Buscar

memorial Descritivo módulo c


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional - UNINTER
ELIZANGELA MARIA RODRIGUES – RU: 1356956 – ARTES VISUAIS 
PORTFÓLIO
UTA – INTERDISCIPLINARIDADE NAS ARTES – MÓDULO C - FASE I
Curitiba
 2018
Centro Universitário Internacional - UNINTER
ELIZANGELA MARIA RODRIGUES – RU: 1356956 – ARTES VISUAIS 
PORTFÓLIO
UTA – INTERDISCIPLINARIDADE NAS ARTES – MÓDULO C - FASE I
Relatório de Portfólio da UTA interdisciplinaridade nas Artes – Módulo C Fase I. Apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: Marcio Antônio Gomes Barbosa
Centro Associado: Polo Colatina
Curitiba
 2018
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
DISCIPLINAS: Fundamentos da Linguagem Visual e Atelier de Artes Visuais: Gravura.
MEMORIAL DESCRITIVO
TEMA GERAL: ÉTICA, ESTÉTICA E LUDICIDADE.
SUBTEMA ESPECÍFICO: JOGOS E BRINCADEIRAS DA MINHA REGIÃO.
 
LINGUAGEM VISUAL
Desenho
TÉCNICA 
Papelogravura
2.FICHA TÉCNICA
ALUNA: Elizangela
TITULO:O mundo da criança 
TÉCNICA: papelogravura
DIMENSÕES: 20x21
ANO DE PRODUÇÃO: 2018
3.DESENVOLVIMENTO
 As atividades corporais são importantes para o desenvolvimento de qualquer indivíduo. É através das brincadeiras e jogos que a criança se expressa, se desenvolve através do corpo. Ivan Cruz um artista plástico que já pintou mais de 600 quadros retratando mais de 100 brincadeiras distintas, diz que:
 “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração.” 
Brincar além de nos transportar para lugares mágicos as brincadeiras e jogos auxilia no desenvolvimento através do corpo, como espontaneidade, integração, colaboração entre grupos.
 A gravura proposta nesse portfólio, vem comtemplar as brincadeiras e resgatar as memórias e identidade de nossa região, espera se que mesmo com tanta tecnologia a disposição de todos, possamos resgatar as brincadeiras de rua que favorecem o desenvolvimento total da criança.
 
 
4. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TRABALHO
 Resgatando as memórias e a identidade da minha região, sobre as brincadeiras lúdicas, a bocha é uma atividade muita apreciada por crianças e adultos no ES. A bocha é um esporte jogado por duas equipes, com 6 bolas cada, o esporte consiste em lançar bochas (bolas)e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. Foi feito uma gravura usando como técnica a pepelogravura, foram utilizados: lápis, borracha, papelão, canetinha, lápis de cor,
: 
5.	CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Sensações e imagens são percebidas quando voltamos a ser criança, quando nos rendemos a criança que sempre existira dentro de nós. Brincar é mais que diversão, quando brincamos além de trabalharmos todo nosso físico, estimulamos nosso cérebro .As experiências vividas nos auxiliam no desenvolvimento.
Quando uma criança brinca ela estás se comunicando, e é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando