Buscar

Questões de Fisiologia - Endocrinologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

questões de fisiologia endócrina
hipotálamo e hipófise
1. descreva os hormônios que são produzidos no hipotálamo e quais os respectivos hormônios da hipófise que eles estimulam
O hormônio liberador da tireotrofina TRH é produzido no hipotálamo e estimula a adenohipófise a liberar hormônio estimulante da tireoide TSH pelos tireotrofos.
O hormônio liberador da gonadotrofina GnRH estimula os gonadotropos da hipófise anterior a produzir FSH e LH.
O hormônio estimulador do hormônio do crescimento GHRH (somastotatina) estimula os somatotropos a produzir GH.
O hormônio estimulante da corticotropina CRH estimula os corticotropos da hipófise a produzir ACTH
Hormônio do crescimento
1. descreva o mecanismo de ação do hormonio do crescimento no metabolismo energetico.
Ele promove o aumento em volume e numero das células teciduais. Aumenta o metabolismo celular para a síntese de proteínas, aumenta a mobilização de ácidos graxos para ser usado como fonte de energia e diminui o uso da glicose. 
2. quais os efeitos maléficos do hormonio do crescimento?
Ele usa os ácidos graxos como fonte de energia e com isso forma cetoácidos podendo ocasionar acidose metabólica. Ele também causa hiperglicemia pois diminui o uso de glicose sanguínea. Com isso ele pode causar diabetes. No osso ele atua indiretamente através do IGF1 produzido no fígado. Ele aumenta o tamanho do osso
3. qual o papel da somatomedina c ou igf1?
O IGF1 é produzido no fígado sobre estímulo do GH e ele é responsável pelo crescimento ósseo
4. quais fatores estimulam a secreção do hormonio do crescimento? e quais inibem?
Ele é estimulado na hipoglicemia e no jejum, quando há pouca quantidade de ácidos graxos, durante os exercícios físicos, no sono REM e quando há a liberação da grelina no estômago.
A hiperglicemia inibe a liberação do hormônio do crescimento, a somatostatina produzida no hipotálamo inibe a liberação dele pela hipófise, obesidade e envelhecimento.
5. disserte sobre o nanismo, gigantismo e acromegalia.
O nanismo ocorre quando há pouca secreção de GH pela hipófise. O corpo é muito pouco desenvolvido, não podendo entrar na puberdade.
O gigantismo é quando ocorre muita liberação de GH em pacientes ainda crianças, quando a epífise óssea ainda não está calcificada. Com isso, o GH estimula muito o crescimento ósse através da produção de IGF1, o que faz com que os membros do paciente fiquem longos. O paciente pode desenvolver hiperglicemia associada a diabetes mielitus.
Na acromegalia ocorre liberação excessiva de GH após a puberdade. Como as epísifes ósseas já estão calcificadas, o GH atua somente aumentando a largura dos ossos, cartilagens e vísceras.
Prolactina
1. como ocorre a secreção de prolactina?
A prolactina é produzida de forma ininterrupta pelos lactotrofos da hipófise. Sua produção é inibida pela Dopamina produzida no hipotálamo.
2. qual o papel da prolactina para a amamentação?
A prolactina tem ação máxima após do parto. Ela é responsável por induzir as glândulas mamárias a produzir leite. O aleitamento causa feedback no hipotálamo que impede a ovulação.
HORMÔNIO ANTI DIURETICO ADH
1. o que acontece com um paciente que apresenta hiperssecretividade de adh pela neuro-hipófise? qual o diagnóstico diferencial de diabetes insipidus? quais os principais estímulos para a produção de adh?
Sem o ADH, o paciente é incapaz de reter líquidos, então fará muita quantidade de urina (diabetes insipidus). Com isso, haverá uma hipovolemia e desidratação. A diabetes insípidus se apresenta na forma central quando o problema é no hipotálamo ou na forma nefrogênica quando o problema é que o rim não reconhece o ADH. Os principais estímulos para a sua produção são: Aumento da concentração de sódio plasmático (o que aumenta a osmolaridade) e diminuição da pressão sanguínea.
2. por que ao ingerir alcool aumenta o volume de urina?
Porque o álcool inibe a secreção de ADH, o que impede que as células do ducto coletor fiquem permeáveis a agua.
ocitocina
1. qual o principal papel da ocitocina? onde ela é produzida e quais estímulos causam sua liberação?
O principal papel da ocitocina é aumentar a força e frequência de contração na hora do trabalho de parto, e ela provoca a ejeção do leite por contração do músculo associado as glândulas mamarias. Ela é produzida no hipotálamo e armazenada na neurohipófise. Sua liberação é estimulada quando o feto distende a parede do útero na hora que fica em posição de nascimento e pela sucção do mamilo.
METABOLISMO OSTEOMINERAL
1. QUAL A IMPORTÂNCIA DOS ÍONS CÁLCIO E FOSTATO?
O cálcio é importante para a contração muscular, coagulação sanguínea e para que ocorra a transmissão de impulsos nervosos. O fosfato é importante para regulação ácido-basica do sangue.
2. explique porque o hipocalcemia causa excitação do snc.
Os íons cálcio em baixa quantidade no meio extracelular abrem os canais de sódio dos neurônios e causam excitação.
3. como ocorre a reabsorção óssea e que mecanismos o estimulam.
A reabsorção óssea é causada por estímulo do paratormônio e da vitamina D. Esses hormônios se ligam ao osteoblasto e fazem com que eles expressem em sua membrana o ligante da RANK. Os osteoclastos possuem em sua membrana Receptores para a RANK. Quando o receptor se liga ao ligante ocorre a fusão das células e forma-se o osteoclasto maduro. Ele libera lisozimas que fazem a digestão do osso.
4. por que mulheres na menopausa tem tendencia a ter osteoporose?
A mulher na menopausa não produz estrogênio. O estrogênio estimula a produção de OGL (osteoprotegenina) que é um fator que impede a formação de osteoclasto e, consequentemente, a reabsorção óssea.
5. como é formada a vitamina d e onde ela atua?
A vitamina D é formada a partir do colesterol em três fases: uma na pele, outra no fígado e outra no rim, até produzir a forma ativa. Ela atua em 3 locais com o intuito de aumentar a concentração de cálcio plasmático. Nos rins ela tem um efeito pequeno de aumentar a reabsorção de cálcio de fostato. No intestino ela aumenta o numero de proteínas que transportam cálcio, aumentando a absorção deste íon, no osso ela atua aumentando a atividade dos osteoclastos.
6. como o paratormonio é formado e onde ele atua?

Outros materiais