Buscar

AP3 LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AP3 –LIBRAS
Diagnóstico precoce da surdez na infância
Texto – Mirian/Alessandra : TIPOS de perda auditiva relacionado à anatomia em que a lesão está situada: Perda auditiva condutiva- as ondas sonoras não atingem a orelha interna de forma adequada em função das alterações na orelha extena; 	Perda auditiva neurossensorial- localizada na cóclea e/ou no nervo coclear; Perda auditiva mista- possui componentes condutivos e neurossensoriais na mesma orelha; Perda auditiva central- lesões na via auditiva central.
DIAGNÓSTICO: Tipos de avaliação: técnicas comportamentais (tipo e grau das perdas) e as eletrofisiológicas (fisiologia e local da alteração)
Audiometria de tronco encefálico –informações sobre as condições neurofisiológicas do sistema; Emissões Otoacústicas- identifica patologias no cóclea (recém-nascidos); Avaliação auditiva comportamental- observação direta do comportamento em resposta a estímulos sonoros; Avaliação comport. em crianças de 02 a 06 anos- avaliação lúdica ou condicionada; Audiometria Tonal: audiômetro;
O diagnóstico precoce e preciso da causa da surdez é importante tanto para sua prevenção quanto para a adequação dos métodos fonoaudiológicos e educacionais que deverão ser utilizados na reabilitação e/ou na habilitação de uma criança com deficiência, ou seja, o processo de (re)habilitação de uma criança com alterações sensoriais deve ser diferente daquele que será empregado para uma criança com alterações condutivas ou centrais. Conhecendo o local, grau e momento em que ocorreu e a origem do problema, pode-se adequar melhor todo trabalho de (re)habilitação.
CLASSIFICAÇÃO: Audição normal 0 a 25 Db; perda leve 26 a 40 dB; perda moderada 41 a 71 dB; perda severa 71 a 90 dB; perda profunda acima de 91 Db.
Perda auditiva antes ou durante o nascimento –perda auditiva congênita e após o nascimento perda auditiva adquirida
Antes da aquisição da linguagem- pré-lingual ; após aquisição da linguagem-pós-lingual
ETIOLOGIAS/CAUSAS: Pré-natais (durante a gestação)- hereditariedade, infecção intra-uteriana (rubéola, sífilis, toxoplasmose), anormalidades crânio-faciais, fatores genéticos (perdas neuro-sensoriais e/ou condutivas); Peri-natais (durante o parto)- prematuridade e peso inferior a 1.500k, anóxia (falta de oxigenação), traumas no parto; Pós-natais (após o nascimento)- medicamentos ototóxicos, infecções bacterianas e virais, traumas cranianos e otite média.
EDUCAÇÃO BILINGUE – possibilita a aquisição da aprendizagem de duas línguas: a de sinais e a língua majoritária. Será a aprendizagem de uma língua através da competência em outra língua, como acontece com ouvintes quando aprendem uma 2ª. Língua, tendo por base sua língua materna.
OBJETIVOS: Desenvolvimento cognitivo linguístico equivalente ao verificado numa criança ouvinte e bom relacionamento com ouvintes; construir uma auto-imagem positiva como sujeito surdo e interagir numa comunidade de ouvintes, ou seja, construção da própria identidade surda; conquistar o respeito à língua de sinais como língua natural e de direito do surdo.
Para que haja a construção da identidade surda é importante o papel do professor surdo no ambiente escolar para que aconteça uma educação eficiente. Sua inserção na sala de aula contribuirá para:
As relações com diversos seres humanos tendo a linguagem como mediadora das interações e da significação do mundo. O processo de internalização ocorrendo no desenvolvimento do reconhecimento do EU e na dinâmica de significados e sentidos produzidos e interpretados na interação do sujeito com o outro. O sujeito vai se completando e se construindo nas suas falas e nas falas dos outros. A construção da identidade a partir da significação acontece no cotidiano da vida escolar quando ela é revelada como um movimento na história; quando ao significar, o sujeito significa-se; possibilita a constituição de posicionamentos afetados pelo inconscientes e pela ideologia; são constituídos por repetição e deslocamentos ao mesmo tempo.
A linguagem na construção da identidade na questão da surdez é muito importante para que a criança possa compreender sua significação no mundo e conquistar sua autonomia. O acesso e o domínio da língua de sinais contribuirá para expandir a participação ativa na comunidade ouvinte. O papel do professor surdo e da língua de sinais na construção da identidade surda são fundamentais nessa construção de identidade. São diversas as identidades surdas apresentando diferentes facetas, é necessário manter uma posição intercultural mesmo correndo riscos. Essa identidade surda pode se construir dentro de uma cultura visual, não isolada, mas multicultural.
O contato das crianças com professores surdos desde muito cedo possibilita o uso efetivo da língua de sinais e dá perspectivas ao sujeito de se tornar pertencente à comunidade surda.
(Re)conhecendo a surdez garante o uso da língua de sinais no contexto escolar possibilitando através da linguagem significar o mundo e a nós. A interação se completará e se construirá na sua fala e na do outro. A língua de sinais é de suma importância na constituição da identidade surda e no trabalho educacional, para isso a participação do professor surdo fluente nessa língua contribuirá muito para esse processo.
LÍNGUA DE SINAIS: PARÂMETROS DESCRITIVOS E ALFABETO MANUAL

Outros materiais