Buscar

Apol 3 100 Pontos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos
A Amazon anunciou em dezembro de 2016 sua primeira entrega de produtos feita com drones, as aeronaves não tripuladas e controladas remotamente. O momento foi registrado pelo próprio presidente da empresa, Jeff Bezos, em sua conta no Twitter.O primeiro produto a ser transportado ao consumidor pelos ares foi um Amazon Fire TV, um aparelho da própria empresa que transforma televisores em TVs inteligentes, e um saquinho de pipoca. O autor do pedido foi Richard B., morador de Cambridgeshire, na Inglaterra. O uso de drones no lugar de entregadores faz parte do programa Amazon Prime Air, que tem o objetivo de levar produtos até a casa de compradores em até 30 minutos. A primeira entrega, no entanto, ficou abaixo da meta. Segundo Bezos, o voo, que não foi simulado, durou 13 minutos. No vídeo para divulgar a iniciativa, a Amazon mostra o drone decolando do centro de distribuição e pousando no quintal de Richard. Lá, deixa o pacote com os itens comprados para retornar ao armazém. Adaptado de http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/amazon-faz-1-entrega-de-produtos-usando-drone-voo-demorou-13-minutos.ghtml para fins acadêmicos. Com base no caso observe as afirmações que seguem:
I. Esta é uma das maneiras de melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos
PORQUE
II. Melhora uma de suas atividades, a entrega do produto.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações I e II são verdadeiras e a II é justificativa da I
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 4, sobre gestão da cadeia de suprimentos
	
	B
	As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I
	
	C
	A afirmação I é verdadeira e a II é falsa
	
	D
	A afirmação I é falsa e a II é verdadeira
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos
Especializada em gestão de cadeias de suprimentos de médias empresas, atendendo a todos os elos, incluindo todo o processo de busca, homologação, e negociação entre empresas, a Nimbi decidiu mudar totalmente a plataforma que oferece ao mercado. O produto está totalmente na nuvem, logo pode ser acessado por qualquer dispositivo com internet. Não se cobra mais licença, nem mesmo uma taxa de saída. Os valores são mensais, de forma semelhante ao que as pessoas estão acostumadas a pagar à Netflix, por exemplo. Uma equipe especializada em experiência do usuário (UX, na sigla em inglês) foi contratada para deixar a plataforma mais intuitiva. As inspirações foram as redes sociais. Se queria criar uma plataforma que fosse fácil e intuitiva como o Facebook. O valor mensal do plano mais simples oferecido pela Nimbi custa R$ 4.999. Apesar de se basear na nuvem e no modelo ágil, tendências do mercado mundial, a Nimbi ainda sofre resistência, pois o modelo é muito disruptivo, ainda é necessário explicar que não se cobrará a mais e que é possível fazer tudo pela internet, mostrando ao mercado como soluções inspiradas em modelos como Netflix e Facebook podem ser usadas na cadeia de suprimentos. Adaptado de http://www.inova.jor.br/2017/04/13/nimbi-startups/ para fins acadêmicos. Este é um exemplo da necessidade que as empresas têm de se modernizar para serem mais competitivas, tanto a Nimbi quanto as empresas que utilizam de seus serviços. Neste sentido, é fundamental utilizar:
Nota: 20.0
	
	A
	A terceirização de todos os processos da cadeia de suprimentos de forma a não precisar se preocupar com as atividades dos elos que a compõem
	
	B
	Do facebook em todas as empresas que estão na cadeia de suprimentos para que as mesmas entendam a lógica de funcionamento da Nimbi
	
	C
	Um sistema que envolve todos os elementos de uma cadeia de produção, do fornecedor de matéria-prima até a entrega do produto (ou serviço) ao consumidor final.
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 3, sobre sistemas e controles na cadeia de suprimentos
	
	D
	Meios de comunicação que sejam mais eficazes para que as empresas compreendam quais são as inovações que a Nimbi está propondo em suas Cadeias de Suprimento.
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos
Ao voltarmos o olhar para o setor editorial percebemos que, além da crise nacional, este mercado enfrenta ainda outro momento de dificuldade, graças aos avanços tecnológicos das mídias digitais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelarias registrou no ano passado a maior queda de vendas da história, com redução de 16,1% nas vendas em relação a 2015. Para se ter ideia, os cinco maiores jornais do país tiveram uma retração de 6% quando comparado ao ano retrasado. Redução de tamanho significa também redução de anunciantes e vendas. Ou seja, há menos dinheiro circulando e gerenciar com excelência os custos torna-se imprescindível para manter o negócio. Uma das formas mais utilizadas e que oferece bons resultados é reavaliar a gestão de fornecedores da empresa, buscando otimizar entregas sem perder a qualidade. No ambiente da tecnologia editorial isto significa, por exemplo, unir num mesmo fornecedor sistemas capazes de reduzir gargalos e despesas num tempo menor e com mais produtividade. Adaptado de https://www.terra.com.br/noticias/dino/otimizar-fornecedores-e-uma-boa-forma-de-reduzir-custos-em-tempos-de-crise,def86a4b305d4e72e00c162c0a8ee872m59kq8o7.html para fins acadêmicos. Esta solução encontrada pelo setor editorial vem ao encontro de uma das formas de melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos e reduzir custos. Assinale a opção correta quanto a esta forma:
Nota: 20.0
	
	A
	Gerenciar adequadamente o número de fornecedores
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 6, sobre fornecedores
	
	B
	Aumentar o número de terceirizados
	
	C
	Estabelecer os custos, lucros e riscos somente da empresa focal
	
	D
	Antecipar os períodos de escassez somente por meio de históricos estatísticos de previsão de demanda
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos
Representantes de grandes empresas do Ceará e do Brasil nos ramos do varejo, atacado e indústria consideram que o aproveitamento da tecnologia para otimizar processos é hoje menor do que deveria ser. Por exemplo, a diretora de supply chain da Procter & Gamble (P&G), comenta que no Brasil em geral não se usa o potencial completo de que se dispõe em tecnologia, muitas vezes dando preferência a procedimentos que seriam considerados ultrapassados em outros lugares. Em paralelo a isso, métodos que otimizam processos não são bem aproveitados – ou, em certos casos, nem podem ser usados. É o que acontece, por exemplo, com o sistema de troca eletrônica de dados EDI (do inglês Electronic Data Interchange), que ainda não foi lançado no País pela P&G e é uma ferramenta básica nos dias de hoje em outros ambientes de negócio. Por outro lado, há opções já existentes no Brasil e que ainda não foram amplamente adotadas, como o mapeamento de fluxo de valor (VSM), que já é bem aproveitado em países vizinhos como Colômbia e Chile. Adaptado de http://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2016/11/23/noticiasjornaleconomia,3670843/empresarios-buscam-ampliar-uso-de-tecnologias.shtml para fins acadêmicos. Tendo por fundamento a situação da P&G analise as afirmações a seguir:
I. A P&G gostaria de atuar com a tecnologia do EDI, pois esta é essencial para que a cadeia de suprimentos atue de forma otimizada e integrada.
II. A P&G sente a falta de EDI no país pois através da interligação entre empresas e do fluxo de informação entre os seus sistemas de gestão, é possível que o balanceamento de todas as relações cliente/ fornecedor sejam atingidas.
III. A P&G precisa do EDI, pois somente com ele a empresa consegue comprar, manufaturar e vender.
Agora assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmação I está correta
	
	B
	Somente a afirmação II está correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II estão corretas
Você acertou!
Gabarito: De acordo com a aula teórica 4, sobre EDI
	
	D
	As afirmações I, II e III estão corretasQuestão 5/5 - Cadeia de Suprimentos
A indústria alimentícia Betânia, para manter a taxa de crescimento da empresa acima da inflação, investiu na revisão de procedimentos internos, como ajustar a distribuição, mas também aumentar a sinergia de operações com os demais elos da cadeia de abastecimento. A empresa é uma das associadas da Efficient Consumer Response (ECR Brasil), entidade sem fins lucrativos, que tem por missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor. O grupo busca por meio de trabalho conjunto fazer a melhoria dos processos, redução de custos comuns, aumento da eficiência e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. Uma das soluções adotadas foi o compartilhamento de logística com outras indústrias do setor, como a M. Dias Branco, e até mesmo do varejo, como o Pinheiro Supermercado. Antes o caminhão que fazia o carregamento, voltava vazio ou ficava atrás de carga de outro fornecedor para viabilizar a viagem. Mas agora, coloca todo mundo na plataforma de demanda e a transportadora que foi com a minha carga, pode voltar com a do outro. Assim conseguimos reduzir tempo e custos, como a tarifa de frete. Adaptado de http://www20.opovo.com.br/app/opovo/dom/2016/11/05/noticiasjornaldom,3667883/do-limao-uma-limonada-eles-aprenderam-com-a-crise.shtml para fins acadêmicos. Nesta situação podemos observar o uso do conceito de ECR. Com base neste conceito, observe as ações possíveis de se verificar no caso:
I. trabalho de forma integrada para eliminar ineficiência
II. trabalho de forma integrada para reduzir custos excessivos
III. maximização da eficiência dos negócios para as partes envolvidas
Agora assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmação I está correta
	
	B
	Somente a afirmação II está correta
	
	C
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III estão corretas
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 4, sobre ECR

Continue navegando