Buscar

Discursiva_Desenvolvimento Humano Organizacional

Prévia do material em texto

Discursivas _ Desenvolvimento Humano Organizacional
1) Explique como estudo sobre o relacionamento interpessoal contribui tanto para uma empresa como para a escola.
Resposta: Estudar a relação entre as pessoas em um grupo das organizações de trabalho é considerar o relacionamento interpessoal, ou seja, os aspectos entre o indivíduo e o grupo de trabalho, pois quando estes aspectos se unem para o funcionamento adequado da organização e da equipe, a organização passa a atingir os seus objetivos. (p. 113)
2) Aponte as principais diferenças entre o modelo burocrático e o modelo japonês:
Resposta: Enquanto no modelo burocrático o poder está centralizado no topo e as decisões são tomadas por poucos funcionários – que ocupam cargos de maior destaque que os demais, relegados a executores, cumpridores de ordens e de orientações -, no modelo japonês as bases são consultadas, participando do processo decisório. No modelo burocrático o poder segue a estrutura de uma pirâmide; no japonês, o poder é mais distribuído.
• O modelo burocrático propõe a especialização do funcionário em uma atividade, defendendo a ideia de que a repetição leva à especialização e esta, a um maior conhecimento e rendimento. No modelo japonês, o funcionário conhece várias etapas do processo, exerce diferentes posições e cargos em áreas diferentes e obtém um maior conhecimento de todo o processo. 
• No Japão, o emprego é vitalício, isto é , o funcionário permanece na organização até a aposentadoria , sendo desligado somente se cometer alguma falta grave. As promoções e os aumentos são concedidos por tempo de empresa , ao contrário do modelo burocrático , em que são meritocráticos – ou seja, são concedidos por mérito, conquista de resultados, desempenho e atingimento de objetivos. 
• Na concepção japonesa , o grupo prevalece sobre o individual. A forma de trabalho, a resolução de problemas e o encaminhamento de soluções e decisões são realizadas pelo grupo e este é recompensado pelo atingimento de resultados. Na sociedade ocidental, o desempenho individual é que é reconhecido, valorizado, o que estimula a competição entre os pares das áreas e entre as áreas . 
• Nas organizações ocidentais , prevalece a relação apenas de ordem econômica com o empregado: o importante é a vida profissional, funcional. Não é de interesse da empresa a vida pessoal do empregado. Na cultura japonesa , a vida privada , pessoal, do funcionário faz parte dos interesses das organizações. (p. 23-24) 
3) As pessoas se ligam a uma organização não apenas por questões materiais, mas também por meio de laços afetivos e psicológicos com ela. Explique por que essa relação acontece.
Resposta: A organização, por sua vez, reproduz, em sua estrutura de autoridade, a estrutura familiar, servindo como meio propício para a reprodução de relações vividas na família. Um exemplo é quando integrantes de uma equipe de trabalho disputam a atenção, o reconhecimento e a valorização por parte de seus superiores, não só para obter maior remuneração, mas também para ter ganhos psicológicos. Esta ambição pode ser motivada pelo desejo de ocupar o lugar de autoridade, ocupado pela figura parental. Resposta disponível na página 85
4) Considerando os conteúdos abordados nas aulas no livro-base descreva as definições de liderança segundo Fiedler.
Resposta: Liderança é o exercício da autoridade e da tomada de decisões. O líder é a pessoa que mais perto atende às normas e aos valores do grupo; essa conformidade dá a ela a mais alta posição, que atrai as pessoas e implica o direito de assumir o controle do grupo. Liderança é uma habilidade de persuadir ou dirigir as pessoas sem o uso do prestígio ou da força de uma autoridade formal, ou de circunstâncias externas. (p. 141)
5) Explique de que maneira os valores atuam como reguladores na cultura organizacional?
Resposta: A partir do momento em que os valores da instituição são próximos aos valores dos funcionários, resulta em um senso de responsabilidade maior. Eles atuam em situações que geram incerteza e ansiedade, servindo de referência e orientação tanto para situações internas como externas. O ser humano tem a necessidade de referências e estabilidade para sentir-se seguro, para então, defender suas ideias e atuar na empresa. Esta segurança, com toda certeza, influencia na obtenção de bons resultados e convivência, interferindo diretamente na cultura de maneira geral. Resposta disponível na página 63
BOAS PROVAS
04/12/2018

Continue navegando