Buscar

Trabalho Abobora - Cucurbita pepo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A abóbora (Cucurbita pepo) 
Caracteristicas
A abóbora é um fruto da aboboreira (Cucurbita spp), uma espécie de planta pertencente ao gênero Curcubita e membro da família das Cucurbitáceas  da qual também fazem parta as melancias, os melões e até mesmo os chuchus. Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo. Em dezembro de 2009 foi descoberta uma abóbora gigantesca de 782,4 quilos nos Estados Unidos, apresentada no concurso de Ohio Valley, cujo evento comemorou a entrada da fruta no livro dos recordes por ser a abóbora mais pesada do mundo.
Taxonomia
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Subfamília: Cucurbitoideae
Gênero: Cucurbita
Farmacologia
As sementes de abóbora também ajudam a combater a ansiedade e depressão, vez que contém L-triptofano, um composto antidepressivo natural. O óleo verde grosso feito a partir dessas sementes são emolientes, calmantes e laxantes. Também é benéfico para os pulmões e mucosas, além de ser utilizado para tratar a síndrome do intestino irritável.
A adição do ácido linoleico e dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 na dieta aumenta a energia, o foco mental e a vitalidade geral. As sementes de abóbora também contém boa quantidade de vitamina A, vitamina K e ácido fólico, além de vitamina B3. São ricas em minerais como fósforo, potássio, magnésio, e possuem pequena quantidade de sódio, cálcio, ferro, zinco e selênio.
Indicação Terapeutica
Inflamação das vias urinarias, infecções dos rins, inflamação do fígado e baço. Vermífuga, estomáquica, anti-febril, hepática e muito usada para combater a náusea. Em pessoas que enfrentam problemas digestivos, a abóbora é muito recomendada por possuir um alto teor de fibra, o que contribui para ajudar na digestão adequada.
Contraindicações e efeitos colaterais da abóbora
Poucos efeitos colaterais são associados com o consumo de sementes de abóbora. Em um estudo de 2000 que analisou a eficácia dos sementes para o tratamento da HBP, cinco dos 476 participantes do estudo tiveram reações que poderiam ter sido relacionados com o uso das sementes, incluindo dor de cabeça, dor de estômago, ondas de calor e queixas gastrintestinais. Ao utilizar as sementes de abóbora junto com diuréticos, um profissional da saúde deverá ser consultado.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cucurbita
http://www.agrov.com/vegetais/hortalicas/abobora.htm
http://www.fag.edu.br/professores/jlbortolossi/OLERICULTURA/Cultivo%20das%20Aboboras.pdf
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Cucurbita_pepo.htm

Outros materiais