Buscar

aula_3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
SEMANA 3
*
*
SEMANA 03
Litigiosidade social e composição de conflitos
*
2
AULA 3
*
*
CONTEÚDO
1 – Formas de interação social e a existência de conflitos. Conceitos básicos: conflito social e Direito;
2 - Função preventiva do Direito (função principal). Conceitos básicos: norma social e jurídica como elementos de regulação social;
3 – Função compositiva (o conflito). Conceitos básicos: composição como forma de pacificação social;
3.1 – Formas puras de composição. Conceitos básicos: composição jurídica, voluntária e autoritária;
*
AULA 3
*
*
CONTEÚDO
3.1.1 - Critério jurídico de composição da lide. A presença do Estado-juiz. Requisitos da composição jurídica. Conceitos básicos: universalidade, publicidade e anterioridade com requisitos jurídicos.
3.2 – Tendências modernas de composição de conflitos (mediação, conciliação e arbitragem). Conceitos básicos: crítica da judicialização dos conflitos e tipos de composição alternativos.
*
*
*
*
Nossos objetivos nesse encontro
 
AULA 1
AULA 3
Analisar a funcionalidade do Direito na vida social;
Identificar o Direito como instrumento de controle social e compreender a norma jurídica como forma de prevenir e compor conflitos;
Compreender e criticar as diferentes formas de composição do conflito.
*
*
*
FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO
AULA 1
AULA 2
*
6
*
*
AULA 3
*
*
PREVENÇÃO DE CONFLITOS
Moral
ula
*
 O direito também orienta o comportamento social, objetivando evitar conflitos. O caráter persuasivo das normas jurídicas leva-nos a atuar no sentido dos esquemas ou modelos normativos do sistema jurídico. O direito observado desse modo surge como organizador da vida social e instrumento de prevenção de conflitos. 
*
*
AULA 1
EM SÍNTESE:
O controle social, prevenção e composição de conflitos de interesses, promoção de ordem, segurança e justiça .
É FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO:
AULA 3
*
AULA 1
 O direito apresenta ainda, a tarefa de organizar o poder da autoridade que decide os conflitos, legitimando os órgãos e as pessoas com o poder de decisão e estabelecendo normas de competência e de procedimento.
AULA 3
*
*
SOLUCIONANDO OU COMPONDO
 OS CONFLITOS
 O Direito atua para solucionar conflitos de interesses ou restaurar o estado anterior. O primeiro seria, então, um instrumento de integração e de equilíbrio, oferecendo ou impondo regras de comportamento para decisão que o caso sugere. O exercício de tal função não levaria, contudo, ao desaparecimento dos conflitos, que são inerentes à sociedade. 
AULA 3
*
*
ATIVIDADES HUMANAS ( SAN TIAGO DANTAS)
 1- ATIVIDADE DE COOPERAÇÃO >
	2- ATIVIDADE DE CONCORRÊNCIA =
AULA 3
*
*
Formas puras de composição.
*
*
1- Critério da Composição voluntária 
2- Critério Autoritário
3- Critério da Composição Jurídica e suas Características:
 ANTERIORIDADE
PUBLICIDADE
UNIVERSALIDADE
*
*
*
14
Tendências modernas de composição de conflitos:
Mediação
Conciliação 
- Arbitragem
*
*
*
8
LINKS:
Mediação -http://www.youtube.com/watch?v=c143Pr5vj_Y&feature=related
Conciliação - http://www.youtube.com/watch?v=TxJ6YPPmgFI&feature=related
Arbitragem – http://www.youtube.com/watch?v=MGki4WGoLbA
*
*
*
16
EXERCÍCIOS:
TEXTO 1 - Mediação, conciliação e arbitragem são soluções diferentes para os conflitos. Embora ainda usados impropriamente como sinônimos, a mediação, a conciliação e a arbitragem são conceitos diferentes. No procedimento de mediação, o mediador visa restabelecer o diálogo entre as partes. De acordo com Eliana Tenório, sócia fundadora do TAAB (Tribunal de Alçada Arbitral Brasileiro), 
*
*
*
17
o mediador está voltado para a relação entre os envolvidos. Na mediação, quem decide são as partes envolvidas na disputa. “Dois irmãos brigam por causa de uma cadeira. Nesse caso, o mediador, através de técnicas de abordagem, percebe que restaurar a relação entre os irmãos é o principal ponto, tratar o conflito entre eles e depois buscar a solução para a cadeira”, diz. 
*
*
*
18
Na conciliação, as partes já se polarizaram sobre a questão, há a identificação clara do problema que deve ser resolvido. A parte já tem o objeto, por exemplo: empregado e empregador discutem o pagamento de verbas trabalhistas. As partes querem obter um bom acordo, definir o quanto e de que forma será feito o pagamento. A solução do conflito é o objetivo do conciliador, ele busca os termos de como será cumprido o acordo. 
*
*
*
8
A arbitragem surge no momento em que as partes não resolveram de modo amigável a questão. Trata-se de um procedimento de natureza contenciosa e informal. O árbitro decide a controvérsia, um especialista sobre o tema avalia a situação e profere sua decisão. Em geral, o árbitro é eleito pelas partes ou indicado pela câmara arbitral porque tem um grande conhecimento sobre o assunto tratado (Notícias do Última instância.Disponível   http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/31063.shtml). 
*
*
20
*
TEXTO 2 - O Advogado e a Arbitragem: Aceitação da Inovação no Mundo Jurídico.
A imagem criada pela sociedade do "bom advogado" vem contaminada. As partes buscam mesmo que inconscientemente uma pessoa de certa idade, de vestimenta séria e impecável sentada atrás de uma mesa repleta de livros ultrapassados, já amarelados pelo tempo. Pura ilusão tradicionalista. (...) Neste sentido assevera Dalmo de Abreu Dallari: "Assim o Judiciário envelheceu e o que muitos, dentro dele, veneram como tradições, não passa de sinais de velhice“.
*
*
21
*
 Na tentativa de desatravancar tais paradigmas certas mudanças legislativas são tomadas. Uma delas foi a regulamentação da arbitragem, pretendendo ser assim uma solução à estagnação do Judiciário. Porém, para que a sociedade a conheça e que tal procedimento ganhe força, cabe ao advogado abrir-se para as exigências mercadológicas de trabalho e aceitar o novo, agindo na busca de conhecimento e tendo flexibilidade para adaptação à novidade. É necessário que ele conheça seus critérios para que possa expor com segurança qual o melhor caminho a ser
*
*
22
*
 seguido pela parte: se vale a pena a proposição de uma ação judicial ou a discussão de decisão arbitral. Do mesmo modo que sua participação é essencial à Justiça, o advogado é essencial ao procedimento arbitral, propiciando maior técnica jurídica à defesa das partes, além da fiscalização da atuação dos árbitros.
A advocacia é uma profissão particularmente permeável aos  indicadores de mudanças sociais.  O advogado  deve estar preparado para o futuro. Neste encontro determinístico, ele tem que estar pronto para enfrentar os novos desafios. 
*
*
23
*
a) De acordo com o exposto no texto 1, responda: qual é a diferença entre conciliação e mediação?
b) Que espécies de litígios podem ser solucionados por arbitragem? 
c) Explique a revisão de paradigmas de Justiça de que fala o texto 2, com o novo perfil do advogado que esses modelos exigem.
*
*
24
*
QUESTÃO OBJETIVA
Banco é punido por demorar a atender cliente. 
As longas filas e a demora para atendimento nos bancos continuam gerando polêmica. O Banco A.R. foi condenado pela Justiça do Rio a pagar R$ 1.350,00 por danos morais a L. M.. Motivo: por três vezes, ele foi a uma agência de Petrópolis, em 2006, e teve de esperar por quase uma hora para ser atendido. (...). O voto do juiz Flávio Citro Vieira de Mello, relator do recurso, apontou a violação da Lei Estadual 4223/2003, que estabelece limite de 20 minutos de espera em
*
*
25
*
fila de atendimento, e foi acompanhado pelos juízes Ricardo Andrade e Eduarda Souza Campos (Disponível em www.tjrj.gov.br,  27.04.2007).
 
No que diz respeito ao caso em tela, uma vez instaurado o conflito, qual foi a via eleita pelas partes para compô-lo?
a) Conciliação
b) Mediação
c)
Voluntário
d) Judicial
e) Autoritário
*
*
Leitura para a próxima aula
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado: Conceito sociológico do Direito.
SABADELL, Ana Lúcia Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. Capítulo indicado: Conclusão – Definições sociológicas do Direito
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais