Buscar

Processos Gerenciais completa e pronta E CORRIGIDA

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera
Osasco
Tecnologia em Marketing
Processos Gerenciais
Grayce Kelly Leite Mendes – RA 8803347431
Laio Assis Bressy de Azevedo – RA 9088332055
Leandro de Freitas Zambolim – RA 9097460038
Mara Póvoa Alves Monteiro – RA 8871418822
Monica Soares – RA 9025405331
Victor Hugo Santos vieira – RA 8874413142
Wesley Cesar costa – RA 9093466657
Osasco
2014
Grayce Kelly Leite Mendes – RA 8803347431
Laio Assis Bressy de Azevedo – RA 9088332055
Leandro de Freitas Zambolim – RA 9097460038
Mara Póvoa Alves Monteiro – RA 8871418822
Monica Soares – RA 9025405331
Victor Hugo Santos vieira – RA 8874413142
Wesley Cesar costa – RA 9093466657
Processo Gerenciais
ATPS apresentada como exigência para favorecer as competências requeridas para o exercício profissional em Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera.
Professor: Heleni Passos
Osasco
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 CONCEITOS	4
3 MISSÃO	6
4 CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
23
UM- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, orientar, apresentar e apontar melhorias no salão de beleza BONITA, que está no início de uma crise financeira. A seguir apresentaremos explicações para melhor compreensão e entendimento sobre, as habilidades do gestor, conceito de empresa e empresário, o porquê as empresas possuem sistemas abertos e a definição de missão, visão e valores de uma empresa.
Através das definições apresentadas á empresa BONITA, terá uma nova visão empresarial, com conceitos de planejamentos e estrutura organizacional. Sendo assim será possível identificar seu objetivo como empresa através de sua missão, visão e valores, sua analise SWOT, definição de público alvo e uso das redes sociais para divulgação do salão. 
Encontraremos também soluções, propostas pela nossa empresa de consultoria, para reverter à situação atual e recuperar os clientes.
ETAPA 1
DOIS- CONCEITOS
Um
Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
O gestor de sucesso necessita ter algumas habilidades de muita importância, onde terá que ter discernimento para administrar sua equipe e realizar seus objetivos profissionais para obter bons resultados.
Um bom gestor tem possuir algumas habilidades básicas, tais como: habilidades conceituais, técnicas e humanas.
Habilidades conceituais são aquelas onde, a capacidade de lidar com conceitos e ideias abstratos, a partir disso o gestor desenvolve filosofia, princípios e valores.
Habilidades técnicas consistem em somar os conhecimentos mais as tecnologias disponíveis para desenvolver um bom trabalho.
Habilidades humanas são aquelas onde o gestor traz com sigo o espiro de liderança e o trabalho em equipe para saber se comunicar, compreender suas atividades e motivações para elevar as metas.
O mercado de trabalho exige cada vez mais de seus profissionais, onde temos que ter uma reciclagem continua para conseguirmos acompanhar o que exigido para ser um bom profissional, por isso, é necessário ter uma boa dicção, ter criatividade, responsabilidade, que saiba trabalhar em equipe e acima de tudo tenha seus valores de conduta.
Dois
Conceito de empresário, gestor e empresa.
Empresário: tem como conceito “aquele que exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou de serviços”. Empresário não é aquela que somente produz ou circula mercadorias, mas esta, bem aquele que produz ou circula serviços.
Três
Por que as empresas são consideradas sistemas aberto?
AS organizações são vistas como sistemas abertos porque são compostas de diferentes partes inter-relacionadas, as quais operam no processo de objetivos comuns, seja ele positivo ou negativo.
Quatro
O que é missão, visão e valores organizacionais?
Missão é o propósito, é o motivo da existência de uma Organização. É um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, mesmo que possa ser mudado com o passar dos anos. Definir a missão e outros elementos da identidade organizacional é importante porque uma organização tem diversas partes interessadas que precisam conhecer e estar alinhados, para saberem o que dela podem esperar. 
Visão: A visão é a situação em que a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. A visão de futuro precisa de metas para se tornar concreta, ela basicamente é um conjunto de objetivos a ser conquistados.
Valores Organizacionais: Os valores são ideais de atitudes, onde o comportamento e resultados devem estar alinhados nos funcionários e nas relações da empresa com cliente, fornecedores e parceiros.
TRÊS- MISSÃO
“Desenvolver, produzir e entregar produtos de qualidade, com foco e serviços de beleza da mais alta qualidade, promovendo o bem-estar pessoal de nossos clientes e o grande crescimento de nossa empresa.”
Visão:
“Sermos referência nacional no segmento de comercialização de produtos e serviços de beleza, atingindo nível máximo de excelência e satisfação de nossos clientes”.
Valores:
Integridade como base de qualquer relação
Respeito aos colaboradores
Foco no consumidor
Comprometimento com os resultados
Qualidade e Excelência com produtos e serviços
Espírito de Inovação
Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA.
QUATRO- CONCLUSÃO
Nesta primeira etapa do trabalho, após a análise real dos fatos acontecidos com a empresa B.O.N.I.T.A Ltda. Até o presente momento, concluímos que a empresa passou por um processo delicado onde a mesma foi perdendo seu foco real, passando para as demais áreas gerando grandes prejuízos. Com toda essa situação, fomos contratados para a criação de um plano organizacional, revertendo assim toda essa má situação. Para isso, analisamos quais as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso, gestor esse que liderou o plano; analisamos conceitos sobre Empresa, Gestor e Empresário e o motivo pelo qual as empresas são consideradas sistemas abertos; e também uma principal característica de uma empresa: Missão, Visão e Valores. Após todas essas análises, decidimos então criar a Missão, Visão e Valores da empresa, norteando-a a um caminho certo em busca da melhoria contínua com foco no nível máximo de excelência, tornando-se a melhor empresa do segmento a nível nacional. 
Etapa 2
DOIS- LAUDA
O processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional é muito importante ter o conhecimento para empresas organizacionais, as informações devem ser sempre obtidas e investigadas, pois há sempre as que não irão servir, ou seja, são totalmente desnecessárias. Na organização quanto mais informação obtida melhor para empresa no mundo competitivo, pois as mesmas ajudam muito a empresa sair a sair na frente de seus concorrentes. A busca de conhecimento aumenta a modernização da empresa, proporcionando soluções rápidas e totalmente lógicas para ajudar a solucionar problemas.
A sobrevivência da empresa nesse mundo organizacional depende das informações e conhecimentos que a empresa tem, tendo o conhecimento necessário ajuda toda organização ter um diferencial no mercado, a empresa busca informações necessárias para superar seus conhecimentos e se auto lançar na frente da concorrência são as que mais terão sucesso, porem evitar tomar decisões apressadas para evitar danos a empresa, pois uma decisão após ser tomada pode trazer muito risco para a organização e sua sobrevivência da empresa ficar em risco. 
2.1 Pontos Fracos
 Má administração das funções dos funcionários;
 Falta de produtos com preços acessíveis;
 Distanciamento da proprietária com os serviços prestados e com os funcionários; Ameaças
 Mau atendimento;
 Concorrência de outra empresa próxima a Bonita com os mesmos serviços prestados;
 Perda de clientes;
 Queda nas vendas dos produtos de cosméticos; Oportunidades
 Qualificação dos funcionários;
 Preços compatíveis com o mercado;
2.2 Pontos Fortes
 Quadro de funcionários razoável, porem é necessário fazer uma reorganização;
 Pacote personalizado para clientes fiéis;
 Profissionaisqualificados;
 Ótima localização;
 Respeito entre os funcionários;
 Ambiente limpo e agradável;
2.3 Publico Alvo
Sexo: Mulheres
Classe social: Media Alta 
Faixa Etária: todas as idades 
TRÊS - ORGANOGRAMA
Proprietária 
•	Gerente (contratar) 
•	Responsável por Compras (contratar) 
•	Marketing (contratar) 
•	Uma Vendedora 
•	Três Cabeleireiros + duas Auxiliares (Contratar) 
•	Duas Manicures (contratar 01) 
•	Uma Esteticista 
•	Uma Massagista 
•	Duas Recepcionistas (contratar) 
•	Proprietária 
•	Gerente – Coordenar as funções, verificar a qualidade, hospitalidade e atendimento, cuidar para que tudo esteja sendo feito como se deve, para que os clientes não fiquem esperando etc. Contas a pagar; 
•	Responsável por Compras – Comprar produtos de qualidade, pesquisar melhores preços e valores dos concorrentes; 
•	Marketing – Que ficará responsável pela divulgação e promoções e imagem da BONITA.
•	Cabeleireiros – Serviços gerais da função; 
•	Auxiliares – Responsáveis por lavar e auxiliar os cabeleireiros a fim de aperfeiçoar o tempo; 
•	Manicure – Serviços gerais da função; 
•	Esteticista - Serviços gerais da função; 
•	Massagista - Serviços gerais da função; 
•	Recepcionista – responsável por agendamentos via telefone, cuidar do caixa, recepção do cliente. 
•	Os demais funcionários serão preservados, sem haver a necessidade de demissões. 
Figura 1 - Organograma Proprietário
.
QUATRO – TECNOLOGIA
Fazer um cadastramento através do facebook, e-mail, sms, disponibilizando fotos das novas tendências de cabelos, unhas, convites de promoções relâmpagos com horários diferenciados.
CINCO- ESTRATÉGIAS
Conversando com algumas clientes da B.O.N.I.T.A, entendemos que para sanar as dificuldades o primordial é satisfazer 100% das necessidades da beleza feminina, tendo como foco valorizar, mostrar a eles que nossos serviços são de altíssima qualidade; e mostrar que nos dedicaremos a um único propósito.
É preciso entender as necessidades de nossas clientes!
Convidei a nossa cliente Sra. Marina Blocki para um bate papo onde o foco é saber quais são suas principais necessidades dentro de um salão de beleza.
Em conversa a Sra. Marina explica que, quando procura um salão de beleza ela deseja chegar e ter um bom atendimento, ser atendida no horário agendado e sentir a vontade, pois ela já tem um dia bem estressante em seu trabalho e obrigações em sua casa para com sua família. Ela diz, adoro chegar ao salão e reencontrar as amigas e colocar a conversa em dia, pois não nada melhor do rir e sentir a vontade!
Através desse bate papo identificamos que é necessário traçar algumas estratégias.
As estratégias dentro de uma organização ou dentro de funções que envolvem grupos e pessoas nos dias de hoje são essenciais. Existe algumas funções onde o líder pode motivar sua equipe, lançando novos desafios, depositando sua confiança no grupo, oferecendo treinamentos e novas oportunidades, dar auxílios como bolsa de estudos ou auxilio creches, benefícios como cesta básica, plano de saúde e odontológico, vale refeição, e demonstrando sempre para cada funcionário o quão é útil e como um precisa um do outro.
Sendo assim por sua vez é visível à importância de uma empresa traçar um plano de Estratégias Motivacionais, o líder terá uma equipe motivada e isso se resume na busca de resultados, diálogos um com o outro, respeito, e acima de tudo trabalham em equipe.
 Estratégias de Comunicação Internas 
A comunicação interna dentro das empresas existe sempre, mesmo que a empresa não tenha especificado uma política de comunicação. Porém esses tipos de comunicação sem uma política estabelecida podem ser de uma forma eficaz ou não.
Existem alguns tipos de comunicação interna que a proprietária da BONITA precisa estabelecer que fosse criando uma política, como de ter reuniões semanais com os funcionários sobre metas, clientes, bem estar, comunicação entre eles. Assim os funcionários criarão vínculos um com o outro, irá exercer sua função com prazer, sempre se comunicando entre si e para que não haja problemas como mudanças na agenda de um ou do outro, falta de comunicação entre a recepcionista com os cabeleireiros, manicures, esteticistas e outros. Dessa forma não terá divergências entre os funcionários e todos trabalharão bem de forma que busquem o melhor um pelo outro, pelo ambiente de trabalho e satisfação de cada cliente. 
SEIS - RELATÓRIO
Concluímos que a Empresa B.O.N.I.T.A, sofre problemas internos, ou seja, está no sentido inverso. 
Ponderando como:
A sobrevivência da empresa depende das informações e conhecimentos que tem, tendo esse conhecimento necessário ajuda toda organização a ter um diferencial no mercado, a empresa busca informações necessárias para superar seus conhecimentos e se auto lançar na frente da concorrência.
 • Pontos Fracos: A perda de clientes (30%), queda nas vendas (20%), reclamação de atendimento (10%) e equipe desmotivada.
• Pontos Fortes: Missão, Visão e Valores.
Dentro dessa base, adotamos uma estratégia diferente, há começar pelo público alvo a ser atingir.
• Público Alvo: MULHERES
• Classe Social: CLASSE MÉDIA ALTA 
• Faixa Etária: SEM FAIXA ETÁRIA DE IDADE
Analisando a situação da empresa hoje, verificamos a necessidade da contratação de um gerente, o qual será responsável pela coordenação das tarefas, pelo pagamento das contas, folhas de pagamentos e fazer com que tudo seja feito no seu devido tempo e da melhor maneira.
O marketeiro o qual será responsável pelas divulgações, promoções e imagem da bonita.
De uma pessoa responsável por compras dos produtos, analisando valores, qualidade, demanda e concorrência, também vai ficar responsável pela organização do estoque.
Dois auxiliares que estarão responsáveis por lavagem, secagem, aplicação de produtos de acordo com a necessidade dos profissionais, para que o tempo de espera e permanência do cliente seja otimizado.
Uma manicure/ pedicure, devido à alta procura pelos serviços.
Uma recepcionista a mais para conciliar entre si o atendimento telefônico, caixa, atendimento pessoal personalizado, onde inclui servir café, suco e petiscos aos clientes.
A esteticista será responsável pela parte de depilação bronzeamento drenagem
O restante dos funcionários será preservado, sem haver a necessidade de demissão dos antigos funcionários do quadro atual da empresa.
6.1 Estratégia Tecnológica
Vimos de uma maneira estratégica para reforçar a divulgação da empresa B.O.N.I.T.A.
• Criar contas em redes sociais, a fim de incentivar a popularização e promover a empresa.
• Colocar uma TV no salão com vídeos promocionais de produtos, incentivando a área de vendas.
• Criar uma planilha com dados dos clientes, voltado a criar um marketing de fidelidade e disparos de emails marketing com promoções de produtos, descontos de estética e beleza no próprio salão e afins.
6.2 Estratégia de Ação
Com base em pesquisas, entendemos que para sanar as dificuldades, o primordial é satisfazer 100% das necessidades da beleza feminina, tendo como foco, valorizar e mostrar a elas que nossos serviços são de altíssima qualidade e que esse é nosso único propósito.
Através disso traçamos algumas estratégias como metas para desenvolver melhorias.
6.3 Estratégias Internas
Motivação de equipe, lançando novos desafios, oferecendo treinamentos e novas oportunidades, dar auxílio bolsas ao funcionário e acima de tudo respeito aos demais e trabalho em equipe. 
A comunicação interna também deve ter uma atenção a mais, existem alguns tipos de comunicação que a proprietária da B.O.N.I.T.A precisa estabelecer para ser criado, como ter reuniões semanais com os funcionários sobre metas, clientes, bem estar. Fazendo assim os funcionários criarem um vínculo uns com os outros. 
Fazendo assim gerar um ambiente de trabalho ideal e prazeroso, sanando problemas de comunicação entre eles e buscando assim o melhor um pelo outro, pelo ambiente e satisfação de cada cliente.
Etapa 3
DOIS - IDENTIFICAR O TIPO DE LIDERANÇA
A Sra. Marie Lou deve seguiros princípios básicos de um líder para manter-se a frente do negócio, sempre se mantendo no comando da situação de maneira em que transmita confiabilidade para seus liderados, unindo persuasão, argumentação, carisma, humildade, paciência e outros fatores que influenciam a conduzir o grupo. 
Os tipos de líderes que auxiliariam a Sra. Marie seriam uma mistura de dois estilos, o autocrático, onde o líder determina as diretrizes, sem a participação do grupo, as providencias para a execução do trabalho e, o democrático onde as diretrizes são discutidas e definidas pelo grupo com auxílio do líder.
Alguns tipos de líderes que auxiliou são:
*Líder Agregador que é aquele que age a fim de manter os colaboradores felizes e em harmonia. Desta maneira, ela os geriria á flexibilidade que o leva a inovação, uma empresa do ramo de beleza deve acrescentar no seu dia-a-dia, o bem estar e a alegria de seus colaboradores, uma vez que seu objetivo é fazer seus clientes felizes. 
*Líder Situacional que é aquele que assume uma postura de líder diante das diferentes situações detectadas no seu dia-a-dia, assim age com estilo adequado para cada situação.
TRÊS - DEFINIR AS MELHORES ESTRATÉGIAS 
Definir quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhada com os funcionários.
A estratégia motivacional é um ponto muito importante para a empresa, Maslow cita do comportamento motivacional como sendo uma explicação para as necessidades humanas. Por isso a motivação é o resultado de estímulos que atuam com força sobre os indivíduos, levando-os a realizar uma ação. No entanto para que tenha uma ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de alguma coisa externa ou originário do próprio organismo. 
Estratégias motivacionais são simples e fáceis de serem aplicadas, como: um bom planejamento estratégico, objetivos e metas: Lançar novos desafios e oferecer perspectivas de desenvolvimento, gerenciamento dos conflitos pessoais e hierárquicos possibilitando o reconhecimento e a valorização, propiciar a integração e demonstrar o sentimento de utilidade. 
Os funcionários sobrecarregados e com acúmulo de funções, são extremamente desmotivados. A colaboração da equipe neste caso é primordial. A aplicação de planos de carreira é uma boa política de benefícios, além de treinamentos, segurança e autonomia no desenvolvimento das tarefas também são ótimas estratégias para proporcionar a motivação. 
QUATRO -ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA 
A comunicação interna dentro das empresas existe sempre, mesmo que a empresa não tenha especificado uma política de comunicação. Porém esses tipos de comunicação sem uma política estabelecida podem ser de uma forma eficaz ou não.
Existem alguns tipos de comunicação interna que a proprietária da BONITA precisa estabelecer que fosse criando uma política, como de ter reuniões semanais com os funcionários sobre metas, clientes, bem estar, comunicação entre eles. Assim os funcionários criarão vínculos um com o outro, irá exercer sua função com prazer, sempre se comunicando entre si e para que não haja problemas como mudanças na agenda de um ou do outro, falta de comunicação entre a recepcionista com os cabeleireiros, manicures, esteticistas e outros. Dessa forma não terá divergências entre os funcionários e todos trabalharão bem de forma que busquem o melhor um pelo outro, pelo ambiente de trabalho e satisfação de cada cliente. 
CINCO - DEFINIR PADRÕES DE MENSURAÇÃO
Mensuração é a ação de medir, atribuir valor a determinadas grandezas, tornar possível a avaliação de desempenho dos colaboradores/funcionários, tanto na atuação quanto nas atribuições dentro da empresa, no caso, a B.O.N.I.T.A.. Exemplo: Por melhor que seja a capacidade de um cabeleireiro em atender as expectativas do cliente; a empatia ou a capacidade de obtê-la; as habilidades interpessoais; o carisma enfim, são tão importantes quanto a técnica em si.
“Operar qualquer coisa – uma fábrica, uma tecnologia, uma linha de produto, um sistema de distribuição – exige esforço constante e atenção incessante” e
“Não podemos gerenciar o que não podemos medir” Peter Drucker.
Segundo Herrera, são classes de indicadores: resultados, desempenhos, tendências e capacidades. Já a natureza dos indicadores pode ser determinística ou probabilística; simples ou composta; específica ou global.
O desafio do gestor da B.O.N.I.T.A. é promover treinamento constante, cursos e especializações/atualizações como formação e estímulo aos seus colaboradores.
Se o controle busca a correção de falhas existentes e a prevenção de erros, a mensuração é a ferramenta para garantir a execução deste controle, visando:
Padronização de desempenho e qualidade; proteção aos bens patrimoniais; estabelecimento de regras e limites de autoridade dos diversos cargos e posturas, estabelecendo auditorias dentro da empresa; avaliação de desempenho pessoal e prevenção de erros.
SEIS- RELATÓRIO
A necessidade de adotar novas posturas gerenciais eficientes e eficazes fez com que um número cada vez maior de empresas adotasse uma nova filosofia de gestão concentrada no valor. Num mundo de rápidas mudanças, onde a busca por resultados e pela competitividade das empresas é uma constante, o valor agregado tem sido cada vez mais questionado e discutido no espaço empresarial. No entanto, há duvidas de como mensurar e avaliar se as empresas estão realmente sendo competitivas e agregando valor ou se apenas estão sobrevivendo no mercado. 
Foi então proposto a Sra. Marie Lou, que ela deveria seguir os princípios básicos de um líder para manter-se a frente do negócio, sempre se mantendo no comando da situação de maneira em que transmita confiabilidade para seus liderados, também foi proposto que deveria ter lideres agregados que cuidariam da harmonia, flexibilidade e inovação. Já que a B.O.N.I.T.A é uma empresa do ramo de beleza e deve acrescentar no seu dia-a-dia, o bem estar e a alegria aos seus colaboradores, uma vez que seu objetivo é fazer seus clientes felizes.
Foi elaborada também uma segunda liderança, no caso o líder situacional que é aquele que assume uma postura de líder diante das diferentes situações detectadas no dia-a-dia da empresa, assim age com estilo adequado para cada situação.
Foram definidas novas estratégias motivacionais e fáceis de serem aplicadas, como um bom planejamento estratégico, objetivos e metas: Como lançar novos desafios e oferecer perspectivas de desenvolvimento como a aplicação de planos de carreira que é uma boa política de benefícios, além de treinamentos, segurança e autonomia no desenvolvimento das tarefas que são também ótima estratégias para proporcionar a motivação. 
A comunicação é um fator contundente para a imagem de uma empresa no mercado, por isso foi feita uma pesquisa onde foram apurados pontos que poderiam ser incluídos para melhoria de atendimento, vendas e afins. Dentro dessa pesquisa foi feita a disponibilização de folhetos simples aos clientes, onde poderiam dizer o nível de satisfação em relação ao atendimento em todos os níveis da empresa, desde a recepção até chegar ao serviço desejado.
 Foi sugerido o sistema de controle DRE (Demonstração de resultados do exercício) que tem como função apresentar todas as operações financeiras realizadas pela empresa. Através do financeiro que controlará e listará tudo que a loja vai ganhar o que sobra após os pagamentos dos impostos, os gastos gerais, qual foi o lucro, eventual prejuízo, todo movimento de caixa da empresa.
 ETAPA 4
O QUE É CRIAÇÃO DE VALOR 
As empresas existem porque acumular riqueza é uma motivação instintiva ao ser humano. O valor é uma sequencia de atividades que faz a empresa e colaboradores projetarem, produzirem, vende e dão suporte as atividades buscando o melhor para os valores da organização. Sem um elo ele não agrega valor, assim reduz as margens e acaba sendo eliminado sendo visto apenas como um custo.
QUAIS SÃO AS IMPORTÂNCIAS
A criação de valores é importante na empresa, pois quanto mais se geravalor torna-se mais eficaz e estratégia. Para os acionistas e proprietários o valor é o dinheiro, para os funcionários o valor é medido em dinheiro, reconhecimento, crescimento aprendizado, já para os clientes é ter um bom trabalho e em valor de uma forma acessível. Sendo assim a estratégia de eficácia nos valores faz com que se tenha uma visão de fora pra dentro em que o cliente valoriza a melhor forma daquilo que está sendo feito com o melhor custo.
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Atuar com responsabilidade social é sempre um desafio pelo bem da organização. A responsabilidade social pode ser compreendida de duas formas, pelo nível interno que se relaciona aos trabalhadores, e pelo nível externo que são as consequências das ações da organização.
A responsabilidade social envolve parceiros e fornecedores, valorizam-se os empregados e colaboradores, adota valores e completa-se com bem comum.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA B.O.N.I.T.A
No caso da empresa B.O.N.I.T. são necessárias mudanças internas e externas segundo problemas que a empresa vem passando. Dentro da organização será feito estratégias como melhoria nas compras e produtos de beleza, treinamentos de funcionários, com foco no atendimento aos clientes, incentivando-os a fazer o que gostam da melhor forma proporcionando a satisfação dos clientes em geral, que consequentemente valoriza as pessoas, melhora sua alto-estima e isso é uma forma de divulgação do trabalho da BONITA sendo um diferencial como empresa na área da beleza.
Para divulgação e demonstração de um bom trabalho, feito com dedicação de cada profissional, a BONITA participará de eventos voluntários onde seus profissionais se doam por algumas horas as pessoas que muita das vezes não tem necessidade de ir a um salão de beleza, sejam elas pessoas sem necessidade financeira, psicológica ou até idosos ou pessoas com problemas de saúde. A BONITA acredita que por meio de sua participação em um evento como esse traz mudanças sociais tanto na vida dessas pessoas e tanto para dentro e fora da empresa. Na situação que se encontra a BONITA acredita-se que com todo esse trabalho e investimento nos funcionários eles serão mais motivados a fazer seu trabalho, os clientes passará a escolher a BONITA por causa do atendimento e dedicação a eles, e dessa forma a BONITA será divulgada como um diferencia na área, assim aparecerá novos clientes, outra clinica de beleza não será uma ameaça para a BONITA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A busca pela beleza, sem dúvida, não é novidade. Que mulher não adora passar horas no salão de beleza? Aliás, é preciso salientar que, atualmente, essa busca é bem constante também por homens. Eles fazem as unhas, pintam o cabelo, fazem tratamentos, massagens e muito mais. Dessa forma pode-se dizer que homens, mulheres, jovens, adultos, idosos, às vezes até crianças tem o hábito de ir ao salão ou centro estético em busca de satisfação visual. No entanto, é importante que o profissional tenha muita cautela para que pequenos detalhes não passem despercebidos.
Assim, tornam-se fábricas de beleza nas quais o “processo produtivo” envolve, para os cabelos, desde a lavagem, cortes, ondulação, penteados, tintura até outras operações de cuidado com hidratações diversas.
Após a escolha do tratamento desejado, o segundo passo é disponibilizar serviços de manicure, pedicura, depilação, até uma massagem relaxante, talvez estética. Enfim, essa produção poderá ir dos pés á cabeça. Como ferramenta utilizam variados materiais e diferentes técnicas, que empregadas adequadamente embelezam de acordo com a moda e as exigências dos clientes. Porém, como todo processo de produção, é preciso ser feito com responsabilidade. Para isso, há muitos cuidados a serem tomados principalmente no que se refere aos materiais utilizados, tanto na limpeza, na desinfecção quanto na esterilização. Qualquer descuido pode comprometer o resultado, trazer doenças, e, com elas, incômodo a muitos clientes e ao próprio estabelecimento.
No entanto, é importante que o profissional tenha muita cautela para que pequenos detalhes não passem despercebidos. A escolha dos utensílios corretos, tais como alicates, toalhas, ceras e até a escova de cabelo deve ser feita com muita atenção, eles devem estar “prontos pra o uso”. Quando se fala em pronto para o uso, refere-se à higienização, esterilização e desinfecção. Os materiais utilizados, quando não higienizados devidamente, tornam-se verdadeiros inimigos da estética, comprometendo o trabalho e consequentemente o resultado.
Cada especialista deverá possuir, obrigatoriamente, quantidade suficiente de cada instrumento utilizado na sua rotina de trabalho, para evitar qualquer necessidade de reutilização sem prévia higienização. Também, será bem acolhida pelos clientes a afixação, em local visível do estabelecimento, da informação sobre os procedimentos para a limpeza e esterilização dos utensílios, para consulta dos profissionais.
Já a qualidade vem da busca de aperfeiçoamentos, informações sobre o que há de novo no ramo da estética, no que diz respeito aos produtos, serviços, formas de aplicação, qualidade no atendimento, buscando sempre essa preparação para atender a clientela da melhor forma possível. Enfim, para se tornar um profissional confiável é preciso acima de tudo ter responsabilidade com o resultado oferecido, assim, todo o material utilizado deve estar de acordo com os padrões exigidos pela estética, deve-se ter respeito à saúde dos clientes e a todos que frequentam o estabelecimento, observar e cumprir as exigências da vigilância sanitária, sempre se aprimorar em conhecimentos tanto profissionais quanto administrativos, e então se alcançará um sucesso embasado na qualidade e no profissionalismo.
A empresa bonita tem a seguinte missão, levantar a autoestima do cliente com a visão da pessoa sendo notada pela beleza, vai atribuir valores ao nosso trabalho deixando colaboradores e gestora satisfeita.
Então concluímos que:
Tendo se reunido com Gestora e equipe foram lançadas novas metas com prazo determinado para cada setor, e acordando que se atingindo a meta seria dado um premio para cada colaborar ao final do prazo.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Pratica. 5. ed. Brasil: Manole.
Marketing em 7 passos. Disponível em: <http://www.endeavor.org.br/artigos/marketing-vendas/comunicacao/o-essencial-do-marketing> Acesso em: 15 set. 2014
Video. FREIRE, Alexandre. Disponível em: <HTTPS://docs.google.com/file/d/0bx5ds-jfdrklpqefb3ofmda/edit?usp=sharing> Acesso em: 15 set. 2014

Continue navegando