provas de  cursos diversos
50 pág.

provas de cursos diversos


DisciplinaMatemática62.578 materiais1.007.441 seguidores
Pré-visualização13 páginas
1.
	Huizinga no livro \u201cHomo Ludens\u201d (2001) descreve uma série de características do brincar. Estas características definem o que deve ser levado em conta quando se trata de poder diferenciar a atividade lúdica de outro tipo de ações ou comportamentos. Assinale a alternativa que descreve as principais características do fenômeno lúdico:
 
FONTE: HUIZINGA, J Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo, Editora Perspectiva, 2001.
	 A)
	 Atividade regrada, capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total, que procura algum tipo de interesse material, promove a formação de grupos sociais.
	 B)
	 Atividade livre, capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total, desligada de todo e qualquer interesse material, desestimula a formação de grupos sociais.
	 C)
	 Atividade livre que promove a integração de grupos e que não se realiza procurando algum tipo de interesse material.
	 D)
	 Atividade regrada, capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total, desligada de todo e qualquer interesse material, promove a formação de grupos sociais. 
	2.
	 A oferta e disponibilidade de espaços e tempo para desenvolver atividades lúdicas é uma das problemáticas que são analisadas por pesquisadores e funcionários da área da educação. No sistema educacional no Brasil a oferta de atividades lúdicas:
	 A)
	 Diminui significativamente à medida que um sujeito vai se tornando adulto.
	 B)
	 Aumenta à medida que se avança nos diferentes níveis.
	 C)
	 Mantém-se inalterável nos diferentes níveis.
	 D)
	 É maior na educação superior que na educação infantil.
	3.
	 A noção de ambiente é muito importante para poder definir o que entendemos por brinquedoteca e consequentemente para determinar que tipo de uso fazemos dela. Para Noffs (2010), por ambiente deve entender-se:
 
FONTE: NOFFS, N. A brinquedoteca na visão psicopedagógica. Em Oliveira, V (org) O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, Vozes, 2010.
	 A)
	 O espaço onde é possível brincar livremente.
	 B)
	 O espaço ao ar livre onde se desenvolvem atividades lúdicas.
	 C)
	 O espaço físico, as relações entre crianças e adultos e a cultura onde estão inseridos.
	 D)
	 Conjunto de espaço físico e experiências socializadoras.
	4.
	 O brincar não se limita ao desenvolvimento de brincadeiras, utilização de jogos ou atividades lúdicas. Fundamentalmente, o brincar resgata a ideia de troca, de vínculo presente em toda atividade humana. Por isso, reconhecemos atividade lúdica entre mãe e bebê quando:
 
I- Há trocas de olhares, carícias e na emissão da voz.
II- O bebê e a mãe utilizam algum objeto para divertir-se.
III- A mãe higieniza o bebê sem interagir com ele.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 A)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 B)
	Somente a sentença II está correta.
	 C)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 D)
	As sentenças I e III estão corretas.
	
 O que hoje sabemos sobre o fenômeno lúdico e da importância para o desenvolvimento da criança corresponde a muitos anos de estudos e pesquisas que permitiram uma aproximação maior para a compreensão e entendimento do mundo infantil. O conjunto destes saberes é consequência:
	 A)
	 De pesquisas no campo da pedagogia.
	 B)
	 Do desenvolvimento da psicologia.
	 C)
	 De estudos interdisciplinares.
	 D)
	 Dos resultados obtidos pela neurociência.
PROVA DE PROJETO PADAGOGICO
	1.
	Para o professor Hernández, a prática educativa com os Projetos Pedagógicos pode ser aplicada a todos os níveis de ensino, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior. Afirma ainda, que o trabalho possibilita interações que permitem que a pessoa se perceba como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Analise as características que incidem na ação educativa com projetos de trabalho, segundo Hernández:
 
 
I. A avaliação necessita considerar uma criteriosa investigação escrita sobre os conhecimentos científicos aprendidos, para evitar a construção de conceitos errôneos.
II. Valorização nos processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos e problemas vivenciados, tanto no ambiente escolar como também os que fazem parte da vida cotidiana.
III. O professor apresenta uma ação problematizadora, mediador das relações que se estabelecerão entre os estudantes e os conhecimentos que serão desenvolvidos. 
IV. O registro deve ser considerado como uma ação constante no processo educativo, como forma de captar os dizeres dos estudantes e agregar valor à construção dos conhecimentos.
 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 A)
	I, III, IV.
 
	 B)
	I, II, III.
 
 
	 C)
	II, III, IV.
 
 
	 D)
	I, II, IV.
 
 
	2.
	Dewey foi um estudioso que desenvolveu uma teoria baseada no pragmatismo, estimulando os estudos de vários outros teóricos. Na atualidade, influenciou os escritos de Hernández e Ventura sobre o desenvolvimento do método da Pedagogia de Projetos. Assinale a alternativa que apresenta as características da prática educativa baseada na Pedagogia de Projetos:
	 A)
	A prática educativa precisa seguir os conteúdos programáticos enviados das secretarias de educação, garantindo o direito de igualdade dos estudantes.
 
 
	 B)
	A prática educativa necessita assegurar o desenvolvimento dos assuntos baseados na experiência e explicação do professor habilitado.  
	 C)
	A prática educativa deve considerar as experiências anteriores dos estudantes sobre os assuntos desenvolvidos nos projetos.
 
 
	 D)
	A prática educativa deve seguir os passos que fundamentam o desenvolvimento da aula, exposição do assunto, atividades e avaliação.
 
	3.
	O trabalho educativo, realizado por meio da aplicação do Projeto Pedagógico, favorece a pesquisa dos temas no cotidiano e a participação ativa dos estudantes. Muitas vezes confundido com outras modalidades de ensino, como a Unidade Didática, Centro de Interesse ou Estudo Ambiental. Reflita sobre as características que são identificadas em comum entre os Projetos Pedagógicos e outras modalidades de ensino, e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
 
(  ) Organizam a forma de trabalho educativo priorizando a avaliação como processo final de averiguação dos conhecimentos.
(  ) Os temas trabalhados são selecionados de acordo com os interesses e conhecimentos dos estudantes.
(  ) A ação educativa considera a realização de atividades práticas juntamente com a participação dos estudantes.
(  ) Realiza atividades diferenciadas, como experiências, visitas, pesquisas, considerando diferentes fontes de informações.
 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 A)
	V, V, F, V. 
	 B)
	V, V, F, F. 
 
	 C)
	F, V, F, V.
 
 
	 D)
	F, V, V, V. 
 
	4.
	O método da Pedagogia de Projetos foi desenvolvido por Kilpatrick com influência da teoria desenvolvida por Dewey. No trabalho educativo, baseado na Pedagogia de Projetos, o professor favorece a construção dos processos de interpretação, de subjetividade nos estudantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características do método da Pedagogia de Projetos:
	 A)
	A ação educativa passa a considerar exclusivamente os conhecimentos científicos assegurados pela academia, favorecendo um ensino de qualidade.
	 B)
	O desenvolvimento de todo o currículo programático passa ser apresentado na forma de projetos, organizado e elaborado pelo professor, exclusivamente.
 
 
	 C)
	O trabalho não se diferencia muito do desenvolvido na escola tradicional, simplesmente são incorporadas as atividades práticas no planejamento.
 
	 D)
	O trabalho educativo necessita integrar os saberes escolares aos saberes sociais, para que os assuntos trabalhados tenham sentido aos estudantes.
 
 
	.
	Dewey influenciou com sua teoria o desenvolvimento de estudos na área da educação, incentivando inclusive o movimento
Andreyna
Andreyna fez um comentário
Se mostrace as resposta seria melhor
2 aprovações
Carregar mais