Buscar

Texto sobre Brasil (2013) - CJSP - Geografia 1° Ano Ensino Médio

Prévia do material em texto

Roteiro para o mapa da América do Sul
1- Identificar, através de números, os países que compõem o continente sul-americano.
 	1- Argentina – capital Buenos Aires
 2- Bolívia – capital La Paz (administrativa); Sucre (legal)
	3- Brasil – capital Brasília
	4- Chile – capital Santiago
	5- Colômbia – capital Bogotá
	6- Equador – capital Quito
	7- Guiana – capital Georgetown
	8- Paraguai – capital Assunção
	9- Peru – capital Lima
	10- Suriname – capital Paramaribo
	11- Uruguai – capital Montevidéu
12- Venezuela – capital Caracas
	Guiana Francesa – possessão francesa – cidade importante: Caiena
	Ilhas Falkland (Malvinas) – possessão inglesa pretendida pela Argentina
2- Escreva no mapa o nome;
 a) dos países da América do Sul
 b) das capitais desses países
 c) dos oceanos que banham a América do Sul
 d) dos paralelos
3- Contorne:
 a) de roxo o limite do Brasil com os países da América do Sul.
 b) de azul o limite do Brasil com o oceano Atlântico
4- Pinte de cinza os países que não se limitam com o Brasil.
5- Pinte com as cores indicadas na legenda os países da América do Sul que se limitam com o Brasil.
 - verde / norte: Suriname, Guiana, Venezuela.
 - amarelo / noroeste: Colômbia
 - laranja / oeste: Peru, Bolívia
 - rosa / sudoeste: Paraguai, Argentina
 - vermelho / sul: Uruguai 
6- Pinte a legenda com as cores indicadas.
 TEXTUALIZAÇÃO - MAPA DA AMÉRICA DO SUL
1- Localização do Brasil quanto aos hemisférios.
Considerando a divisão do mundo em hemisférios, o Meridiano de Greenwich define o __?__ ou __?__, e o __?__ ou __?__, e que a linha do Equador define o __?__ ou __?__, e o __?__ ou __?__.
Em relação ao Meridiano de Greenwich e à linha equatorial, o território brasileiro se localiza completamente no hemisfério __?__ ou __?__. No que diz respeito à linha do Equador, o país apresenta a maior parte de seu território no hemisfério __?__ ou __?__, e pequena parte no hemisfério __?__ ou __?__.
 
2- Localização do Brasil quanto às zonas de iluminação.
Com base no mapa Terra: zonas térmicas ou de iluminação, a maior parte do território brasileiro localiza-se na __Zona __?__, definida pelos trópicos __de __?__ e de __?__. Essa zona é a parte do globo mais iluminada e aquecida pelos raios solares, por isso no Brasil predominam os climas quentes.
O sul do estado de __?__, o extremo sul do __?__, a maior parte do __?__ e os estados de __?__ e __?__ localizam-se na __Zona __?__, onde as médias de temperaturas anuais são inferiores às da Zona Tropical.
3- Localização do Brasil no continente americano.
A América é um continente que se estende desde as altas latitudes do hemisfério Norte até as altas latitudes do hemisfério Sul. Em vista disso, foi dividida em __?__, __?__ (continental e insular) e a __?__. O continente americano localiza-se nas zonas térmicas __?__ ou __?__, Temperada do __?__ e do __?__ e __?__.
As regiões de alta latitude localizam-se entre os paralelos __?__ N e S e __?__ N e S__, as regiões de médias latitudes localizam-se entre os paralelos __?__ N e S e __?__ N e S__. Já a região de baixa latitude localiza-se entre os paralelos __?__ N e __?__, __?__ S e __?__.
O Brasil ocupa grande parte da porção sul do continente americano, estando então localizado na América do __?__.
4- Localização do Brasil quanto às línguas oficiais.
A partir do início do século XVI, a América começou a ser colonizada por povos europeus, que ocuparam as terras dos primitivos habitantes e impuseram seu modo de vida e sua cultura. Entre os elementos culturais impostos pelos colonizadores, destaca-se a língua. Entre elas temos o português, espanhol, francês, inglês, holandês. Com base nesse traço cultural e na semelhança histórica, o Brasil situa-se na __?__.
5- Leitura cartográfica
Os elementos cartográficos apresentados no mapa são: título, legenda, orientação, escala.
O título identifica o mapa como temático porque __?__. No mapa trabalhado o tema é social, __?__. Os símbolos identificam uma hierarquia entre os municípios __?__ e __?__.
Quanto à orientação temos a Rosa-dos-ventos ou Rosa-dos-rumos na qual estão inseridos os pontos cardeais, identificados com as letras N – indica o Norte, a porção Setentrional ou Boreal; o S – indica o Sul, a porção Meridional ou Austral; o L (encontramos também a letra E) – indica o Leste, o Oriente/Oriental; o O (encontramos também a letra W) – indica o Oeste, o Ocidente/Ocidental.
 A escala é do tipo __?__, onde 1 centímetro no mapa corresponde a __?__ no espaço real. A representação numérica (escala numérica) dessa mesma relação matemática é __? __, o que significa dizer que o espaço real foi reduzido 40 milhões de vezes para caber na folha de papel. O espaço representado é grande, portanto precisou de muitas reduções. Essa proporção matemática classifica essa escala como __?__. Por causa da redução esse mapa é pobre em __?__.
GABARITO – REGISTRAR E ESTUDAR
 TEXTUALIZAÇÃO - MAPA DA AMÉRICA DO SUL
Roteiro para a textualização – América do Sul
1- Localização do Brasil quanto aos hemisférios.
Considerando a divisão do mundo em hemisférios, o Meridiano de Greenwich define__o leste ou oriente__, e o __oeste ou ocidente__, e que a linha do Equador define o __norte ou setentrional__, e o __sul ou meridional__.
Em relação ao Meridiano de Greenwich e à linha equatorial, o território brasileiro se localiza __completamente no hemisfério oeste ou ocidental__. No que diz respeito à linha do Equador, o país apresenta a maior parte de seu território no hemisfério __Sul ou Meridional__, e pequena parte no hemisfério __Norte ou Setentrional__.
 
2- Localização do Brasil quanto às zonas de iluminação.
Com base no mapa Terra: zonas térmicas ou de iluminação, a maior parte do território brasileiro localiza-se na __Zona Intertropical__, definida pelos trópicos __de Câncer e de Capricórnio__. Essa zona é a parte do globo mais iluminada e aquecida pelos raios solares, por isso no Brasil predominam os climas quentes.
O sul do estado de __São Paulo__, o extremo sul do __Mato Grosso do Sul__, a maior parte do __Paraná__ e os estados de __Santa Catarina e Rio Grande do Sul__ localizam-se na __Zona Temperada do Sul__, onde as médias de temperaturas anuais são inferiores às da Zona Tropical.
3- Localização do Brasil no continente americano.
A América é um continente que se estende desde as altas latitudes do hemisfério Norte até as altas latitudes do hemisfério Sul. Em vista disso, foi dividida em __América do Norte, América Central (continental e insular) e a América do Sul__. O continente americano localiza-se nas zonas térmicas __Polar ou Ártica, Temperada do Norte e do Sul e Intertropical__.
As regiões de alta latitude localizam-se entre os paralelos __90° N e S e 60° N e S__, as regiões de médias latitudes localizam-se entre os paralelos __60° N e S e 30° N e S__. Já a região de baixa latitude localiza-se entre os paralelos __30° N e 0°, 30° S e 0°__.
O Brasil ocupa grande parte do porção sul do continente americano, estando então localizado na América do __Sul__.
4- Localização do Brasil quanto às línguas oficiais.
A partir do início do século XVI, a América começou a ser colonizada por povos europeus, que ocuparam as terras dos primitivos habitantes e impuseram se modo de vida e sua cultura. Entre os elementos culturais impostos pelos colonizadores, destaca-se a língua. Entre elas temos o português, espanhol, francês, inglês, holandês. Com base nesse traço cultural e na semelhança histórica, o Brasil situa-se na __América Latina__.
5- Leitura cartográfica
Os elementos cartográficos apresentados no mapa são: título, legenda, orientação, escala.
O título identifica o mapa como temático porque __contém informações selecionadas sobredeterminado fenômeno ou tema do espaço geográfico. No mapa trabalhado o tema é social, divisão política__. Os símbolos identificam uma hierarquia entre os municípios __capital e cidade principal__.
Quanto a orientação temos a Rosa-dos-ventos ou Rosa-dos-rumos na qual estão inseridos os pontos cardeais, identificados com as letras N – indica o Norte, a porção Setentrional ou Boreal; o S – indica o Sul, a porção Meridional ou Austral; o L (encontramos também a letra E) – indica o Leste, o Oriente/Oriental; o O (encontramos também a letra W) – indica o Oeste, o Ocidente/Ocidental.
 A escala é do tipo __gráfica__, onde 1 centímetro no mapa corresponde a __400 quilômetros__ no espaço real. A representação numérica (escala numérica) dessa mesma relação matemática é __1:40 000 000__, o que significa dizer que o espaço real foi reduzido 40 milhões de vezes para caber na folha de papel. O espaço representado é grande portanto precisou de muitas reduções. Essa proporção matemática classifica essa escala como __pequena__. Por causa da redução essa mapa é pobre em __detalhes__.
 ESCALA CARTOGRÁFICA
Como interpretar reduções em mapas
O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície.
O uso da escala torna possível a manutenção da proporção do espaço representado.
A escala estabelece uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.
As escalas podem ser indicadas de duas maneiras:
 - a representação gráfica: é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa e a distância real de um território. A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e o território.
 0 3 6 9 12
 quilômetros
 - a representação numérica: é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo – 1:300 000. A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente ao território.
Neste exemplo 1 cm no mapa representa __?__ no terreno, ou __?__km. 
Para trabalhar com a escala numérica é necessário aplicar a escala métrica decimal: 300 000 cm é igual a 300 m
 300 000 cm é igual a 3 km
Aplicação da escala
A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D).
Situações:
 Calcular a distância real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1:300 000
 D = d x E
Calcular a distância no mapa (d) de escala (E) 1:300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro
 d = D
 E
Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km
 E = d
 D
Grande e pequena escala
Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala.
As escalas grandes são aquelas que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo denominador é menor.
As escalas maiores normalmente são denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetônico ou para representar uma cidade.
De acordo com os exemplos já citados a escala 1 : 300 é __?__ do que a escala 1 : 300 000.
A escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e do tipo de informação que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam.
O detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupação com os detalhes, mas assim mesmo as informações devem ser selecionados para atender o objetivo pelo qual foram elaborados. 
MAPA DO BRASIL - Roteiro
1-Reforce com o lápis azul a linha que divide, no território brasileiro, as terras emersas das terras imersas. Essa é a linha da costa, esse é o litoral brasileiro. 
Essa linha é fronteira? Justifique.
2-Reforce com o lápis vermelho a linha que representa a fronteira terrestre do Brasil.
3-Reforce a linha tracejada que representa o limite entre os estados brasileiros. Use caneta preta.
4-Escreva no mapa, dentro do espaço correspondente, o nome dos estados brasileiros.
5- Localize o Distrito Federal e escreva no mapa o nome da capital do país.
6-Na cartografia há um símbolo que representa a capital. Cada estado brasileiro tem a sua capital. Com auxílio do Atlas, desenhe esse símbolo e em seguida escreva, no mapa, o nome dessa cidade.
7- Marque com um ponto vermelho os pontos extremos do Brasil. 
8- Escreva no mapa o nome desses locais.
9-Calcule a distância entre os pontos extremos na direção norte-sul. Repita esse procedimento entre os pontos extremos na direção leste-oeste. 
10-Pinte de laranja os estados litorâneos e de verde os estados interioranos.
11- Identifique problemas enfrentados pelo Brasil em consequência da sua posição geográfica.
12- Identifique vantagens da posição geográfica do Brasil.
Assuntos que devem ser estudados no livro (2013)
☺Capítulo 1 – páginas 16, 17 (orientação)
☺Capítulo 2 – páginas 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36 e 37 (representação cartográfica e escala)

Continue navegando