Buscar

exames do coração 2018

Prévia do material em texto

*
*
O diagnóstico cardiovascular baseia-se em um tripé:
 História clínica
 Exame físico
 Exames complementares
 Estudo Laboratorial
 Métodos Diagnósticos
*
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS
INVASIVOS:
Cintilografia
 Cateterismo cardíaco
NÃO INVASIVOS:
 Eletrocardiograma de repouso (ECG)
 Radiografia de tórax
 Monitorização do ECG por Holter
 Ecocardiograma
 Teste de esforço
 Tomografia do coração e vasos
 Ressonância magnética do coração e vasos (RM)
 Ultrassom vascular
*
*
INDICAÇÃO:
Visualização global, com interesse nas partes moles, ósseas, área cardíaca, pulmão e circulação pulmonar.
*
Raio X de tórax
O raio X ou radiografia de tórax é um exame que avalia o contorno do coração e da aorta, que é o vaso que sai do coração para levar sangue ao resto do corpo. Este exame, geralmente, é feito com o paciente de pé, e com os pulmões cheios de ar, para a obtenção da imagem, que é uma espécie de fotografia.
Para que serve: avaliar casos de coração ou vasos sanguíneos aumentados, ou detectar se há deposição de cálcio nas valvas, que acontece com a idade, além de avaliar as condições dos pulmões, observando a presença de líquidos e secreções. 
A radiografia é um exame superficial, para uma primeira análise, e podem ser necessários outros exames para avaliar melhor o coração com maior definição, se o cardiologista achar necessário.
*
PREPARO:
Posicionar o paciente de acordo com a incidência utilizada: póstero-anterior, perfil esquerdo, oblíqua anterior direita, oblíqua anterior esquerda.
CUIDADOS POSTERIORES:
Retornar o paciente a uma posição confortável.
*
*
Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, observando, assim, o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas, através de eletrôdos colocados no tórax do paciente.
*
INDICAÇÃO:
Confirmar ou controlar evolução de uma doença cardíaca já confirmada por outros métodos diagnósticos.
O eletrocardiograma pode ser solicitado em uma consulta de rotina, para check-up, pois é capaz de detectar algumas doenças silenciosas, como algumas arritmias leves, sopros cardíacos, ou, até, princípio de infarto.
ELETROCARDIOGRAMA DE REPOUSO
*
PREPARO:
Colocar o paciente deitado, posicionar os eletrodos periféricos e precordiais, retirar objetos metálicos e afastar pés e mãos das grades da cama.
CUIDADOS POSTERIORES:
Identificar o papel eletrocardiográfico com hora, data e nome.
*
*
ELETROCARDIOGRAMA DE ESFORÇO: 
Necessita ser acompanhado de um outro 
EQUIPAMENTO (esteira ou bicicleta 
ergométrica), o que já o torna mais oneroso.
INDICAÇÕES:
Avaliar atividade elétrica do coração.
 Confirmar o diagnóstico de angina.
Determinar a severidade da limitação causada pela angina.
Determinar o prognóstico com doença coronária conhecida, inclusive nos infartados em recuperação, a fim de detectar os pacientes de risco maior ou menor.
Avaliar a resposta ao tratamento.
.
*
*
*
O holter é um exame para avaliar o ritmo do coração durante todo o dia e à noite, através de um gravador portátil que tem os mesmos eletrodos do eletrocardiograma e um gravador que fica preso ao corpo, registrando cada batimento cardíaco do período.
*
Registro eletrocardiográfico por períodos longos, com a finalidade de estudar distúrbios do ritmo. 
O paciente tem instalado em seu tórax um sistema sofisticado de análise da variabilidade do ritmo cardíaco durante as 24 horas do dia sem se eximir de suas atividades cotidianas. 
Toda a atividade elétrica do período de monitorização é armazenada em um dispositivo de fita cassete comum que através de uma leitora especial interpreta estes dados e os repassa para um sistema computadorizado de alta capacidade de processamento e memória.
*
 Indicações
Este exame detecta arritmias cardíacas que podem surgir em momentos variados do dia, investiga sintomas de tontura, palpitação ou desmaios que podem ser causados por descompasso do coração, e, também, avalia o efeito de marca-passos ou remédios para tratar arritmias.
*
PREPARO:
Explicar a necessidade de registro das atividades; não molhar os eletrodos; tricotomizar áreas de colocação de eletrodos; anotar hora de início.
CUIDADOS POSTERIORES:
Anotar hora de término.
*
*
Apesar de o período para realização do exame ser de 24h, há casos mais complicados que necessitam de 48h ou até 1 semana para investigação correta do ritmo cardíaco. Durante a realização do holter também é indicado anotar as atividades em um diário, como comer ou fazer alguns esforço, pois podem interferir nos batimentos cardíacos. 5.
*
*
Indicações:
- Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco - Hipertensão muito alta sem melhora com uso de medicamentos - Pressão arterial em níveis limítrofes - Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco
*
Como é realizado o exame?
É colocado no seu braço não dominante uma braçadeira para medir pressão, igual aos de aparelhos comuns, ligadas à um compressor que fica preso em sua cintura.
*
 O que informa:
 Realiza em torno de 80 leituras de pressão no período de 24 horas. Permite avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e na noite.
Nesse exame é importante que o paciente mantenha a rotina, atividades físicas, trabalho, etc
*
*
INDICAÇÃO:
Permite avaliar as medidas e a mobilidade das paredes das diferentes cavidades do coração, as válvulas cardíacas e sua capacidade funcional, o fluxo do sangue e a direção desse fluxo. 
Revela ainda anomalias congênitas ou adquiridas do coração. Analisa o pericárdio, revelando e a presença ou não de derrames. 
Por dados obtidos nesse exame, podemos avaliar a função do coração e através de exames periódicos fazer um diagnóstico evolutivo de doenças e suas conseqüências. 
*
INDICAÇÃO:
Permite a avaliação de shunts intracardíacos; avaliação coronariana pré e pós-obstrução.
*
PREPARO:
Injeção de líquido  a base de agentes de microbolhas ( formadas por envoltório proteico ou lipídico contendo gases de alto peso molecular em seu interior),  injetados por via endovenosa periférica para melhorar o sinal ecocardiográfico.
.
CUIDADOS POSTERIORES:
Atentar condições do acesso venoso.
*
*
*
INDICAÇÃO:
Avaliação de função miocárdica durante o esforço.
*
PREPARO:
Acoplar à mesa, onde fazemos o ecocardiograma, uma bicicleta ergométrica.
CUIDADOS POSTERIORES:
Avaliar condições gerais do paciente e pressão arterial.
*
*
Também conhecido como teste da esteira ou de esforço, este exame observa alterações da pressão arterial ou do ritmo cardíaco, durante a realização de algum esforço, que pode ser uma esteira ou uma bicicleta ergométrica.
INDICAÇÃO:
Mostrar anormalidades cardíacas que só ocorrem com o exercício. avaliar o funcionamento do coração durante o esforço, detectando presença de dor no peito, falta de ar ou arritmias, que podem indicar risco para infarto ou insuficiência do coração.
*
A avaliação do teste do esforço imita situações exigidas pelo corpo, como subir escadas ou uma ladeira, por exemplo, que são situações que podem causar desconforto ou falta de ar nas pessoas com risco para infarto.
*
PREPARO:
Monitorizar o paciente; monitorizar pressão arterial 
OBS: contra-indicar em caso de angina ou quadros respiratórios agudos. 
Evitar beta-bloqueadores até 4 hora antes do exame.
*
CUIDADOS POSTERIORES:
Deixar que o paciente relaxe e descanse; medir pressão arterial em repouso.
*
*
(CINTILOGRAFIA)
É um método que visa obter imagens do coração através da injeção pela veia de uma substância radioativa (radiofármaco) que tem afinidade pelo coração. Esta imagem deve ser obtida em duas situações distintas: em repouso, e após estresse, que pode ser através de esteiraergométrica (da mesma maneira que o teste ergométrico) ou pelo uso de drogas indutoras de estresse.
*
INDICAÇÃO:
Quando o ECG de repouso ou esforço é difícil de interpretar devido alterações como bloqueio de ramo, baixa voltagem, alterações metabólicas.
Para confirmar ou invalidar o resultado de um ECG de esforço, quando o traçado não concorda com o quadro clínico.
Localizar a zona de isquemia.
Diferenciar uma área de isquemia de um infarto.
Para confirmar a revascularização depois de uma cirurgia de bypass.
Como um indicador de prognóstico em pacientes com doença coronária conhecida.
*
PREPARO:
Administração endovenosa de substâncias nucleares (thecnesium, thalium 201).
CUIDADOS POSTERIORES:
Observar reação do paciente, durante e após o exame; oferecer bastante água.
*
O cateterismo cardíaco é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X. 
 Durante o exame são realizadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que possibilita a visualização das artérias coronárias, das câmaras e valvas cardíacas. Todo o exame envolve a aquisição e geração de imagens que são posteriormente disponibilizadas, em filme e fotos, para o paciente.
*
INDICAÇÃO:
Na necessidade de avaliar ou confirmar a presença de doença arterial coronária (DAC), doenças das valvas cardíacas, do músculo cardíaco, dos vasos pulmonares ou da artéria aorta.
 Para determinar a necessidade de tratamento cirúrgico (angioplastia coronária, cirurgia cardíaca ou correção de cardiopatias congênitas).
*
PREPARO:
Deve-se acompanhar o paciente por fluoroscopia; manter acesso venoso; jejum de 4 horas antes do exame, monitorizar o paciente; certificar-se de que o paciente não é alérgico à iodo; explicar as reações esperadas; tricotomizar região mediana do braço e inguinal.
*
CUIDADOS POSTERIORES:
Manter acesso venoso por, pelo menos, 24 horas; manter monitorização cardíaca por, pelo menos, 24 horas; oferecer bastante líquido; manter membro imobilizado por, pelo menos, 12 horas; manter curativo local compressivo; observar sangramento local.
*
VARIAÇÕES TERAPÊUTICAS:
- Angioplastia: 
Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso. 
- Stent coronário: 
Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído, durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento. 
*
*

Continue navegando