Buscar

SIMULADO Constitucional III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO III – DIREITO CONSTITUCIONAL
01. As garantias constitucionais do contraditório e ampla defesa, com os meios e recurso a elas inerentes, são assegurados:
a) aos litigantes, somente em processos judiciais.
b) aos litigantes, em todos os processos judiciais e em alguns processos administrativos.
c) aos litigantes, somente em processos judiciais ou administrativos de natureza criminal.
d) aos litigantes, em quaisquer processos, administrativos ou judiciais.
02. Assinale a opção correta quanto ao Mandado de Segurança:
a) É assegurado para proteger direito líquido e certo, ainda que passível de ser amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
b) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado através de partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos seis meses, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
c) O mandado de segurança poderá ser: repressivo, quando se tratar de uma ilegalidade já cometida; ou preventivo, quando o impetrante demonstrar justo receio de sofrer uma violação de direito líquido e certo por parte da autoridade impetrada.
d) O prazo para impetração do mandado de segurança é de cento e vinte dias a partir da data da ocorrência do ato a ser impugnado.
03. São direitos sociais, de acordo com a Constituição Federal:
a) a educação, a saúde, a proteção à maternidade e à infância.
b) o trabalho, a previdência social, a anistia e o salário família.
c) a moradia, o lazer, a segurança e o habeas corpus.
d) o salário mínimo, as férias e a assistência aos desamparados.
04. O remédio constitucional voltado à proteção de direito líquido e certo referente à liberdade de locomoção é:
a) A Ação Civil Pública. 
b) A Ação Popular.
c) O Habeas Corpus. 
d) O Mandado de Injunção.
e) Mandado de Segurança.
05. Marque a assertiva correta: a) Qualquer pessoa natural é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe.
b) O mandado de segurança coletivo não pode ser utilizado para a proteção de direitos que nascem de uma relação jurídica em que o bem é divisível e pertence a um grupo de pessoas determinadas.
c) A legitimidade passiva no âmbito do mandado de injunção se concentra nos órgãos públicos que deveriam zelar pela aplicabilidade da norma, sendo vedada a impetração contra entidades de direito privado.
d) São passíveis de figurar no pólo passivo do habeas data, unicamente, as instituições públicas, da administração direta e indireta, que tenham registros de dados de cidadãos.
06. Considere as seguintes afirmações sobre os direitos sociais:
I – A exegese literal das cláusulas pétreas indica que esses direitos fazem parte do núcleo constitucional intangível conforme texto da nossa Constituição.
II – São direitos que exigem do Poder Público uma atuação positiva como uma forma de implementação da igualdade social dos hipossuficientes.
III – A teoria da reserva do possível defende a possibilidade de um ativismo judicial no que tange a esses direitos para que haja uma irrestrita implementação pela via judicial.
IV – Afirma-se que para sua maior efetividade a Emenda Constitucional nº 31/2000, atentando para um dos objetivos fundamentais da nossa República, criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.
Estão corretas SOMENTE as afirmações:
a) I e III		
b) I e IV
c) I, II e III		
d) II e IV
e) II, III e IV
07. Não constitui fundamento da República Federativa do Brasil:
a) a soberania.
b) a cidadania.
c) a dignidade da pessoa humana.
d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
e) a liberdade de expressão.
08. Em relação às garantias constitucionais, é CORRETO afirmar que:
a) O direito de certidão e o direito de petição são garantias exercidas pelos cidadãos perante a jurisdição para defesa de seus direitos fundamentais.
b) O Mandado de Segurança é garantia constitucional que exige esgotamento da via administrativa antes de ser impetrado.
c) A ação popular pode ser movida por pessoas jurídicas.
d) O Mandado de Segurança individual pode ser impetrado por pessoas jurídicas.
09. Pessoa que se exime de prestar serviço militar, alegando motivo de crença religiosa e se recusa a prestar serviços alternativos previstos em lei:
a) É privado de direitos políticos.
b) É privado de direitos sociais.
c) Tem todos os seus direitos e garantias constitucionais suspensos.
d) Não pode sofrer nenhuma espécie de privação, em razão da previsão constitucional da escusa de consciência.
10. Nos termos da Constituição, assinale a alternativa correta:
a) é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, nos termos da lei.
b) é assegurado o direito de resposta, além da indenização por dano material, exclusivamente.
c) garantido o direito de herança, somente quando não lhe seja mais favorável a lei pessoal do de cujus.
d) livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
11. Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, em conformidade com a Constituição Federal, é INCORRETO dizer:
a) Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
b) As duas únicas hipóteses de prisão civil por dívida admitidas no Direito Brasileiro são a do devedor de alimentos, em caso de inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia, e a do depositário infiel.
c) Ninguém poderá ser preso senão por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar , definidos em lei.
d) São gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
e) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
12. Assinale a opção correta no contexto dos direitos e das garantias fundamentais:
a) O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da prevalência dos direitos humanos, por isso, o exercício concreto de direitos fundamentais pode servir para eximir o cumprimento de um dever ou obrigação nascida ou em decorrência de normas constitucionalmente inseridas no sistema jurídico.
b) Apenas com o processo de redemocratização do país, implementado por meio da Constituição de 1946, é que tomou assento a ideologia do Estado do Bem-Estar Social, sob a influência da Constituição Alemã de Weimar, tendo sido a primeira vez que houve inserção de um título expressamente destinado à ordem econômica e social.
c) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, não cabe a impetração de mandado de segurança objetivando assegurar direito líquido e certo à insubmissão a certa modalidade de tributação, na hipótese de o ato coator apontado se confundir com a própria adoção de medida provisória.
d) O habeas data, que serve de garantia ao direito de acesso a informações, é prerrogativa das pessoas físicas e não jurídicas, sendo de competência, a depender da entidade governamental violadora, do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça.
e) Os sigilos de correspondência e das comunicações telegráficas poderão ser restringidos nas hipóteses de decretação de estadode defesa e de sítio, desde que se observe a devida reserva de jurisdição.
13. Sobre direitos fundamentais, assinale a única alternativa CORRETA:
a) os crimes definidos em lei como crimes hediondos, nos termos da jurisprudência do STF, podem ser objeto de anistia, quando ela for concedida em decretos de anistia coletiva.
b) nos termos da Constituição Federal, a extradição de brasileiro naturalizado em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes só poderá ocorrer se o crime tiver sido cometido antes da naturalização.
c) se a aquisição, por brasileiro nato, de outra nacionalidade não decorrer de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira, será declarada a perda da nacionalidade brasileira.
d) nos termos da Constituição Federal, não há impedimento para que o cargo de Ministro das Relações Exteriores seja ocupado por brasileiro naturalizado.
14. Considerando os direitos e garantias fundamentais expressos na Constituição Federal, assinale a alternativa CORRETA:
a) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, sendo vedadas limitações de qualquer natureza.
b) As entidades associativas, independente de autorização, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.
c) As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, ambos os casos, o trânsito em julgado.
d) A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei penal do de cujus.
e) Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo de 30 dias, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança do Estado.
15. A ordem constitucional considera objetivo fundamental da República Federativa do Brasil:
a) a erradicação da pobreza.
b) a proteção ao Estado Democrático de Direito.
c) a prevalência dos direitos humanos.
d) a defesa da soberania.
16. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais:
a) são normas ditas programáticas.
b) têm aplicação imediata.
c) são normas de eficácia contida.
d) dependem, conforme o caso, de regulamentação.
17. Em relação aos direitos fundamentais, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os direitos fundamentais, consagrados na Constituição brasileira de 1988 são absolutos.
b) Somente são considerados direitos fundamentais aqueles expressos na Constituição de 1988.
c) Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos podem ingressar no direito brasileiro, com força normativa equivalente às emendas constitucionais.
d) As normas definidoras de direitos fundamentais dependem sempre de regulamentação infraconstitucional para se tornarem aplicáveis, nos termos da Constituição de 1988.
18. O princípio da inviolabilidade da casa, segundo o qual ninguém nela pode penetrar sem o consentimento do morador, é excetuado na seguinte hipótese:
a) para prestar socorro ou, durante o dia, por determinação judicial.
b) em caso de flagrante delito ou, em qualquer período, horário, por determinação judicial.
c) em caso de desastre ou, em qualquer período, horário, por determinação judicial.
d) na vigência do estado de defesa, em qualquer ponto do território nacional.
19. A Constituição Federal NÃO assegura gratuidade para a obtenção de:
a) registro civil de nascimento, aos reconhecidamente pobres.
b) certidão de óbito, aos reconhecidamente pobres.
c) assistência judiciária, aos que comprovarem insuficiência de recursos.
d) assistência religiosa, aos que comprovarem insuficiência de recursos.
20. A liberdade de reunião pacífica, sem armas, em locais abertos ao público, e desde que não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local:
a) está condicionada à autorização prévia da autoridade competente, caso programada para município com mais de um milhão de habitantes.
b) independe de autorização, mas exige prévio aviso à autoridade competente.
c) na vigência do estado de defesa, não poderá sofrer restrições caso não exercida no seio de associação profissional.
d) na vigência do estado de sítio, poderá ser suspensa por decisão do Conselho da República e do Senado Federal.
21. O sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas e telefônicas:
a) não poderá sofrer durante a vigência do estado de sitio, mas poderá sofrê-las na vigência do estado de defesa, mediante prévia autorização do Conselho da República.
b) é inviolável, quanto à correspondência, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
c) não poderá sofrer restrições durante a vigência do estado de defesa, mas poderá sofrê-las durante a vigência do estado de sítio.
d) é inviolável, quanto às comunicações telefônica, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal.
22. Não é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, como expressamente previsto na Constituição
a) construir uma sociedade livre, justa e solidária.
b) erradicar o analfabetismo e a fome.
c) garantir o desenvolvimento nacional e erradicar a pobreza.
d) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
e) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
23. Dentre os princípios fundamentais da Constituição brasileira é previsto expressamente como fundamento da República a:
a) proporcionalidade.
b) imunidade recíproca dos entes federados.
c) moralidade.
d) dignidade da pessoa humana.
e) defesa do consumidor.
24. São remédios constitucionais de caráter preventivo e repressivo simultaneamente:
a) Habeas Corpus, Mandado de Injunção e Ação Popular.
b) Mandado de Segurança, Habeas Data e Mandado de Injunção.
c) Ação Popular, Habeas Corpus e Mandado de Segurança.
d) Mandado de Injunção, Ação Popular e Habeas Data.
25. O mandado de segurança coletivo foi previsto na Constituição de 1988 para permitir que as pessoas jurídicas defendam o interesse de seus membros ou da própria sociedade, evitando-se a multiplicidade de demandas idênticas e consequente demora na prestação jurisdicional. Ele poderá ser impetrado por partido político:
a) com representação em ambas Casas do Congresso Nacional e por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses da entidade ou de seus associados.
b) com representação no Congresso Nacional e por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
c) com representação no Congresso Nacional e por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, em defesa dos interesses próprios.
d) ou representação no Congresso Nacional e por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, em defesa dos interesses próprios e de seus membros ou associados.
26. Assinale um dos requisitos essenciais para a propositura do mandado de injunção:
a) ser eleitor.
b) inviabilização de exercício do “munus público”.
c) retificação de dados sobre a pessoa do impetrante.
d) ausência de norma regulamentadora de previsão constitucional.
27. Independência nacional, prevalência dos direitos humanos, repúdio ao terrorismo e ao racismo, dentre outros, constituem:
a) valores supremos do Estado democrático de direito.b) fundamentos da República Federativa do Brasil.
c) princípios de regência do Brasil, em suas relações externas.
d) valores políticos do Estado brasileiro.
28. A CF assegura aos presos o respeito à integridade física e moral, além de declarar expressamente que ninguém poderá ser submetido à tortura ou a tratamento desumano ou degradante. Para adotar estas normas de eficácia, além de cominação de penas, a Carta Política preordena várias garantias penais apropriadas, dentre as quais podemos citar:
a) a obrigação da autoridade policial de informar ao preso seus direitos, inclusive o de permanecer calado.
b) o direito à identificação dos responsáveis por sua prisão, garantindo, entretanto, o anonimato aos responsáveis pelo interrogatório.
c) não ser levado à prisão ou nela mantido, desde que a lei admita a liberdade provisória sem fiança, apenas.
d) a comunicação da prisão à autoridade competente e à família ou pessoa indicada pelo preso, podendo o local onde se encontre ser mantido em sigilo.
e) nenhuma das alternativas é correta.
29. A prevalência dos direitos humanos:
a) é norma que depende ainda da assinatura e ratificação do Protocolo Facultativo do Pacto sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, uma vez que a Constituição nada estabelece sobre a matéria.
b) é princípio que rege as relações internacionais da República Federativa do Brasil.
c) somente poderá ser cogitada como princípio constitucional se as autoridades brasileiras adotarem a federalização dos crimes contra os direitos humanos.
Gabarito:
	01. D
	02. C
	03. A
	04. C
	05. C
	06. D
	07. E
	08. D
	09. A
	10. D
	11. C
	12. C
	13. D
	14. D
	15. A
	16. B
	17. C
	18. A
	19. D
	20. B
	21. D
	22. B
	23. D
	24. C
	25. B
	26. D
	27. C
	28. A
	29. B

Outros materiais