Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		Na fase de planejamento de um projeto de pesquisa, o pesquisador deve decidir sobre o número de pessoas, ou domicílios, a serem entrevistadas. Decidir sobre a utilização de amostra ou censo na realização de uma pesquisa é uma constante no dia a dia do pesquisador.
Das opções apresentadas abaixo, em qual delas recomenda-se a utilização da amostra em um projeto de pesquisa de mercado?
	
	
	
	Quando o custo do censo for aproximado ao custo da pesquisa por amostragem.
	
	
	Quando a população for grande.
	
	
	Quando for necessário pesquisar toda a população.
	
	
	Quando a população for da ordem da centena.
	
	
	Quando a população for pequena.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Planeja-se obter o percentual de famílias que usam programas de alimentação popular. Dados N = 500 famílias, d = 2% e Z = 95%, determine o tamanho da amostra a ser pesquisada. DADO: Z = (1,96)
	
	
	
	100
	
	
	414
	
	
	265
	
	
	475
	
	
	250
	
	
	
	
		
	
		3.
		Em um processo de pesquisa de mercado utiliza-se o conceito da amostra com o objetivo de representar uma determinada população ou público-alvo. O tipo de amostra e amostragem será definido de acordo com os objetivos da pesquisa e do perfil do público-alvo. Os tipos básicos de amostra e amostragem as probabilísticas e não probabilística. Os tipos de amostras da amostragem não probabilística são: as amostras por conveniência, amostras por julgamento, amostras por cota e amostras autogeradas. 
Dentre as amostras não probabilísticas, uma delas se caracteriza por ser aquela em que a escolha dos elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados. Este tipo de amostra é normalmente utilizado para atingir populações pequenas e especializadas, para as quais não se dispõe de uma lista de clientes. O tipo de amostra que apresenta estas características é a: 
	
	
	
	Amostra por conveniência
	
	
	Amostra autogerada
	
	
	Amostra por cota
	
	
	Amostra estratificada
	
	
	Amostra por julgamento
	
Explicação:
Trata-se de uma técnica de amostragem não-probabilística onde os indivíduos selecionados para serem estudados convidam novos participantes da sua rede de amigos e conhecidos.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O que são as amostras probabilísticas?
	
	
	
	São aquelas em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo.
	
	
	São as que o pesquisador está interessado na opinião (ação, intenção etc.) de determinados elementos da população.
	
	
	Estas amostras são colhidas em ambientes como shoppings, igrejas, clubes, cidades turísticas, etc.
	
	
	São aquelas onde se escolhem voluntários e estes indicam conhecidos com o mesmo perfil para responder entrevistas ou questionário e assim sucessivamente.
	
	
	São aquelas em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra.
	
Explicação:
Pergunta e resposta corretas e adequadas ao tema
	
	
	
	
		
	
		5.
		Em uma empresa há 112 funcionários(74 homens e 38 mulheres) no setor de embalagem/estoque. Apresente uma amostra de 35% dos funcionários utilizando a amostragem aleatória simples:
	
	
	
	( ) 74
	
	
	( ) 43
	
	
	( ) 39
	
	
	( ) 112
	
	
	( ) 38
	
Explicação:
Pergunta e resposta corretas e adequadas ao tema
	
	
	
	
		
	
		6.
		Ainda que a amostragem não probabilística possa produzir boas estimativas, ela é limitada, já que não há como avaliar a precisão dos seus resultados. Há três tipos de amostragem não probabilística que podem ser utilizadas na pesquisa de mercado: A Amostragem Por Conveniência; A Amostragem Por Julgamento; e A Amostragem Por Cotas. Leia as afirmações a seguir e, em seguida, selecione a opção de resposta que diz respeito à Amostragem por Cotas. I. É o método não probabilístico mais empregado; II. Busca melhorar o grau de representatividade obtidos nas amostragens por conveniência ou acidental e por julgamento. III. Nesse tipo de amostragem, a quantidade de elementos selecionados deve ser calculada em conformidade com as proporções previamente estabelecidas.
	
	
	
	Somente a afirmação I está correta.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	
	
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
Explicação:
As amostras não probabilísticas são selecionadas por critérios subjetivos do pesquisador, de acordo com sua experiência e com os objetivos do estudo, não sendo obtidas utilizando-se conceitos estatísticos. Ainda que a amostragem não probabilística produza boas estimativas sobre a característica da população, essas técnicas são limitadas. Não há como avaliar a precisão dos resultados da amostra objetivamente.As técnicas de amostragem não probabilística comumente usadas incluem:
a) Amostras não probabilísticas por conveniência: os elementos da amostra são selecionados de acordo com a conveniência do pesquisador, sendo normalmente pessoas ao seu alcance e dispostas a responder um questionário.
b) Amostras não probabilísticas por julgamento: os elementos da amostra são selecionados segundo um critério de julgamento do pesquisador, tendo como base à crença nas informações que o elemento selecionado possa fornecer ao estudo. O pesquisador escolhe os elementos da amostragem porque acredita que representam a população de interesse.
c) Amostras não probabilísticas por cota: consiste em uma amostra por julgamento em dois estágios. Primeiro: desenvolver categorias ou quotas de controle de elementos da população. Segundo: Selecionam-se elementos da amostra com base na conveniência ou no julgamento. O pesquisador procura uma amostra que se identifique, em alguns aspectos, com o universo. Esta identificação pode estar ligado ao sexo, idade etc., e a quantidade a ser entrevistado é aleatória. Por exemplo: mulheres brancas de 18 a 35 anos podem ser consideradas categoria de controle relevante para um estudo que envolva compra de cosméticos. O pesquisador, então, estimaria a porporção da população-alvo que se encaixa nessa categoria com base em experiência passada ou em fontes de informação secundárias. Cotas são usadas para garantir que a composição da amostra seja a mesma da composição da população com respeito às características de interesse.
OBS: é importante ressaltar que as amostras obtidas pelas técnicas não probabilísticas não permitem a inferência sobre o universo, pois nesses casos é desconhecido o erro cometido na escolhas dos elementos.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Ao realizar uma pesquisa quantitativa, o pesquisador deverá decidir com os objetivos da pesquisa se esta pesquisa será um censo ou se será realizada por amostragem. Ao optar pelo censo, o pesquisador deverá analisar as suas características, vantagens e desvantagens.
Os itens relacionados abaixo apresentam situações na qual é apropriado o uso do censo. Analise cada um das situações, assinalando (V) verdadeiro ou (F) falso, e marque em seguida a opção de resposta que representa a correta sequência dos itens:
(   ) Quando a população for grande.
(   ) Da ordem de dezenas, faça uma amostra.
(   ) Da ordem de centenas o custo é baixo, faça um censo.
(   ) Quando a população é grande e os custos de um censo e da amostra forem equivalentes.
(   ) Se o projeto exigir precisão absoluta.
	
	
	
	F - V - F - V - F
	
	
	V - V - F - F - V
	
	
	V - V - F - F - F
	
	
	F - F - V - F - V
	
	
	F - F - F- V - F 
	
	
	
	
		
	
		8.
		Uma das vantagens da amostragem está baseada na premissa de que há similaridade suficiente entre os elementos de uma população, de tal forma que uns poucos elementos representarão adequadamente as características de toda a população. (MATTAR, 2008, p. 128.) Com base na premissa enunciada, julgue as seguintes asserções: Para o autor, os resultados de medições obtidos na amostra da pesquisa são precisos, PORQUE correspondem aos resultados que seriam obtidos se medíssemos toda a população. A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
Explicação:
Toda pesquisa quantitativa, com abordagem estatística precisa atender a um público-alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com a metodologia. Esse público-alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato, os integrantes de uma casa etc. A população também pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações. Esta população pode ser representada por uma amostra. Cujo os modelos estatísticos pontuam quantitativamente. 
	
	Gabarito Coment.