Buscar

Historia dos povos indigena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Esta obra, publicada em 1933, rompe com o discurso racial que dominava as ciências humanas no país e inaugura um novo olhar sobre a miscigenação e as relações sociais e étnicas no Brasil. Ressalta a mestiçagem e defende a existência de um equilíbrio nas relações étnicas que caracterizaria o Brasil. Estamos falando de:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre
	
	
	
		2.
		Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta o nome do autor responsável pela criação do polêmico argumento que definiu o Brasil como uma "democracia racial".
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	
	 
	Gilberto Freyre.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		A miscigenação entre as diversas raças, no território brasileiro, tem sido historicamente usada como argumento para afirmação de inexistência de preconceito racial no Brasil. Assinale a teoria que melhor representa a afirmação.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	
	 
	Teoria da Democracia Racial;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Em fins do século XIX e início do século XX, teóricos como Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, estudaram a sociedade brasileira e construíram um discurso que possibilitou o surgimento de teorias raciais científicas que desvalorizavam/inferiorizavam negros e mestiços. A respeito desses teorias podemos afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias raciais definiram, no Brasil, uma identidade nacional pautada na superioridade branca, legitimaram o passado escravista recente, e explicaram a não inserção política e social de determinados grupos, mesmo após a proclamação da República.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Em fins do século XIX e início do século XX, teóricos como Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, estudaram a sociedade brasileira e construíram um discurso que possibilitou o surgimento de teorias raciais científicas que desvalorizavam/inferiorizavam negros e mestiços. Qual foi a forma de pensamento existente que fundamentou tais teorias.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	
	 
	O Evolucionismo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Ao longo das décadas de 1920 e 1930, o médico baiano Artur Ramos de Pereira Araújo se destacou no pensamento social brasileiro, principalmente naquilo que se refere ao papel do negro na formação do Brasil. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a síntese do pensamento de Artur Ramos de Pereira Araújo.
		Quest.: 6
	
	
	
	 
	Artur Ramos Pereira de Araújo negou qualquer tipo de explicação biologizante dos comportamentos sociais, sendo especialmente crítico aos estudos de Nina Rodrigues.

Outros materiais