Buscar

aula 1

Prévia do material em texto

AULAS 1 e 2
ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PELO PORTFÓLIO DA AULA 1 
Pesquise em livros ou na Internet e conceitue as palavras abaixo:
Alfabetização digital – representa a  iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática.
Anti-vírus – são programas desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros tipos de softwares nocivos ao funcionamento do computador
Arquivo – é um recurso para armazenamento de informação
Assíncrono – gira com uma velocidade diferente da do sincronismo, sem uma relação constante entre a frequência da força eletromotriz e a velocidade.  Que não ocorre ou não se efetiva ao mesmo tempo.
Backup- sistema de reprodução de dados em cópias de reservapara que a informação  não se perca caso estes sejam danificados ou destruídos
Banco de dados – são um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas
Browser –  é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web
CD-ROM –   suporte que contém informações digitalizadas.
Chat – forma de comunicação a distância, utilizando computadores ligados à internet, na qual o que se digita no teclado de um deles aparece em tempo real no vídeo de todos os participantes do bate-papo.
Comunidade virtual – é uma comunidade que estabelece relações através de meios de comunicação à distância. Caracteriza-se pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual.
Cyber Café –  é o termo utilizado para designar um estabelecimento comercial que tem como atividade principal o serviço de lanchonete ou bar e que, adicionalmente, disponibiliza aos seus clientes alguns computadores para acesso à internet
Diretório ou Pasta – em informática, diretório, diretoria ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou um arquivo que contém referências a outros arquivos.
Disco rígido –  é a parte do computador onde são armazenados os dados.
Download – ato de fazer cópia de uma informação, ger. de um arquivo, que se encontra num computador remoto.
E-learning – é uma modalidade de ensino a distância, utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica.
E-mail – é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo "e-mail" é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos protocolos POP3, IMAP e SMTP, como àqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e que são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.
Extensão de arquivo (PDF, DOC, XLS, TXT, entre outros) – TXT
É um arquivo texto ou texto puro como é mais conhecido. Arquivos dos Word também são textos, mas ele gera um texto com formatação. O TXT é um formato que indica um texto sem formatação, podendo ser aberto ou criado no Bloco de Notas do Windows, por exemplo.
EXE
EXE é um tipo de arquivo usado no Windows para designar um aplicativo ou um programa executável. Ele pode ser o programa responsável pela instalação de um software, como pode ser o aplicativo principal do próprio software.
DLL
Também conhecida como biblioteca de vínculo dinâmico, é um arquivo que é usada geralmente junto como EXE como parte complementar de um software.
ZIP
Indica um arquivo compactado com outros arquivos ou pastas. É muito usado quando necessitamos enviar para outros locais uma grande quantidade de conteúdo ou pastas, então para diminuir o tamanho e facilitar o processo usa-se a compactação. O RAR é outro formato compactado bastante conhecido também.
PDF
O formato de arquivo PDF é um padrão da Adobe, a mesma empresa que é proprietária do Photoshop, Ilustrator, Flash, Fireworks e outros softwares gráficos. Como arquivo o PDF tem como principal característica o fato de ele ser fechado, isto é, não permitir mudanças no conteúdo gravado. Isto torna o formato bastante desejado para documentos, redação, comunicados e outros textos que precisam manter-se íntegros
DOC e DOCX
O formato de arquivos DOC é de propriedade da Microsoft e usado no Microsoft Word como padrão na gravação de arquivos textos. As versões mais recentes do Word incorporaram a extensão DOCX como evolução do DOC, isto aconteceu a partir da versão 2007 do Microsoft Word.
PPT e PPS
O formato PPT faz parte também do Microsoft Office e é usado no Power Point como padrão dos arquivos de apresentação que ele gera. Para gravar e ler um arquivo PPT é necessário ter o Power Point instalado e no caso do arquivo PPTX é necessário a versão 2007 ou superior.
XLS e XLSX
Este tipo de arquivo é usado pelo Excel para criar e editar planilhas. O XLS foi usado até a versão 2003, a partir da versão 2007 passou a usar o formato XLSX
JPG
É basicamente o principal formato de arquivos de imagens digitais atualmente. Além do computador, este tipo de arquivo é usado também nas câmeras digitais ou telefones com recurso de câmera. Ao tirar uma foto, o JPG geralmente é o formato que eles usam para gravar o arquivo.
GIF e PNG
São formatos de imagens muito usadas na internet. O ponto forte é que esses tipos de arquivos suportam transparência, permitindo a sobreposição sobre outras imagens ou fundos coloridos.
HTML
Essa extensão, assim como HTM ou outras similares são usadas  para indicar um arquivo de códigos da linguagem HTML, principal tecnologia para criação de sites.
MP3, WAV, MID
São formatos de arquivos de áudio. MID e WAV já foram muito usados, mas recentemente com o surgimento do MP3, este último acabou se tornando um modelo mais atraente já que consegue uma compactação muito grande reduzindo o tamanho do arquivo sem grandes perdas de qualidade.
AVI, MPG, WMV e MOV
São arquivos de vídeos. WMV, por exemplo, é o formato padrão do Windows Media Player, mas outros também são bastante populares.
Forum – é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.[1] Também é chamado de "comunidade" ou "board". Foi criada por John Smith em 1987
Hardware – Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. A impressora, o scanner, o monitor, mouse e o teclado de um computador é considerado hardware deste PC. Em suma, os hardwares são todos os periféricos conectados em um sistema operacional. 
Hipermídia –  é a reunião de várias mídias num ambiente computacional, suportada por sistemas eletrônicos de comunicação. Hipermédia, diferentemente de multimédia, não é a mera reunião dos meios existentes, e sim a fusão desses meios a partir de elementos não-lineares.[3]
Uma forma bastante comum de Hipermídia é o Hipertexto, no qual a informação é apresentada sob a forma de texto interativo. As informações são acessadas pelo monitor de um computador, pela tela de um smartphone, entre outros dispositivos. O usuário é capaz de ler de forma não linear, ou seja, ele escolhe entre o início, o meio ou o fim do conteúdo. 
Homepage – página principal, de abertura de um site, e através da qual o programa navegador, uma vez indicado o seu endereço (URL), tem acesso ao referido site.
HTML – HTML é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto".
HTTP – HyperText Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet).
Hyperlink – é um texto colorido e/ou sublinhado ou elemento gráfico em que o usuário clica para ir para uma página HTML na Internet.
Interação – é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidadesquando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes.
Interatividade – capacidade de um sistema de comunicação ou equipamento de possibilitar interação.
Internauta – usuário interativo da rede internacional Internet.
Internet – é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.
IP –  é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores.
Intranet – A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local.
Lan House –  ou casa-da-rede é um estabelecimento comercial onde, à rede local de computadores.
Laptop – é o computador portátil. Laptop tem o significado de “em cima do colo”.
Link – a palavra link pode significar hiperligação, ou seja, uma palavra, texto ou imagem que quando é clicada pelo usuário, o encaminha para outra página na internet, que pode conter outros textos ou imagens.
Lista de discussão – também denominado grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.[1]
O processo de uso consiste no cadastramento da lista, por exemplo no Yahoo, um dos sítios que oferecem o serviço gratuitamente, e após, no cadastramento de membros. Uma mensagem escrita por membro e enviada para a lista, replica automaticamente na caixa postal de cada um dos cadastrados.
Login – é um termo em inglês usado no âmbito da informática, um neologismo que significa ter acesso a uma conta de email, computador, celular ou outro serviço fornecido por um sistema informático. Esta palavra é formada pela junção de log e in.
Microcomputador – Computador doméstico é a designação amigável da segunda geração de microcomputadores 
Modem –  É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.[2] Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
Multimídia –  é a combinação, controlada por computador (computador pessoal, periférico e (dispositivo móvel), de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação).
Navegação – é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor da rede. Tem destacada relevância na era da web 2.0, uma vez que quase tudo do que se necessita está online.
Net–Forma abreviada de Internet. 
Rede de computadores ligados entre si.
On-line – caracteriza um dispositivo conectado a uma rede ou a um sistema de comunicações. Opostamente, fora de linha representa a indisponibilidade de acesso, a desconexão a uma determinada rede. Muito utilizados no passado, no ramo das comunicações telefónicas e no ramo da radiofonia, estes termos voltaram ao uso corrente, tendo sido amplamente adotados pelos internautas e popularizados, em resultado da expansão de fluxo de dados através da Internet, ocorrida a partir da década de 1990.
Password – palavra clave que bloqueia / da segurança aos dispositivos ou programas
Plataforma – Uma plataforma computacional é, no senso mais geral, qualquer que seja o ambiente pré-existente, um pedaço de software que é projetado para ser executado internamente, obedecendo às suas limitações e fazendo uso das suas instalações.
Provedor de acesso – Empresa que fornece serviços para conexão com a Internet pago ou gratuito, e-mail, hospedagem de sites pessoais etc.
Scanner – aparelho que copia de forma digital e transforma em diversos formatos
Senha – palavra clave que bloqueia / da segurança aos dispositivos ou programas
Síncrono –  o emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão.
Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Em qualquer transmissão de dados, o emissor e o receptor têm que possuir uma forma de extrair dados isolados ou blocos de informação.
Site – Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web(rede) e site (sítio, lugar).  No contexto das comunicações eletrônicas, website e sitepossuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço. No Português Europeu é também comum utilizar o termo sítio da internet ou sítio eletrônico.
Software –  é o conjunto de programas, instruções e regras informáticas, Software livre –  é o conjunto de programas, instruções e regras informáticas, licença de uso livre
Spam – é um termo de origem inglesa cujo significado designa uma mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário.
Tablet - é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta um ecrã tátil, que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.
Upload – é um termo da língua inglesa com significado referente à ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto, geralmente através da internet.
URL –  é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.
Vírus – um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.
Web – é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. O significado de web ganhou outro sentido com o aparecimento da internet.
Webmaster – é um profissional capaz de gerenciar as tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um web site) quanto de um web developer ( que faz a parte da programação, como sistemas de login, cadastro, área administrativa).
Um webmaster não necessariamente domina tecnologias de programação, desenvolvimento e plataformas CMS. Os responsáveis técnicos pelo layout e pelo sistema do site são em geral respectivamente o web designer e o web developer. O webmaster é a pessoa responsável por tomar as decisões quanto aos trabalhos específicos destes profissionais, bem como por assessorar o proprietário do website quanto a alterações e melhorias no mesmo.
Website – Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web(rede) e site (sítio, lugar).  No contexto das comunicações eletrônicas, website e sitepossuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço. No Português Europeu é também comum utilizar o termo sítio da internet ou sítio eletrônico.
www – web

Continue navegando