) Manter a parturiente em jejum para garantir o esvaziamento gástrico, assegurando uma boa prática de anestesia geral, caso seja necessário. (IV ) Estimular a deambulação durante o trabalho de parto normal e permitir que a parturiente participe da escolha da posição de parto. Assinale a opção que apresenta a(s) alternativa(s) CORRETA (S). I e IV estão corretas.
28) Para o rastreamento de câncer de mama, qual é a recomendação na faixa etária de mulheres entre 40 e 49 anos de idade? A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização anual do exame clínico das mamas e da mamografia a cada dois anos.
29) Durante a realização de uma ação educativa sobre planejamento familiar, a participante Joana faz a seguinte pergunta à enfermeira Ana Paula: "Qual o momento indicado para a colocação do DIU?". A resposta correta do enfermeiro deverá ser: Preferencialmente, durante a menstruação.
30) As fases clínicas do parto são divididas em quatro períodos denominados períodos clínicos do parto. Alguns fenômenos caraterizam o final do período de dilatação e o início do período expulsivo. Sobre esses fenômenos, assinale a alternativa incorreta. Nas multíparas, ocorre primeiro o apagamento do colo e depois a dilatação do orifício externo.
31) No climatério, diversas mulheres podem experimentar sinais e sintomas desagradáveis que diminuem sua qualidade de vida. Abaixo marque a incorreta: Queda de cabelo devido terapia reposição hormonal e problemas na tireóide;
32) A enfermeira responsável por uma Unidade de Saúde da Família recebe os resultados dos exames de rotina do pré-natal de uma mulher primigesta, referentes ao primeiro trimestre de gestação. Entre os resultados, destacam-se: tipagem sanguínea = O; fator Rh = (-); toxoplasmose = IgG (+) e IgM (-); hemoglobina = 10 g/dL; urina 1 com células epiteliais em excesso; VDRL não reagente. Considerando a atenção qualificada e humanizada no pré-natal, proposta pelo Ministério da Saúde, avalie as afirmações a seguir, relativas às condutas da enfermeira, após análise desses resultados. (ENADE 2016)
I. Deve ser solicitado o exame de Coombs indireto pela enfermeira.
II. A enfermeira deve indicar à paciente terapia medicamentosa com sulfato ferroso em dose suplementar.
III. A deve solicitar, no próximo trimestre, sorologia para sífilis e repetição das sorologias de IgG e IgM para toxoplasmose.
IV. A paciente deve ser encaminhada à consulta médica para iniciar tratamento da toxoplasmose e da infecção do trato urinário. É correto apenas o que se afirma em: I, II
33) Embora o progresso da ciência e da tecnologia tenha ajudado a reduzir a incidência e a melhora das taxas de sobrevida de diversas doenças, o câncer continua a ter um impacto sobre a sociedade e, consequentemente, na saúde da mulher. Com relação ao câncer de mama, marque a resposta incorreta: Em mulheres mastectomizadas,uma das medidas de prevenção do linfedema constitui usar malha compressiva bem ajustada no braço oposto à cirurgia a fim de promover o retorno da drenagem.
34) A útima menstruação ocorreu no dia 04 de dezembro de2015. Qual a Idade Gestacional e data provavel do parto? 	IGG 28 semanas e DPP 11 de setembro de 2016
35) Em relação ao exame preventivo do câncer do colo do útero, analise as afirmativas a seguir. I. O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citológico. II. A coleta na endocérvice é feita utilizando-se uma espátula de madeira do lado que apresenta reentrância, raspando a mucosa em movimento rotativo de 360º em torno de todo o orifício cervical. III. A amostra de fundo de saco vaginal não é recomendada, pois o material coletado é de baixa qualidade para o diagnóstico oncótico, só de ser realizada quando a paciente tiver realizado histerectomia total. Assinale: I,III
36) São Situações nas quais o aleitamento materno não deve ser recomendado, EXCETO. Mães portadoras de Tuberculose
37) Sra J.L.S. , multípara, 36 semanas de gestação, procurou a maternidade com queixa de dor lombo sacra intensa . Ao exame obstétrico, foi constatado BCF 142 bpm, 10 cm de dilatação, com distensão perineal, colo 100% apagado membranas ovulares íntegras, DU 5/10/60.Oss∈aises∫omasacimarelatadossão∈dicativosde:
Período expulsivo.
38) Na eventualidade da medicação utilizada ser classificada como de uso criterioso ou contra-indicada durante a amamentação, o procedimento de escolha é optar por outras alternativas terapêuticas e não o de suspender o aleitamento sempre que isto for possível. Sobre o manejo da amamentação em situações especiais, segundo o Caderno de Atenção Básica Amamentação e Nutrição Infantil (2009), assinale a afirmativa incorreta: A mulher que fez uso recente de diazepan não pode, de forma alguma, amamentar seu filho, devendo desmamar precocemente.
39) No nascimento, um dos principais cuidados imediatos de enfermagem com o neonato, no parto normal de baixo risco sem distócia, é garantir as vias aéreas desobstruídas, sendo assim é correto afirmar que: Verificar se as vias aéreas estão pérvias e aspirar se necessário.
40) As perdas vaginais, normais, ocorridas no puerpério são chamadas de Lóquios

Continue navegando