Buscar

Ensaio Gasolina

Prévia do material em texto

OBJETIVO
	O objetivo deste relatório é determinar experimentalmente a porcentagem de álcool em uma certa quantidade de gasolina.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A gasolina é um tipo de combustível líquido derivado do petróleo formada por hidrocarbonetos de 5 a 10 átomos de carbono.
	No Brasil, é determinado que na gasolina fosse adicionada um percentual de 27% de etanol anidro. Esta adição altera algumas propriedades da gasolina pura como a resistência a detonação (octanagem), sendo que quando adicionamos álcool a gasolina elevamos sua resistência devido o poder calorífico do álcool ser menor do que o da gasolina.
	A adição de álcool a gasolina se iniciou devido ser necessário um estimulo para o desenvolvimento de novas tecnologias em combustíveis no Brasil, diminuição da poluição atmosférica gerada pela gasolina, desenvolvimento de uma alternativa em combustível mais barato e a independência energética.
	O percentual de álcool adicionado à gasolina é determinado pelo próprio governo, e atualmente estamos em um teto de 27%. Esta quantidade está relacionada à quantidade ofertada, ou seja, o que está sendo produzido atualmente.
	Os efeitos da adição de álcool a gasolina não foram totalmente estudados, mas é conhecido que com essa adição, certas partes mecânicas necessitam de tratamento anti-corrosão, como escapamentos, bicos, etc. Devido a presença de água após a combustão. Em casos onde o limite de 27% é excedido, é possível que ocorram falhas durante o funcionamento de motores de combustão interna.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento, foi utilizado um Becker de vidro com fundo de escala de 200 ml, uma pisseta com água, uma proveta de vidro de 100 ml com tampa, um pires de vidro, uma proveta de plástico de 50 ml, 50 ml de gasolina comum, 50 ml de água, 5g de cloreto de sódio que misturado com a água formam uma solução saturada denominada salmoura.
	50 ml de gasolina são colocados na proveta de vidro, com o auxílio do Becker 50 ml de água é misturada com o sal, formando a salmoura. Após isto, a salmoura é colocada junto com a gasolina na proveta, de modo que a resultado encontrado seja igual a imagem 1.
Imagem 1: Proveta de vidro com mistura heterogênea de gasolina e salmoura.
Fonte: Autor
Como a gasolina é uma substância apolar junto com a salmoura, uma mistura polar, torna-se uma mistura heterogênea. Para encontrar o teor de álcool na gasolina basta agitar esta mistura, de modo que o álcool, uma mistura bipolar irá, migrar da gasolina para a salmoura devido a eletronegatividade da salmoura ser maior do que a da gasolina. Para que o resultado encontrado seja exato a quantidade de gasolina e salmoura presente na proveta deve ser medidos corretamente a fim de evitar erros.
RESULTADOS DO EXPERIMENTO
Posteriormente ao experimento, foi medido quantos mililitros da gasolina foram subtraídos do volume inicial. Houve uma diferença de treze mililitros, e fazendo uma regra de três simples foi averiguado que o valor do etanol extraído da gasolina foi de 26%.
A lei que define a qualidade e mantém as configurações químicas e físicas dos combustíveis é a lei estabelecida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) nº 9.478/1997, que limita a quantidade de álcool na gasolina em 27%.
Levando em consideração a imprecisão das amostras dos líquidos nos recipientes graduados, há uma tolerância de 1% para mais ou para menos. Resultando numa proporção de 74% de gasolina e 26% de etanol anidro.
CONCLUSÃO
O experimento mostrou-se eficaz, a amostra foi analisada seguindo os padrões exigidos por lei. Além de que, foi agregado ao resultado a inexatidão dos líquidos nos recipientes, ocasionando uma tolerância de 1% para mais ou para menos no resultado final.
Logo, a amostra foi aprovada por estar seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos pela ANP.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em: http://www.anp.gov.br/consumidor/voce-no-posto-de-combustivel
Acesso em: 18/09/2018
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/determinacao-teor-alcool-na-gasolina.htm
Acesso em: 19/09/2018
Disponível em: https://www.brasilpostos.com.br/noticias/frentistas/aprenda-a-fazer-os-testes-de-qualidade-em-combustiveis/
Acesso em: 14/09/2018
São José dos Campos
	2018

Continue navegando