Buscar

Apol Orientação para Linguística 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Orientação para Linguística
Leia a seguinte passagem:
“Para cumprir o seu propósito de transmissão de mensagens, um texto deve apresentar certas características que facilitem a apreensão do sentido pelo leitor, seguindo uma linha de pensamento que possa ser seguida e compreendida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.normaculta.com.br/coerencia-e-coesao/>. Acesso em 23 maio 2017.
Considerando a passagem acima e o livro-base Língua e linguagem na prática pedagógica em relação à coesão e à coerência, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Coesão e coerência, dentro do campo da linguística textual, são considerados termos sinônimos, pois ambos dão sentido a um texto.
	
	B
	Para um texto ser reconhecido como tal, ele precisa ser tanto coerente quanto coeso, ou seja, não há coerência se não houver coesão.
	
	C
	Um texto pode ser coerente sem apresentar elementos de coesão.
Você acertou!
“Para um texto ser reconhecido como tal, é fundamental que seja coerente, mas não necessariamente são explicitados em sua superfície os nexos coesivos. A ausência de elementos que lhe concedem coesão pode ser compensada pela unidade semântica promovida pela sequência de palavras relacionadas em um determinado script conhecido pelos falantes”. (Livro-base, p. 128) 
	
	D
	As frases soltas em um texto são a condição necessária para se ter um texto coeso coesão e coerente.
	
	E
	Coesão e coerência são termos distintos; o primeiro, diz respeito à unidade semântica, ao passo que o segundo à unidade formal do texto.
Questão 2/5 - Orientação para Linguística
Leia o fragmento de texto abaixo:
“A par da familiarização com os gêneros, é possível levar o aluno a depreender, entre determinadas sequências ou tipos textuais – narrativas, descritivas, expositivas, etc. –, um conjunto de características comuns, em termos de estruturação, seleção lexical, uso de tempos verbais, advérbios [...] e outros elementos dêiticos         que permitem reconhecê-las como pertencentes à determinada classe”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Ler e escrever. Estratégias de produção textual. 2ªed.São Paulo: Contexto, 2010, p. 63
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Língua e linguagem na prática pedagógica em relação ao estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas enfatiza o ensino da língua falada.
	
	B
	O estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas busca preparar o aprendiz para o uso efetivo da língua nas modalidades escrita e falada.
Você acertou!
“O estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas busca preparar o aprendiz para o uso efetivo de uma língua em suas modalidades escrita e falada, em várias situações reais de interação, por meio de instrumentos eficazes”. (Livro-base, p.82)
	
	C
	O estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas enfatiza o ensino da língua escrita voltado para o texto literário.
	
	D
	O estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas tem como objetivo principal o desenvolvimento do texto escrito voltado para a dissertação científica.
	
	E
	O estudo dos gêneros textuais com base nas sequências didáticas foi usado no século XIX e atende de forma insuficiente as necessidades do aluno.
Questão 3/5 - Orientação para Linguística
Atente para a seguinte citação:
“As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://portugues.uol.com.br/redacao/variacao-linguistica-lingua-movimento.html>. Acesso em 23 maio 2017.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Língua e linguagem na prática pedagógica, variável e variante são dois conceitos importantes para entendermos a teoria de variação linguística. Sendo assim, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
Variáveis
Variantes 
(  ) Dizem respeito aos diferentes usos de um item linguístico.
( ) Podem ser influenciadas pela escolaridade, sexo e localização geográfica do falante.
(  ) Podem ser de ordem linguística ou não.
(  ) Sua tipologia pode ser relativa à norma, à inovação ou ao prestígio.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 1 -1 – 2
“Tipologia das [...] variáveis: linguísticas e não linguísticas.  [...] não linguísticas: escolaridade, sexo, localização geográfica [...]”. (Livro-base, p. 147-148)
Variantes – “Sempre que nos deparamos com diferentes usos de determinado item linguístico, estamos diante de variantes [...]”. (Livro-base, p. 147)
“Tipologia das variantes [...]: Variante linguística - quanto à norma; quanto à inovação; quanto ao prestígio [...]”. (Livro-base, p. 148)
	
	B
	1 - 1 – 2 – 2
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 - 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 2 - 1
Questão 4/5 - Orientação para Linguística
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A gramática teve origem [...] dois séculos antes da era cristã na escola de Alexandria, sendo os gregos os primeiros a se dedicarem ao estudo gramatical e às suas estruturas gramaticais com objetivo de preservar a pureza da língua grega que estava sendo contaminada por barbarismos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAAL, Daiane Van Der, Gramática e o ensino da língua portuguesa. Anais do X Congresso Nacional de Educação-EDUCERE – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – 26 a 29 de outubro de 2009, p.983.
Com o desenvolvimento do sistema escolar o papel pedagógico da gramática foi se modificando e ampliando suas funções. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Língua e linguagem na prática pedagógica, o ensino da gramática passou:
Nota: 20.0
	
	A
	a incentivar o aprendizado do grego e da filologia histórica.
	
	B
	a coibir a produção textual literária, em especial a poética.
	
	C
	a mediar o acesso à língua materna e às línguas estrangeiras.
Você acertou!
“o papel pedagógico da gramática, isto é, sua função de instrumento de acesso à cultura escrita, surgiu tardiamente. Com o desenvolvimento do sistema escolar, a gramática passou a ter uma função mais ampla (normativa); de promover o acesso às línguas estrangeiras e mesmo à língua materna. As gramáticas assumiram, assim, o duplo papel de instrumento de descrição das línguas e material pedagógico para sua aprendizagem. (livro-base, p. 32)
	
	D
	a integrar a lista das disciplinas secundárias no ensino fundamental.
	
	E
	a descartar sua inserção nos materiais pedagógicos dos ensinos fundamental e médio.
Questão 5/5 - Orientação para Linguística
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Para Bakhtin [...],  o gênero se define como ‘tipos relativamente estáveis de enunciados’ elaborados pelas diferentes esferas de utilização da língua [...]. Bakhtin enfatiza que quando fala/escreve ou lê/ouve, o indivíduo ativa seu conhecimento prévio do paradigma dos gêneros a que ele teve acesso nas suas relações com a linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERCEZE, Rosa Maria Nechi, Gêneros Textuais No Processo De Ensino aprendizagem. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 47-53, maio-ago. 2008, p. 48.
De acordo com os conteúdos do livro-base Língua e linguagem na prática pedagógicaem relação aos gêneros textuais, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os gêneros textuais se constituem e se estabelecem pelos aspectos lexicais do texto sem relação com o meio social.
	
	B
	Os gêneros textuais são um depósito de modelos de referência, que podem ser utilizados pelos usuários da língua em ações de linguagem.
Você acertou!
Esta alternativas está correta porque “os gêneros podem ser considerados ‘como uma espécie de reservatório de modelos de referência, dos quais todo produtor deve se servir para realizar ações de linguagem”. (livro-base, p.78)
	
	C
	Os gêneros textuais são modelos estáveis de textos narrativos e ficcionais usados por escritores de ficção.
	
	D
	Os gêneros textuais são definidos e catalogados com base nos aspectos sintáticos presentes nos textos.
	
	E
	Os tempos verbais e as relações lógicas são os elementos que formam o gênero textual, o qual se definem independente do meio social.

Continue navegando