Buscar

Medieval DISCURDIVAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCURDIVAS MEDIEVAL
“Urbano II em Clemont, em 1095, confere um objetivo verdadeiramente digno a cavalaria: “Que aqueles se batem contra seus irmãos ...agora, de bom direito, contra os bárbaros” Esse ideal [...] tende a fazer do cavaleiro um servidor de Deus”.Quanto o papa Urbano II convocou a primeira cruzada em 1095, declarou que os cavaleiros que aderissem os movimento teriam todo... Além disso, a nobreza tinha uma série de motivos para empreender esta longa e perigosa jornada. Considerando o fragmento do texto base do livro, apresente e explique pelo menos dois motivos que levaram os nobres a participarem das cruzadas.
a nobreza feudal tinha interesse na conquista de novas terras; cidades mercantilistas como Veneza e Gênova deslumbravam com a possibilidade de ampliar seus negócios até o Oriente e todos estavam interessados nas especiarias orientais, pelo seu alto valor, como: pimenta-do-reino, cravo, noz-moscada, canela e outros.
2 – “Os êxitos do movimento urbano, os progressos da burguesia mercantil e dos empregadores, que sentiam a necessidade de trabalho e dos operações comerciais principalmente bancárias, com o desenvolvimento da letra de câmbio”
 No final da Idade Média, com o crescimento das cidades iria surgir uma nova classe social, a burguesia, criticada pela Igreja... com o fragmento de texto e o livro base, explique a prática da Usura.
Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo, em uma determinada quantia de dinheiro.
Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. Naquela época, cobrança de juros era considerada uma forma de se explorar uma pessoa que estava passando por uma situação difícil, portanto todos os empréstimos financeiros deveriam ser realizados sem cobrança de nenhuma taxa.
Com a evolução do sistema financeiro, os pensadores da época começaram a achar justo que o credor recebesse uma parte dos lucros obtidos com seu empréstimo, sob a forma de juros, e no final do século XV surgiram as primeiras tabelas que limitavam os valores cobrados pelo empréstimo de dinheiro.
“Os sínodos da Alta Idade Média davam o tom à sociedade cristã dos séculos 12 e 13 seguem sua evolução, O mais célebre e mais importante dentre eles, [foi] o IV Concilio de Latão (1215) [...]” O IV Concilio de Latão em 1215, convocado pelo Papa Inocêncio III, foi um dos mais importantes concílios da história, pois nele foram discutidas questões relacionadas ao dogma, segundo a citação do livro-base, define o que e Concilio.
Concílio é uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes. Os concílios podem ser ecuménicos, plenários, nacionais, provinciais ou diocesanos, consoante o âmbito que abarquem
 
2. Diferenças igreja católica apostólica romana para a igreja católica ortodoxa 
A Igreja Ortodoxa não reconhece a autoridade do papa, enquanto para a Igreja Católica ele é a autoridade máxima.
Para os ortodoxos, o chefe da Igreja é o próprio Jesus Cristo e a autoridade suprema é o Patriarca de Constantinopla, embora seja um título meramente de honra, já que a Igreja Ortodoxa possui divisões internas, como a Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Ortodoxa Russa etc. Cada uma dessas Igrejas é independente, mas professam a mesma fé com alguns variantes culturais. 
Diferentemente dos católicos romanos, os ortodoxos comemoram seu Natal no dia 7 de janeiro, com base no calendário Juliano, que tem 13 dias a mais no ano do que o Gregoriano, utilizado pela Igreja Católica.
Na Igreja Ortodoxa não se permite o uso de imagens em forma de estátuas, apenas imagens pintadas, enquanto na Igreja Católica não há restrições às estátuas.
Na Igreja Ortodoxa, o voto de castidade é obrigatório para os bispos, mas opcional para os padres, enquanto na Igreja Católica é obrigatório para todo sacerdote
3. O que foi o grande cisma do ocidente 
O Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica entre os anos 1378 e 1417.
Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avignon. Em 1378, o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria
O que era o ritual da homenagem no contexto do feudalismo ( vinculo do Senhor feudal e vassalo )
A cerimônia de vassalagem cerimônia em que o vassalo (o que faz o juramento) prestava homenagem ao suserano (ou senhor). O suserano é o doador de terras, e o vassalo, o que recebe parte do feudo(terra).
O vassalo, ajoelhado, colocava as suas mãos entre as mãos do senhor e jurava-lhe fidelidade. O vassalo também devia ao senhor feudal ,ou suserano, serviço militar e 50% de sua colheita, ou seja, parte do que o servo plantava era para o senhor feudal.
O senhor feudal também tinha um juramento com seu servo ,lhe prometia proteção e claro, lhe concedia a terra.
O notário registrava toda a cerimônia em um papel e sobre a bíblia o vassalo punha as mãos e fazia todo o juramento. Assim, se viesse a não cumprir suas promessas, testemunhas e o registro da cerimônia tornavam verdadeiro o fato do vassalo merecer seu castigo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando