Buscar

LIVE CADASTRO DE CONSUMIDORES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profª. Tatiana Marcello
facebook.com/professoratatianamarcello
facebook.com/tatiana.marcello.7 
@tatianamarcello
BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES (art. 43)
Comunicação por escrito;
Entidades de caráter público;
Prazos:
	- 5 dias úteis para o arquivista encaminhar informações.
	- 5 anos máximo para ficar negativado pela mesma dívida, ou quando consumada a prescrição.
Súmulas do STJ a respeito:
Súmula 323 – A inscrição do nome do devedor pode ser mantida nos serviços de proteção ao crédito até o prazo máximo de cinco anos, independentemente da prescrição da execução.
Súmula 385 - Da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, não cabe indenização por dano moral, quando preexistente legítima inscrição, ressalvado o direito ao cancelamento.
Súmulas do STJ a respeito:
Súmula 359 - Cabe ao órgão mantenedor do cadastro de proteção ao crédito a notificação do devedor antes de proceder à inscrição .
Súmula 404 - É dispensável o aviso de recebimento (AR) na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros.
Súmula 548 - Incumbe ao credor a exclusão do registro da dívida em nome do devedor no cadastro de inadimplentes no prazo de cinco dias úteis, a partir do integral e efetivo pagamento do débito.
(FCC – 2018 – DEFENSOR PÚBLICO) A respeito dos bancos de dados e cadastros de consumidores, NÃO está expresso no Código de Defesa do Consumidor: 
A) Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.  
B) O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas. 
C) Os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades de caráter público.  
D) Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a dez anos.  
E) Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-los pública e anualmente. 
(FCC – 2014 – DEFENSOR PÚBLICO) Acerca dos bancos de dados e cadastros de consumidores, é correto afirmar:
Os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades de caráter privado.
É vedado inserir o nome e os dados de consumidor em quaisquer cadastros sem prévia autorização dele.
Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, podendo conter informações negativas do consumidor referentes aos últimos dez anos.
A inscrição do nome do devedor pode ser mantida nos cadastros de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito até o prazo máximo de cinco anos, independentemente da prescrição da execução.
A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo só deverá ser comunicada ao consumidor quando solicitada por ele.
(FCC – 2017 – FISCAL DO PROCON) Diante de uma inscrição indevida do nome do consumidor em lista de pessoas em débito, é cabível indenização por danos morais. Nesta hipótese, o dano moral será
A) objetivo.
B) calculado conforme o dano efetivamente comprovado.
C) calculado se houver dano à imagem.
D) presumido.
E) impróprio, pois decorrente de erro do cadastro.
(FCC) De acordo com a jurisprudência do STJ sobre direito do consumidor, da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, cabe indenização por dano moral, ainda quando preexistente legítima inscrição.
( ) CERTO 			( ) ERRADO
(FCC) De acordo com a jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça, a inclusão indevida do nome de consumidor em cadastro de proteção ao crédito gera dano moral indenizável, desde que se comprove efetivo prejuízo extrapatrimonial.
( ) CERTO 			( ) ERRADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais