Buscar

Avaliaçoes Virtuais de

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)"A Educação Ambiental é fundamental, mas não se pode esquecer que o que queremos é uma sociedade mais justa, mais humana, mais igual… e, sim, também menos poluída, menos degradada, mais respeitosa com todas as formas de vida."
Fonte: <http://www.diariodoprofessor.com/2008/12/20/homem-versus-natureza-que-tipo-de-sociedade-estamos-construindo/> Acesso em 25 fev. 2015
Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o ensino de natureza e sociedade na educação infantil analise as afirmativas abaixo:
I – A experimentação direta e a aprendizagem real, pouco contribuem para que as crianças enriquecem seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
II – Para compreender uma sociedade, é necessário levar em consideração sua organização política, vida econômica, expressões artísticas, produções científicas, em todas as dimensões de sua cultura.
III – Podemos afirmar que temas como ecologia, sustentabilidade e educação ambiental são essenciais à sobrevivência humana.
Com base nas afirmativas acima, assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)Somente a afirmativa I está correta.
b)Somente a afirmativa II está correta.
c)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
2)"Quando chegam à pré-escola, as crianças normalmente já sabem se comunicar oralmente. Dos 2 aos 6 anos, o vocabulário praticamente dobra a cada ano e a pronúncia das palavras evolui consideravelmente. Isso contribui para que elas consigam atribuir explicações cada vez mais lógicas para os fenômenos cotidianos e desenvolvam as aprendizagens contempladas no eixo natureza e sociedade."
Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=1> Acesso em 25 fev. 2015
Com relação aos conceitos relacionados a vida em sociedade e a natureza assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)A sociedade apresenta uma interdependência mútua, uma vez que as necessidades humanas são satisfeitas na relação estabelecida entre indivíduos.
b)A sobrevivência do ser humano ignora a necessidade das condições relacionadas entre a natureza e sociedade.
c)As relações sociais são pouco alteradas ao longo da história, já que para satisfazer as novas necessidades, as pessoas, as relações sociais e as relações com a natureza não fazem parte de um mesmo processo cíclico.
d)A identidade humana não pode ser construída como resultado do processo de relação social, ao longo da história individual e coletiva.
3)"O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio, é tarefa dos educadores. A Organização do espaço e o tempo das escolas infantis, sempre deve levar em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças."
Fonte: Adaptado de <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/297/1/01d13t08.pdf> Acesso em 25 fev. 2014.
Comumente nas instituições de educação infantil, as atividades voltadas para o desenvolvimento de da noção de tempo e espaço:
Alternativas:
a)Compromete o desenvolvimento da criança devido a falta de tempo para a realização das atividades no espaço da sala de aula.
b)Desvincula suas relações com o cotidiano, com costumes, com a História e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza.
c)Prioriza a noção do tempo real, propiciando as crianças um conhecimento material e concreto, desvinculando o tempo da capacidade de imaginação da criança.
d)Deve priorizar a organização social, direcionando a aprendizagem a noção de tempo em grandes grupos e estruturas complexas no primeiro momento.
4)Durante as propostas e práticas escolares, diversas atividades partem fundamentalmente da idéia de que falar da diversidade cultural, social, geográfica e histórica, levam a criança a ir além de sua capacidade de compreensão.
Sobre a os trabalhos com natureza e sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)Em muitas atividades, muitas informações valiosas acabam sendo negadas, dificultando a capacidade da criança de refletir sobre modos distintos de ser, viver e trabalhar de diversos povos e tempos históricos.
b)O conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo e conhecimento de fenômenos e acontecimentos das natureza, dificultam o processo da criança de conhecer e construir novas formas de pensar sobre eventos que as cercam.
c)É preciso cuidado para o trabalho com os conhecimentos derivamos das Ciências Humanas e Naturais, pois conceitos difundidos por povos do passado não ajudam a explicar fenômenos reconhecidos no planeta.
d)Mitos e lendas são formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza erradas, pois não permitem reconhecer semelhanças e diferenças entre conhecimentos construídos por diferentes povos e culturas.
5)As crianças aprendem sobre o mundo desde pequenas, interagindo com o meio natural e social, fazendo perguntas e procurando respostas. A construção do conhecimento sobre o mundo que as cerca, é baseada em uma série de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre variados temas.
Sobre a construção do conhecimento das crianças sobre o ambiente e sociedade em que vivem, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)Muitos temas pelos quais as crianças se interessam como pequenos animais, Super-heróis, vulcões, programas de TV, histórias, pouco contribuem para as crianças, pois não fazem parte da realidade social.
b)Determinados conteúdos não são pertinentes ás áreas das Ciências Nuturais e Humanas, mas sempre estiveram na composição dos currículos e programas de educação infantil.
c)Muitas datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia do Índio, Dia do Soldado, Páscoa, dentre outros, são ocasiões propicias para propostas criativas de trabalho, podendo ser exploradas com profundidade, favorecendo a construção de conhecimentos sobre diversas realidades sociais, culturais, geográficas e históricas.
d)A profundidade dos temas trabalhados, pode atrapalhar o desenvolvimento das relações sociais e culturais dos temas abordados, pois muitos temas de interesse das crianças devem ser trabalhados com naturalidade, sem a preocupação com a construção de conhecimentos equivocados sobre hábitos e costumes de diferentes povos.
AV2
1)Até a década de 1970, as aulas de ciências naturais aconteciam como um monólogo, onde só o professor falava e fazia a exposição dos conteúdos, que que os alunos pudessem reproduzir e aprenderem. Devido a inoperância desse sistema, alguns projetos norte-americanos propuseram o método da redescoberta.
Sobre o metodo das redescoberta, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)O método da redescoberta visa levar o estudante a vivenciar o método científico e assim formar pequenos cientistas, através da metodologia baseada na investigação e experimentação.
b)O modelo da redescoberta fez da experimentação uma etapa pouco importante para a aprendizagem, contribuindo assim para a melhoria do ensino de ciências.
c)A experimentação resolve o problema do ensino de ciências, pois eles descobrem através de suas experiências e com isso desenvolvem o conhecimento sem a necessidade do conteúdo teórico.
d)A experimentação é importante pois leva em consideração práticas da vida dos estudantes e sua carga conceitual prévia, assim facilitando o processo de aprendizagem.
2)As atividades escolares buscam como principal objetivo educar o aluno, levando a uma formação geral, integrando conhecimentos. Umas das atividades que propiciam a integração de conhecimentos dentro do eixo de Natureza e Sociedade é a Feira de Ciências, estimulando e divulgando experimentos realizados pelos alunos.
Sobre a realização das Feiras de Ciências, analise as afirmativas abaixo:
I - A divulgaçãodos experimentos de estimular o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade escolar, incentivando o estudante na busca pelo conhecimento.
II – A Feira de Ciências deve promover o crescimento dos expositores, permitindo que o aluno não desanime com a apresentação do seu trabalho, mas seja um incentivo para adquirir mais experiência e procurar melhorar identificando erros e caprichando mais para o próximo ano e a próxima feira.
III - A feira de ciências não deve ser preparada com o intuito de atingir objetivos específicos e o educador não deve valorizar muito esse evento, já que o mais importante é a aprendizagem dos alunos com a realização das experiências.
Com base nas afirmativas acima, assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)As afirmativas I e II estão corretas.
b)As afirmativas I e III estão corretas.
c)As afirmativas II e III estão corretas.
d)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
3)As aulas práticas são muito incentivadas no ensino e podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que os alunos aprendam como sobre o mundo a sua volta, desenvolvendo soluções para problemas complexos.
Em relação às aulas práticas assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)Embora muito as aulas práticas sejam importantes para o ensino, não devem ser utilizadas na Educação Infantil.
b)As aulas práticas são importantes, mas o professor deve sempre direcionar as atividades para a manipulação de materiais.
c)Não contribuem para a formação do aluno, já que necessitam de roteiros elaborados e podem ser de difícil execução por alunos da educação infantil.
d)São importantes instrumentos no processo de aprendizagem, pois ajudam o aluno a ampliar sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.
4)As aulas de campo são importantes no estudo da natureza e sociedade, pois são muito utilizadas nas disciplinas científicas, apresentando muitos benefícios à aprendizagem dos alunos.
Em se tratando da Educação Infantil, é CORRETO afirmar com relação às aulas de campo:
Alternativas:
a)Apresentam risco aos alunos da educação infantil, por isso devem ser evitadas durante a prática escolar.
b)São importantes pois esse tipo de aula estimula o aluno a aprender mais sobre o assunto, participando e discutindo, assim tornando o ensino-aprendizagem mais rápida e significativa.
c)conhecimento dos alunos é sempre enriquecido durante essas aulas, mas o professor deve evitá-las para alunos da Educação Infantil.
d)Nessa fase da escolaridade, são desnecessárias, pois o aluno deve ser estimulado a percepções sensoriais e não a vivencias do cotidiano. 
5)O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
Fonte: Retirado de: < http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php> Acesso em 25 fev. 2015
Na perspectiva construtivista, é necessário que o professor:
I – Trabalhe com os alunos pesquisas bibliográficas, para que eles possam adquirir conhecimentos prévios antes da discussão de um determinado conteúdo.
II – Trabalhe com avaliações simples, pois cada aluno terá um determinado nível de conhecimento prévio.
III – Durante suas atividades, proporcione momentos de discussão e reflexão para evidenciarem os conhecimentos prévio dos alunos.
IV – Trabalhe conceitos de maneira interdisciplinar, enfatizando o conhecimento dos alunos, a fim de integrar os conhecimentos.
Com base nas afirmativas acima, assinale a resposta CORRETA:
Alternativas:
a)As afirmativas I e II estão corretas.
b)As afirmativas I e IV estão corretas.
c)As afirmativas III e IV estão corretas.
d)As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Outros materiais