Buscar

Músculo Liso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Músculo Liso
Ω O músculo liso não tem estrias, apresenta as fibras de actina e miosina mas elas não se apresentam em formas de bandas. Apresenta a disposição de forma aleatória, não única como o músculo esquelético. Está presente, nas partes das vísceras (bexiga, ureter, útero.) O músculo liso vai ter contração peristáltica.
Diferença com o Músculo Esquelético- No músculo liso há ausência de túbulo T, a onda de despolarização vai passar pelos calvéolos.
Mecanismo de Contração 
>> Além de neurônios, o musculo liso também tem suas contrações através de hormônios. Não apresentam a troponina e a tropomiosina, a velocidade de contração é muito lenta. Ex: Cólica
Tipos de Músculo: 
- Músculo Liso Unitário: Se eu despolarizo uma célula, rapidamente todas as células serão despolarizadas, de forma junta, possui a presença de junções comunicantes. Ex: células do estômago.
- Músculo Liso Multiunitário: Se eu despolarizo uma célula, eu tenho que despolarizar, uma por uma de forma isolada. Ex: Olho (piscar um olho e outro não).
Contração Muscular – O Cálcio entra para despolarizar o músculo liso, entra para ativar a liberação do CA no retículo sarcoplasmático e quando o CA está em excesso se liga a calmodulina, formando o complexo cálcio- calmodulina. Esse complexo vai ativar a acnase de cadeia leve da miosina, pega o ATP quebra e doa o fosfato para a miosina, a ativando pelas moléculas de fosfato, acontecendo a contração.
Relaxamento Muscular – É necessário tirar o fosfato da miosina pela enzima fosfatase, doa para o ATP e o cálcio se desliga da calmodulina e é transportado para fora e de volta ao retículo.
QUESTÃO SUGERIDA POR ELA
ERIKA USA UM MEDICAMENTO E BLOQUEIA DE FORMA NÃO SELETIVA OS CANAIS DE CÁLCIO, PARA O MÚSCULO LISO QUAL A MOVIMENTAÇÃO. DESCREVA O MECANISMO FISIOLOGICO QUE NÃO EXISTE COM A UTILIZAÇÃO DESSE MEDICAMENTO *medicamento ( buscopam e diasepan).
Resposta: contração do músculo liso.
PORQUE O TUMOR APARECEU DO LADO ESQUERDO E PARALISOU OS MEMBROS DO LADO DIREITO?
Resposta: porque tem a decussação, uma mudança de curso.
 ERIKA FOI NUM POSTO DE VACINA TOMAR UMA VACINA, ELA RECEBEU A VACINA,E SAIU SENTINDO MUITA DOR, QUAIS OS TIPOS DE INFORMAÇÕES ERIKA ENTENDEU? DESCREVA O MECANISMO FISIOLOGICO ENVOLVIDO PARA O ENTENDIMENTO E A TRANSDUÇÃO DO SINAL.
Resposta: dor, tato. O sinal foi captado pelos receptores encaminhado os neurônios de primeira ordem para os neurônios de segunda ordem na medula, chegando ao neurônio passou pelo bulbo sem fazer sinapse com ninguém, consequentemente chegou no tálamo onde se comunicou com o neurônio de terceira e o de terceira comunicou com o de quarta no córtex, via coluna-dorsal.
 ERIKA RESOLVE FAZER UMA DEPILAÇÃO NA VIRILHA, ELA TEM VARIOS ESTIMULOS NO CORPO, NA PERNA, NA AXILA E NA VIRILHA.
Resposta: Erika entende os vários estímulos, mas ela não entende os estímulos separadamente porque os estímulos são confundidos.

Outros materiais