Buscar

Espectroscopia de massa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Espectroscopia de massa
Espectroscopia de massas é uma técnica analítica extremamente valiosa em que moléculas em uma amostra são convertidas em íons em fase gasosa; os íons são subsequentemente separados no espectrômetro de massas de acordo com sua razão entre a massa e a carga.
Em espectrometria de massa, um método de ionização que pode ser usado é a ionização química, que faz uso de um ácido em fase gasosa para protonar o analito e formar um íon molecular.
Em geral a análise de um composto compreende as etapas:
(i) a introdução da amostra podendo exigir ou não o preparo da amostra,
(ii) a ionização das moléculas de interesse, analito,
(iii) a passagem por um analisador de massas que separa os íons formados de acordo com a razão m/z,
(iv) o detector que contabiliza os íons e transforma o sinal em corrente elétrica e
(v) o processador que converte a magnitude do sinal elétrico em razão m/z ocorrendo a aquisição de um espectro de massas correspondente.
Na espectrometria de massas, um composto é ionizado, os íons são separados de acordo com sua razão massa/carga e o número de íons representando cada razão é registrado em um espectro.
Os mecanismos de fragmentação molecular na espectrometria de massas dependem DO TIPO de ionização da fonte do espectrômetro.
O pico do íon molecular corresponde à massa do fragmento mais estável da molécula. 
Na técnica do impacto de elétrons, o equipamento bombardeia moléculas da amostra na fase de vapor com um feixe de elétrons de alta energia e registra o resultado como um gráfico contínuo cujo valor máximo no eixo y corresponde à massa molecular da substância analisada. 
Os picos de massas podem ser produzidos por rearranjos ocorridos com fragmentos menos estáveis da amostra.
O espectrometria de massa é uma técnica utilizada para determinar a massa molecular de substâncias químicas. A metodologia baseia-se na emissão de um feixe de elétrons, a fim de isolar os elétrons da amostra; esses elétrons serão acelerados utilizando placas elétricas, onde através de um campo magnético será proporcionado o desvio. Esse desvio será medido por um detector. Elementos de massa maior possuem menor desvio; elementos de massa menor possuem maior desvio. Por fim, é plotado um gráfico massa/carga (M/Z) x abundância relativa.
Na espectroscopia de massas, a determinação de estrutura de fármacos ocorre de acordo com uma série de fragmentos ionizados gerados por meio de um bombardeamento da molécula vaporizada.

Outros materiais