Buscar

ESTIMULAÇÃO DO EQUILÍBRIO E SALTO EM CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE- ESTIMULAÇÃO DO EQUILÍBRIO E SALTO EM CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS
Grupo de trabalho: FISIOTERAPIA.
Palavras-chave: Estimulação, equilíbrio, salto, criança. 
Introdução: 
As crianças nesta idade, já não se apoia nas postas dos dedos do pe, e com isso consegue brincar de pular corda, amarelinha, e andar sobre fitas. Pois nessa idade a crinca ela já tem o controle de frear melhor e maior agilidade.
O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade. Para a realização de tais habilidades o organismo utiliza o aparelho vestibular localizado próximo ao ouvido humano que funciona não para ouvir e sim para equilibrar o organismo.Criança nesta idade pula de alturas diversas, já consegue andar de bicicleta, jogar bola, chutar e catar a bola.
Para estimular o equilíbrio e o salto em crianças existem diversas brincadeiras que podem ser feita em casa e na escola com; pular corda, andar no elástico e pular amarelinha. Outros estímulos podem ser dados a criança como a ginastica rítmica, aonde no só estimula o equilíbrio, e sim o salto, a flexibilidade e concentração 
Exemplos de como brinca com a criança para estimular salto e equilíbrio:
Pular corda:  capacidade de equilíbrio, além da sua visão espacial. Pular corda requer desejo e força, mas também estar consciente da quantidade de pulos que podem dar, tanto em altura como no ritmo desejado. Também se requer equilíbrio para não perder o ritmo enquanto vai pulando ao som de canções ou do ritmo em questão. 
Andar entre fitas: Cole duas linhas de fitas coloridas no chão para simular uma barra de equilíbrio. Nas primeiras tentativas, posicione as fitas numa distância de quinze centímetros para que a criança tenha uma margem maior, Em seguida, para aumentar o nível de dificuldade, deixe apenas 10 centímetros entre elas. A criança deve andar no espaço livre entre as fitas e, se encostar-se a uma delas, deve voltar ao início do caminho. Quando a criança superar esse desafio, coloque uma barra de madeira no chão. Para evitar possíveis acidentes, coloque almofadas ou colchonetes dos lados para que a criança não se machuque se cair.
Amarelinha: Essa tradicional brincadeira é um maravilhoso exercício para melhorar o equilíbrio das crianças e passar um momento divertido em família. Desenhe a amarelinha com linhas ou giz e desafie seu filho a pular em todas as casas em um pé só. Você pode fazer variações dessa brincadeira: pular alguma das casas, pegar uma pedra posicionada em uma delas, etc. Use sua criatividade junto com seu filho.

Mais conteúdos dessa disciplina