Buscar

1357085 RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EJA PRONTO 1 1054708 (1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
 POLO BOA ESPERANÇA/MG
	
MEMORIAL REFLEXIVO
ENSINO MÉDIO
ILICINEA –MG
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
 POLO BOA ESPERANÇA/MG
ANDRÉ LUÍS DE ANDRADE RU:1357085
SINEIDA APARECIDA MODESTO DE OLIVEIRA RU:1350110
MEMORIAL REFLEXIVO
ENSINO MÉDIO
Relatório Supervisionado Ensino Médio: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER
ILICÍNEA-MG
2018
SUMARIO
INTRODUÇÃO	04
i - a escola estagiada e os (as) alunos (as) dO ENSINO MÉDIO..........05 
I.1 - Concepção Pedagogica da escola	05 
I.2 - Concepção Do Pedagogo	06
II - DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO	07
II.1 - Plano de aula	08
iii - planejamento escolar	09
considerações finais	10
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como finalidade transpor sobre as atividades de docência no Ensino Médio realizados pelos alunos André Luíz de Andrade e Sineida Aparecida Modesto de Oliveira, tendo como objetivo as aulas de sociologia, a aula em si constrói uma metodologia de ensino ao aluno que adquire conhecimentos para toda a vida buscando oferecer um ensino moderno e eficiente para o aprendizado do mesmo.	Comment by CRIS: O espaçamento entre linhas utilizado em trabalhos acadêmicos deverá ser sempre o 1,5 cm.
A aula não existe sem uma metodologia e está só tem sentido de causa e consequência quando advinda de uma concepção ética. Cada professor é livre para conceber seu método de ensinar, e transmitir valores concebíveis a sua área de formação, não deixando de lado o constante exercício de criar o método, pautado na ética que se concebe, pois é a partir desta metodologia podemos chegar a satisfazer as necessidades de um sentido real as aulas.
Dentre os principais objetivos destacam-se: localizar o trabalho pedagógico na Educação do Ensino Médio, considerando a variabilidade da oferta dessa modalidade por meio da atuação de diferentes segmentos, instituições e atores sociais; conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino-aprendizagem que considera a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e de seu público; elencar aspectos relevantes à docência tendo em vista o percurso histórico da modalidade no Brasil.
	
É de grande importância a elaboração deste Estágio, pois é através dele que se têm noções de como será na prática a futura profissão de Professor, sem falar pela sua contribuição para a formação de um profissional competente, dentro de sua capacidade.
É trabalhado nesse Relatório de Estágio a identificação da escola sua concepção pedagógica, caracterização dos espaços e dos professores, suas atividades e suas reflexões e por fim seu planejamento escolar.
	
	.
	
 
A ESCOLA ESTAGIADA E OS (AS) ALUNOS (AS) DO ENSINO MEDIO	Comment by CRIS: Ficaram pendentes alguns elementos importantes para a construção de seu relatório.Em futuros trabalhos procurem seguir fielmente as instruções do manual que sempre estará disponível em seu portal/AVA.Orientações descritas na página 11 do Manual de elaboração de Relatório de Estágio disponível em seu portal/AVA.ELEMENTOS QUE DEVEM CONSTAR NA CONSTRUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE ESTÁGIO.CAPA E FOLHA DE ROSTO (modelo no final deste documento) SUMÁRIO INTRODUÇÃODESENVOLVIMENTO deve ser substituído por outro que representa o trabalho realizado como, por exemplo: A ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA).IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADACONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃODESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOCARACTERIZAÇÃO ESTRUTURALCARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADACARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADAPERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADODESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES OBSERVADAS/ REALIZADASDESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO MINISTRADAS/OBSERVADAS
O estágio foi realizado no ENSINO MEDIO na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, situada á Rua 12 de Outubro, número 198, no bairro Centro, CEP 37175-000, localizada na cidade de Ilicínea, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (035)3854-1261 e do e-mail escola.172.804@educacao.mg.gov.br O horário de funcionamento são das 07:00 horas ate às 22:00 horas.
A escola oferta atendimento na educação fundamental ll, ensino no período matutino, vespertino e noturno, no ensino médio e EJA, contendo 1.134 alunos matriculados havendo 20 alunos em processo de inclusão.
O estagio foi realizado no período de 09 de maio de 2018 a 17 de maio de 2018, durante esse período foi observado 1°, 2°e 3°do ensino regular e EJA (educação de jovens e adultos), onde compreendemos a importância da convivência entre alunos e professores, ao qual foi de grande valia na realização deste estagio.
I. 1	 CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida tem seus conteúdos curriculares propostos para o Ensino Fundamental ll, Médio e EJA. O conteúdo curricular proposto para o Ensino Médio é composto de uma clientela dentro da faixa etária 15 a 18 anos, percebendo-o que faz parte da educação básica. Propondo um currículo baseado no domínio de competências e habilidades, tendo vinculo com diversos contextos principalmente da bagagem que o aluno já adquiriu. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de educação e dentro da nova proposta escolar, onde deve ser organizada em dois ciclos de aprendizagem: o primeiro seria o matutino composto por alunos da zona rural e urbano, e noturno que é oferecido para os jovens e adultos que trabalham e querem retornar aos estudos.
	
O segundo segmento do Ensino Médio se dá aos anos finais, compreendendo ciclos de aprendizagem, o avançado e o conclusivo. Esta fase também tem finalidade de dar continuidade ao processo de aprendizagem do ciclo anterior, por meio de atividades laborais desenvolvidas nas oficinas de formação para o trabalho discente, que também tratam a inserção social e da melhoria da qualidade de vida da pessoa. 
l. 2	 CONCEPÇÃO DO PROFESSOR
Na escola estagiada o professor de sociologia tem uma visão ampla com os seus alunos fazendo com que desenvolva uma preocupação afetiva com cada um deles. O professor sempre inicia suas aulas com palavras bíblicas passando para os demais que Deus é nossa base. Diz ainda que todos os fatores são importantes,mas a característica maior e o relacionamento do dia a dia com seus alunos, pois o professor não julga, ele busca entender o ponto de vista de cada um, tendo respeito pela diferença e aceitação do outro.
	
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, em seu artigo nº 36, enfatiza que ao final do ensino médio o aluno deve demonstrar “domínio dos conhecimentos de filosofia e de sociologia necessários ao exercício da cidadania”. Nesse caso, deveria existir um compromisso com a lei por parte das escolas em primeiro lugar. Agora o professor com formação em sociologia, tem condições de formar cidadãos com senso crítico, levando-os a reflexão para além do senso comum. Compreendendo os processos de socialização da sociedade o aluno perceberá que ele próprio tem um papel social a cumprir para o exercício da cidadania, direitos humanos etc. Assim o professor com essa formação tem condição de fornecer informações que será de extrema importância para compreensão crítica do mundo em que vivemos e para a construção da ideologia de cada um de seus alunos. Sociologia é um tema muito vasto e rico, portanto gera debates e uma aula muito animada por polêmicas.
	  
Segundo o professor, o aluno ouve e aprende ele não propiciaao sujeito que aprende um papel ativo na construção dessa aprendizagem. Diz ele que a figura do professorcomo detentor do saber é uma força de construção coletiva e construtiva.
II - DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
As condições estruturais da escola são boas, contendo bastante espaço, iluminação de acordo. Há bastante ventilação nas salas de aula, tudo muito limpo, está em um estado muito bom de conservação. A estrutura física é adequada, tanto para os adolescentes, jovens e adultos e também para os idosos que lá estudam. Existe o espaço para a recepção e para os serviços administrativos.
A sala de aula é bem organizada, os alunos sentam em filas para evitar algum tipo de conversa mais que nem sempre tem o resultado esperado.
A aula no período noturno no qual foi estagiado começa às 18:00 horas e termina ás 22:00 horas, as 20:20 é servido o jantar para os alunos. No horário do recreio a comunicação entre eles é normal, o espaço é muito bom e arejado. 
Durante o jantar eles sentam em uma mesa que fica próximo ao refeitório com uma área ao ar livre com bancos em um jardim, uma quadra esportiva em andamento de construção, e uma área de lazer bem espaçosa.
Observando o perfil do profissional da área, ele é formado em história e sociologia, começou sua carreira no estado de São Paulo aos 24 anos de idade, vindo para Minas Gerais onde esta atuando até os dias atuais.
É função do educador, principalmente, do que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos conhecer a realidade de seus alunos, buscando ajudá-los a enxergar as possibilidades de seu crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, o educador envolvido no trabalho do Ensino Médio deve ter condições de compreender e respeitar a pluralidade cultural. Por tanto, educar jovens e adultos não é apenas transmitir conhecimento, mas oferecer-lhes oportunidade de uma escolarização ampla e de qualidade.
O convívio do professor com os alunos é muito bom independente de qual seja a idade, a interação entre eles é muito boa. As aulas sempre começavam com todos os alunos bem animados, e com disposição para as tarefas. Assim observamos que alguns já pela idade mais avançada, tinham mais dificuldades em aprender e até mesmo em compreender o que o professor explica. Mas ele com muita calma tinha uma atenção maior com aqueles que possuiam mais dificuldades na hora das explicações. 
Os procedimentos metodológicos adotados pelo professor propiciam muito o processo de aprendizagem dos alunos e nós os consideramos muito significativos para os estudantes. 
II.1 PLANO DE AULA	Comment by CRIS: PLANO DE AULAO Plano de aula apresentado contém todos os elementos solicitados no Manual de elaboração de Relatório de Estágio, sendo os seguintes:- Identificação;- Conteúdo;- Objetivos;- Fundamentação teórica do conteúdo trabalhado e metodologia de ensino adotada:- Desenvolvimento da aula;- Recursos;- Referências;- Apêndices;- Anexos.
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário(s): André Luíz de Andrade 
Sineida Aparecida Modesto de Oliveira 
Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida
Disciplina: Sociologia
Turma: 2° ano
CONTEÚDO
Entender a sociedade em que vivemos                                                                  
                                                     
OBJETIVOS
Compreender e conhecer os processos sociais de: cooperação, competição, conflito, acomodação, ajustamento e aculturação.
METODOLOGIA
 Valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
DESENVOLVIMENTO
Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias.
RECURSOS
Revistas, data show, lápis, canetas, caderno, jornal
AVALIAÇÃO
Será feita  de forma processual, considerando o desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação da aula. Serão observados também os seguintes critérios: clareza das ideias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na abordagem dos fatos sociológicos
III - PLANEJAMENTO ESCOLAR
O (a) professor (a) do Ensino Médio adota um planejamento que articule os saberes que os alunos com toda sua experiência de vida trazem consigo.
Em um grau muito mais elevado do que as crianças os adultos já dispõem de um amplo universo de conhecimentos práticos e concepções sobre diversos aspectos da realidade social e cultural. Em relação a esse ponto, o desafio seria identificar esses conhecimentos práticos, e investigar de que modo os discentes percebam o mundo em que vivem e suas realidades.
 
Com relação ao planejamento de ensino na referida turma, há uma correspondência às características apresentadas por elas, uma vez que se adequada a realidade e a capacidade intelectual dos alunos, bem como ocorre o mesmo entre a teoria em relação a prática, onde as atividades desenvolvidas ocorrem de acordo com o planejamento pela docente responsável pela turma.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante os dias de estágio na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida tivemos um contato direto com alunos, professores e direção da escola, onde estivemos dentro das salas de aulas conversando, observando e aprendendo um pouco com a realidade, a atenção a dedicação da direção da escola em atender os alunos.
Com este estágio temos certeza de que a interação entre teoria e a prática na formação do professor, precisa contemplar também o conhecimento, a articulação entre métodos, técnicas e diferentes recursos visando auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo na formação de melhores profissionais. 
O direito de conhecer a realidade, as vivências, verificar seus conhecimentos adequados são pertinentes a campo profissional. Nesse período se tem um objetivo de analisar a supervisão de um profissional no qual se faz o ensino-aprendizagem concreto.
O estagio foi importante e enriquecedor, pois permitiu uma reflexão e melhor compreensão da realidade da sala de aula sobretudo oportunizou diferenciar a teoria da pratica do dia a dia do docente e discente.
REFERÊNCIAS
https://www.aimportanciadasociologianaformacaodoprofessor.com.br