Buscar

Arraçoamento de Leitões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arraçoamento dos leitões recria e terminação
O arraçoamento para leitões normalmente segue o programa:
- Ração pré-inicial/desmame – vai de sete a 35 dias. É importante inciar o mais cedo para o leitão comece a se acostumar. Tem suplementos lácteos e produtos importantes, favorecendo o consumo do animal no momento em que ele tem maior conversão alimentar e maior GDP.
- Ração pré-inicial: fornecida na creche. Vai de 36 à 49 dias de idade.
- Inicial: de 50 a 70 dias de idade. Lembrando que faz a descreche com 70 dias (UEA, para transferir com melhor peso possível), e a maioria das granjas intensivas faz com 63.
- Descreche: a partir do momento em que é transferido para a terminação começa a consumir ração recria. 71 a 119 dias de idade.
- Ração terminação: vai de 120 dias ao abate. Tem granjas que tem duas rações.
* Granjas intensivas podem utilizar quatro até cinco arraçoamentos. Melhora estresse e GDP. Como desmama com 28 dias, não com 21, utilizamos só três rações.
* Em termos de peso, a fase da recria vai mais ou menos de 25 a 50 kg – tem que ganhar essa condição para ser considerado animal de terminação.
* Terminação 1 e 2: correlacionado com deposição de musculo e gordura do animal. Se pensarmos numa relação de músculo x gordura – sendo nascimento o ponto inicial, tem o músculo em ‘s’ – na fase do platô ele atinge a maturidade sexual, estando no seu ápice de crescimento e a deposição muscular fica estagnada. Depois dessa fase, ocorre deposição de gordura. Começa a perder força muscular, diminui o tamanho. Na fase de deposição de gordura é a fase de maior cuidado, pelo limite de deposição de toucinho.
* Fase 1 de 50-70kg e a fase 2 de 70-120kg (peso que se busca para o abate, é quando ele está terminando a deposição muscular e começa a ter aumento de gordura). Altamente influenciado pelo sexo do animal – macho inteiro tem uma qualidade de deposição muscular, C.A., GDP superior pois tem os hormônios masculinos circulantes – animal ativo. A imunocastração começa na segunda fase, porque queremos esticar o máximo possível ele inteiro, aproveitando essa condição favorável.
Pensando em sistemas de alimentação para leitões, o que se usa é a vontade. É importante nos primeiros dias de creche oferecer até 6 vezes por dia, de preferencia úmida – não pode ter excesso no comedouro, se ficar sobre fermenta, a relação de agua para ração é 2:1, é interessante pois a ração úmida melhora o consumo.
Sistemas de alimentação em leitões recria: alimentação a vontade seca; à vontade úmida – molho a ração antes de fazer o arraçoamento; ração seca dentro do sistema úmido – o animal molha; ração restrita (controlada – para ter uniformização, não desperdiçar ração, melhorar a C.A.; como tem a influencia do sexo pode-se restringir o fornecimento para uma categoria – castrados); ração mista (à vontade e restrita – fazendas de imunocastrados); líquida (resíduos de soro de leite, resíduo de padaria; normalmente utiliza sistema automatizado; complementa com a ração – tem valor nutricional).
Manejo nutricional de alimentação mista só tem sentido quando de acordo com o sexo. Pensando em qualidade de carcaça – deposição de músculo – macho inteiro (imunocastrado – abate de macho inteiro no Br é proibido), deposita mais que a fêmea e ela mais que o macho castrado. Quanto à deposição de gordura, o macho castrado deposita mais, depois a fêmea e por fim o inteiro. Quanto ao consumo, quem consome mais é o macho inteiro (além de ser exigente em nutrientes), depois o macho castrado, depois a fêmea. Consequentemente o GDP segue a mesma relação. Com relação à C.A. (deposição muscular) – a fêmea tem melhor, depois o macho inteiro e depois o castrado. Considerando que o macho castrado deposita mais gordura e consome mais que a fêmea deve-se fazer restrição no macho castrado, otimizando sua produção de forma que o custo fique melhor – separo macho e fêmea, o macho inteiro e a fêmea uso um programa nutricional à vontade de acordo com os requerimentos nutricionais (macho inteiro é maior), o macho castrado vou fazer um programa nutricional restrito, usando de 10 a 15% de redução – várias vezes ao dia, evitando o canibalismo, úlceras, estresse...
Comedouro linear é mais utilizado na alimentação restrita. No caso de animais de terminação é 33cm/animal.
Fornecimento de água – nipple ou chupeta; mais recente é bite ball – impede desperdício de água -, a disponibilidade é de 10 a 15 cm acima da linha lombar.
Manejo pré-abate: jejum – 12h a 18h; água a vontade; inclinação da rampa de 15 a 20º, suíno não gosta nem de subir, nem de descer; tem que trabalhar com no máximo 10 animais, no piso novo ele para, pois é diferente; a densidade dentro do caminhão – recomendada é 0,45m²/leitão de 100kg.

Outros materiais