Buscar

AS NORMAS LINGUÍSTICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS NORMAS LINGUÍSTICAS

 A língua, como objeto da linguística, é um sistema formal composto de unidades que se combinam entre si a partir de regras potencialmente conhecidas por todos os usuários. 
Todas as línguas descritas na atualidade possuem um sistema verbal.
DESCRIÇÃO DO SISTEMA DA LÍNGUA

Deve-se ter em mente que a linguística, ao fazer uma descrição científica das línguas, contribui não apenas para documentar falares e dialetos, geralmente negligenciados pela cultura escrita de diversos países, mas também para apontar uma igualdade essencial entre todas as línguas, independentemente do nível de civilização ocidental encontrado entre seus falantes.

A descrição científica das línguas surgiu em um momento em que se perpetuava uma tradição purista e utópica da linguagem. 
Ou seja, a tradição pedagógica que vê a língua como instrumento de representação do pensamento.
PRESCRIÇÃO NORMATIVA

 Essa tradição prescritiva não descreve a língua dos falantes, mas sim uma modalidade da língua encontrada em diversos meios. Onde elege essa modalidade como um padrão a ser seguido pela comunidade linguística.
Na qual gera um certo tipo de discriminação entre a língua do trabalhador rural com a língua da elite, interferindo no sistema escolar público.

A norma linguística consiste no consenso mínimo estabelecido em uma cultura, a partir das propriedades internas de uma língua, adotados pelos falantes.
A gramática, em geral, pode ser reconhecida como o conjunto dessas normas.
GRAMÁTICA E NORMA

A gramática, embora enfatize a necessidade de seguir, na fala um padrão linguístico, estabelece um conjunto de preceitos que organizam a correção da língua escrita, através da ortografia, concordância, regência, etc.
As regras de escrita, mesmo em se tratando de língua padrão, não se aplicam do mesmo modo à língua falada. Basta-se apenas comparar a fala dos indivíduos das grandes capitais do Brasil, com nível superior de escolaridade, com sua escrita. Ambas são consideradas língua padrão, porém a norma escrita não reproduz a norma da fala.

 A gramática é a ciência que estuda os elementos de uma língua. E faz referência, por outro lado, à arte de falar e escrever uma língua de forma correta.
 
A gramática é portanto o conjunto de regras e princípios que regem o uso de uma linguagem determinada (cada linguagem tem a sua própria gramática).
CONCEITO DE GRAMÁTICA

Na atualidade, a função da gramática, especialmente na escola é prescrever regras que devem ser usadas por todos os falantes.
 A linguística como ciência da língua, postula uma concepção de gramática que tem a ver com as regras que são efetivamente usadas pelos falantes, limitando-se metodologicamente, a descrever essas regras e analisá-las, sem prescrever normas de uso.

A gramática interna ou internalizada é definida como o conjunto de regras que o falante domina, sem que esteja necessariamente ciente disso. 
No processo de aquisição da linguagem a criança, ao pôr em prática as regras de uso da língua, cria hipóteses que diferem da linguagem dos adultos como é o caso das conjugações verbais.
GRAMÁTICA INTERNA

No entanto, ao utilizar o sistema de conjugação do verbos, ela usa regras internalizadas que pressupõem a regularidade dos verbos.
 
Por exemplo, quando erámos crianças e estávamos aprendendo a falar, mesmo inconscientemente, não produzíamos frases do tipo:
 ‘‘ Menino O casa na Está.’’


12
INTEGRANTES
*RISDETE
*ELIANE
*GEANY
*GENIVA
*WILZA


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais