Buscar

PRÉ PROJETO (1)

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESSOA IDOSA NO BRASIL 
Nome acadêmico (a) Dayse Oliveira Rodrigues RA - 9932535770
Nome do Professor Tutor à Distância- Ana Maria Espindola
Lauro de Freitas/Ba
2017
�
Tema
Avaliação das Políticas de Saúde para Idosos no Brasil: Análise do Atendimento ao Idoso nas Unidades de Saúde da Família, na Bahia.
Justificativa
Esse trabalho é de grande relevância, por se tratar de uma pesquisa cujos dados, servirão de base para futuros projetos de melhoria da saúde pública no país, dirigida às pessoas que dela necessitam, e principalmente, ao idoso no Estado da Bahia. Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos na época era de 23 milhões, chegando em 2015 com 64 milhões e, com previsão de que em 2050, um terço da população brasileira seja de idosos.
Problema
A escolha do tema se deu, após o estudo das disciplinas oferecidas no semestre, bem como assistindo aos telejornais, falando sobre o envelhecimento da população brasileira. Daí surgiu a curiosidade sobre a política de saúde dirigida à população e ao idoso, e o seu custeio, visto que, antes da Constituição de 1988, só tinham direito ao atendimento no SUS, os trabalhadores cadastrados, depois da promulgação da Constituição de 1988, também chamada de Constituição cidadã, todos os brasileiros, sem distinção alguma, passam a ter direito ao atendimento pelo SUS. Mesmo tendo esse direito garantido por lei, boa parte dos brasileiros preferiam pagar por um plano privado de saúde, mas com a nova crise financeira e política no Brasil, e com o grande crescimento do desemprego, essas pessoas desempregadas, bem como, as pessoas com 60 anos ou mais, foram obrigadas a sair da saúde privada, indo para a saúde pública, pois esses planos dobram de preço quando se trata de pessoa idosa. Daí surgiu a pergunta, há saúde para todos? há tratamento de qualidade e eficaz para o idoso? e o custeio vem de onde?
Bibliografia
ALCANTARA, L. da Silva - Políticas sociais para idosos: algumas reflexões a partir do ... - Uel. Disponível em:
www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/download/14022/11833
Atribuições e Competências dos Assistentes Sociais na Saúde - CFESS
www.cfess.org.br/.../Parametros_para_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude_-_...
BIEGER, Jessica; SILVA, Lais Santos; FRITZKE, Claudia Cristina Wagner; CARON, Manuela Richetti. O Envelhecimento (como) expressão da Questão Social e ... - cress sc. Disponível em: 
cress-sc.org.br/wp-content/.../O-envelhecimento-como-expressão-da-questão-social.p...
BRAVO, Maria Inês de Souza – A Política de Saúde no Brasil. Disponível em:
www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-5.pdf
Envelhecimento no Brasil - Secretaria de Direitos Humanos
www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/.../DadossobreoenvelhecimentonoBrasil.pdf
ENVELHECIMENTO populacional: conquistas e desafios – Fonte: Resumo Executivo. Publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, Nova York e pela HelpAge Internacional, Londres, 2012). Disponível em:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sas/sas-noticias/14910-1-de-outubro-dia-nacional-e-internacional-do-idoso
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - IBGE :: Instituto ...
https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id...40
RAIMUNDO, Fabrícia -Serviço social na área de internação hospitalar: a relação do ... Disponível em:
tcc.bu.ufsc.br/Ssocial288642
SANTOS, Nayane Formiga; SILVA, Maria do Rosário de Fátima e – Políticas Públicas voltadas ao Idoso: melhoria da qualidade de vida ou privatização da velhice. Disponível em: 
www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/130/97
SPOSATI, Aldaíza - Proteção social e seguridade social no Brasil - scielo.br. Disponível em:
www.scielo.br/pdf/sssoc/n116/05.pdf

Continue navegando