Buscar

Sistema Endócrino - Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino – Fisiologia
Aula dia 14/03/2018: Hipotálamo e Hipófise
O sistema endócrino é constituído por um grupo de órgãos (ou glândulas) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sanguínea. Os hormônios são responsáveis pelo controle da maioria das funções biológicas, atuando em tecidos alvos ligando-se a receptores específicos. Esse sistema, juntamente com o sistema nervoso, atua na coordenação e regulação das funções corporais, onde são interligados pelo hipotálamo que regula a atividade da hipófise.
As principais glândulas endócrinas são: hipotálamo, hipófise ou glândula pituitária, glândula tireoide, glândula paratireoides, glândulas suprarrenais ou adrenais, glândula pineal, ilhotas de Langherans e gônadas (femininas e masculinas). 
OBS: A adenohipófise produz e secreta hormônios enquanto a neurohipófise apenas secreta.
Hipotálamo:
O hipotálamo é uma porção do diencéfalo que se localiza abaixo do tálamo e acima da hipófise. Esse órgão está relacionado com a regulação da temperatura corpórea, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções. Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades, controlando a secreção hipofisária, produzindo oxitocina e ADH (antidiurético) que são armazenados pela hipófise.
As células neurosecretoras hipotalâmicas estimulam a produção de hormônios na adenohipófise, sendo responsável também por enviar hormônios prontos a neurohipófise.
OBS1: A insulina atua no hipotálamo inibindo a fome e promovendo a saciedade. 
OBS2: O núcleo paraventricular é considerado o relógio mestre, ou seja, é quem controla os níveis hormonais e qual sua concentração durante o dia, sabendo o momento exato de liberar cada um.
Hormônios secretados pelo hipotálamo:
*Hormônio Liberador de Tireotrofina (TRH): foi um dos primeiros hormônios a ser descoberto, sendo sintetizado a partir do pré-pró-TRH (242AA). Schally isolou hipotálamos suínos através do método de cromatografia e viu que o TRH (h. hipotalâmico) tem a capacidade de aumentar o TSH (h. tireotrófico estimulante) e Prl (prolactina). 
*Hormônio Liberador de Corticotrofina (CRH): é um hormônio peptídico (41AA). A partir de um experimento através do hipotálamo de ovinos descobriu-se que o CRH aumentava a produção de ACTH (seus receptores específicos se encontram no córtex da suprarrenal, que irão se ligar e produzirão as enzimas esteroidogênicas). 
OBS: Enzimas esteroidogênicas são capazes de metabolizar o colesterol em moléculas intermediárias e gerar o cortisol.
*Hormônio Liberador de Gonadotrofina (GnRH): é um decapeptídeo. Foi isolado a partir de hipotálamos suínos e aplicou o extrato hipotalâmico em uma fêmea de coelho, descobrindo a capacidade de estimular o LH e FSH (até a chegada da puberdade são produzidos em pequenas quantidades). 
*Hormônio Liberador do Hormônio de Crescimento (GHRH): é sintetizado a partir do pré-pró-GHRH, existindo três isoformas (37, 40, e 44AA) onde todos apresentam a mesma atividade biológica (liberação de GH). O experimento foi realizado a partir do hipotálamo de ratos e injetaram o conteúdo em um outro animal, com isso perceberam o aumento da produção de GH (ativa uma via de sinalização específica no fígado fazendo com que seja produzida o hormônio IGF que vai para o sangue agindo em vários tecidos).
OBS: Com o IGF o GH atua de forma indireta onde age em outros tecidos, porém pode também atuar de forma direta.
*Hormônio Inibidor da Liberação do Hormônio de Crescimento (GHRIH): é um hormônio pan-inibitório sendo capaz de inibir a liberação de GH, TSH, Insulina e Glucagon, sendo também chamado de somastostatina. A forma S-14 é predominante no cérebro enquanto a S-28 é predominante no TGI, sendo capazes de promover as mesmas ações inibitórias.
*Fator Inibidor da Liberação de Prolactina (PIF): também conhecido como dopamina, uma amina biogênica, tendo como uma de suas funções inibir a prolactina. Ela tem acesso a adenohipófise através do sistema porta hipotálamo-hipófise atuando nos lactotrofos que se encontram na adenohipófise.
*Oxitocina: é composto por 9AA, sendo produzido pelo hipotálamo e secretado pela neurohipófise. É produzido especificamente no Núcleo Supraótico e Núcleo Paraventricular do hipotálamo. Atua através da interação com receptores específicos OXTR-1 e 2. Possui diversas funções, sendo: parturição (provocando a contração da musculatura lisa uterina), lactação (promovendo a ejeção do leite materno), reprodução (auxiliando a sucção do sêmen pelo aparelho reprodutor feminino ao estimular as contrações miometriais; leva a formação de pares e estimula o desejo sexual), desenvolvimento do comportamento materno (proteger a prole) e estabelecimento do comportamento paterno. É conhecida como hormônio do amor, sendo capaz de afetar a cognição social.
OBS: Além de induzir o parto normal, pode ser utilizado no parto cesáreo ajudando nas contrações, para evitar hemorragias, etc.
Hipófise:
Pode ser dividida em adenohipófise e neurohipófise.
A neurohipófise não produz hormônio, eles são feitos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotálamo, e estes são transportados pelos axônios das células nervosas em direção à hipófise posterior e, com isso, é secretado oxitocina e ADH.
A adenohipófise secreta os hormônios adrenocorticotrófico (ACTH), tireoestimulante (TSH), de crescimento (GH), folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH) e prolactina. Através da conexão vascular da hipófise anterior com o hipotálamo, o hipotálamo integra sinais estimulatórios e inibitórios centrais e periféricos para os tipos fenotipicamente distintos de células da hipófise.

Outros materiais