Buscar

História do Direito Brasileiro - Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro
Aula 1
Respostas:
a) A expressão “Grandes Navegações” é usada para se referir as várias expedições marítimas organizadas nos séculos XV e XVI, principalmente por Portugal e Espanha. Resultando na descoberta de um novo contente a ser explorado pelos europeus, a América, consequentemente, essa expansão marítima possibilitou a descoberta do Brasil. 
b) Antes da chegada dos portugueses, os índios seguiam os costumes adotados pela tribo da qual faziam parte. Portugal teve que interferir na vida indígena, para que assim concretizasse seu objetivo, que era o de auferir lucros com a Colônia, por meio de um comércio monopolizado e totalmente dedicado aos interesses da elite portuguesa na Europa.
O direito utilizado na metrópole teve como influência o direito romano. Este foi estudado pelos juristas da Idade Média, que aditavam comentários aos textos encontrados, adaptando-os. Esse direito, da forma que era aplicado em Portugal, foi trazido para o Brasil, comprometendo assim a realização da justiça e a organização da sociedade, já que a situação em que se encontrava a Colônia não era própria para a recepção de um direito já consolidado em outro contexto social e político.
Os detentores do poder na Colônia eram os donatários, os senhores de escravos e os proprietários de terras. Eles seguiam os interesses da Coroa Portuguesa, que na época ainda era um Estado absolutista. A forma com que seria realizada a administração do território brasileiro e suas atividades produtivas tinha que atender aos desejos da nobreza lusitana. O direito nacional foi construído sem haver o respeito à população nativa e aos negros, que compunham a maior parte do povo. Foi imposta uma legislação onde não existiam condições de ela funcionar corretamente. Isso comprometeu toda a evolução do direito no Brasil, criando diversos problemas ao longo dos anos que iriam exigir mudanças em pontos cruciais de sua organização política.
Referências:
CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito Geral e Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007.
NASCIMENTO, Walter Vieira do. Lições de história do direito. 15ª ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2008.
Quer citar o texto?
JESUS, Paulo Roberto Rocha de. O Direito no Brasil-Colônia. Disponível em: <http://www.artigojus.com.br/2011/07/o-direito-no-brasil-colonia.html>. Acesso em: DATA DO ACESSO.
c)  Sim. O Rio de Janeiro é considerado território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o XVII. Administrativamente, o território colonial do Brasil dispôs de três capitais até 1775: Salvador (alternadamente com o Rio de Janeiro) no Estado do Brasil; São Luís no Estado do Maranhão e Piauí; e Belém no Estado do Grão-Pará e Rio Negro.

Outros materiais