Buscar

plano PsicologiafisioI

Prévia do material em texto

PLANO DE ENSINO
	
	DATA:
24.01.2014
	CURSO: FISIOTERAPIA
	MATRIZ:
	PERÍODO:
2015.1
	DISCIPLINA
	CARGA HORÁRIA
	
	PSICOLOGIA EM SAÚDE
	Teórica: 40H 
	Prática:
EMENTA:
 A Psicologia como ciência, sua história e correntes teóricas. Entendimento do processo de desenvolvimento do ser humano. Papel da Psicologia na área de saúde e possibilidade de sua aplicação no entendimento e intervenção nos problemas humanos. A Psicologia e a equipe multiprofissional: reflexões para uma interdisciplinaridade. Discussão dos aspectos psicológicos e afetivos relacionados ao paciente e família no cuidado em saúde, diante do processo de adoecer, da dor, morte e perdas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
Desenvolver o entendimento da Psicologia como uma ciência do humano que lida com aspectos da saúde e do sofrimento mental, instrumentalizando-a como um conhecimento que possa possibilitar uma intervenção de forma a pensar de maneira mais ampliada o conceito de saúde-doença e normal-patológico. 
Definir a Psicologia como uma ciência, seus métodos e o processo histórico de constituição de suas correntes ou escolas teóricas; 
Promover a compreensão das fases de desenvolvimento psíquico humano e discutir suas relações com o desenvolvimento fisiológico e social do indivíduo; 
Construir um conhecimento a partir da Psicologia que possibilite ao profissional de saúde abordar o humano na sua relação consigo mesmo (intrapsíquica) e com o mundo (interpessoal); 
Construir o entendimento do lugar do Psicólogo em uma equipe de saúde (a interdisciplinaridade) e da Psicologia como conhecimento fundamental no entendimento dos 
Fenômenos existenciais do ser humano nos processos de adoecimento. 
Descrever os principais aspectos psicológicos relacionados a interação profissional, paciente e família; 
Compreender as principais características psicológicas envolvidas com processo de adoecer, morrer, perdas e dor. 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
	UNIDADE I – Psicologia e Saúde
	Psicologia: conceitos e história
	Métodos de estudos em psicologia
	Principais abordagens em psicologia
	Psicologia e saúde
	Fundamentos em Psicopatologia
	UNIDADE II – Comportamento Permanente em Saúde
	Princiapais conceitos
	Adesão
	Modelos de Adesão
	Barreiras
	Unidade III Relações Humanas na Saúde
	Relações Humanas na Saúde: visão geral
	Conceito e Importância
	Relacionamento intrapessoal
	Relacionamento interpessoal
	Relacionamento intragrupal
	UNIDADE IV – Comunicação Humana e Saúde
	 Principais conceitos
	Funções
	Barreiras
METODOLOGIA DO ENSINO: 
Metodologia do ensino e aprendizagem:
A disciplina será ministrada através de conteúdos teóricos, aulas de campo em instituições específicas, exposições dialogadas, grupos de discussão, seminários, debates competitivos, apresentação e discussão de filmes e casos práticos, onde os conteúdos serão trabalhados mais dinamicamente, estimulando o senso crítico e científico dos alunos.
Recursos audiovisuais:
	( X ) Lousa branca;
	( X ) Laboratório de informática;
	( X ) Projetor Multimídia;
Metodologia de Avaliação:
No decorrer do período letivo serão desenvolvidas 02 (duas) avaliações, para efeito do cálculo da média parcial. A média parcial será calculada pela média aritmética das duas avaliações efetuadas. O aluno que alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) será considerado aprovado. O aluno que não alcançar a média parcial fará em exame final onde precisará alcançar média final maior ou igual a 5,0. Serao aplicadas avaliações dos tipos: provas teóricas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades em classe e extraclasse. O exame final será, obrigatoriamente, prova escrita.
REFERÊNCIAS
Básica:
BOCK, A.M.B.;  FURTADO, O.;  TEIXEIRA, M.L.T.;  Psicologias: uma Introdução ao estudo de Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANGERAMI, Valdemar A. et al. Atualidades em Psicologia da Saúde. São Paulo, Pioneira, 2004.
BRAGHIROLLI, Elaine Maria. BISI, Guy Paulo. RIZZOR, Luiz Antônio. NICOLETTO, Ugo. Psicologia Geral. 28.ed.Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHENIAUX, Elie. Manual de psicopatologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
SIQUEIRA, Mirlene Maria M. S. Psicologia em saúde. 2. Ed. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008. 
ANGERAMI, Valdemar. Psicossomática e a Psicologia da Dor. São Paulo: Pioneira, 2001.

Continue navegando