Buscar

Plano de Aula Ed. Física NATAÇÃO mês de ABRIL 2015

Prévia do material em texto

REDE SESI DE EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO MENSAL
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR (A): Diego Augusto 
CICLO / PERÍODO / TURMA: NATAÇÃO / 1º e 2º HORÁRIO – SEG – QUA - SEX
	TRIMESTRE: 1
	OBJETIVO:
 Fazer com que o aluno desenvolva suas habilidades motoras dentro da modalidade acordado com as atividades pré-dispostas durante a semana. 
	AVALIAÇÃO:
Movimentos técnicos de braços para os estilos crawl e costas, 25 mts.
Movimentos técnicos de pernas para os estilos crawl e costas, 25 mts.
	DATA
	O QUÊ TRABALHAR?
	 COMO?
	RECURSOS?
	AVALIAÇÃO?
	RECUPERAÇÃO?
	
13/04
	ENTRADA DA MÃO.
	Aquecimento – Cinco chegadas de crawl. – quatorze chegadas alternando sete de pernada de crawl e 7 nadando crawl completo. 
Parte principal – cinco chegadas com a prancha na frente rodando um braço de crawl com a respiração lateral e, no momento do retorno da mão à frente, furar a água estendendo a mão por debaixo da prancha (não segurar a prancha com o braço que está fazendo a braçada). – cinco chegadas com o outro braço. – 7 chegadas fazendo braçadas alternadas três braçadas para um lado / três braçadas para o outro lado, sempre furando a água com a ponta dos dedos e estendendo o braço à frente, antes de fazer a puxada. – quatro chegadas alternando, duas chegadas de pernada de crawl / 2 chegadas de crawl completo. 
	Prancha.
	Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.
	
X
	
15/04
	
Entrada da mão e aperfeiçoamento do movimento do braço no nado de crawl.
.
	Aquecimento – Oito chegadas de crawl completo.
Parte principal Seis chegada alternando: duas braçadas para cada lado parando a mão na frente / com quatro braçadas alternadas. – seis chegadas com a pernada muito forte e a braçada lenta e bem alongada. – Seis chegadas com o uso da Prancha, repetindo o mesmo braço a cada 25 metros (atentando sempre para a entrada da mão na água). – Oito chegadas de crawl completo sem o uso de material. 
	 
Prancha.
	. 
Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.
	
X
	
17/04
	Aperfeiçoamento da braçada de crawl
	Aquecimento – 10 chegadas (alternando 5 completo, 5 educativo rodando um braço). 
Parte principal 6 chegadas segurando a prancha na frente, rodando um braço, furando a água e, ao final da puxada, raspando o dedo polegar na coxa. Mudar de braço a cada chegada. 6 chegadas sem a prancha, rodando um braço, raspando o dedo polegar na coxa, ao final da puxada. – 6 chegadas com o outro braço – 6 chegadas nadando completo, respirando a cada 4 braçadas. – 5 chegadas parando o braço na frente, fazendo três braçadas para um lado e três braçadas para o outro lado. 8 chegadas alternando: 3 pernada de crawl/ 3 educativo de um braço/ 2 completo. 
	Prancha
	Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.
	
	22/04 
	Recuperação da Braçada de Crawl
	Aquecimento – 10 chegadas de crawl completo. 
Parte principal – 10 chegadas segurando a prancha na frente, realizando a braçada e recuperar o braço, arrastando a ponta dos dedos pela coxa, passando pelas costelas e chegando às axilas, a mão segue em direção à prancha, mantendo um nível mais baixo do que o cotovelo. 5 chegadas cada braço. 3 chegadas sem a prancha, alternando 3 braçadas para cada lado, além de arrastar a mão no corpo, na fase de recuperação, também atentar para a entrada e saída de mão. – 3 chegadas respirando 2 x 1, parando os braços na frente. – 3 Chegadas de crawl nado 3 x 1. - 4 chegadas de pernada. 
 
	Prancha.
	Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.
	
	24/04
	
Aperfeiçoamento da fase de recuperação no nado de crawl
	Aquecimento – 5 chegadas pernada de crawl, 5 chegadas de pernada de costas. 
Parte principal – 6 chegadas de braçada de crawl arrastando a ponta do dedo médio na superfície da água, na fase de recuperação, até a mão encontrar a prancha (não afundar a mão na água). – 6 chegadas como anteriormente, mas agora furando a água e estendendo a mão por debaixo da prancha. – 6 chegadas de braçada de crawl com pullbuoy, porém não arrastando os dedos na água, mas passando a mão rente à superfície da água, durante toda a fase de recuperação (o braço faz um triângulo: mão, cotovelo e ombro). – 6 chegadas de crawl, alongando os braços na frente 
 
	Prancha, pullbuoy.
	Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.
	
	27/04
	Aperfeiçoamento da fase de recuperação no nado de crawl
	Aquecimento – 6 chegadas: alternando 3 chegadas de crawl / 3 chegadas de educativo, passando a mão pelas costelas na fase de recuperação da braçada. 
Parte principal – 5 chegadas de crawl completo, arrastando a ponta do dedo médio na superfície da água. – 5 chegadas fazendo duas braçadas para cada lado, buscando manter o cotovelo alto. – 5 chegadas de crawl buscando o alongamento do nado na entrada e saída da mão, levantando o ombro na recuperação da braçada e mantendo o cotovelo sempre em um nível mais alto do que a mão. – 3 chegadas de pernada de crawl sem a prancha, mantendo os braços parados na frente. 3 chegadas de crawl alternando: 3 braçadas com braço direito, 3 braçadas com o braço esquerdo e 6 braçadas alternadas. 
	
	Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.
	
	29/04
	Aperfeiçoamento da fase de recuperação no nado de crawl
	Aquecimento – 10 chegadas: alternando 5 chegadas de crawl / 5 chegadas de educativo, passando a mão pelas costelas na fase de recuperação da braçada. 
Parte principal – 5 chegadas crawl completo, arrastando a ponta do dedo médio na superfície da água. – 5 chegadas, fazendo duas braçadas para cada lado, buscando manter o cotovelo alto. – 5 chegadas de crawl buscando o alongamento do nado na entrada e saída da mão, levantando o ombro na recuperação da braçada e mantendo o cotovelo sempre em um nível mais alto do que a mão. – 5 chegadas de pernada de crawl sem a prancha, mantendo os braços parados na frente. -5 chegadas de crawl alternando: 3 braçadas com braço direito, 3 braçadas com o braço esquerdo e 6 braçadas alternadas. – 2 chegadas de costas, relaxando e mexendo os braços dentro d'água. 
	
	Desenvolvimento, evolução e correção de movimentos.

Continue navegando