Buscar

Estratégia Global para Alimentação Saudável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estratégia Global para Alimentação Saudável
Descrever os objetivos da estratégia mundial relacionada à alimentação saudável.
Neste tópico abordaremos os objetivos que estão relacionados a uma alimentação saudável.
Os fatores relacionados a uma alimentação pouco saudável, a falta de atividade física, a subnutrição e as carências nutricionais continuam sendo uma das principais causas de disfunções e doenças em muitas partes do mundo, em especial os países em desenvolvimento.
 
A estratégia mundial tem alguns objetivos que são considerados importantes:
a) A redução dos fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de doenças não transmissíveis associadas a uma alimentação pouco saudável e a falta de atividade física mediante uma ação de saúde pública essencial e medidas de promoção da saúde e prevenção da morbidade.
b) Buscar a promoção e conscientização assim como o conhecimento geral sobre a influência da alimentação saudável e da atividade física em saúde, assim como do intervenções de prevenção;
c) Estimular o estabelecimento, o fortalecimento e a aplicação de políticas e planos de ação mundial, regionais, nacionais e comunitários direcionados a melhorar a alimentação e aumentar a atividade física;
d) Apoiar as investigações sobre uma ampla variedade de esferas pertinentes, incluída a evolução das intervenções; e fortalecer os recursos humanos que necessitam nesta área para melhorar a saúde.
 
Algumas recomendações relacionadas à alimentação devem ser levadas em consideração, tanto para indivíduos quanto para a população, sendo:
A obtenção de um equilíbrio e um peso normal;
Limitar a ingestão energética procedente das gorduras, substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas e eliminar os ácidos trans;
Aumentar o consumo de frutas e hortaliças, assim como de legumes, cereais integrais e frutas secas;
Limitar a ingestão de açúcares livres;
Limitar a ingestão de sal (sódio) de toda procedência e consumir sal iodado.
Desafios
A) Aumento das doenças não transmissíveis;
B) Os fatores de risco mais importantes de doenças não transmissíveis são os seguintes: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, pouca ingestão de frutas e hortaliças, excesso de peso ou obesidade, falta de atividade física e consumo de tabaco. Cinco destes fatores de risco estão estreitamente associados à má alimentação e a falta de atividade física;
C) A alimentação pouco saudável e a falta de atividade física são as principais causas das doenças não transmissíveis mais importantes, como as cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e determinados tipos de câncer, e contribuem substancialmente o aumento das taxas de morbidade, mortalidade e incapacidade. Além desses fatores, outras doenças relacionadas com a má alimentação e a falta de atividade física, como a cárie dental e a osteoporose, são causas muito maiores de morbidade;
D) O consumo de tabaco também aumenta o risco de contrair doenças não transmissíveis;
E) Em alguns países desenvolvidos cuja carga de morbidade corresponde principalmente as doenças não transmissíveis se observa uma lenta redução na mortalidade e na morbidade específicas por idades. É observado um progresso relacionado à redução da mortalidade prematura por cardiopatia coronária, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer relacionados com o consumo de tabaco. O número de pacientes continua sendo elevado e em muitos países desenvolvidos cada vez mais crianças e adultos com excesso de peso e obesos, e aumentam os casos, estreitamente associados ao diabetes tipo 2.
F) Os hábitos de comportamento pouco saudáveis e as doenças não transmissíveis podem ser observadas nas comunidades mais pobres e contribuem para as desigualdades sociais e econômicas.
G) Mesmo que nos países mais pobres a morbidades relacionadas às doenças infecciosas e a desnutrição sejam predominantes, os principais fatores de risco das doenças crônicas estão se propagando. A proporção de pessoas com excesso de peso ou obesas é cada vez maior nos países em desenvolvimento. A má alimentação e da diminuição da atividade física contribuiria para reduzir a carga de doenças não transmissíveis no futuro.
H) Os fatores predominantes das doenças não transmissíveis são os mesmos em todos os países sobre o que se dispõe de informações. Dentre esses fatores observa-se o maior consumo de alimentos hipercalóricos pouco nutritivos com alto teor de gordura, açúcares e sal; associados a menor atividade física em casa, na escola e no trabalho, assim como a recreação e os deslocamentos; e o consumo de tabaco. A má alimentação, a insuficiência de atividade física e a falta de equilíbrio energético (crianças e nos adolescentes) é motivo de especial preocupação.
I) A saúde e a nutrição das mães antes de engravidar e durante a gravidez, e a alimentação do bebê durante os primeiros meses, são considerados fatores importantes para a prevenção das doenças não transmissíveis durante toda a vida.
J) O aleitamento materno exclusivo durante os seis meses, seguido de uma alimentação complementar apropriada, contribui para um ótimo desenvolvimento físico e mental.
K) Boa parte das pessoas idosas vivem em países em desenvolvimento, e o envelhecimento das populações tem papel consideravel nas características de morbidade e da mortalidade.
L) A alimentação e a atividade física tem influência sobre a saúde de cada um e e deve ser feita de forma individualizada.
M) Os governos desempenham um papel fundamental na cooperação, potencialização e impulsionando mudanças no comportamento das pessoas, das famílias e das comunidades de forma a contribuir para uma melhor relação à alimentação saudável e a realização de atividades físicas.
N) Os programas encaminhados a promover uma alimentação saudável e a atividade física a fim de prevenir doenças são instrumentos decisivos para alcançar os objetivos de desenvolvimento.
VALE A PENA CONFERIR!!
Veja na íntegra o documento sobre a Estratégia Global para Alimentação Saudável:
http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v14n1/v14n1a05.pdf
Quiz
Exercício Final
Estratégia Global para Alimentação Saudável>
Referências
Brasil, Ministério da Saúde. Estratégia Global sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde, da Organização Mundial da Saúde. Portaria nº 596, de 8 de abril de 2004.

Outros materiais