Buscar

Ensino Médio e Educação Profissional


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Questão 1/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“Preocupante se torna pensar que todos os objetivos traçados para o ensino médio podem ser colocados em plano secundário em virtude da realidade pouco alentadora encontrada nas redes estaduais e municipais de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.11. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
Considerando a citação anterior e os conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024),sobre a finalidade do Ensino Médio determinada na LDB, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta :
	A	
O Ensino Médio tem, como finalidade, não somente a consolidação e aprofundamento do conhecimento acumulado ao longo do Ensino Fundamental, mas também de propiciar a continuidade dos estudos do indivíduo.
	B	O Ensino Médio tem, como finalidade, suprir as lacunas deixadas pelo Ensino Fundamental, de modo que o indivíduo tenha condições de acesso aos estudos de nível superior.
	C	O Ensino Médio tem, como única finalidade, ofertar outra modalidade de ensino independente daquilo que foi adquirido pelo indivíduo durante o Ensino Fundamental.
	D	
O Ensino Médio tem, como finalidade,propiciar ao indivíduomelhores chances de opção no Ensino Profissional, de modo que ele tenha condições futuras de escolher uma carreira no nível superior.
	E	O Ensino Médio tem, como finalidade, formar indivíduos capacitados para suprir o mercado de trabalho
Questão 2/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para trecho de texto a seguir:
“A rede federal de educação sempre foi estratégica para o governo central na efetivação das políticas públicas da educação profissional. [...] No entanto, se percebe que a essência dessas instituições permanece presente, qual seja: o oferecimento de cursos profissionalizantes que atendam as demandas do mercado, proporcionando para sociedade uma rede escolar de melhor qualidade, e que esteja formando profissionais que ocupem vagas de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 3 de out. 2018.
Tendo em vista o dado trecho de texto e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao discurso do empresariado nacional a respeito da Educação Profissional, analise as seguintes proposições:
I. O receituário empresarial para a reforma educacional foi criticado pelo DIEESE, no que diz respeito ao discurso da escassez relativa de trabalhadores qualificados
PORQUE
II. a entidade afirma que esse receituário está carregado de sentido ideológico, na direção de pressões para exigir determinadas qualificações à formação da força de trabalho.
A respeito dessas asserções, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Além da LDB/96 e do Decreto 2208/97, visando à regulamentação mais específica da educação profissional nas instituições federais, o MEC cria a portaria 646/97. Esta ação do governo faz emergir a real intenção do governo de reduzir a participação das escolas federais no oferecimento do ensino médio e a priorização da educação profissional nos níveis básico e técnico por essas instituições públicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 2 de out.2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito da versão inicial da LDB e o Ensino Profissional e Tecnológico, analise as assertivas que seguem, marcando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.( ) A versão inicial da LDB definia as diretrizes do Ensino Médio e previa a possibilidade de “preparação para o trabalho”.
II. ( ) Na versão inicial da LDB não foi abordado o Ensino Profissional e Tecnológico, deixando apenas uma possibilidade para integrar o texto final.
III.( ) O capítulo III da versão inicial da LDBdefiniu, de forma simples e pouco direta, os princípios para a educação profissional no Brasil.
IV. ( ) Embora tivesse um capítulo específico na LDB, o Ensino Profissional e Tecnológico carecia de muitas definições que não estavam presentes na lei.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – F – F
	E	F – V – F – F
Questão 4/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Conae, como espaço de discussão e deliberação coletiva, avança ao ser precedida por conferências municipais/intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal realizados ao longo do ano de 2013 e que resultaram no documento base, que incorporou as deliberações das conferências estaduais propostas ao documento referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4.<http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 8 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 em relação aos pontos que travavam a pauta de discussões da construção do PNE 2014-2024, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.( ) O desejo de uma educação de melhor qualidade e o receio do compromisso que deveria ser assumido por dez anos, perpassando vários mandatos políticos nesse período.
II. ( ) A discussão em torno do PNE residiu no fato de haver lacunas com relação às políticas de governo que prejudicariam, entre outras coisas, a expansão da oferta do ensino público e a criação de programas de formação de professores.
III.( ) Os interesses por uma educação melhor e o receio da obrigatoriedade de cumprir um compromisso que exige, na maioria dos casos, muito investimento, vontade política e desgastes com diferentes atores sociais.
IV. ( ) Pesam as discussões para um planejamento de médio prazo em um país tão acostumado a propor apenas políticas de governo de curto prazo de execução que, na maioria das vezes, são abandonadas ou desfeitas no governo seguinte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – F – F
	E	F – V – F – F
Questão 5/5 - Ensino Médio e Educação Profissional:Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“[...] Precisa-se de cursos profissionalizantes que atuem de forma mais ampla, não atendendo apenas as demandas do mercado, mas trabalhando para a formação de profissionais que possam também ser pessoas melhores, contribuindo para modificar as suas condições sociais, suas relações e atuações na sociedade, favorecendo a construção de um novo projeto de nação, menos desigual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da superação do viés assistencialista atribuído à qualificação profissional,analise as seguintes afirmativas:
I. Dentro desta perspectiva, não será possível buscar uma sociedade igualitária e equânime socialmente.
II. É necessário que a qualificação profissional vise apenas suprir a demanda do mercado de trabalho.
III. É preciso ser contrário à concepção de uma Educação Profissional economicista e dependente do processo de reprodução do capital.
IV. Para superar a visão assistencialista, a educação deve favorecer uma formação humana integral que prepare o ser para a vida em sociedade, como ser histórico e social.
Estão corretas as afirmativas:
	A	I e III, apenas.
	B	II e IV, apenas.
	C	II, III e IV, apenas.
	D	I e II, apenas.
	E	I, III e IV, apenas.