Buscar

A identidade de nós mesmos

Prévia do material em texto

A identidade de nós mesmos
Wim Wenders
Você vive como pode viver.
Você é quem você é.
A palavra identidade lembra calma, conforto e satisfação.
Identidade: de uma pessoa, de uma coisa, de um lugar.
O que é identidade? 
- conhecer o seu lugar?
- conhecer o seu valor?
- saber quem você é?
- Como você reconhece essa identidade?
Nós criamos uma imagem e tentamos nos parecer com ela.
É isso que chamamos de identidade? 
A reconciliação entre a IMAGEM que criamos de nós mesmos e nós mesmos? Mas quem seria esse “nós mesmos”?
Estamos em constante mudanças, tudo muda e muito rápido, sobretudo as IMAGENS.
Itens para o debate sobre o filme “A identidade de nós mesmos”, de Wim Wenders.
1. Liste as questões levantadas nos primeiros primeiros minutos do filme: tente respondê-las.
O que é identidade? 
- conhecer o seu lugar?
- conhecer o seu valor?
- saber quem você é?
- Como você reconhece essa identidade?
No início do filme a afirmação “você é quem você é” aparece em letras maiúsculas enfatizando o significado de identidade. Para o dicionário Michaelis, são as características próprias de uma pessoa que a distingue das outras. Segundo Wenders, “criamos uma imagem e tentamos nos parecer com ela”, porém estamos em constante mudança dessa imagem. Com o advento da tecnologia eletrônica e digital, as imagens se modificam rapidamente e nada mais é original, tudo é cópia.
 Ou seja, somos diversas imagens de nós mesmos em constante mudança, refletindo tanto fisicamente, quanto emocionalmente. Ao mesmo tempo, a identidade das coisas, tem a ver com atração, pois o que hoje pode ser objeto de desejo, em um futuro próximo pode deixar de ser, e algo considerado “novo” surge para tomar o lugar da vez.
Já a identidade de lugar, faz com que tenhamos que nos adaptar ao lugar em que vivemos quase que diariamente, ao mesmo tempo que as outras pessoas que convivemos também estão em constante aperfeiçoamento de suas “imagens”. 
2. Qual a relação entre imagem, identidade e moda?
A moda propõe imagens e assim possibilita que cada indivíduo construa sua própria imagem, representando sua própria identidade. 
 
3. Quais são as contradições/confluências entre moda e identidade?
A moda muitas vezes é temporal, já a identidade é carregada com o indivíduo ao longo de sua vida. Ao mesmo tempo, há a confluência entre moda e identidade, pois determinadas épocas são revividas constantemente.
4. O diretor fala da conexão entre moda e cinema. Desenvolva um parágrafo comentando essa conexão.
 
Segundo Wenders o cinema é um estilo de vida, motivado pela curiosidade. A moda pode ser entendida desta forma também, pois o vestuário segundo Yamamoto é pensar em si mesmo, como vivem suas próprias vidas. Ele descreve o que sentiu ao usar uma camisa e um paletó feitos pelo Yamamoto, como algo novo e velho ao mesmo tempo, não pela aparência e sim pela essência. A moda e o cinema tem em comum o olhar daquele que “dirige” a obra, ou seja, o indivíduo expressivo que tem uma mensagem e sua própria maneira de transmiti-la.
5. Pesquise o trabalho de A. Sander, comentado no filme. Qual a relação desse trabalho com a questão da identidade? E da moda?
	August Sander foi um fotógrafo alemão pioneiro que retratou por 40 anos retratos de centenas de cidadãos alemães e os categorizou por tipo social e ocupação. Este trabalho se relaciona diretamente com identidade e moda, pois trata exatamente das características de cada indivíduo e como se distinguem uns dos outros. 
Referências
Dicionário Michaelis. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=vkAAV> Acesso em: 11 de Setembro de 2018.

Continue navegando