Buscar

Clarificação e secagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clarificação e secagem
8) como se da o processo de clarificação? Explique as diversas formas de filtração
Consiste em adicionar um produto clarificante (orgânico ou mineral), que por adsorção eletrostática tem a capacidade e coagular, flocular e arrastar as partículas em suspensão.
Filtros de placa e quadro: são equipamentos abertos, precisam de grande mão-de-obra e geram tortas mais desidratadas.
Filtros fechados: possuem placas horizontais ou verticais, são de difícil manuseio e são aplicados a células patogênicas e em pequenos volumes de suspensão.
Filtro rotativo a vácuo: é utilizado na clarificação de grandes volumes de suspensões microbianas. Este filtro é formado por um tambor onde a pressão no interior deste é reduzida e promove a filtração, que gera uma fina camada compacta de biomassa e auxiliar chamada de torta. Essa torta é lavada, desidratada e raspada. A lavagem serve para remover o meio contendo soluto dos poros do bolo e remover a molécula-alvo associada às células contidas na torta.
9)explique os fatores que afetam a filtração e como podem ser solucionados
Viscosidade: deve ser inversamente proporcional à razão da filtração. Em uma determinada fase liquida, a alta viscosidade pode ser reduzida diluindo-se com um solvente de baixa viscosidade, consequentemente, melhorando a velocidade de filtração.
Temperatura: Em grande parte dos líquidos, por exemplo, o aumento de temperatura provoca certo decréscimo da viscosidade, dando maior eficiência na filtração
Tamanho da partícula: é de extrema importância no dimensionamento de um filtro e dela depende o ciclo de operação, pois a velocidade média de filtração para uma dada quantidade de filtrado ou de torta é inversamente proporcional ao quadrado da espessura da torta no final da filtração. Deve-se reduzir o tamanho da partícula para uma melhor filtração.
 Concentração de sólidos: Teoricamente, o tempo necessário para se depositar uma dada massa de sólido varia inversamente com relação entre massa de sólidos e do filtrado. Geralmente, para resultados com melhores taxas de filtração, principalmente para filtros a vácuo, utilizam-se suspensões com maiores concentrações de sólidos.
meio filtrante: deve-se manter o compromisso entre a abertura do tecido e o tamanho da partícula, de modo que possa encontrar um tecido com abertura suficiente para evitar entupimentos e, concomitantemente, vazamentos excessivos de partículas finas
10) importância da secagem. Explique as formas de transferência de calor. De exemplos de equipamentos utilizados em cada caso. Quais os pontos a serem considerados durante a secagem?
O processo de secagem tem por objetivo aumentar a estabilidade do produto por meio da diminuição do teor de umidade, reduzindo o peso do produto e também criando condições desfavoráveis para o crescimento microbiano no mesmo.
secagem natural: consiste em expor a matéria-prima por longos períodos à radiação solar e sob condições climáticas de temperaturas relativamente altas, ventos com intensidade moderada e baixas umidades relativas.
Secagem estacionária: consiste basicamente em se forçar o ar através de uma massa de produto que permanece sem se movimentar. Exemplo: secador estacionário.
Secagem de fluxo contínuo: O método contínuo consiste em fazer passar o produto uma só vez pela câmara de secagem, de tal forma que entrem úmidos no topo e saiam secos na base do secador. Para isso é necessário que se eleve muito a temperatura do ar de secagem ou se retarde o fluxo do produto dentro da câmara de secagem.  Exemplo: secador de fluxo contínuo
Secagem de fluxo intermitente: o produto é submetido à ação do ar aquecido na câmara de secagem a intervalos de tempo, permitindo a homogeneização da umidade e resfriamento quando o mesmo está passando pelas partes do sistema onde não recebam ar aquecido. Exemplo: secador de fluxo intermitente
11) explique liofilização, qual importância, como é feita e sua aplicabilidade
Liofilização (criodesidratação ou criosecagem) é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. É um processo de estabilização, no qual uma substância é previamente congelada e então a quantidade de solvente (geralmente água) é reduzida, primeiro por sublimação e posteriormente por dessorção, para valores tais que impeçam atividade biológica e reações químicas; e passam pelos processos de congelamento inicial, secagem primária e secagem secundária.
Congelamento do produto: Ao se congelar uma solução, a água transforma-se em gelo num grau variado, porém de alta pureza
Desidratação primária: Na secagem primaria à água é removida por sublimação que ocorre sob vácuo e com a adição de calor.
Desidratação secundária: Também chamada de dessorção, ocorre depois que todo gelo já foi eliminado do alimento, mas o alimento continua retendo certa quantidade de água líquida e para obtenção de um produto estável o conteúdo de umidade deve ser reduzido por evaporação ou dessoração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando