Buscar

O QUE É APRENDIZAGEM ATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É APRENDIZAGEM ATIVA?
O que e aprendizagem ativa?
Aprendizagem ativa é um termo técnico para um conjunto de práticas pedagógicas, que aborda que a educação em sala de aula tem que ser interativa, que o aluno não pode ser somente um receptor do conteúdo, mas sim que aprenda de verdade o conteúdo que foi passado em sala de aula. Incentivar o aluno para que ele busque o conhecimento por conta própria.
Mas como isso funciona?
Se o professor quiser de verdade colocar em pratica essa aprendizagem ele vai ter que mudar sua postura em sala de aula. Como professores, devemos nos perguntar quais são os itens de aprendizagem que queremos que nossos alunos tenham, e focar na elaboração de perguntas, tarefas, exercícios, projetos ou desafios, que motivem os alunos a correrem atrás do conhecimento necessário para atingir esses objetivos. Antigamente era bem difícil colocar essa aprendizagem ativa em pratica, pois só daria certo se a escola tivesse uma boa biblioteca para que os alunos pudessem buscar o conhecimento, mas hoje estar mais fácil graças a internet e a facilidade que os alunos tem de buscar o conhecimento.
Grandes universidades norte-americanas e europeias estão gradativamente migrando muitos dos seus cursos para aprendizagem ativa. Estudos científicos foram feitos, medindo-se a aprendizagem dos alunos por meio de cursos convencionais, e comparando-se os resultados da aprendizagem dos mesmos cursos, ministrados utilizando-se de técnicas de aprendizagem ativa. Os ganhos na aprendizagem dos alunos são efetivos e evidenciados por estudos, e não somente a opinião de alguns entusiastas.
E como os alunos reagem à aplicação de técnicas de aprendizagem ativa?
Tem a sensação de que o professor não quer trabalhar, e que vai transferir seu trabalho ao aluno, mas mostre que as aulas expositivas muitas vezes dão uma falsa sensação de segurança para os alunos, que parecem entender tudo, mas só descobrem que não entenderam direito quando resolvem fazer exercícios e aí tem grandes dificuldades em resolvê-los, e que se eles forem em busca do conhecimento  pelas suas próprias ferramentas eles teriam mais chances de entender o conteúdo e conseguiria resolver com mais facilidade as tarefas desenvolvidas em sala de aula
Então não é fácil aplicar aprendizagem ativa?
Para que um professor comece a aplicar a aprendizagem ativa, é importante que ele tenha uma melhor preparação, é necessário que ele tenha um conhecimento mais amplo dos temas propostos, pois as perguntas a serem feitas tendem a serem mais elaboradas e complexas. Desde o inicio deve-se deixar bem claro para os alunos como funciona essa técnica e como deverá ser a postura deles no decorrer do curso. Muitas vezes o aluno deverá comparecer a aula já com uma breve leitura do conteúdo, dessa forma terá um maior desenvolvimento nos momentos dos debates. O diálogo é de extrema importância nessa técnica, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e todos compreendam os planos pedagógicos.
REFERÊNCIAS
GUDWIN, Ricardo. Aprendizagem Ativa. Disponível em: <http://faculty.dca.fee.unicamp.br/gudwin/activelearning>. Acesso em: 27 set. 2013.

Outros materiais