Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia do esporte – noturno 
Relatório
AGRESSÃO NO ESPORTE
Antes de tudo é importante trazer algumas definições sobre a agressividade e agressão. Agressividade: representa um instinto inato, espontâneo e cumulativo, o qual provoca no organismo humano uma acumulação contínua de energia agressiva, que deve ser descarregada de vez em quando. Agressão: intencionalidade de ferir ou machucar outra pessoa. Agressão no esporte: Quando uma pessoa desrespeita as normas sociais e regras esportivas e pretende prejudicar outra pessoa no sentido de provocar-lhe um prejuízo ou dano pessoal, do qual pode resultar alguma forma de lesão corporal ou sofrimento psíquico (GABLER, 1987, p. 95)
O termo agressão pode ser utilizado para ressaltar a disposição de um atleta, para alcançar seus objetivos. Aqui temos uma forma de comportamento agressivo em sua forma positiva. No entanto a agressividade também pode ser utilizada de forma negativa, isso acontece quando um atleta investe sua energia, sua carga emocional, para atingir seus objetivos, mesmo que tenha que cometer faltas no adversário para atingir suas metas.
Os psicólogos definem a agressão como sendo um comportamento direcionado para machucar o outro, que não está interessado nessa ação. Freud (1920), enfatiza o comportamento agressivo, como uma função biológica, no sentido da preservação da espécie e do espaço vital, da seleção natural dos mais fortes na formação da hierarquia. Segundo Galber (1987) “a conduta é denominada de agressiva quando uma pessoa desrespeitar as normas sociais e as regras esportivas e agride outra pessoa no sentido de provocar nessa um prejuízo ou dano corporal ou psíquico”.
Existem algumas formas de agressividade, como:
Comportamento hostil - O atleta que tem por fim esse tipo de comportamento intenciona prejudicar ou lesionar outra pessoa diretamente. Galber (1987) denomina de comportamento intrinsecamente motivado.
Agressão Instrumental - O Atleta realiza uma conduta agressiva, como instrumento para alcançar suas metas. Como exemplo podemos citar o caso de um ciclista que tranca o adversário na reta de chegada, para impedir que o mesmo atinja sua meta, que é vencer. Aqui temos um tipo de agressividade implícita onde o ciclista causa um possível dano ao adversário em favor da realização de metas superiores de rendimento;
Agressões Afetivas- O atleta reage diante de situações de grande carga emocional (estresse emocional). Nesse estágio os processos de controle cognitivos e conscientes, são bloqueados e o indivíduo reage de forma agressiva, (impulsiva) sem pensar nas consequências prejudiciais do seu comportamento. Como exemplo, o ciclista que foi trancado na reta de chegada (agressão implícita), passa a sofrer com o processo de frustração de raiva e dor, por não atingir sua meta, então passa a agir de forma agressiva motivado pela grande carga emocional devido ao bloqueio dos processos normais cognitivos e conscientes;
Autoagressão - Acontece por conta de sensações de culpa e de frustração onde o atleta dirige o comportamento agressivo contra si mesmo, pretendendo lesionar-se o prejudicar-se. 
Deslocamento da agressividade - Nesse tipo de agressividade o comportamento é direcionado ou deslocado para outro objeto. O atleta passa a chutar coisas, jogar objetos para o ar dar pancadas em portas etc. 
Nas competições sempre haverá vencedores e perdedores, então as comemorações e frustrações sempre estarão presentes nos esportes. 
Assim devido à complexidade de fatores que influenciam o comportamento agressivo nas pessoas, de classe social distintas, com nível de aprendizagem diferenciados dificilmente um dia deixará de existir agressividade. Ainda pode existir uma esperança de reduzir a agressão e a violência no esporte, durante os treinamentos, os atletas devem aprender a respeitar os princípios éticos e valores humanos, respeitar regulamentos esportivos e a integridade do adversário. E os Psicólogos devem auxiliar os treinadores e atletas como controlar suas emoções diante de situações de frustrações, utilizando técnicas e métodos.

Continue navegando