A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE LOGÍSTICA REVERSA

Pré-visualização | Página 1 de 5

1-Quando falamos em reaproveitamento, referimo-nos às possibilidades de uso de resíduos. Neste contexto, a destinação com reaproveitamento permite determinar diferentes canais de distribuição. Como exemplo, podemos citar a utilização de determinado resíduo para a confecção de um protótipo, sem a necessidade de sofrer beneficiamento industrial. Esse processo pode ser definido como:
( ) Incineração com recuperação de energia.
( ) Reciclagem.
( X ) Reúso.
( ) Remanufatura.
2-Cada vez mais se torna importante a necessidade das empresas buscarem a logística reversa. Para tanto, é necessário um fluxo reverso dos insumos para que seja reintegrado na cadeia produtiva da organização, como matéria-prima secundária. Todo processo dessa cadeia produtiva engloba inúmeras etapas, no entanto, inversamente ao fluxo normal. Com relação à logística reversa dos bens pós-consumo, analise as afirmativas a seguir:
I- O descarte de produtos e materiais é o que dá início ao processo de logística reversa. CORRETA
II- Os bens pós-consumo são os que não chegaram a ser comercializados. ERRADA
III- O único canal para esses bens é o de reciclagem. ERRADA
IV- O canal de desmanche é responsável para colocar o produto novamente no mercado para a comercialização. ERRADA
3-A Logística Reversa tem trazido grandes retornos para as empresas. Os ganhos provêm principalmente do reaproveitamento de materiais e da economia com embalagens retornáveis, o que faz com que cada vez mais empresas sigam essa linha, esforçando-se para a melhoria de processos. Podemos afirmar que esta frase está associada a:
( ) Concorrência.
( X ) Redução de custos.
( ) Aumento de custos.
( ) Logística verde e questões ambientais.
4-Dentre as legislações relativas a coletas e disposição final, encontram-se legislações sobre a implantação de coleta seletiva. Sobre a melhor definição do sistema regulatório da coleta e a disposição final de materiais, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Proibições dirigidas a produtos que contêm substâncias constituintes danosas à saúde e àquelas de grande volume, como pilhas e óleos lubrificantes.
( ) Legislações restritivas, existentes em vários países, que versam sobre a criação de novos aterros sanitários e incineradores.
( ) Legislações muito positivas para o progresso das cadeias reversas de suprimento. Dirigidas a produtos duráveis e suas embalagens.
( X ) Leis que tornam obrigatória a coleta seletiva domiciliar, visando diminuir as quantidades que chegam aos aterros e aos incineradores.
5-Dentro da cadeia de distribuição, temos os fluxos de bens de pós-vendas e dos bens de pós-consumo. Nos fluxos logísticos reversos, a distribuição dos bens de pós-consumo e pós-venda se utiliza dos mesmos canais, tendo como origem a cadeia de distribuição e como destino o consumidor. Sobre o fluxo de retorno dos bens de pós-consumo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Redistribuição de produtos: prazo de validade próximo ao vencimento e sazonalidade de venda.
( X ) Reaproveitamento de componentes/materiais: reutilização e reciclagem de produtos/componentes ou seus materiais constituintes.
( ) Lançamento de novos produtos: retorno dos produtos obsoletos do mesmo ramo dos novos.
( ) Retorno por qualidade ou por garantia: recall e devolução.
6-A logística reversa de pós-venda tem um objetivo específico que ocorre quando o produto é devolvido ao fabricante por motivos comerciais, erros de processamento de pedidos, problemas que dependam da garantia oferecida pelo fabricante, defeitos ou falhas apresentados quando da utilização do produto pelo consumidor, além de avarias que ocorrem por conta de um transporte deficiente. Qual o motivo pelo qual isso ocorre?
( ) Dar um destino final ao produto.
( X ) Agregar valor ao produto.
( ) Reutilizar toda a matéria-prima.
( ) Melhorar a sua qualidade.
7-O retorno de mercadorias por diversos motivos é bastante constante na sociedade em geral e nas organizações. Com relação à classificação da Logística Reversa, esta pode ser classificada em dois tipos. Quais são eles?
( ) Classificação e separação.
( ) Entrada e saída de produtos.
( X ) Pós-consumo e pós-venda.
( ) Reciclagem e descarte.
8-Leite (2003) afirma que a logística reversa de pós-consumo tem por objetivo fazer com que os resíduos reaproveitáveis retornem a sua origem de modo eficiente e com baixo custo. Sobre como os canais de distribuição reversa de pós-consumo podem se apresentar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
( ) De retorno, de reúso, de reintegração.
( ) De descarte, de reutilização, de desmanche.
( X ) De reciclagem, de reúso, de desmanche.
( ) De descarte, de reciclagem, de reutilização.
9-Quanto aos bens de pós-venda, podemos considerar a devolução de produtos com defeitos obtidos no ato da fabricação, ou que apresentam problemas no funcionamento, avarias de produto ou de embalagem por conta do transporte mal realizado. Essa modalidade está relacionada a que tipo de bens de pós-venda? Analise as opções seguir:
I- Área comercial. ERRADA
II- Garantia e qualidade. CORRETA
III- Substituição de componentes. ERRADA
IV- Fim de vida útil. ERRADA
10-Segundo Marcondes (apud GARTNER, 2011), o termo reaproveitamento designa um conjunto de possibilidades de uso de resíduos, sejam eles materiais, componentes ou energia. Os canais reversos diversos são determinados a partir da destinação de materiais e componentes com reaproveitamento. De acordo com o processo de reaproveitamento, sobre os canais reversos, analise as opções a seguir:
I- Coleta. ERRADA
II- Reúso. CORRETA
III- Remanufatura. CORRETA
IV- Incineração com recuperação de energia. CORRETA
FONTE: GARTNER, Roberto. Logística Reversa. 2. ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.
11-Leite (2003) afirma que a logística reversa de pós-consumo tem por objetivo fazer com que os resíduos reaproveitáveis retornem a sua origem de modo eficiente e com baixo custo. Sobre como os canais de distribuição reversa de pós-consumo podem se apresentar, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( V ) De reciclagem.
( V ) De reúso.
( V ) De desmanche.
( F ) De retificação.
FONTE: LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
12-Cuidar de processos, como o de logística reversa, faz parte da estratégia empresarial. Para toda estratégia que é posta em prática, é necessário um controle, e esse é efetuado através de avaliações. Sobre as avaliações que mostram a importância da logística reversa, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Prestar atenção em logística reversa pode resultar em reduções significativas de custos para a empresa e/ou transferir valor agregado ao consumidor.
( V ) Os processos de logística reversa são quase sempre gerenciados dentro de uma única empresa ou entre poucas. Raramente são por meio de cadeias de abastecimento.
( F ) Decisões de logística tomadas com base em custo e/ou eficiências no serviço podem ter efeitos negativos também no meio ambiente.
( V ) O processo de logística reversa não foi mapeado em muitas empresas, tornando-se difícil para as empresas planejarem apropriadamente, implementarem e controlarem o processo.
13-A organização que deseja iniciar uma logística reversa, na intenção de atender às expectativas da sociedade com relação ao descarte adequado dos produtos, que, por vezes destinam-se aos lixões, clandestinos ou não, precisa atentar para alguns fatores que são essenciais ao desempenho e ao sucesso da empresa. Sobre estes fatores relacionados à logística reversa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Concorrência; fornecedores; redes logísticas planejadas.
( X ) Controle de entrada; tempo de ciclo reduzido; redes logísticas planejadas.
( ) Controle de saída; reutilização; menor tempo de ciclo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.