Buscar

Prévia do material em texto

PRESSUPOSTOS PREOCESSUAIS
São elementos imprescindíveis para que a relação processual possa existir ou se desenvolver validamente. Podem ser classificados quanto à existência e à validade da relação processual.
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE EXISTÊNCIA
1. São pressupostos processuais de existência:
PETIÇÃO INICIAL – Toda ação deve conter um pedido, que é veiculado na petição inicial. Obs. O processo do trabalho admite a petição verbal ou escrita.
JURISDIÇÃO. O Juiz que vai julgar a lide deve estar investido na Jurisdição. Um juiz aposentado, por exemplo, não tem jurisdição.
CITAÇÃO. Antes da citação já existe ação, existe processo, mas a relação processual válida só se instaura com a citação do réu.
Obs. A ausência de qualquer desses pressupostos torna inexistente a relação jurídico-processual.
2. PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE VALIDADE
Os pressupostos de validade podem ser positivos ou negativos. Aqueles devem estar presentes na relação jurídico-processual. Estes, não. 
	
2.1 – PRESSUPOSTOS PROSSESSUAIS DE VALIDADE
São pressupostos processuais de validade da relação jurídico-processual:
Capacidade Postulatória – Exclusiva do advogado, assim considerado o profissional que se encontra regularmente inscrito na OAB. Obs. Na justiça do trabalho é permitido aos próprios sujeitos da lide (CLT. 791, independentemente de advogados;
PETICIÇÃO INICIAL APTA. A petição inicial, além de sua apresentação, exige-se que a manifestação contenha requisitos essenciais, impondo-se a extinção do processo sem a resolução do mérito diante da ausência de qualquer deles, que se encontram alinhados no art. 282, cpc. Obs. Processo do Trabalho.
COMPETÊNCIA DO JUIZO – Hão de ser observadas rigorosamente as regras de competência absoluta;
IMPARCIALIDADE DO JUIZ – a ausência de impedimento ou suspeição do magistrado;
CAPACIDADE PROCESSUAL – Também chamada impropriamente de “legitimação processual”. É a capacidade de estar em juízo sem assistência ou representação, o que é próprio das pessoas capazes. Se a parte não possui capacidade plena, esta deve ser suprida através da companhia dos genitores do menor, por meio de representação ou assistência, conforme o caso.
CAPACIDADE DE SER PARTE – Todas as pessoas ostentam a capacidade de ser parte (que é de direito), mas não a capacidade de processual (de exercício).
CITAÇÃO VALIDA – A ausência de citação é pressuposto processual de existência. A regularidade da citação é pressuposto processual de existência. A regularidade da citação é pressuposto processual de validade. Para o processo se desenvolver validamente é preciso que a citação seja válida. 
2.2 – PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS NEGATIVOS DE VALIDADE
São pressupostos processuais negativos de validade da relação jurídica processual:
LITISPENDÊNCIA. Ocorre quando se reproduz ação idêntica, anteriormente ajuizada; art. 301, §1º 2º e 3º. 
COISA JULGADA – reprodução de ação idêntica já decidida por sentença terminativa ou definitiva transitada em julgado. Art. 301, §1º
PEREMPÇÃO – ocorre sempre dentro do processo, quando no prazo assinado não se pratica o ato processual, ou, dentro de um certo prazo, não se fez o que era pra se fazer, conforme art. 267, III e V, e 268, parágrafo Único, do CPC.
No processo do trabalho - AUSENCIA DE TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO PERANTE A COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA – Segundo alguns doutrinadores, o art. 625-D da CLT estabelece um pressuposto processual negativo. VERIFICAR NOVO ENTENDIMENTO DO STF acerca do assunto. O TST passou a entender que não é faculdade da parte submeter a demanda da CCP .

Mais conteúdos dessa disciplina