Buscar

Apol Avaliação Educação e Sociedade 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Avaliação , Educação e Sociedade
Considere a passagem de texto: 
 
“A implantação dos ciclos, ao prever uma organização do trabalho escolar em novas bases, supõe tratar o conhecimento como processo e, portanto, como uma vivência que não se coaduna com a ideia de interrupção, mas sim de construção, em que o aluno, como sujeito da ação, está continuamente sendo formado, ou melhor, se formando”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, S. Z. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. Estud. Av., v. 21, n. 60, São Paulo, maio-ago. 2007, s. p. 
Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e ciclos, analise as seguintes proposições:
 
I. A escola em ciclos surgiu como uma tentativa de favorecer melhorias de ensino e aprendizagem.
 PORQUE 
II. O fato de repetir ou não um ano não deve ser considerado apenas como mais uma possibilidade escolar, e sim ponto decisivo sobre o aprender mais ou aprender menos. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Avaliação , Educação e Sociedade
Atente para a seguinte citação: 
“Tendo presentes as condições prévias do processo de elaboração de um instrumento [...], devemos planejá-lo, estabelecendo uma listagem de todos os componentes essenciais dos conteúdos que o educando deveria ter aprendido. Essa lista servirá de base e orientação para a elaboração das perguntas, questões e situações-problema que comporão o instrumento que vamos construir e utilizar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. p. 352.
Conforme os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre o planejamento dos instrumentos de avaliação, analise as afirmações, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Ajudar na delimitação do tema e fornecer fontes de pesquisa faz parte do planejamento de um seminário.
II. ( ) Definir o tema e orientar a pesquisa prévia refere-se ao planejamento de um conselho de classe.
III. ( ) Elaborar uma ficha organizada prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas é parte do planejamento de um relatório individual.
IV. ( ) Selecionar os conteúdos para elaborar as questões e fazer as chaves de correção faz parte do planejamento de uma prova objetiva. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F 
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Avaliação , Educação e Sociedade
Atente para a seguinte citação: 
“Toda ação necessita de um executor, e a execução de uma ação efetiva requer um executor plenamente consciente do que está fazendo e de onde deseja chegar com sua ação. [...]. Boas intenções não bastam; são necessárias boas intenções bem executadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. p. 132. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre as ações do bom professor e do educador do futuro, relacione os elementos às suas respectivas características: 
Bom professor
Educador do futuro 
( ) É aquele que sabe desviar-se da cultura da reprovação.
( ) É aquele que sabe avaliar ensinando e ensinar avaliando.
( ) É aquele que facilita a busca e a seleção de informações.
( ) É aquele auxilia na contextualização do conhecimento com a realidade vivenciada pelos estudantes.
( ) É aquele que orienta o processo de passagem da informação para o conhecimento. 
Agora, selecione a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	B
	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	C
	1 – 2 – 2 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
	
	E
	2 – 1 – 1 – 1 – 2  
Questão 4/5 - Avaliação , Educação e Sociedade
Atente para a seguinte passagem de texto: 
“O docente deve estar atento aos progressos dos alunos procurando orientá-lo e incentivar o desenvolvimento de suas potencialidades, levando-os a atingir os objetivos propostos. As atitudes que priorizam a centralização, o controle e o autoritarismo dificultam a participação dos alunos e sua integração, tornando-os desconfiados e desmotivados. A avaliação passa a ser, então, um instrumento que gera o medo, a insegurança, inibindo a criatividade e levando, muitas vezes, a frustações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Ana Cristina Teixeira; LIMA, Criseida Alves. Avaliação como motivação para aprendizagem. <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>. Acesso em 19 abr. 2018.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida sobre as prioridades no processo de avaliação, leia as asserções a seguir:
I. Vista como processo, a avaliação sempre faz prevalecer a qualidade do desempenho sobre a quantidade de atividades realizadas.
Porque 
II. Cabe sempre dar maior ênfase ao produto do que ao processo resultante da combinação ensino-aprendizagem. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
 justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Avaliação , Educação e Sociedade
Leia a seguinte afirmação: 
“A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que ‘congela’ o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995. p. 93.
Considerando os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre as diferenças entre avaliação e verificação, analise as afirmações a seguir, que abordam tais categorias de obtenção de resultados:
I. A avaliação ocorre ao longo de todo o processo educativo enquanto que a verificação se revela, amiúde, no final de uma etapa escolar.
II. A avaliação tem natureza qualitativa e a verificação tem cunho quantitativo.
III. A verificação está associada ao modelo moderno e dinâmico, e age como instrumento pedagógico real da experiência humana.
IV. Ser democrática e diagnóstica são características da verificação. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais