Logo Passei Direto
Buscar

IF Sudeste MG - Vestibular - Ensino Superior - 2012 (Verão) - Com Gabarito

User badge image
Rafael Higa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As questões 1 e 2 são referentes ao texto a seguir: O texto seguinte, de autoria da diretora da minissérie “A Madona de Cedro”, levada ao ar pela Rede Globo, em 1994, faz parte da apresentação do romance homônimo, de Antônio Callado, publicada na edição comemorativa, lançada em 2007, dos cinquenta anos deste clássico da literatura brasileira.
Julgue as proposições seguintes, antepondo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso); a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Sem levar em consideração qualquer informação extratextual, não encontraríamos, no texto, uma resposta explícita para a pergunta “Qual foi o primeiro papel de Eduardo Moscovis para a televisão?”
II. Tizuka é categórica ao afirmar que o cineasta, ao adaptar um romance escrito para a tela, não consegue superar o imaginário que o leitor cria acerca da obra escrita.
III. Tizuka dirigiu o filme de Carlos Manga, “O Pagador de Promessas”.
IV. Como exercício de dramaturgia, Vereza, mesmo quando não estava atuando, gostava de se passar por sua personagem.
V. Segundo o texto de apresentação da obra, Marta partiu para Congonhas com Delfino por não se identificar com a vida boêmia do Rio de Janeiro dos anos cinquenta.
a) todas as proposições estão corretas.
b) estão corretas apenas I, II e IV.
c) estão corretas apenas III e V.
d) estão corretas apenas II, III e V.
e) todas as proposições estão incorretas.

Julgue as proposições seguintes, antepondo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso).
I. É possível pressupor, pelos indícios implícitos no texto, que Moscovis não era um ator conhecido à época em que a minissérie foi gravada.
II. O texto nos permite deduzir, seguramente, que Tizuka Yamazaki não era uma pessoa religiosa.
III. Quando afirma: “(...) Era o meu primeiro trabalho de uma adaptação literária”, Tizuka faz uma afirmação incoerente, pois afirmara, no segundo parágrafo, que havia dirigido “O pagador de promessas”, texto teatral dramático de Dias Gomes.
IV. Não há, no texto, julgamento valorativo por parte de Tizuka quanto à interpretação de Humberto Martins (como, por exemplo, em relação a Andrea Beltrão ou Paulo José), o que não nos permite concluir que a diretora não tenha gostado do trabalho de Martins.
V. Na concepção de Tizuka, Carlos Vereza revelou valores que, apesar de ligados à espiritualidade  “Vereza, muito espiritualista, convocou o elenco para fazer uma oração”  (último parágrafo), não devem ser, necessariamente, associados a valores cristãos católicos.
a) nenhuma das proposições.
b) I e II, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) IV e V, apenas.
e) todas as proposições.

As questões 5, 6 e 7 são referentes à obra literária “A madona de cedro” e se baseiam nos fragmentos 1 e 2, a seguir, extraídos da obra. Para respondê-las, deverão ser considerados os fragmentos e a leitura global do romance.
Analise as proposições que seguem: I. “(...) e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de ninguém, uma pena de juiz que vai punir. Sua resolução estava tomada. (...)” Como penitência para que perdoasse ao marido, Marta exigiu que ele carregasse o lenho de Feliciano Mendes (a cruz de Cristo) numa “via crucis” pelas ruas de Congonhas, na Semana Santa. II. No segundo serviço que o Sr. Juca Vilanova pretendia empreitar a Delfino, este já não tinha mais uma motivação prática para aceitar o trabalho, como da primeira vez, pois já tinha atingido o seu objetivo maior: casar-se com Marta e constituir uma família. III. Delfino submeteu-se a roubar a madona não somente devido a seu amor a Marta, mas, principalmente, devido à desmedida ambição pela riqueza, uma vez que não gostava de seu passado como modesto filho de artesão, quando tinha a desfavorável alcunha de “Fininho”. IV. Apesar da aparente personalidade forte, Marta revela-se, em verdade, uma mulher subserviente, manipulada e enganada pelo marido. Podemos afirmar que:
a) todas as proposições estão corretas.
b) estão corretas apenas as proposições I e III.
c) estão corretas apenas as proposições II e III.
d) estão corretas apenas as proposições II e IV.
e) todas as proposições estão incorretas.

Dos seguintes fatos do enredo, qual deles NÃO contribui de maneira direta ou indireta para exacerbar o conflito narrativo vivido pela personagem Delfino Montiel?
a) a morte de Dona Emerenciana.
b) o hediondo assassinato de Lola Boba.
c) o assédio moral por Pedro Sacristão.
d) a abstinência de comunhão de Delfino.
e) o forte catolicismo da esposa, Marta.

A respeito do excerto 2, e da obra, como um todo, analise as proposições que seguem.
Atribuindo-se V (verdadeiro) ou F (falso) às proposições, obtém-se a sequência: I II III IV V VI
I. Considerando a atitude de Marta no exato momento do desfecho do romance, ela tinha razão, quando dizia a Delfino “Você não tem fibra para expiar um crime desses! Você não é homem para isso!”
II. É à própria Marta que cabe, no enredo, resolver o problema que ela propõe ao marido: “Com que você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! Com quê? Com alguma penitência de três ave-marias e três padre-nossos?”
III. Apesar de o romance estruturar-se em torno do roubo de uma imagem sacra, não há, na obra, nenhuma preocupação de denúncia contra o tráfico de patrimônio histórico: o episódio do roubo da madona é completamente marginal no contexto da obra.
IV. O narrador do romance insiste em nos denunciar, paralelamente à expiação de Delfino, o remorso de padre Estêvão, por não cumprir com seus votos de celibato, ao procurar, nas cidades vizinhas, às escondidas, diversão com mulheres.
V. A condição que Pedro Sacristão impôs a Delfino, para deixá-lo em paz, foi que a madona de cedro fosse restituída à igreja, com o objetivo de agradar ao Padre Estêvão.
VI. Apesar da temática religiosa, o romance não faz nenhuma referência a conflito de religiões; pelo contrário, enfatiza, na figura de Dona Emerenciana, a boa relação entre a religião católica e a protestante.
a) F F F F F F
b) F F V V V F
c) V F V F V F
d) V V V V V F
e) V V V V V V

A respeito da obra “A hora e a vez de Augusto Matraga” (Guimarães Rosa), assinale a proposição INCORRETA:
a) Tanto Delfino, em “A Madona de Cedro”, como Augusto Matraga, em “A Hora e a vez...”, passam por um processo de busca por redenção.
b) A narração deixa implícito que Matraga, após ter sido quase morto por seu bando de capangas, poderia obter a salvação de sua alma, pois renunciou à sua vida passada de homem violento e sem escrúpulos morais.
c) Matraga, ao final da narrativa, teria obtido o céu (a salvação), como parece plausível, não fosse pelo fato de se ter envolvido numa vingança do bando do jagunço Joãozinho Bem-Bem, condenando, assim, sua alma à perdição.
d) Como parte de seu plano de redenção, Matraga tornou-se um homem de fé, martirizando-se com trabalhos constantes, penitências e orações.
e) Em nome de seu objetivo maior, “ir para o céu, nem que seja a porrete”, Matraga foi mesmo capaz de perdoar à esposa, Dionóra, que o abandonou, para viver com outro homem.

Questão 09: Assinale a alternativa em que todas as palavras podem ser completadas com a letra sugerida entre parênteses:
a) (S) – anali __ ar, parali __ ação, compreen __ ão, ascen ___ ão, ali __ ar
b) (X) – ende __ as, madei ___ as, en ___ aqueca, en __ urrada, reme __ er
c) (Ç) – inten __ ão, absten __ ão, excur __ão, inser __ ão, inspe __ ão
d) (E) – s __ quer, um __ decer, pr __ vilégio, s __ não, dis __ nteria
e) (Z) – despe __ a, pra __ o, prince __ a, desli __ e, a __ edo

Questão 10: Analise as seguintes afirmacoes sobre as estruturas linguísticas de fragmentos dos textos anteriores:
I. Em “Mas, meu Deus, como ele está desfeito, esquisito!”, pensou [Marta] ao vê-lo.”, as palavras grifadas pertencem à mesma classe gramatical.
II. O mesmo não se pode dizer das palavras destacadas no fragmento: “Ia começar a dizer alguma coisa, (...) quando Delfino a puxou para que sentasse a seu lado na beira do leito, pôs a cabeça em suas pernas (...)”
III. Em “Você não pode jurar pelo que há de mais sagrado porque você acaba de zombar de tudo que há de mais sagrado. Com que você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! Com quê? Com alguma penitência de três ave-marias e três padre-nossos?”, as palavras sublinhadas são acentuadas de acordo com a mesma regra.
IV. Em “Era evidente, pelas faces em fogo e pelas olheiras negras, que Mar passara a noite em claro”, a oração em destaque deve ser classificada como subordinada substantiva objetiva direta.
V. Tanto em “(...) e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de ninguém, uma pena de juiz que vai punir”, como em “(...) o velho e terrível Deus de barba hirsuta que vivia trovejando nas páginas da História Sagrada”, as palavras em destaque introduzem orações subordinadas adjetivas, e em ambas “que” funciona sintaticamente como sujeito.
VI. Em “Seria uma vida pacata se seu pai não exigisse que Delfino comprasse uma casa”, ambos os verbos destacados estão no modo subjuntivo.
a) F F F F F F
b) F V F V F V
c) V F V F F F
d) V V F F V F
e) V V V V V V

Questão 13: O ser humano adulto é multicelular, com centenas de tipos de células. Em cada tipo, podem ser identificadas no citoplasma as organelas, membranosas ou não membranosas, que desempenham variadas funções. Sobre as organelas, marque a alternativa INCORRETA:
a) No retículo endoplasmático liso, ocorre a degradação de drogas.
b) O complexo golgiense atua na formação dos lisossomos que auxiliam na digestão intracelular.
c) O citoesqueleto, uma organela não membranosa, é o responsável pela corrente citoplasmática.
d) O retículo endoplasmático rugoso, juntamente com os ribossomos, são responsáveis pela síntese proteica na célula.
e) Os peroxissomos auxiliam as mitocôndrias no processo de respiração celular, sendo os responsáveis pela respiração anaeróbica alcoólica, liberando, pela peroxidase, o oxigênio a ser utilizado pela mitocôndria.

Questão 14: Leia a afirmativa entre aspas. “Há pessoas que conseguem dobrar a língua, enquanto outras não conseguem. Essa característica hereditária é determinada por um alelo dominante”. Sobre essa afirmativa, marque a letra que contém a condição INCORRETA:
a) O alelo dominante poderá se expressar em homozigose ou em heterozigose.
b) O “dobrar a língua” é considerado um fenótipo.
c) Pais heterozigotos para essa característica têm a probabilidade de 12,5% do seu filho do sexo masculino não dobrar a língua.
d) Se duas pessoas que “não dobram a língua” se casarem, há a probabilidade de 25% dos seus filhos conseguirem dobrar a língua.
e) O “não dobrar a língua” é uma característica observada em pessoas com genótipo homozigoto para essa característica.

Questão 15: As afirmações abaixo são relativas à reprodução humana.
I. Durante o período da menstruação, o óvulo não fecundado é liberado juntamente com a parede do endométrio.
II. Os espermatozoides são armazenados no epidídimo, estrutura localizada na bolsa escrotal.
III. Coito interrompido e tabelinha são exemplos de métodos contraceptivos muito eficientes, sendo recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
IV. Testículos e ovários são exemplos de gônadas, masculina e feminina, respectivamente.
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

Questão 16: Como os fios de uma teia de aranha são interligados, os seres que habitam a Terra interligam entre si e com o meio ambiente. Essa interligação, estudada na ecologia, pode ser representada pelas cadeias alimentares e pelas teias alimentares. Sobre essas interligações, leia, a seguir, as afirmativas e escreva entre parênteses a letra “V” se a afirmativa for verdadeira e “F” se a afirmativa for falsa.
( ) Na cadeia alimentar, os vegetais, em todos os ecossistemas, são os únicos produtores.
( ) Numa teia alimentar, um organismo pode ser considerado consumidor primário ou consumidor secundário, dependendo da relação que esteja sendo estabelecida com outros organismos.
( ) Um organismo onívoro, numa teia alimentar, sempre será considerado consumidor secundário, pois permite duas relações alimentares.
( ) Os decompositores em uma cadeia alimentar atuam somente no final da cadeia; já em uma teia alimentar os decompositores atuam somente no início, fornecendo nutrientes básicos aos produtores.
a) F V F F.
b) V F V V.
c) V V F F.
d) F F F V.
e) V V V F.

Questão 17: As raízes dos vegetais recebem diferentes classificações de acordo com a estrutura e função que as mesmas apresentam. Analise as afirmativas abaixo sobre a classificação desse órgão e marque a opção INCORRETA:
a) Raízes sugadoras podem ser hemiparasitas ou holoparasitas, sendo que as primeiras sugam seiva bruta e as últimas seiva elaborada.
b) Tubérculo é um exemplo de raiz subterrânea que reserva nutrientes.
c) Pneumatóforos são raízes aéreas encontradas em certas plantas que vivem em solo pobre em oxigênio como no mangue.
d) No sistema radicular pivotante, há uma raiz principal, que têm sua origem na radícula do embrião.
e) Raízes que surgem do caule ou da folha são chamadas de adventícias.

Questão 18: A doença de Chagas, causada pelo Trypanossoma cruzi é considerada endêmica no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, predominam os casos crônicos decorrentes de infecções adquiridas no passado, com aproximadamente três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência da doença de Chagas aguda tem sido observada nos estados da Amazônia Legal, com ocorrência de casos isolados em outros estados. Analise as afirmativas abaixo sobre essa parasitose e marque a alternativa CORRETA.
a) Uma das formas de contaminação é pela ingestão de caldo de cana-de-açúcar e de açaí moído, contaminados pelo vírus.
b) O barbeiro (Triatoma sp.) pode adquirir o tripanossomo ao picar mamíferos que atuam como reservatórios desse parasita.
c) Os tripanossomos instalam-se em diferentes órgãos, preferencialmente, no coração, onde se reproduzem de maneira sexuada.
d) O ser humano é considerado o hospedeiro definitivo da doença.
e) A transmissão mais comum ocorre pela saliva do inseto vetor no momento em que ele realiza a hematofagia.

Questão 19: Carla está preparando um chá e precisa tomá-lo a 40ºC. Se ela dispõe de 50ml de chá pronto a 85ºC, DETERMINE o volume de água a 25ºC que ela deve adicionar a ele para obter a temperatura desejada. Considere que o calor específico e a densidade do chá sejam iguais aos da água e que todas as trocas de calor ocorram apenas entre a porção de chá e de água.
a) 50ml.
b) 100ml.
c) 150ml.
d) 200ml.
e) 250ml.

Questão 20: Para se identificar o sinal de uma carga elétrica, realiza-se um experimento que é mostrado na ilustração e descrito a seguir. Uma carga q, de sinal desconhecido, é lançada com velocidade de módulo constante V1, penetra em uma região M onde existe um campo magnético, também de módulo constante, segue a trajetória indicada e sai da região M com a velocidade de módulo constante V2 na posição mostrada. Se a direção do campo magnético for __________ e seu sentido for _________ , o sinal da carga será __________.
a) paralelo à direção da velocidade; para a direita; positivo.
b) paralelo à direção da velocidade; para a esquerda; negativo.
c) perpendicular à direção da velocidade; entrando no plano do desenho; negativo.
d) perpendicular à direção da velocidade; entrando no plano do desenho; positivo.
e) perpendicular à direção da velocidade; saindo do plano do desenho; positivo.

Questão 21: Após a aula de Física sobre corrente elétrica, quatro alunos fazem comentários sobre esse assunto: ALUNO A: As partículas transportadoras de carga elétrica em um condutor líquido são os íons positivos, e eles se movimentam da região de menor para a de maior potencial elétrico. ALUNO B: As partículas transportadoras de carga elétrica nos condutores sólidos são os elétrons livres, e eles se movem da região de menor para a de maior potencial elétrico. ALUNO C: A corrente elétrica convencional nos condutores sólidos é formada por prótons se movendo da região de maior para a de menor potencial elétrico. ALUNO D: A corrente elétrica convencional, tanto nos condutores líquidos como nos condutores sólidos, é formada por cargas consideradas como positivas se movendo da região de maior para a de menor potencial elétrico. Estão CORRETOS os alunos:
a) A e C.
b) B e D.
c) C e D.
d) D e A.
e) B e C.

Questão 22: Uma lente esférica biconvexa de índice de refração absoluto nL = 1,6, quando envolvida pelo ar, é considerada convergente, conforme representação da figura abaixo. Considerando que essa lente seja colocada em um meio material com índice de refração absoluto igual a 1,4, os raios de luz incidentes representados ao passarem pela lente irão:
a) convergir para um ponto entre C e B1.
b) convergir para o mesmo ponto B1.
c) afastar um do outro, isto é, divergir.
d) continuar em linha reta, paralelos entre si.
e) convergir para um ponto à direita de B1.

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration - Administração Nacional de Segurança de Trânsito Rodoviário) conduz [...] testes de colisão como parte do New Car Assessment Program (Programa de Avaliação de Carros Novos) NCAP.
São feitas as seguintes afirmativas: I. No intervalo de tempo entre 40ms e 110ms, houve uma grande aceleração da cabeça do motorista, indicando uma grande variação na sua quantidade de movimento. II. No intervalo de tempo entre 180ms e 200ms, houve uma pequena variação da aceleração da cabeça do motorista, o que indica uma grande variação na sua quantidade de movimento. III. O intervalo de tempo em que houve maior aplicação de força na cabeça do motorista é o compreendido entre 10ms e 40ms. IV. O intervalo de tempo em que ocorrem os maiores danos na cabeça do motorista se dá entre 40ms e 110ms, quando ocorre uma grande variação na sua quantidade de movimento. Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

A figura abaixo representa parte da superfície de um lago de águas tranquilas. Uma pessoa lança 5 pedrinhas, no mesmo local, a intervalos de 2 segundos uma da outra. Cada linha circular representa a crista da onda formada.
Se uma pessoa lançar outras 5 pedrinhas a intervalos de 4 segundos uma da outra, o que acontecerá com o comprimento de onda, a velocidade e a frequência, respectivamente, do novo conjunto de ondas?
a) aumenta, diminui, permanece a mesma.
b) aumenta, aumenta, diminui.
c) aumenta, permanece a mesma, diminui.
d) diminui, aumenta, aumenta.
e) diminui, aumenta, permanece a mesma.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

As questões 1 e 2 são referentes ao texto a seguir: O texto seguinte, de autoria da diretora da minissérie “A Madona de Cedro”, levada ao ar pela Rede Globo, em 1994, faz parte da apresentação do romance homônimo, de Antônio Callado, publicada na edição comemorativa, lançada em 2007, dos cinquenta anos deste clássico da literatura brasileira.
Julgue as proposições seguintes, antepondo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso); a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Sem levar em consideração qualquer informação extratextual, não encontraríamos, no texto, uma resposta explícita para a pergunta “Qual foi o primeiro papel de Eduardo Moscovis para a televisão?”
II. Tizuka é categórica ao afirmar que o cineasta, ao adaptar um romance escrito para a tela, não consegue superar o imaginário que o leitor cria acerca da obra escrita.
III. Tizuka dirigiu o filme de Carlos Manga, “O Pagador de Promessas”.
IV. Como exercício de dramaturgia, Vereza, mesmo quando não estava atuando, gostava de se passar por sua personagem.
V. Segundo o texto de apresentação da obra, Marta partiu para Congonhas com Delfino por não se identificar com a vida boêmia do Rio de Janeiro dos anos cinquenta.
a) todas as proposições estão corretas.
b) estão corretas apenas I, II e IV.
c) estão corretas apenas III e V.
d) estão corretas apenas II, III e V.
e) todas as proposições estão incorretas.

Julgue as proposições seguintes, antepondo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso).
I. É possível pressupor, pelos indícios implícitos no texto, que Moscovis não era um ator conhecido à época em que a minissérie foi gravada.
II. O texto nos permite deduzir, seguramente, que Tizuka Yamazaki não era uma pessoa religiosa.
III. Quando afirma: “(...) Era o meu primeiro trabalho de uma adaptação literária”, Tizuka faz uma afirmação incoerente, pois afirmara, no segundo parágrafo, que havia dirigido “O pagador de promessas”, texto teatral dramático de Dias Gomes.
IV. Não há, no texto, julgamento valorativo por parte de Tizuka quanto à interpretação de Humberto Martins (como, por exemplo, em relação a Andrea Beltrão ou Paulo José), o que não nos permite concluir que a diretora não tenha gostado do trabalho de Martins.
V. Na concepção de Tizuka, Carlos Vereza revelou valores que, apesar de ligados à espiritualidade  “Vereza, muito espiritualista, convocou o elenco para fazer uma oração”  (último parágrafo), não devem ser, necessariamente, associados a valores cristãos católicos.
a) nenhuma das proposições.
b) I e II, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) IV e V, apenas.
e) todas as proposições.

As questões 5, 6 e 7 são referentes à obra literária “A madona de cedro” e se baseiam nos fragmentos 1 e 2, a seguir, extraídos da obra. Para respondê-las, deverão ser considerados os fragmentos e a leitura global do romance.
Analise as proposições que seguem: I. “(...) e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de ninguém, uma pena de juiz que vai punir. Sua resolução estava tomada. (...)” Como penitência para que perdoasse ao marido, Marta exigiu que ele carregasse o lenho de Feliciano Mendes (a cruz de Cristo) numa “via crucis” pelas ruas de Congonhas, na Semana Santa. II. No segundo serviço que o Sr. Juca Vilanova pretendia empreitar a Delfino, este já não tinha mais uma motivação prática para aceitar o trabalho, como da primeira vez, pois já tinha atingido o seu objetivo maior: casar-se com Marta e constituir uma família. III. Delfino submeteu-se a roubar a madona não somente devido a seu amor a Marta, mas, principalmente, devido à desmedida ambição pela riqueza, uma vez que não gostava de seu passado como modesto filho de artesão, quando tinha a desfavorável alcunha de “Fininho”. IV. Apesar da aparente personalidade forte, Marta revela-se, em verdade, uma mulher subserviente, manipulada e enganada pelo marido. Podemos afirmar que:
a) todas as proposições estão corretas.
b) estão corretas apenas as proposições I e III.
c) estão corretas apenas as proposições II e III.
d) estão corretas apenas as proposições II e IV.
e) todas as proposições estão incorretas.

Dos seguintes fatos do enredo, qual deles NÃO contribui de maneira direta ou indireta para exacerbar o conflito narrativo vivido pela personagem Delfino Montiel?
a) a morte de Dona Emerenciana.
b) o hediondo assassinato de Lola Boba.
c) o assédio moral por Pedro Sacristão.
d) a abstinência de comunhão de Delfino.
e) o forte catolicismo da esposa, Marta.

A respeito do excerto 2, e da obra, como um todo, analise as proposições que seguem.
Atribuindo-se V (verdadeiro) ou F (falso) às proposições, obtém-se a sequência: I II III IV V VI
I. Considerando a atitude de Marta no exato momento do desfecho do romance, ela tinha razão, quando dizia a Delfino “Você não tem fibra para expiar um crime desses! Você não é homem para isso!”
II. É à própria Marta que cabe, no enredo, resolver o problema que ela propõe ao marido: “Com que você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! Com quê? Com alguma penitência de três ave-marias e três padre-nossos?”
III. Apesar de o romance estruturar-se em torno do roubo de uma imagem sacra, não há, na obra, nenhuma preocupação de denúncia contra o tráfico de patrimônio histórico: o episódio do roubo da madona é completamente marginal no contexto da obra.
IV. O narrador do romance insiste em nos denunciar, paralelamente à expiação de Delfino, o remorso de padre Estêvão, por não cumprir com seus votos de celibato, ao procurar, nas cidades vizinhas, às escondidas, diversão com mulheres.
V. A condição que Pedro Sacristão impôs a Delfino, para deixá-lo em paz, foi que a madona de cedro fosse restituída à igreja, com o objetivo de agradar ao Padre Estêvão.
VI. Apesar da temática religiosa, o romance não faz nenhuma referência a conflito de religiões; pelo contrário, enfatiza, na figura de Dona Emerenciana, a boa relação entre a religião católica e a protestante.
a) F F F F F F
b) F F V V V F
c) V F V F V F
d) V V V V V F
e) V V V V V V

A respeito da obra “A hora e a vez de Augusto Matraga” (Guimarães Rosa), assinale a proposição INCORRETA:
a) Tanto Delfino, em “A Madona de Cedro”, como Augusto Matraga, em “A Hora e a vez...”, passam por um processo de busca por redenção.
b) A narração deixa implícito que Matraga, após ter sido quase morto por seu bando de capangas, poderia obter a salvação de sua alma, pois renunciou à sua vida passada de homem violento e sem escrúpulos morais.
c) Matraga, ao final da narrativa, teria obtido o céu (a salvação), como parece plausível, não fosse pelo fato de se ter envolvido numa vingança do bando do jagunço Joãozinho Bem-Bem, condenando, assim, sua alma à perdição.
d) Como parte de seu plano de redenção, Matraga tornou-se um homem de fé, martirizando-se com trabalhos constantes, penitências e orações.
e) Em nome de seu objetivo maior, “ir para o céu, nem que seja a porrete”, Matraga foi mesmo capaz de perdoar à esposa, Dionóra, que o abandonou, para viver com outro homem.

Questão 09: Assinale a alternativa em que todas as palavras podem ser completadas com a letra sugerida entre parênteses:
a) (S) – anali __ ar, parali __ ação, compreen __ ão, ascen ___ ão, ali __ ar
b) (X) – ende __ as, madei ___ as, en ___ aqueca, en __ urrada, reme __ er
c) (Ç) – inten __ ão, absten __ ão, excur __ão, inser __ ão, inspe __ ão
d) (E) – s __ quer, um __ decer, pr __ vilégio, s __ não, dis __ nteria
e) (Z) – despe __ a, pra __ o, prince __ a, desli __ e, a __ edo

Questão 10: Analise as seguintes afirmacoes sobre as estruturas linguísticas de fragmentos dos textos anteriores:
I. Em “Mas, meu Deus, como ele está desfeito, esquisito!”, pensou [Marta] ao vê-lo.”, as palavras grifadas pertencem à mesma classe gramatical.
II. O mesmo não se pode dizer das palavras destacadas no fragmento: “Ia começar a dizer alguma coisa, (...) quando Delfino a puxou para que sentasse a seu lado na beira do leito, pôs a cabeça em suas pernas (...)”
III. Em “Você não pode jurar pelo que há de mais sagrado porque você acaba de zombar de tudo que há de mais sagrado. Com que você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! Com quê? Com alguma penitência de três ave-marias e três padre-nossos?”, as palavras sublinhadas são acentuadas de acordo com a mesma regra.
IV. Em “Era evidente, pelas faces em fogo e pelas olheiras negras, que Mar passara a noite em claro”, a oração em destaque deve ser classificada como subordinada substantiva objetiva direta.
V. Tanto em “(...) e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de ninguém, uma pena de juiz que vai punir”, como em “(...) o velho e terrível Deus de barba hirsuta que vivia trovejando nas páginas da História Sagrada”, as palavras em destaque introduzem orações subordinadas adjetivas, e em ambas “que” funciona sintaticamente como sujeito.
VI. Em “Seria uma vida pacata se seu pai não exigisse que Delfino comprasse uma casa”, ambos os verbos destacados estão no modo subjuntivo.
a) F F F F F F
b) F V F V F V
c) V F V F F F
d) V V F F V F
e) V V V V V V

Questão 13: O ser humano adulto é multicelular, com centenas de tipos de células. Em cada tipo, podem ser identificadas no citoplasma as organelas, membranosas ou não membranosas, que desempenham variadas funções. Sobre as organelas, marque a alternativa INCORRETA:
a) No retículo endoplasmático liso, ocorre a degradação de drogas.
b) O complexo golgiense atua na formação dos lisossomos que auxiliam na digestão intracelular.
c) O citoesqueleto, uma organela não membranosa, é o responsável pela corrente citoplasmática.
d) O retículo endoplasmático rugoso, juntamente com os ribossomos, são responsáveis pela síntese proteica na célula.
e) Os peroxissomos auxiliam as mitocôndrias no processo de respiração celular, sendo os responsáveis pela respiração anaeróbica alcoólica, liberando, pela peroxidase, o oxigênio a ser utilizado pela mitocôndria.

Questão 14: Leia a afirmativa entre aspas. “Há pessoas que conseguem dobrar a língua, enquanto outras não conseguem. Essa característica hereditária é determinada por um alelo dominante”. Sobre essa afirmativa, marque a letra que contém a condição INCORRETA:
a) O alelo dominante poderá se expressar em homozigose ou em heterozigose.
b) O “dobrar a língua” é considerado um fenótipo.
c) Pais heterozigotos para essa característica têm a probabilidade de 12,5% do seu filho do sexo masculino não dobrar a língua.
d) Se duas pessoas que “não dobram a língua” se casarem, há a probabilidade de 25% dos seus filhos conseguirem dobrar a língua.
e) O “não dobrar a língua” é uma característica observada em pessoas com genótipo homozigoto para essa característica.

Questão 15: As afirmações abaixo são relativas à reprodução humana.
I. Durante o período da menstruação, o óvulo não fecundado é liberado juntamente com a parede do endométrio.
II. Os espermatozoides são armazenados no epidídimo, estrutura localizada na bolsa escrotal.
III. Coito interrompido e tabelinha são exemplos de métodos contraceptivos muito eficientes, sendo recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
IV. Testículos e ovários são exemplos de gônadas, masculina e feminina, respectivamente.
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

Questão 16: Como os fios de uma teia de aranha são interligados, os seres que habitam a Terra interligam entre si e com o meio ambiente. Essa interligação, estudada na ecologia, pode ser representada pelas cadeias alimentares e pelas teias alimentares. Sobre essas interligações, leia, a seguir, as afirmativas e escreva entre parênteses a letra “V” se a afirmativa for verdadeira e “F” se a afirmativa for falsa.
( ) Na cadeia alimentar, os vegetais, em todos os ecossistemas, são os únicos produtores.
( ) Numa teia alimentar, um organismo pode ser considerado consumidor primário ou consumidor secundário, dependendo da relação que esteja sendo estabelecida com outros organismos.
( ) Um organismo onívoro, numa teia alimentar, sempre será considerado consumidor secundário, pois permite duas relações alimentares.
( ) Os decompositores em uma cadeia alimentar atuam somente no final da cadeia; já em uma teia alimentar os decompositores atuam somente no início, fornecendo nutrientes básicos aos produtores.
a) F V F F.
b) V F V V.
c) V V F F.
d) F F F V.
e) V V V F.

Questão 17: As raízes dos vegetais recebem diferentes classificações de acordo com a estrutura e função que as mesmas apresentam. Analise as afirmativas abaixo sobre a classificação desse órgão e marque a opção INCORRETA:
a) Raízes sugadoras podem ser hemiparasitas ou holoparasitas, sendo que as primeiras sugam seiva bruta e as últimas seiva elaborada.
b) Tubérculo é um exemplo de raiz subterrânea que reserva nutrientes.
c) Pneumatóforos são raízes aéreas encontradas em certas plantas que vivem em solo pobre em oxigênio como no mangue.
d) No sistema radicular pivotante, há uma raiz principal, que têm sua origem na radícula do embrião.
e) Raízes que surgem do caule ou da folha são chamadas de adventícias.

Questão 18: A doença de Chagas, causada pelo Trypanossoma cruzi é considerada endêmica no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, predominam os casos crônicos decorrentes de infecções adquiridas no passado, com aproximadamente três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência da doença de Chagas aguda tem sido observada nos estados da Amazônia Legal, com ocorrência de casos isolados em outros estados. Analise as afirmativas abaixo sobre essa parasitose e marque a alternativa CORRETA.
a) Uma das formas de contaminação é pela ingestão de caldo de cana-de-açúcar e de açaí moído, contaminados pelo vírus.
b) O barbeiro (Triatoma sp.) pode adquirir o tripanossomo ao picar mamíferos que atuam como reservatórios desse parasita.
c) Os tripanossomos instalam-se em diferentes órgãos, preferencialmente, no coração, onde se reproduzem de maneira sexuada.
d) O ser humano é considerado o hospedeiro definitivo da doença.
e) A transmissão mais comum ocorre pela saliva do inseto vetor no momento em que ele realiza a hematofagia.

Questão 19: Carla está preparando um chá e precisa tomá-lo a 40ºC. Se ela dispõe de 50ml de chá pronto a 85ºC, DETERMINE o volume de água a 25ºC que ela deve adicionar a ele para obter a temperatura desejada. Considere que o calor específico e a densidade do chá sejam iguais aos da água e que todas as trocas de calor ocorram apenas entre a porção de chá e de água.
a) 50ml.
b) 100ml.
c) 150ml.
d) 200ml.
e) 250ml.

Questão 20: Para se identificar o sinal de uma carga elétrica, realiza-se um experimento que é mostrado na ilustração e descrito a seguir. Uma carga q, de sinal desconhecido, é lançada com velocidade de módulo constante V1, penetra em uma região M onde existe um campo magnético, também de módulo constante, segue a trajetória indicada e sai da região M com a velocidade de módulo constante V2 na posição mostrada. Se a direção do campo magnético for __________ e seu sentido for _________ , o sinal da carga será __________.
a) paralelo à direção da velocidade; para a direita; positivo.
b) paralelo à direção da velocidade; para a esquerda; negativo.
c) perpendicular à direção da velocidade; entrando no plano do desenho; negativo.
d) perpendicular à direção da velocidade; entrando no plano do desenho; positivo.
e) perpendicular à direção da velocidade; saindo do plano do desenho; positivo.

Questão 21: Após a aula de Física sobre corrente elétrica, quatro alunos fazem comentários sobre esse assunto: ALUNO A: As partículas transportadoras de carga elétrica em um condutor líquido são os íons positivos, e eles se movimentam da região de menor para a de maior potencial elétrico. ALUNO B: As partículas transportadoras de carga elétrica nos condutores sólidos são os elétrons livres, e eles se movem da região de menor para a de maior potencial elétrico. ALUNO C: A corrente elétrica convencional nos condutores sólidos é formada por prótons se movendo da região de maior para a de menor potencial elétrico. ALUNO D: A corrente elétrica convencional, tanto nos condutores líquidos como nos condutores sólidos, é formada por cargas consideradas como positivas se movendo da região de maior para a de menor potencial elétrico. Estão CORRETOS os alunos:
a) A e C.
b) B e D.
c) C e D.
d) D e A.
e) B e C.

Questão 22: Uma lente esférica biconvexa de índice de refração absoluto nL = 1,6, quando envolvida pelo ar, é considerada convergente, conforme representação da figura abaixo. Considerando que essa lente seja colocada em um meio material com índice de refração absoluto igual a 1,4, os raios de luz incidentes representados ao passarem pela lente irão:
a) convergir para um ponto entre C e B1.
b) convergir para o mesmo ponto B1.
c) afastar um do outro, isto é, divergir.
d) continuar em linha reta, paralelos entre si.
e) convergir para um ponto à direita de B1.

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration - Administração Nacional de Segurança de Trânsito Rodoviário) conduz [...] testes de colisão como parte do New Car Assessment Program (Programa de Avaliação de Carros Novos) NCAP.
São feitas as seguintes afirmativas: I. No intervalo de tempo entre 40ms e 110ms, houve uma grande aceleração da cabeça do motorista, indicando uma grande variação na sua quantidade de movimento. II. No intervalo de tempo entre 180ms e 200ms, houve uma pequena variação da aceleração da cabeça do motorista, o que indica uma grande variação na sua quantidade de movimento. III. O intervalo de tempo em que houve maior aplicação de força na cabeça do motorista é o compreendido entre 10ms e 40ms. IV. O intervalo de tempo em que ocorrem os maiores danos na cabeça do motorista se dá entre 40ms e 110ms, quando ocorre uma grande variação na sua quantidade de movimento. Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

A figura abaixo representa parte da superfície de um lago de águas tranquilas. Uma pessoa lança 5 pedrinhas, no mesmo local, a intervalos de 2 segundos uma da outra. Cada linha circular representa a crista da onda formada.
Se uma pessoa lançar outras 5 pedrinhas a intervalos de 4 segundos uma da outra, o que acontecerá com o comprimento de onda, a velocidade e a frequência, respectivamente, do novo conjunto de ondas?
a) aumenta, diminui, permanece a mesma.
b) aumenta, aumenta, diminui.
c) aumenta, permanece a mesma, diminui.
d) diminui, aumenta, aumenta.
e) diminui, aumenta, permanece a mesma.

Prévia do material em texto

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
Nome do Candidato: ________________________________________________________ 
 
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS 
 
1. ABRA ESTE CADERNO SOMENTE QUANDO AUTORIZADO. 
2. Assine a capa e a primeira folha deste caderno. 
3. Confira se sua prova corresponde à modalidade para a qual você 
se inscreveu. 
4. Verifique se esta prova contém 12 (doze) questões de Língua 
Portuguesa e Literatura, 06 (seis) questões de Biologia, 06 (seis) 
questões de Física, 06 (seis) questões de Química, 12 (doze) 
questões de Matemática, 06 (seis) questões de Geografia, 06 (seis) 
questões de História, 06 (seis) questões de Inglês e 06 (seis) 
questões de Espanhol, enumeradas de 01 a 60. Cada questão é 
constituída de cinco alternativas. Caso haja algum problema, 
solicite a substituição de seu Caderno de Provas. 
5. Você deverá realizar a prova de língua estrangeira para a opção 
que você informou no ato de sua inscrição. Essa opção encontra-se 
em seu Comprovante Definitivo de Inscrição. 
6. Ao receber seu cartão-resposta, verifique o seu nome, número 
de inscrição, modalidade, campus, curso e turno. Caso alguma 
informação esteja incorreta, comunique ao fiscal. 
7. É obrigatória a assinatura do candidato no cartão-resposta. 
8. Ao receber o cartão-resposta, assine-o, imediatamente, não 
deixando para depois. É de responsabilidade do candidato essa 
assinatura. A COPESE não se responsabilizará pelos cartões-
resposta não assinados. 
9. Não amasse, não dobre, não rasgue nem rasure o cartão-
resposta. Não use corretivo. 
10. A marcação de mais de uma opção para uma mesma questão 
implica a perda dessa questão. 
11. Terminada a resolução da prova, preencha o cartão-resposta 
com as suas opções, conforme instruções a seguir: 
• O cartão-resposta do Processo Seletivo é semelhante ao 
cartão da loto e terá leitura óptica. 
• No modelo ao lado, onde aparecem algumas questões, 
exemplificamos como marcar as respostas nos quadrículos. 
• A marcação das respostas deve ser feita, 
OBRIGATORIAMENTE, com caneta esferográfica azul ou 
preta. 
• O quadrículo correspondente à questão escolhida deve ser 
totalmente preenchido, evitando-se ultrapassar a linha que 
margeia a letra. 
• A COPESE não se responsabilizará por problemas na 
leitura que advierem da marcação inadequada do cartão ou 
da utilização de material não especificado para tal. 
 
AO ASSINALAR SUAS RESPOSTAS NO CARTÃO, PREENCHA TOTALMENTE O 
QUADRÍCULO; NÃO FAÇA UM X OU QUALQUER OUTRA MARCA. 
 
12. Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão-resposta 
e/ou da folha de redação. 
13. A duração desta prova é de 5 (cinco) horas. Você só poderá 
sair depois de 1 hora do início da prova. 
14. Não deixe para preencher seu cartão na última hora, pois não 
haverá tempo adicional para a realização dessa atividade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
15. Quando terminar, entregue o cartão-resposta assinado, a folha 
de redação e o caderno de provas ao fiscal. 
16. Sempre comunique aos fiscais qualquer irregularidade 
observada durante a realização das provas. Não sendo tomadas as 
devidas providências a respeito da sua reclamação, solicite a 
presença do(a) Coordenador(a) ou comunique-se com ele(a), na 
secretaria, tão logo termine a prova. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Este Caderno contém a prova de Inglês e Espanhol (questões de 55 a 60). 
Escolha conforme sua opção no ato da inscrição. 
NOTAS E RESULTADOS 
O Gabarito, as provas, as notas e resultados serão divulgados no sítio www.selecao.ifsudestemg.edu.br, respeitando o 
seguinte cronograma: 
⇒ Gabarito e provas: a partir do dia 12/12/2011, após as 10 horas. 
⇒ Notas da Prova Objetiva: a partir do dia 03/01/12, após as 14 horas. 
⇒ Notas da Prova Objetiva e de Redação: a partir do dia 16/01/12, após as 14 horas. 
⇒ Resultado final: a partir do dia 03/02/12, após as 14 horas. 
 
D
U
R
A
Ç
Ã
O
 D
A
 P
R
O
V
A
: 
5
 (
C
IN
C
O
) 
H
O
R
A
S
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 1 
Língua Portuguesa e Literatura 
 
� As questões 1 e 2 são referentes ao texto a seguir: 
O texto seguinte, de autoria da diretora da minissérie “A Madona de Cedro”, levada ao ar pela Rede Globo, em 1994, 
faz parte da apresentação do romance homônimo, de Antônio Callado, publicada na edição comemorativa, lançada em 
2007, dos cinquenta anos deste clássico da literatura brasileira. 
 
Texto 1 
 
(Logomarca da minissérie, exibida em 1994.*) 
 
A Magia no universo de Callado 
Tizuka Yamazaki 
 Quando Carlos Manga me convidou para assumir a direção, co-direção com Denise Saraceni e direção-geral 
da minissérie “A madona de cedro”, me vi diante de vários desafios. Clássico da literatura, o romance de Antônio 
Callado foi desejo frustrado de Carlos Manga, que quis filmá-lo antes da produção de “O pagador de promessas”, filme 
de Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Os dois romances são semelhantes – conflitos religiosos 
e culturais perpassados pelos sentimentos de um casal desafiado no amor. Enquanto uma trama acontece no interior 
da Bahia, a outra, no interior de Minas Gerais. 
 Curiosamente, eu dirigi a minissérie “O pagador de promessas”, de Dias Gomes, passando pelo desafio de 
fazer a versão televisiva de um filme premiadíssimo, hoje um clássico da história do cinema brasileiro. Foi meu primeiro 
trabalho para a televisão. Em seguida, fui chamada pelo próprio Manga para dirigir a minissérie “A madona de cedro”, 
de Callado, na intenção de me provocar, para superar a primeira minissérie. Foi isso que achei e, sendo assim, entendi 
que a minha responsabilidade era grande e delicada. 
 Também era desafio filmar a cultura mineira, silenciosa, misteriosa, oculta para os olhos dos de fora. Dentro 
desse contexto, surge o personagem Delfino, um escultor simples, introvertido, católico, que é arrebatado por uma 
grande paixão por Marta, que conheceu na sua primeira visita ao Rio de Janeiro (...) 
 Filmar um romance sempre provoca comparações, com desvantagens para o cinema. A cobrança é grande, 
pois as imagens construídas pelo cineasta nunca superam aquelas criadas no imaginário de cada leitor. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 2 
 
Eu não quis pensar e, assim, ter a consciência de que uma obra premiada de um escritor do porte de Callado 
pudesse me inibir na realização da obra audiovisual. Era o meu primeiro trabalho de direção de uma adaptação literária 
e precisava superar aquela falta de experiência. Nesse momento, apostei na minha capacidade profissional e me 
foquei na ideia de que precisaria ter um comportamento baseado na mesma humildade que tinha Delfino, o 
personagem protagonista do romance. Quis fazer um trabalho audiovisual com imagens lindas, como Minas sempre 
me inspira, simples como era a vida do artesão, e investir no conhecimento da fé religiosa daqueles personagens do 
imaginário de Callado. 
 Escolher o ator protagonista foi difícil. Precisava de alguém que tivesse o mesmo olhar inocente e singelo de 
Delfino, passasse a credibilidade de um mineiro de Congonhas do Campo e se sujeitasse a uma preparação criteriosa 
para entender o universo do artesão, entre as montanhas do Brasil central. Fizemos testes com atores conhecidos e 
desconhecidos. Tivemos a chance de ter no elenco um ator famoso, mas tinha a vaidade exacerbada da juventude. Foi 
cortado pela direção para que Eduardo Moscovis fizesse seu primeiro papel protagonista na televisão. 
 Du, como é conhecido, foi brilhante e deu credibilidade ao amor incondicional que seu Delfino tinha pela Marta 
de Andréa Beltrão. Profissionalíssima, talentosa ecompetentíssima, Andréa construiu uma Marta romântica e elegante 
dos anos 1950, ainda que frequentasse os rachas dos playboys da época, mas com coragem para trocar a vida intensa 
das praias de Copacabana e dos becos da bossa nova pela vida bucólica de Congonhas do Campo. Seria uma vida 
pacata se seu pai não exigisse que Deflino comprasse uma casa para lhe dar a sua mão em casamento. 
 Um amigo de infância, Adriano (Humberto Martins), oferece a Delfino os meios para resolver o problema 
financeiro, propondo-lhe que roube para seu patrão, Juca Vilanova (Carlos Vereza), uma imagem da Virgem, esculpida 
por Aleijadinho e pertencente à igreja da cidade. Roubando essa imagem e fotografando outra (a de Judas), ele 
poderia ganhar o que precisava para a aquisição da casa. 
 Durante todo o romance, Delfino sofre entre o amor de Marta e a culpa do roubo que fez – confissão ouvida 
pelo sacristão corcunda com excepcional interpretação de Paulo José –, ação que se desdobra em outras, 
complicando cada vez mais a vida do antes pacato artesão do interior. 
 Vereza construiu uma personagem tão verossímil, que se movia em cadeira de rodas e falava rouco por causa 
de sua bronquite asmática. Vivia-o intensamente, mesmo nas horas de folga. Era comum o ator me acordar no meio da 
noite para discutir seu personagem. Assim é Vereza. Nessas horas, falava rouco, soturno e tossia como se a asma 
tivesse tomado seu corpo. 
 Quando chegamos a Congonhas, logo fomos envolvidos pelo clima místico do lugar. E choveu muito durante 
duas semanas – enfrentamos algumas hospitalizações de atores por diversos motivos, o que dificultou muito a 
gravação da minissérie. (...) 
 Sugeriram-me uma benzedeira e que colocasse um galhinho de arruda na orelha para espantar o mau-olhado. 
A arruda murchava no mesmo instante. Vereza, muito espiritualista, convocou o elenco para fazer uma oração e 
sugeriu que todos visitassem a capela do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Todos sabiam que a dificuldade da 
gravação estava no medo de um dos atores. Finalmente, o sujeito entrou na capela e, de alma lavada pelo mistério 
religioso, rompeu o freio da gravação. Aceitamos em conjunto as leis da magia local e, assim, o resultado audiovisual 
foi gratificante e me senti em paz, na certeza de ter dado tudo de mim, em correspondência com o meu respeito pela 
obra “A Madona de cedro” e pelo escritor Antônio Callado. 
 
(In. CALLADO, Antônio. A madona de cedro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2007, p. 7 – 10.) 
 
(* Crédito de imagem: http://teledramaturgia.zip.net/arch2006-07-23_2006-07-29.html. Acesso em 12/08/2011.) 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 3 
 
Questão 01: Julgue as proposições seguintes, antepondo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso); a seguir, assinale a 
alternativa correta. 
 
I. Sem levar em consideração qualquer informação extratextual, não encontraríamos, no texto, uma 
resposta explícita para a pergunta “Qual foi o primeiro papel de Eduardo Moscovis para a televisão?” 
II. Tizuka é categórica ao afirmar que o cineasta, ao adaptar um romance escrito para a tela, não 
consegue superar o imaginário que o leitor cria acerca da obra escrita. 
III. Tizuka dirigiu o filme de Carlos Manga, “O Pagador de Promessas”. 
IV. Como exercício de dramaturgia, Vereza, mesmo quando não estava atuando, gostava de se passar por 
sua personagem. 
V. Segundo o texto de apresentação da obra, Marta partiu para Congonhas com Delfino por não se 
identificar com a vida boêmia do Rio de Janeiro dos anos cinquenta. 
 
Podemos afirmar que: 
 
a) todas as proposições estão corretas. 
b) estão corretas apenas I, II e IV. 
c) estão corretas apenas III e V. 
d) estão corretas apenas II, III e V. 
e) todas as proposições estão incorretas. 
 
 
Questão 02: Julgue as proposições seguintes, antepondo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). 
 
I. É possível pressupor, pelos indícios implícitos no texto, que Moscovis não era um ator conhecido à 
época em que a minissérie foi gravada. 
II. O texto nos permite deduzir, seguramente, que Tizuka Yamazaki não era uma pessoa religiosa. 
III. Quando afirma: “(...) Era o meu primeiro trabalho de uma adaptação literária”, Tizuka faz uma 
afirmação incoerente, pois afirmara, no segundo parágrafo, que havia dirigido “O pagador de 
promessas”, texto teatral dramático de Dias Gomes. 
IV. Não há, no texto, julgamento valorativo por parte de Tizuka quanto à interpretação de Humberto 
Martins (como, por exemplo, em relação a Andrea Beltrão ou Paulo José), o que não nos permite 
concluir que a diretora não tenha gostado do trabalho de Martins. 
V. Na concepção de Tizuka, Carlos Vereza revelou valores que, apesar de ligados à espiritualidade  
“Vereza, muito espiritualista, convocou o elenco para fazer uma oração”  (último parágrafo), não 
devem ser, necessariamente, associados a valores cristãos católicos. 
 
Podemos afirmar que é CORRETO o que se propõe em: 
 
a) nenhuma das proposições. 
b) I e II, apenas. 
c) II, III e IV, apenas. 
d) IV e V, apenas. 
e) todas as proposições. 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 4 
 
Questão 03: Aleijadinho foi o escultor que entalhou a madona da Virgem da Conceição fictícia da obra de Antônio 
Callado. Leia, atenciosamente, este belo poema; a seguir, resolva a questão proposta. 
 
 
 
(Crédito de imagem: http://www.sulfotoclube.net, acesso em 05/09/2011.) 
 
Texto 2 
 
 
Poesia crônica 
 
 
Deixei os pedaços da minha carne nas ladeiras de Ouro Preto. 
Entre as pedras do calvário das ladeiras de Ouro Preto 
Deixei os pedaços da minha carne e dos meus ossos. 
Mutilado pelo divino, esculpo a forma do divino. 
 
O meu coração é de pedra e rói como o ódio. 
Eu trabalho o corpo de Deus, eu, o sem-corpo. 
A pedra me obedece com uma fé cega. 
Deixei um pedaço do meu nariz na pedra cega. 
 
O cinzel amarrado no coto da minha mão 
Faz saltar lágrimas e sangue da pedra muda. 
A minha fronte, face e beiço estão grudados na pedra. 
 
Talho a imagem de Deus à minha imagem. 
A pedra sabe e fala sob o meu cinzel. 
Do fundo do meu horror, olho para o céu – petrificado. 
 
(BRANDÃO, José Carlos. In: http://poesiacronica.blogspot.com/2009/11/o-aleijadinho-18-11-1814.html. 
Acesso em 04/08/2011.) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 5 
Analise as seguintes proposições sobre o poema: 
 
I. No verso “O meu coração é de pedra e rói como o ódio”, há uma figura de linguagem denominada 
metonímia. 
II. No verso “Mutilado pelo divino, esculpo a forma do divino”, os verbos destacados sugerem, 
respectivamente, destruição e construção. 
III. Nos versos “O cinzel amarrado no coto da minha mão / faz saltar lágrimas e sangue da pedra muda”, o 
particípio “amarrado” está empregado em sentido conotativo. 
IV. O poema possui o mesmo número de versos de um soneto. 
V. No verso “A minha fronte, face e beiço estão grudados na pedra”, predomina o significado denotativo. 
VI. No título (“Poesia crônica”), a palavra “crônica” pode ser interpretada em mais de um sentido, 
contextualmente. 
 
É CORRETO o que se diz nas proposições: 
 
a) de I a VI. 
b) I e III, apenas. 
c) II, IV, V e VI, apenas. 
d) I, III, IV e V, apenas. 
e) I, II e V, apenas.
 
 
Questão 04: Acerca dos movimentos estéticos da literatura brasileira, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
a) As primeiras manifestações literárias no Brasil estão diretamente relacionadas ao projeto de expansão 
da fé católica empreendida pela contrarreforma, no contexto das expedições do descobrimento e dos 
primórdios do Brasil colônia. 
b) Durante o Romantismo, empreendeu-se um vigoroso esforço para selibertar dos ideais artísticos e 
literários da Antiguidade Clássica. 
c) O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo constituem uma forte reação antirromântica, sendo todas 
essas escolas igualmente comprometidas com uma literatura de cunho social e engajado. 
d) Quanto às motivações temáticas, tanto o Barroco como o Simbolismo podem ser, em certos aspectos, 
associados ao Romantismo. 
e) Os movimentos literários que constituem os exemplos mais sistemáticos da literatura brasileira no 
esforço de tornar-se autônoma são o Romantismo e o Modernismo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 6 
���� As questões 5, 6 e 7 são referentes à obra literária “A madona de cedro” e se baseiam nos fragmentos 1 e 
2, a seguir, extraídos da obra. Para respondê-las, deverão ser considerados os fragmentos e a leitura global 
do romance. 
 
Fragmento 1 
No excerto que segue, Delfino Montiel decide confessar o terrível segredo que esconde da esposa há treze anos. Na 
passagem narrada, Delfino está chegando em casa, após o episódio que se passou no interior da Igreja de Bom 
Jesus do Matosinhos, na Semana Santa, quando, após restituir a madona roubada à igreja, ele se esconde no 
esquife de Jesus Cristo, temendo ser descoberto por Padre Estêvão. 
 
 
 “Mas, meu Deus, como ele está desfeito, esquisito!”, pensou [Marta] ao vê-lo. Tinha as têmporas 
raladas, a roupa toda amarfanhada, parecia amedrontado, trêmulo! Marta saltou da cama e foi ao encontro de 
Delfino. Ia começar a dizer alguma coisa, a perguntar, quando Delfino a puxou para que sentasse a seu lado na 
beira do leito, pôs a cabeça em suas pernas, como uma criança, e começou a soluçar. Chorava tão alto que Marta, 
pousando por um instante a cabeça dele na cama, foi fechar a porta que dava para o resto da casa. Depois voltou, 
tomou-lhe a cabeça e foi falando, quase como fazia com os meninos: 
  Assim, meu bem, chora que é bom... Chora à vontade, que alivia... (...) Que foi, meu filho? Aposto que 
são esses jantares e essas saídas com Adriano. Fale com a sua Mar... 
  Você... você vai ficar horrorizada... Você não vai querer mais me ver. 
  Ora, tolice, meu bem. Então não sou a sua mulher? Fale, fale comigo. Conte tudo. 
  Mas é horrível, é pavoroso  disse Delfino, estremecendo. 
  Fale, meu bem  disse Marta, preocupada, aflita, mas pensando que provavelmente se tratava de 
alguma briga, de alguma farra, de uns goles a mais.  Fale, vamos, onde é que você esteve durante a procissão? 
(...) 
  No esquife do Senhor. 
  O quê?  perguntou Marta, certa de que sonhava ou de que Delfino enlouquecera. 
  No esquife do Senhor, Mar, imagine, no esquife do Senhor! 
 E agora as palavras vieram em catadupa à boca de Delfino: 
  Eu tinha ido lá ao santuário restituir a Nossa Senhora da Conceição roubada há treze anos, lembra-se? 
Lembra-se da história do roubo da Semana Santa? Foi o único meio de a gente se casar, Mar, foi o roubo da 
imagem. Adriano é que veio aqui me propor o negócio, por conta de seu Juca Vilanova. 
  Não estou entendendo bem, Delfino. Aquele primeiro roubo?... Você?... 
  Sim, Mar, recebi 50 contos para roubar a imagem. 
  Mas... mas não entendo nada, Delfino. Que é que tem isso com essa história medonha? ... Você roubou 
a imagem há 13 anos ... e agora? ... Não estou compreendendo. E isto do esquife do Senhor?  disse ela, com um 
tremor na voz.  É talvez melhor você primeiro dormir, repousar. Ou talvez chamar o médico. Não entendo... 
  Escute, Mar, e tenha pena de mim. Adriano voltou agora me propondo que pusesse de novo a imagem 
roubada no seu lugar... Eu fui lá fazer isto, mas padre Estêvão fechou a porta, eu fiquei preso lá dentro, e... não tive 
onde me esconder. Só podia me esconder no esquife. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 7 
 Os dedos de Marta tinham parado, já antes, de lhe acariciar a cabeça. Agora, afastando-se para a esquerda 
da beira do leito, ela colocara a testa de Delfino na própria cama. Ele ali ficou, interdito, sem saber o que ia lhe 
acontecer. Marta, uma angústia imensa a sufocá-la, foi até a janela. Andou pelo quarto, mão na garganta, uns 
farrapos de oração tentando chegar aos seus lábios. Ainda não entendia bem. Precisava ouvir toda a história de 
Delfino. Mas havia aquele horror... Oh, Deus! Alguém já fizera coisa mais extraordinária, mais pecaminosa, mais 
estranha e demoníaca?... No esquife do Senhor! Carregado em procissão! Marta andou pelo quarto, andou umas 
dez vezes, com Delfino imóvel, a cabeça pousada onde Mar a deixara. Ela olhou Delfino jogado ali como um fardo, 
temeroso de fitá-la, coberto de temor, de pecado, e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de 
ninguém, uma pena de juiz que vai punir. Sua resolução estava tomada. Agora precisava ouvir a história. 
  Delfino. 
  Sim  respondeu ele, sem deixar a sua posição. 
  Sente-se, Delfino, sente-se feito um homem. 
 Delfino sentou-se na beira da cama, ainda sem fitá-la. 
  Comece a história do princípio, Delfino. Conte-me tudo. 
 
(Nota de vocabulário: esquife = caixão) 
 
 (CALLADO, Antônio. A madona de cedro. São Paulo: Códice, 2006. pp. 181-183.) 
 
 
Questão 05: Analise as proposições que seguem: 
 
I. “(...) e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de ninguém, uma pena de juiz que 
vai punir. Sua resolução estava tomada. (...)” Como penitência para que perdoasse ao marido, Marta 
exigiu que ele carregasse o lenho de Feliciano Mendes (a cruz de Cristo) numa “via crucis” pelas ruas 
de Congonhas, na Semana Santa. 
II. No segundo serviço que o Sr. Juca Vilanova pretendia empreitar a Delfino, este já não tinha mais uma 
motivação prática para aceitar o trabalho, como da primeira vez, pois já tinha atingido o seu objetivo 
maior: casar-se com Marta e constituir uma família. 
III. Delfino submeteu-se a roubar a madona não somente devido a seu amor a Marta, mas, 
principalmente, devido à desmedida ambição pela riqueza, uma vez que não gostava de seu passado 
como modesto filho de artesão, quando tinha a desfavorável alcunha de “Fininho”. 
IV. Apesar da aparente personalidade forte, Marta revela-se, em verdade, uma mulher subserviente, 
manipulada e enganada pelo marido. 
 
Podemos afirmar que: 
 
a) todas as proposições estão corretas. 
b) estão corretas apenas as proposições I e III. 
c) estão corretas apenas as proposições II e III. 
d) estão corretas apenas as proposições II e IV. 
e) todas as proposições estão incorretas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 8 
 
Questão 06: Dos seguintes fatos do enredo, qual deles NÃO contribui de maneira direta ou indireta para exacerbar o 
conflito narrativo vivido pela personagem Delfino Montiel? 
 
a) a morte de Dona Emerenciana. 
b) o hediondo assassinato de Lola Boba. 
c) o assédio moral por Pedro Sacristão. 
d) a abstinência de comunhão de Delfino. 
e) o forte catolicismo da esposa, Marta. 
 
 
Fragmento 2 
 
Releia a seguinte passagem da obra, que se segue à confissão de Delfino Montiel à sua esposa, a respeito do 
episódio narrado no excerto acima. 
 
 
  Mar, eu sei como você está me detestando (...) Juro por tudo quanto há de mais sagrado neste mundo 
que eu vou expiar os meus pecados. 
  Você não pode jurar pelo que há de maissagrado porque você acaba de zombar de tudo que há de mais 
sagrado. Com que você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! Com quê? Com alguma 
penitência de três ave-marias e três padre-nossos? 
 A dureza de Marta era o fim de tudo para Delfino. Ele sabia que rocha dura havia por baixo das algas e das 
espumas. 
  Mar... 
 Delfino tentou segurar-lhe a mão, mas Marta retirou-a brusca, brutalmente quase: 
  Você me dá nojo, Delfino, nojo! Sabe o que é nojo? Se você estivesse agonizando aos meus pés, eu ia 
pedir a um vizinho para socorrer você, eu fazia qualquer coisa para não precisar tocar em você! 
 Era evidente, pelas faces em fogo e pelas olheiras negras, que Mar passara a noite em claro ruminando o 
que ouvira na véspera e que tinha confirmado  com violência  a atitude da noite anterior. E Delfino, ouvindo-a 
falar pela primeira vez em sua vida com tanta veemência e tanto ódio, sentia que o que se abatia sobre sua cabeça 
de pecador era a ira do Pai de Deus, aquele a quem Abraão ia sacrificar Isaac, seu filho, com uma faca afiada. Delfino 
se colocara fora da jurisdição da Nova Aliança. Seu horrível pecado contra o Filho, em cujo leito de agonia e morte se 
metera, ia ser punido pelo Pai, o velho e terrível Deus de barba hirsuta que vivia trovejando nas páginas da História 
Sagrada. (...) 
  Eu juro, Mar, que vou expiar o crime! 
  Você não tem fibra para expiar um crime desses! Você não é homem para isso!” 
 
(CALLADO, Antônio. A madona de cedro. São Paulo: Códice, 2006. p. 186.) 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 9 
Questão 07: A respeito do excerto 2, e da obra, como um todo, analise as proposições que seguem. 
 
I. Considerando a atitude de Marta no exato momento do desfecho do romance, ela tinha razão, 
quando dizia a Delfino “Você não tem fibra para expiar um crime desses! Você não é homem para 
isso!” 
II. É à própria Marta que cabe, no enredo, resolver o problema que ela propõe ao marido: “Com que 
você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! Com quê? Com alguma 
penitência de três ave-marias e três padre-nossos?” 
III. Apesar de o romance estruturar-se em torno do roubo de uma imagem sacra, não há, na obra, 
nenhuma preocupação de denúncia contra o tráfico de patrimônio histórico: o episódio do roubo da 
madona é completamente marginal no contexto da obra. 
IV. O narrador do romance insiste em nos denunciar, paralelamente à expiação de Delfino, o remorso de 
padre Estêvão, por não cumprir com seus votos de celibato, ao procurar, nas cidades vizinhas, às 
escondidas, diversão com mulheres. 
V. A condição que Pedro Sacristão impôs a Delfino, para deixá-lo em paz, foi que a madona de cedro 
fosse restituída à igreja, com o objetivo de agradar ao Padre Estêvão. 
VI. Apesar da temática religiosa, o romance não faz nenhuma referência a conflito de religiões; pelo 
contrário, enfatiza, na figura de Dona Emerenciana, a boa relação entre a religião católica e a 
protestante. 
 
Atribuindo-se V (verdadeiro) ou F (falso) às proposições, obtém-se a sequência: 
 I II III IV V VI 
a) F F F F F F 
b) F F V V V F 
c) V F V F V F 
d) V V V V V F 
e) V V V V V V 
 
Questão 08: A respeito da obra “A hora e a vez de Augusto Matraga” (Guimarães Rosa), assinale a proposição 
INCORRETA: 
 
a) Tanto Delfino, em “A Madona de Cedro”, como Augusto Matraga, em “A Hora e a vez...”, passam por 
um processo de busca por redenção. 
b) A narração deixa implícito que Matraga, após ter sido quase morto por seu bando de capangas, 
poderia obter a salvação de sua alma, pois renunciou à sua vida passada de homem violento e sem 
escrúpulos morais. 
c) Matraga, ao final da narrativa, teria obtido o céu (a salvação), como parece plausível, não fosse pelo 
fato de se ter envolvido numa vingança do bando do jagunço Joãozinho Bem-Bem, condenando, 
assim, sua alma à perdição. 
d) Como parte de seu plano de redenção, Matraga tornou-se um homem de fé, martirizando-se com 
trabalhos constantes, penitências e orações. 
e) Em nome de seu objetivo maior, “ir para o céu, nem que seja a porrete”, Matraga foi mesmo capaz de 
perdoar à esposa, Dionóra, que o abandonou, para viver com outro homem. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 10
 
Questão 09: Assinale a alternativa em que todas as palavras podem ser completadas com a letra sugerida entre 
parênteses: 
 
a) (S) – anali __ ar, parali __ ação, compreen __ ão, ascen ___ ão, ali __ ar 
b) (X) – ende __ as, madei ___ as, en ___ aqueca, en __ urrada, reme __ er 
c) (Ç) – inten __ ão, absten __ ão, excur __ão, inser __ ão, inspe __ ão 
d) (E) – s __ quer, um __ decer, pr __ vilégio, s __ não, dis __ nteria 
e) (Z) – despe __ a, pra __ o, prince __ a, desli __ e, a __ edo 
 
 
Questão 10: Analise as seguintes afirmações sobre as estruturas linguísticas de fragmentos dos textos anteriores: 
 
I. Em “Mas, meu Deus, como ele está desfeito, esquisito!”, pensou [Marta] ao vê-lo.”, as palavras 
grifadas pertencem à mesma classe gramatical. 
II. O mesmo não se pode dizer das palavras destacadas no fragmento: “Ia começar a dizer alguma 
coisa, (...) quando Delfino a puxou para que sentasse a seu lado na beira do leito, pôs a cabeça em 
suas pernas (...)” 
III. Em “Você não pode jurar pelo que há de mais sagrado porque você acaba de zombar de tudo que há 
de mais sagrado. Com que você pensa que a gente lava pecado como esse (...)? Hem? Responda! 
Com quê? Com alguma penitência de três ave-marias e três padre-nossos?”, as palavras sublinhadas 
são acentuadas de acordo com a mesma regra. 
IV. Em “Era evidente, pelas faces em fogo e pelas olheiras negras, que Mar passara a noite em claro”, a 
oração em destaque deve ser classificada como subordinada substantiva objetiva direta. 
V. Tanto em “(...) e sentiu pena dele. Mas uma pena terrível, como nunca sentira de ninguém, uma pena 
de juiz que vai punir”, como em “(...) o velho e terrível Deus de barba hirsuta que vivia trovejando nas 
páginas da História Sagrada”, as palavras em destaque introduzem orações subordinadas adjetivas, 
e em ambas “que” funciona sintaticamente como sujeito. 
VI. Em “Seria uma vida pacata se seu pai não exigisse que Delfino comprasse uma casa”, ambos os 
verbos destacados estão no modo subjuntivo. 
 
 
Atribuindo-se V (verdadeiro) ou F (falso) às proposições, obtém-se a sequência: 
 
 
 I II III IV V VI 
a) F F F F F F 
b) F V F V F V 
c) V F V F F F 
d) V V F F V F 
e) V V V V V V 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 11
 
Questão 11: Leia, atentamente, o seguinte fragmento do texto Texto 1. A seguir, são feitas análises linguísticas de 
estruturas deste fragmento. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA: 
 
 
Quando Carlos Manga me convidou para assumir a direção, co-direção com Denise Saraceni e direção-geral da 
minissérie “A madona de cedro”, me vi diante de vários desafios. Clássico da literatura, o romance de Antônio Callado 
foi desejo frustrado de Carlos Manga, que quis filmá-lo antes da produção de “O pagador de promessas”, filme de 
Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Os dois romances são semelhantes – conflitos religiosos e 
culturais perpassados pelos sentimentos de um casal desafiado no amor. Enquanto uma trama acontece no interior 
da Bahia, a outra, no interior de Minas Gerais. 
 
 
a) A primeira oração do fragmento acima se inicia em “Quando Carlos...” e termina em “... de vários 
desafios”. 
b) Os verbos destacados em “(...) me vi diante de váriosdesafios.”, “(...) Carlos Manga, que quis filmá-lo 
antes da produção (...)” e “(...) Enquanto uma trama acontece no interior (...) pertencem todos à 
mesma classificação, quanto à predicação. 
c) A oração no fragmento “... que quis filmá-lo antes da produção de ‘o pagador de promessas’ ...” é 
introduzida por conjunção coordenativa explicativa. 
d) No fragmento logo abaixo do enunciado, a palavra “que”, grifada, diferentemente das outras cinco 
expressões grifadas, não exerce a função sintática de sujeito. 
e) As vírgulas após “(...) Carlos Manga, que quis filmá-lo antes da produção de ‘O pagador de 
promessas’ (...)”, justificam-se, sintaticamente, por regra semelhante que as justifica em “(...) 
promessas’, filme de Anselmo Duarte, vencedor da (...)”. 
 
 
Questão 12: Em cada alternativa, atente para frases de I a III. Analise-as quanto a três importantes áreas da 
gramática normativa: concordância, regência e emprego de pronome. Assinale a alternativa em que as 
três frases estão gramaticalmente CORRETAS, levando-se em consideração o padrão culto da língua: 
 
 
 
 
a) I. Fazem muitos anos que vivo aqui. 
 II. Nós assistimos ao filme. 
 III. Todos ficaram contra mim. 
 
b) I. A moça estava meio irritada. 
 II. O jogo foi assistido por muitas pessoas. 
 III. Não é fácil para eu entender isso. 
 
c) I. Hoje somos nós quem paga a conta. 
 II. Informaram o aluno de que não haverá 
aula. 
 III. É complicado, para mim, entender seu 
posicionamento. 
 
d) I. Na placa, lia-se: “contratam-se funcionários.” 
 II. O não comparecimento implica em 
cancelamento da matrícula. 
 III. Este prêmio ficará conosco alunos. 
 
e) I. “Entrada proibida”, informava a placa. 
 II. Simpatizo-me com suas ideias. 
 III.Este segredo deve ficar entre mim e 
você. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 12
Biologia 
 
Questão 13: O ser humano adulto é multicelular, com centenas de tipos de células. Em cada tipo, podem ser 
identificadas no citoplasma as organelas, membranosas ou não membranosas, que desempenham 
variadas funções. Sobre as organelas, marque a alternativa INCORRETA: 
 
a) No retículo endoplasmático liso, ocorre a degradação de drogas. 
b) O complexo golgiense atua na formação dos lisossomos que auxiliam na digestão intracelular. 
c) O citoesqueleto, uma organela não membranosa, é o responsável pela corrente citoplasmática. 
d) O retículo endoplasmático rugoso, juntamente com os ribossomos, são responsáveis pela síntese 
proteica na célula. 
e) Os peroxissomos auxiliam as mitocôndrias no processo de respiração celular, sendo os responsáveis 
pela respiração anaeróbica alcoólica, liberando, pela peroxidase, o oxigênio a ser utilizado pela 
mitocôndria. 
 
 
Questão 14: Leia a afirmativa entre aspas. 
 
“Há pessoas que conseguem dobrar a língua, enquanto outras não conseguem. Essa característica hereditária é 
determinada por um alelo dominante”. 
 
Sobre essa afirmativa, marque a letra que contém a condição INCORRETA: 
 
a) O alelo dominante poderá se expressar em homozigose ou em heterozigose. 
b) O “dobrar a língua” é considerado um fenótipo. 
c) Pais heterozigotos para essa característica têm a probabilidade de 12,5% do seu filho do sexo 
masculino não dobrar a língua. 
d) Se duas pessoas que “não dobram a língua” se casarem, há a probabilidade de 25% dos seus filhos 
conseguirem dobrar a língua. 
e) O “não dobrar a língua” é uma característica observada em pessoas com genótipo homozigoto para 
essa característica. 
 
Questão 15: As afirmações abaixo são relativas à reprodução humana. 
 
I. Durante o período da menstruação, o óvulo não fecundado é liberado juntamente com a parede do 
endométrio. 
II. Os espermatozoides são armazenados no epidídimo, estrutura localizada na bolsa escrotal. 
III. Coito interrompido e tabelinha são exemplos de métodos contraceptivos muito eficientes, sendo 
recomendados pela Organização Mundial da Saúde. 
IV. Testículos e ovários são exemplos de gônadas, masculina e feminina, respectivamente. 
 
Podemos afirmar que está CORRETO o que se declara em: 
 
a) I e II, apenas. 
b) I, II e III, apenas. 
c) II e IV, apenas. 
d) I, II e IV, apenas. 
e) III e IV, apenas. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 13
Questão 16: Como os fios de uma teia de aranha são interligados, os seres que habitam a Terra interligam entre si e 
com o meio ambiente. Essa interligação, estudada na ecologia, pode ser representada pelas cadeias 
alimentares e pelas teias alimentares. Sobre essas interligações, leia, a seguir, as afirmativas e escreva 
entre parênteses a letra “V” se a afirmativa for verdadeira e “F” se a afirmativa for falsa. 
 
 ( ) Na cadeia alimentar, os vegetais, em todos os ecossistemas, são os únicos produtores. 
 ( ) Numa teia alimentar, um organismo pode ser considerado consumidor primário ou consumidor secundário, 
dependendo da relação que esteja sendo estabelecida com outros organismos. 
 ( ) Um organismo onívoro, numa teia alimentar, sempre será considerado consumidor secundário, pois permite 
duas relações alimentares. 
 ( ) Os decompositores em uma cadeia alimentar atuam somente no final da cadeia; já em uma teia alimentar os 
decompositores atuam somente no início, fornecendo nutrientes básicos aos produtores. 
 
Norteado pelas letras que escreveu entre parênteses, marque abaixo a única alternativa CORRETA: 
 
a) F V F F. 
b) V F V V. 
c) V V F F. 
d) F F F V. 
e) V V V F. 
 
Questão 17: As raízes dos vegetais recebem diferentes classificações de acordo com a estrutura e função que as 
mesmas apresentam. Analise as afirmativas abaixo sobre a classificação desse órgão e marque a 
opção INCORRETA: 
 
a) Raízes sugadoras podem ser hemiparasitas ou holoparasitas, sendo que as primeiras sugam seiva 
bruta e as últimas seiva elaborada. 
b) Tubérculo é um exemplo de raiz subterrânea que reserva nutrientes. 
c) Pneumatóforos são raízes aéreas encontradas em certas plantas que vivem em solo pobre em 
oxigênio como no mangue. 
d) No sistema radicular pivotante, há uma raiz principal, que têm sua origem na radícula do embrião. 
e) Raízes que surgem do caule ou da folha são chamadas de adventícias. 
 
Questão 18: A doença de Chagas, causada pelo Trypanossoma cruzi é considerada endêmica no Brasil. Segundo 
dados do Ministério da Saúde, predominam os casos crônicos decorrentes de infecções adquiridas no 
passado, com aproximadamente três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a 
ocorrência da doença de Chagas aguda tem sido observada nos estados da Amazônia Legal, com 
ocorrência de casos isolados em outros estados. Analise as afirmativas abaixo sobre essa parasitose e 
marque a alternativa CORRETA. 
 
a) Uma das formas de contaminação é pela ingestão de caldo de cana-de-açúcar e de açaí moído, 
contaminados pelo vírus. 
b) O barbeiro (Triatoma sp.) pode adquirir o tripanossomo ao picar mamíferos que atuam como 
reservatórios desse parasita. 
c) Os tripanossomos instalam-se em diferentes órgãos, preferencialmente, no coração, onde se 
reproduzem de maneira sexuada. 
d) O ser humano é considerado o hospedeiro definitivo da doença. 
e) A transmissão mais comum ocorre pela saliva do inseto vetor no momento em que ele realiza a 
hematofagia. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 14
Física 
 
Questão 19: Carla está preparando um chá e precisa tomá-lo a 40ºC. Se ela dispõe de 50ml de chá pronto a 85ºC, 
DETERMINE o volume de água a 25ºC que ela deve adicionar a ele paraobter a temperatura desejada. 
Considere que o calor específico e a densidade do chá sejam iguais aos da água e que todas as trocas 
de calor ocorram apenas entre a porção de chá e de água. 
 
a) 50ml. 
b) 100ml. 
c) 150ml. 
d) 200ml. 
e) 250ml. 
 
 
Questão 20: Para se identificar o sinal de uma carga elétrica, realiza-se um experimento que é mostrado na 
ilustração e descrito a seguir. 
 
 
 
 
Uma carga q, de sinal desconhecido, é lançada com 
velocidade de módulo constante V1, penetra em uma 
região M onde existe um campo magnético, também de 
módulo constante, segue a trajetória indicada e sai da 
região M com a velocidade de módulo constante V2 na 
posição mostrada. 
 
 
Se a direção do campo magnético for __________ e seu sentido for _________ , o sinal da carga será __________. 
 
 
A sequência que preenche de forma CORRETA as lacunas é: 
 
a) paralelo à direção da velocidade; para a direita; positivo. 
b) paralelo à direção da velocidade; para a esquerda; negativo. 
c) perpendicular à direção da velocidade; entrando no plano do desenho; negativo. 
d) perpendicular à direção da velocidade; entrando no plano do desenho; positivo. 
e) perpendicular à direção da velocidade; saindo do plano do desenho; positivo. 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 15
 
Questão 21: Após a aula de Física sobre corrente elétrica, quatro alunos fazem comentários sobre esse assunto: 
 
ALUNO A: As partículas transportadoras de carga elétrica em um condutor líquido são os íons positivos, e eles se 
movimentam da região de menor para a de maior potencial elétrico. 
ALUNO B: As partículas transportadoras de carga elétrica nos condutores sólidos são os elétrons livres, e eles se 
movem da região de menor para a de maior potencial elétrico. 
ALUNO C: A corrente elétrica convencional nos condutores sólidos é formada por prótons se movendo da região de 
maior para a de menor potencial elétrico. 
ALUNO D: A corrente elétrica convencional, tanto nos condutores líquidos como nos condutores sólidos, é formada 
por cargas consideradas como positivas se movendo da região de maior para a de menor potencial elétrico. 
 
Estão CORRETOS os alunos: 
 
a) A e C. 
b) B e D. 
c) C e D. 
d) D e A. 
e) B e C. 
 
 
Questão 22: Uma lente esférica biconvexa de índice de refração absoluto nL = 1,6, quando envolvida pelo ar, é 
considerada convergente, conforme representação da figura abaixo. 
 
 
Esquema da trajetória de raios de luz numa certa lente convergente, referente ao enunciado da questão 22. 
 
Considerando que essa lente seja colocada em um meio material com índice de refração absoluto igual a 1,4, os raios 
de luz incidentes representados ao passarem pela lente irão: 
 
a) convergir para um ponto entre C e B1. 
b) convergir para o mesmo ponto B1. 
c) afastar um do outro, isto é, divergir. 
d) continuar em linha reta, paralelos entre si. 
e) convergir para um ponto à direita de B1. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 16
Questão 23: Uma das maiores causas de mortes no trânsito em estradas é o rápido deslocamento que o motorista 
sofre quando o automóvel em que está colide frontalmente com algum obstáculo, móvel ou não. Para 
simular as consequências dos efeitos dessas colisões sobre o corpo humano, usa-se um boneco de 
teste. 
 
 
Foto: cortesia de NHTSA 
A função do boneco [de teste] é a de imitar um ser humano 
durante uma colisão, enquanto coleta dados que, de outra 
forma, seriam impossíveis de se obter de um passageiro 
humano. [...] Aceleração é a taxa com que a velocidade varia. 
Se você bate sua cabeça em um muro de tijolos, a velocidade 
da sua cabeça muda muito rapidamente (e deve machucar 
muito!). Mas ao bater sua cabeça em um travesseiro, a 
velocidade de sua cabeça muda mais lentamente à medida que 
o travesseiro é esmagado (e isso não machuca). [...] 
Os bonecos de teste tem medidores de aceleração por toda 
parte. Dentro da cabeça, há um que mede a aceleração em 
todas as três direções (frente/atrás, em cima/em baixo e 
esquerda/direita). Também existem medidores no peito, pélvis, 
pernas, pés e em outras partes do corpo. 
 
A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration - Administração Nacional de Segurança de Trânsito 
Rodoviário) conduz [...] testes de colisão como parte do New Car Assessment Program (Programa de Avaliação 
de Carros Novos) NCAP’ 
O gráfico abaixo mostra a aceleração da cabeça do motorista durante um teste de colisão frontal a 56,3km/h em 
função do tempo. 
 
Fonte NHTSA 
FONTE: http://carros.hsw.uol.com.br/testes-de-colisao1.htm 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 17
São feitas as seguintes afirmativas: 
 
I. No intervalo de tempo entre 40ms e 110ms, houve uma grande aceleração da cabeça do motorista, 
indicando uma grande variação na sua quantidade de movimento. 
II. No intervalo de tempo entre 180ms e 200ms, houve uma pequena variação da aceleração da cabeça do 
motorista, o que indica uma grande variação na sua quantidade de movimento. 
III. O intervalo de tempo em que houve maior aplicação de força na cabeça do motorista é o compreendido 
entre 10ms e 40ms. 
IV. O intervalo de tempo em que ocorrem os maiores danos na cabeça do motorista se dá entre 40ms e 
110ms, quando ocorre uma grande variação na sua quantidade de movimento. 
 
Estão CORRETAS as afirmativas: 
 
a) I e IV, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) II e IV, apenas. 
e) III e IV, apenas. 
 
Questão 24: A figura abaixo representa parte da superfície de um lago de águas tranquilas. Uma pessoa lança 5 
pedrinhas, no mesmo local, a intervalos de 2 segundos uma da outra. Cada linha circular representa a 
crista da onda formada. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Se uma pessoa lançar outras 5 pedrinhas a intervalos de 4 segundos uma da outra, o que acontecerá com o 
comprimento de onda, a velocidade e a frequência, respectivamente, do novo conjunto de ondas? 
 
a) aumenta, diminui, permanece a mesma. 
b) aumenta, aumenta, diminui. 
c) aumenta, permanece a mesma, diminui. 
d) diminui, aumenta, aumenta. 
e) diminui, aumenta, permanece a mesma. 
 Representação das cristas de onda na superfície de 
um lago, referente ao enunciado da questão 24. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 18
 
Química 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tabela Periódica dos Elementos 
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 
1 
H 
1,008 
 2 
He 
4,003 
3 
Li 
6,941 
4 
Be 
9,012 
 5 
B 
10,81 
6 
C 
12,01 
7 
N 
14,01 
8 
O 
16,00 
9 
F 
19,00 
10 
Ne 
20,18 
11 
Na 
22,99 
12 
Mg 
24,30 
 13 
Al 
26,98 
14 
Si 
28,08 
15 
P 
30,97 
16 
S 
32,07 
17 
Cl 
35,45 
18 
Ar 
39,95 
19 
K 
39,10 
20 
Ca 
40,08 
21 
Sc 
44,96 
22 
Ti 
47,87 
23 
V 
50,94 
24 
Cr 
52,00 
25 
Mn 
54,94 
26 
Fe 
55,84 
27 
Co 
58,93 
28 
Ni 
58,69 
29 
Cu 
63,55 
30 
Zn 
65,39 
31 
Ga 
69,72 
32 
Ge 
72,61 
33 
As 
74,92 
34 
Se 
78,96 
35 
Br 
79,90 
36 
Kr 
83,80 
37 
Rb 
85,47 
38 
Sr 
87,62 
39 
Y 
88,91 
40 
Zr 
91,22 
41 
Nb 
92,91 
42 
Mo 
95,94 
43 
Tc 
(98,9) 
44 
Ru 
101,1 
45 
Rh 
102,9 
46 
Pd 
106,4 
47Ag 
107,9 
48 
Cd 
112,4 
49 
In 
114,8 
50 
Sn 
118,7 
51 
Sb 
121,8 
52 
Te 
127,6 
53 
I 
126,9 
54 
Xe 
131,3 
55 
Cs 
132,9 
56 
Ba 
137,3 
57 
La 
138,9 
72 
Hf 
178,5 
73 
Ta 
180,9 
74 
W 
183,8 
75 
Re 
186,2 
76 
Os 
190,2 
77 
Ir 
192,2 
78 
Pt 
195,1 
79 
Au 
197,0 
80 
Hg 
200,6 
81 
Tl 
204,4 
82 
Pb 
207,2 
83 
Bi 
209,0 
84 
Po 
(209) 
85 
At 
(210) 
86 
Rn 
(222) 
87 
Fr 
(223) 
88 
Ra 
(226) 
89 
Ac 
(227) 
104 
Rf 
(261) 
105 
Db 
(262) 
106 
Sg 
(263) 
107 
Bh 
(262) 
108 
Hs 
(265) 
109 
Mt 
(266) 
110 
Uun 
(269) 
111 
Uuu 
(272) 
112 
Uub 
(277) 
113 
Uut 
 
114 
Uuq 
(285) 
115 
Uup 
116 
Uuh 
(289) 
117 
Uus 
118 
Uuo 
(293) 
 
 58 
Ce 
140,1 
59 
Pr 
140,9 
60 
Nd 
144,2 
61 
Pm 
(145) 
62 
Sm 
150,4 
63 
Eu 
152,0 
64 
Gd 
157,3 
65 
Tb 
158,9 
66 
Dy 
162,5 
67 
Ho 
164,9 
68 
Er 
167,3 
69 
Tm 
168,9 
70 
Yb 
173,0 
71 
Lu 
175,0 
 
 90 
Th 
232,0 
91 
Pa 
231,0 
92 
U 
238,0 
93 
Np 
(237) 
94 
Pu 
(244) 
95 
Am 
(243) 
96 
Cm 
(247) 
97 
Bk 
(247) 
98 
Cf 
(251) 
99 
Es 
(252) 
100 
Fm 
(257) 
101 
Md 
(258) 
102 
No 
(259) 
103 
Lr 
(260) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 19
 
 
Questão 25: A isomerização é um processo no qual as moléculas sofrem um rearranjo estrutural. Esse fenômeno foi 
verificado no próprio “nascimento” da Química Orgânica com a síntese de Wöhler, em que se descobriu 
que o composto orgânico ureia (um constituinte da urina) podia ser preparado, aquecendo-se o cianato 
de amônio, um composto inorgânico. Esse fenômeno está representado abaixo: 
 
 
 
 NH2 
 
 NH4OCN O = C 
 
 NH2 
 
 Em relação ao que foi dito, julgue as alternativas abaixo, e assinale a INCORRETA: 
 
 
a) A ureia é um composto orgânico que pertence à função amida. 
b) O cianato de amônio é um composto inorgânico que pertence à função sal. 
c) O cianato de amônio e a ureia fornecem um exemplo de isômeros espaciais geométricos. 
d) O cianato de amônio e a ureia fornecem um exemplo de isômeros estruturais. 
e) O cianato de amônio e a ureia apresentam a mesma massa molar. 
 
 
Questão 26: O bicarbonato de sódio é um sal muito empregado para aliviar azias e queimação no estômago, 
principalmente por seu efeito tampão. A dissolução desse sal em água pode ser representada pelas 
duas equações abaixo: 
 
 
I. HCO3
-
 + H2O H2CO3 + OH
-
 Kb = 2,3 x 10-8 
II. HCO3
-
 + H2O CO32-- + H3O
+
 Ka2 = 5,6 x 10-11 
 
 
Com relação ao equilíbrio apresentado acima, marque a alternativa INCORRETA: 
 
a) A dissolução do bicarbonato de sódio deixa o meio básico. 
b) A água funciona como ácido na equação I e base na equação II. 
c) O H2CO3 e HCO3
-
 formam um par de ácido e base conjugados. 
d) O HCO3
-
 tem um caráter ácido mais acentuado que básico. 
e) O equilíbrio I é facilitado pela formação de gás carbônico. 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 20
 
Questão 27: A combustão, desde que foi descoberta pelos povos primitivos, tem servido a muitos interesses das 
sociedades humanas. Sua utilização na transformação de substâncias e no processo de aquecimento 
favoreceu o grande avanço das sociedades. Considere a combustão do eteno representado pela 
equação não balanceada abaixo: 
 
CH2CH2 + O2 CO2 + H2O 
 
Dados os valores de entalpia de ligação, marque a alternativa que apresenta o valor da combustão de 8,4g de eteno: 
 
Ligação ∆H° (kJ/mol) 
C – H 413 
C – C 347 
C = C 614 
O = O 469 
C = O 804 
H – O 464 
 
a) 1399 kJ/mol. 
b) 419,7 kJ/mol. 
c) 199 kJ/mol. 
d) 59,7 kJ/mol. 
e) 11751,6 kJ/mol. 
 
Questão 28: O ano de 2011 foi proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Química, comemorando 
os 100 anos em que Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Química pela descoberta dos elementos 
polônio e rádio, por isolar esse último em sua forma metálica e por estudar seus compostos. Sabendo 
que o polônio é um emissor alfa, a respeito dessa emissão, podemos afirmar: 
 
a) São partículas pesadas, com carga elétrica positiva, constituída de 2 prótons e de 2 nêutrons. 
b) São partículas leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível. 
c) São radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios-X, desprovidas de carga elétrica e massa. 
d) Apresentam um alto poder de penetração, sendo mais penetrantes que os raios X. 
e) Causam danos irreparáveis aos seres humanos, podendo atravessar completamente o corpo 
humano. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 21
Questão 29: Os sais são compostos iônicos, apresentam-se no estado sólido em temperatura ambiente e geralmente 
apresentam sabor salgado. Para o senso comum, a palavra sal está associada apenas ao conhecido 
“sal de cozinha”, e, por esse motivo, relacionam sal à cor branca. No entanto, os sais podem ser 
encontrados em diferentes cores. Considere as seguintes soluções aquosas dos sais abaixo e suas 
respectivas cores: 
 
SOLUÇÃO COR 
K2Cr2O7 Laranja 
KNO3 Incolor 
CuSO4 Azul 
Na2SO4 Incolor 
 
Com base nessa tabela, é possível concluir que os íons responsáveis pela coloração laranja e azul são, respectivamente: 
a) NO3
-
 e Na+. 
b) Cr2O72- e Cu2+. 
c) Cr2O72- e SO42-. 
d) SO42- e Cu2+. 
e) SO42- e Cr2O72-. 
 
Questão 30: Processos biológicos de degradação de compostos em rios e lagos utilizam oxigênio molecular 
presente na atmosfera ou dissolvido na água. Se a quantidade de oxigênio utilizada nesses processos 
for muito grande, a concentração do mesmo em rios e lagos pode diminuir e promover a mortandade 
de animais marinhos pela falta de oxigênio. Estima-se que a solubilidade do oxigênio em água seja de 
8,11 mg/l. De um lago é retirado um volume de 5 litros de água. Qual será o volume aproximado de 
oxigênio presente na CNTP? (Dados: R=0,082atm.L/mol.K; Volume nas CNTP = 22,4L/mol) 
 
a) 28,4 ml. 
b) 40,55 ml. 
c) 1,26 ml. 
d) 8,11 ml. 
e) 5000 ml. 
 
Matemática 
 
Questão 31: De um grupo de cinco executivos, selecionados pela diretoria de uma empresa para ocuparem os 
cargos de presidente e vice-presidente, dois são irmãos. Considerando que a empresa não nomeia 
irmãos para ocuparem simultaneamente os cargos, de quantas maneiras distintas podem ser feitas as 
nomeações? 
 
a) 16 
b) 18 
c) 20 
d) 22 
e) 24 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 22
Questão 32: Num bar, paga-se R$ 5,80 por 5 pastéis e 3 copos de refrigerante. No mesmo local, 3 pastéis e 2 copos 
de refrigerante custam R$ 3,60. Nesse caso, cada copo de refrigerante custa? 
 
a) R$ 0,70. 
b) R$ 0,50. 
c) R$ 0,30a menos do que o preço de cada pastel. 
d) R$ 0,20 a mais do que o preço de cada pastel. 
e) R$ 0,20 a menos do que o preço de cada pastel. 
 
 
Questão 33: A expressão i13 + i15 é igual a: 
 
a) 0. 
b) i. 
c) –i. 
d) –2i. 
e) 3i. 
 
 
Questão 34: Se o polinômio P(x)= (2m+3n – p )x2 + (m+2n – 5p)x +(p – 2) é identicamente nulo, a soma m + n + p 
será: 
 
a) – 3. 
b) – 6. 
c) 8. 
d) 5. 
e) 0. 
 
 
Questão 35: Um cubo tem 96 m2 de área total. De quanto deve ser aumentada a sua aresta para que seu volume se 
torne igual a 216 m3? 
 
f) 1 m. 
g) 0,5 m. 
h) 9 m. 
i) 2 m. 
j) 3 m. 
 
 
Questão 36: Se um em cada 320 habitantes de uma cidade é engenheiro, então a porcentagem de engenheiros 
nessa cidade é dada por: 
 
a) 0,32%. 
b) 3,2%. 
c) 0,3215%. 
d) 0,3125%. 
e) 3,125%. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 23
Questão 37: A circunferência representada a seguir é tangente ao eixo das ordenadas na origem. Sua equação geral 
é dada por: 
 
 
 
a) x2 + y2 + 4x + 4 = 0. 
b) x2 + y2 + 4y + 4 = 0. 
c) x2 + y2 + 4x = 0. 
d) x2 + y2 + 4y = 0. 
e) x2 + y2 + 4 = 0. 
 
 
 
 
 
Questão 38: Num concurso vestibular para dois cursos, A e B, compareceram 500 candidatos para o curso A e 100 
candidatos para o curso B. Na prova de matemática, a média aritmética geral, considerando os dois 
cursos, foi de 4,0. Mas, considerando apenas os candidatos do curso A, a média cai para 3,8. A média 
dos candidatos ao curso B, na prova de matemática, foi: 
 
a) 4,2. 
b) 5,0. 
c) 5,2. 
d) 6,0. 
e) 6,2. 
 
 
Questão 39: Ricardo e Jair possuem muitos cadernos. Se Ricardo desse para Jair doze cadernos, cada um ficaria 
com o mesmo número de cadernos. Ao contrário, se Jair desse a Ricardo 60% de seus cadernos, o 
número de cadernos de Ricardo ficaria aumentado de seus 
8
3
. Qual a quantidade de cadernos que 
Ricardo e Jair possuem juntos? 
 
a) 80. 
b) 100. 
c) 104. 
d) 200. 
e) 68. 
 
Questão 40: O conjunto imagem da função f(x) = 1042
2
+− xx + 5 é o intervalo: 
 
a) [4, +∞ [. 
b) [5, +∞ [. 
c) [8, +∞ [. 
d) [10, +∞ [. 
e) [13, +∞ [. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 24
 
Questão 41: Para uma determinada viagem, foi fretado um ônibus com 40 lugares. Cada pessoa deve pagar R$20,00 
reais mais uma taxa de R$ 5,00 para cada lugar que ficar vago. A máxima receita que pode ser 
arrecadada nessas condições será: 
 
a) R$ 2420,00. 
b) R$ 1700,00. 
c) R$ 1500,00. 
d) R$ 900,00. 
e) R$ 800,00. 
 
Questão 42: O domínio da função real f(x) = 
x
x
−
−
4
)62log(
 é o conjunto dos números reais tais que: 
 
a) [ 3,4 [. 
b) ] 3,4 [. 
c) ] 3, +∞ [. 
d) ] -∞ ,4 [. 
e) [ 3,4]. 
 
 
Geografia 
 
Questão 43: O ano de 2011 está marcando a Europa como a região dos problemas econômicos, na qual alguns 
países fizeram empréstimos. Leia as frases abaixo acerca desses acontecimentos. 
 
I. Dentre os países em crise estão Grécia e Portugal, os novos endividados do continente. 
II. Os empréstimos criaram protestos, pois fizeram os governos dos países endividados se curvarem 
diante dos interesses e regras do FMI e da União Europeia. 
III. As medidas tomadas nos países em crise incluem restrições aos investimentos sociais (em saúde e 
educação, por exemplo), além de controle dos salários e aumento de impostos. 
IV. Essas crises estão motivando reuniões com o objetivo de se dissolver a União Europeia, o bloco 
econômico do continente, acabando-se com o uso do euro, a moeda única, como primeiro passo. 
 
 
As frases que se associam CORRETAMENTE com a crise europeia são: 
 
a) I, II e III, apenas. 
b) I, II e IV, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I, III e IV, apenas. 
e) II, III e IV, apenas. 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 25
Questão 44: Sobre a atividade turística mundial, assinale a única alternativa CORRETA. 
 
a) O conjunto das atividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do mundo, mas seu 
faturamento está muito distante de outros setores, como o da indústria petrolífera e o da automobilística. 
b) O continente europeu possui infraestrutura de altíssima qualidade para receber o grande fluxo anual de 
turistas, que, em alguns países, supera em volume a própria população residente. 
c) O ecoturismo é uma modalidade turística que tem se desenvolvido pouco, apesar do fato de, a partir de 
1970, a discussão sobre as questões ambientais ter se transformado em temática internacional. 
d) Na América Latina, o ecoturismo sempre é promovido por empresas especializadas ou por guias 
credenciados, que levam os turistas a programas com total preocupação com a preservação ambiental. 
e) Hoje, a responsabilidade no planejamento e na criação de uma infraestrutura adequada, com estradas e 
aeroportos, portos e rede de água e esgoto, para atender à população que se estabelece 
temporariamente nos locais turísticos, deve-se à iniciativa privada e não é um papel do Estado. 
 
 
Questão 45: A política externa dos Estados Unidos, durante muito tempo, pautou-se no Unilateralismo, uma vez que 
o país, por diversas vezes, adotou medidas que visavam atender a seus interesses e manter a sua 
supremacia. Em relação às ações políticas já adotadas pelos Estados Unidos, marque a única 
alternativa CORRETA. 
 
a) Os Estados Unidos diminuíram o protecionismo comercial de alguns de seus produtos agrícolas e 
industriais, prejudicando as exportações de vários países, inclusive as do Brasil. 
b) O país em questão assinou os termos para a criação do Tribunal Penal Internacional. 
c) Os Estados Unidos demoraram a ratificar o Protocolo de Kyoto, por considerarem que ele restringia seu 
desenvolvimento econômico. 
d) Os Estados Unidos retiraram-se da conferência mundial contra a discriminação e o racismo, realizada 
na África do Sul, em 2001. 
e) O país lançou uma ofensiva militar contra o Irã, junto com o Reino Unido, sem a aprovação da ONU, 
para derrubar o governo de Saddan Hussein. 
 
 
Questão 46: Sobre a participação da China na geopolítica mundial, marque a única afirmativa CORRETA. 
 
a) Esse país abriga o segundo maior contingente populacional do planeta; no entanto, não possui uma das 
maiores forças armadas do mundo. 
b) Diversas pendências internas da China já foram resolvidas, como o fim do domínio chinês sobre o Tibet 
e a declaração de independência desse território. 
c) Pode-se afirmar que a China detém arsenal nuclear, é uma das grandes economias mundiais e faz 
parte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). 
d) A China estreitou laços com o Irã, mantendo investimentos na área de exploração de gás natural. 
Assim, rivaliza-se com os Estados Unidos, outro importante parceiro econômico desse país do Oriente 
Médio. 
e) No início deste século, a China ajudou a fundar, juntamente com alguns outros países, a Organização 
de Cooperação de Xangai (OCX), com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o terrorismo, além 
de contrabalancear a influência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Ásia Central. 
Recentemente retirou-se, porém, da Organização, pois divergia de muitos países-membros que não 
eram favoráveis aos movimentos separatistas. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 26
Questão 47: Observe a foto sobre uma manifestação popular contra a OMC – Organização Mundial do Comércio. O 
pedido mostrado na figura: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.google.com.br/imagens. Acesso em: 23 ago. 2011. 
 
I. justifica-se, pois existem países queimpõem barreiras não tarifárias para defender seus mercados 
internos, incluindo a defesa do meio ambiente e a proteção contra o trabalho infantil. Porém, o que está 
por detrás dessas boas intenções é proteger seus produtores. 
II. não se justifica, pois a OMC pune os países que restringem o comércio através de sobretaxas. O Brasil, 
por exemplo, venceu disputas contra os EUA nos casos do suco de laranja e do algodão. 
III. justifica-se, mesmo com as vitórias brasileiras na OMC, pois a União Europeia e os EUA continuam 
subsidiando seus agricultores, tornando injusta a concorrência no setor agrícola. 
 
É CORRETO o que se afirma em: 
 
a) I, II e III. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) apenas II. 
e) I e III, apenas. 
 
Questão 48: Os blocos econômicos são comumente evocados como símbolos do mundo global. A maior parte dos blocos 
nasceu já nos anos 1990 (como o MERCOSUL e o NAFTA) ou sofreu mudanças importantes (quando a 
atual União Europeia deixa de ser um mercado comum para se transformar em união econômica e 
monetária, em 1991), e a maior parte das discussões para implementá-los é dos anos 1980. 
Esse período sincronizado do surgimento dos blocos econômicos – anos 1980 e 1990 - está associado: 
 
I. ao fim da bipolaridade e ao fim do socialismo no Leste Europeu, permitindo a expansão do comércio 
mundial. 
II. ao fim das ditaduras militares em países que foram influenciados pelas potências capitalistas, como no 
caso de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 1991, esses países deram início ao MERCOSUL. 
III. ao crescimento espontâneo do comércio em certas regiões do globo, como no Bloco Asiático ou Bloco 
do Pacífico, que deu origem à ideia de criação da APEC. 
 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
a) todas as frases. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e III, apenas. 
e) apenas II. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 27
História 
 
Questão 49: Leia as afirmativas abaixo sobre o governo de Fernando Collor de Melo: 
 
I. Primeiro governo civil brasileiro, eleito por voto direto desde 1960, com plena liberdade partidária e 
eleição em dois turnos. 
II. Podem-se destacar algumas de suas promessas de campanha: moralização da política, o fim da 
inflação e a modernização econômica do país. 
III. Logo após a sua posse, Collor lançou seu programa de estabilização, o Plano Collor, baseado no 
confisco monetário e no congelamento temporário de preços e salários. 
IV. Após uma série de denúncias de corrupção em seu governo, foi sugerido o impeachment (impedimento) 
presidencial. Collor renunciou à presidência antes da votação do processo, impedindo a perda de seus 
direitos políticos. 
 
 
Agora marque a alternativa CORRETA: 
 
a) Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Apenas I, II e III estão corretas. 
c) Apenas I, II e IV estão corretas. 
d) Apenas I, III e IV estão corretas. 
e) Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
 
Questão 50: Leia as afirmativas abaixo sobre o Feudalismo: 
 
I. Neste período, a economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço 
de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente. 
II. Os baixos salários, a diminuição da produção agrícola e a pouca oferta de produtos para venda obrigaram os 
trabalhadores a se mudarem para as cidades e trabalharem como artesãos. 
III. O senhor feudal representava a classe nobiliárquica que possuía as terras. A autoridade exercida pelo senhor 
feudal, poderia ser considerada, em alguns casos, superior a dos reis, que não interferiam diretamente sobre 
as regras e imposições de um senhor feudal em suas propriedades. 
 
 
Agora marque a alternativa CORRETA: 
 
a) Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Apenas I e II estão corretas. 
c) Apenas I e III estão corretas. 
d) Apenas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão incorretas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 28
 
Questão 51: Leia as afirmativas abaixo sobre o processo de abolição da escravidão no Brasil: 
 
 
I. Num processo de resistência contra a escravidão, os escravos promoviam rebeliões, fugas, deixavam de 
cumprir adequadamente com suas obrigações e fundaram os quilombos. Devido a isso, os proprietários 
acabaram concedendo alforria aos negros. 
II. Em 1871, foi aprovada a Lei do Ventre Livre: os filhos de escravos que nascessem a partir da 
promulgação da lei seriam considerados livres. Os senhores de escravos tinham duas alternativas: criar 
essas crianças até a idade de oito anos e depois entregá-las para o Estado, quando receberiam uma 
indenização, ou mantê-las trabalhando até os 21 anos, como retribuição pelos gastos que tiveram com 
seu sustento. 
III. Em 1885, o governo brasileiro promulgou a Lei Saraiva-Cotegipe, também conhecida como Lei dos 
Sexagenários, que libertava os escravos com mais de 60 anos, mediante compensações a seus 
proprietários. A lei não produziu resultados significativos, uma vez que poucos cativos atingiam essa 
idade e os que sobreviviam tinham dificuldade de se manterem. 
 
 
Agora marque a alternativa CORRETA: 
 
a) Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Apenas I e II estão corretas. 
c) Apenas I e III estão corretas. 
d) Apenas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão incorretas. 
 
 
Questão 52: Leia as alternativas abaixo sobre a queda do Muro de Berlim e a “derrocada do comunismo”. 
 
 
I. A queda do Muro de Berlim foi resultado de um acordo oficial entre os governos da Alemanha Ocidental e 
da Alemanha Oriental. 
II. Na Polônia, os trabalhadores, sob a liderança do sindicato Solidariedade, promoveram greves nas 
cidades portuárias e reivindicaram a legalização da organização sindical. 
III. Na Hungria e na Romênia, foram feitas reformas políticas que visavam uma aproximação ao socialismo 
chinês. 
IV. Em 1992, Boris Yeltsin anunciou reformas que previam a liberação dos preços em geral e a abertura do 
mercado russo aos investimentos estrangeiros. 
 
 
Agora marque a alternativa CORRETA. 
 
a) Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Todas as afirmativas estão incorretas. 
c) Apenas I e II estão corretas. 
d) Apenas III e IV estão corretas. 
e) Apenas II e IV estão corretas. 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 29
Questão 53: Considere as afirmações abaixo sobre o contexto da “Nova Ordem Mundial”. 
 
I. Com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos da América (EUA) formalizaram sua posição hegemônica, 
em nível internacional, articulada com a atuação de outros países como Inglaterra, Alemanha e França. 
II. Com a “Nova Ordem Mundial”, houve um expressivo desenvolvimento da ciência e da tecnologia de 
informações, avanços compartilhados por todos os segmentos sociais e responsáveis pela diminuição da 
exclusão social. 
III. As políticas neoliberais adotadas na Inglaterra e nos EUA na década de 1980 repercutiram em vários 
países na década seguinte, uma vez que foi mantida a intervenção do Estado na economia. 
IV. Com a estruturação da “Nova Ordem Mundial”, houve um processo de integração e interdependência dos 
mercados nacionais, ficando os Estados Nacionais em segundo plano. 
 
Estão CORRETAS: 
 
a) apenas I, II e III. 
b) apenas II e III. 
c) apenas I e IV. 
d) apenas I, III e IV 
e) apenas II e IV. 
 
Questão 54: Veja a imagem abaixo e leia as afirmativas sobre a democracia ateniense: 
Foto extraída: http://www.clickescolar.com.br/page/19. Acesso em: 05 set. 2011. 
 
I. A democracia teve início em Atenas e pode ser compreendida como um regime em que os cidadãos se 
manifestavam livremente, reunindo-se e votando em assembleias,para tomar as decisões sobre a sua 
cidade. 
II. Todos os cidadãos eram iguais perante a lei e tinham o direito de votar. A democracia ateniense foi tão 
ampla que concedia o direito de voto às mulheres, escravos e pobres. 
III. Uma medida importante para a manutenção da democracia ateniense foi a adoção do ostracismo. Com 
essa medida, todo indivíduo que fosse considerado uma ameaça ao governo democrático seria banido 
por dez anos. De modo geral, essa medida impedia o surgimento de novos tiranos em Atenas. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 30
Agora marque a alternativa CORRETA: 
 
a) Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Apenas I e II estão corretas. 
c) Apenas I e III estão corretas. 
d) Apenas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão incorretas. 
 
Língua Estrangeira - Inglês 
 
 
Text 1: Johnny Depp the Pirate 
 
1. Johnny Depp is a wonderfully versatile actor. He can play serious roles, but his comic 
2. talent is particularly evident in the Pirates of the Caribbean movies. He is Jack Sparrow, 
3. a character whose mannerisms and style of speech are based on those of the Rolling 
4. Stones guitarist, Keith Richards. Depp is American, but his British accent is perfect! 
5. Such is the success of the Pirates of the Caribbean franchise that a fourth film, 
6. On Stranger Tides, was released. But Depp admits that initially he had 
7. reservations about the idea of doing a fourth Pirates movie. 
 
Speak Up magazine - Issue 288, August 2011. Disponível em: www.speakup.com.br/materias/Ed288.html. Acesso em setembro/ 2011. 
 
Questão 55: According to the text, Johnny Depp’s character in the film is: 
 
a) a pirate who is finishing his second film. 
b) a Rolling Stone guitarist playing a comic role. 
c) a pirate with a lot of comic mannerisms. 
d) a versatile actor playing a serious role. 
e) Keith Richards, an American guitarist. 
 
Questão 56: In line 6, the pronoun he refers to: 
 
a) the Pirates of the Caribbean. 
b) Stranger Tides. 
c) the fourth film. 
d) Depp. 
e) the success. 
 
Questão 57: In the sentence “he can play serious roles” (line 1). The modal verb can expresses the idea of: 
 
a) suggestion. 
b) permission. 
c) obligation. 
d) prohibition. 
e) ability. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 31
 
 
Text 2: Interview with David Crystal by Jack Scholes 
 
1.JS: Why has English become a global language? 
 
2.DC: A language becomes international or global for one reason only – the power of the 
3.people who speak it. But of course ‘power’ means different things at different times. In 
4.the case of English, the language has spread as a result of a combination of political / 
5.military power (the British Empire), scientific/ technological power (the Industrial 
6.Revolution), economic power (pounds, and later dollars), and cultural power 
7.(broadcasting, travel, films, pop songs, internet…). 
 
8.JS: What are some of the most important consequences of the fact that English is now a 
9.global language with more non-native speakers than native speakers using it? 
 
10.DC: Language has no existence apart from the people who speak it. It exists to express 
11.their world and their vision of it. Any language which comes to be used globally has to 
12.adapt to allow this to happen, in the form of new words, idioms, patterns of discourse, 
13.pronunciations and so on. New varieties of English (‘new Englishes’) is the inevitable 
14.result. 
 
SCHOLES, Jack. Interview with David Crystal. In: New Routes, São Paulo: Disal, n. 41, p. 10, May. 2010. 
 
Questão 58: According to David Crystal, English has become a global language because of: 
 
a) a combination of political, scientific, economic and cultural power. 
b) different things at different times. 
c) a combination of international languages. 
d) the spread of English courses. 
e) the British Empire and the American money. 
 
 
Questão 59: Match the words in column 1 according to their meanings in column 2, then choose the CORRECT 
alternative: 
 
I. reason (line 2) 
II. allow (line 12) 
III. spread (line 4) 
IV. happen (line 12) 
( ) permit 
( ) occur 
( ) motive 
( ) disseminate 
 
 
a) II, IV, I, III 
b) IV, I, III, II 
c) I, II, III, IV 
d) II, IV, III, I 
e) III, IV, II, I 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 32
 
Questão 60: By reading the interview we can infer all the following statements, EXCEPT: 
 
a) a language expresses the world and the vision of the people who speak it. 
b) a language adapts itself to different speakers. 
c) songs, films, internet are some of the reasons English has become globally used. 
d) there are more non-native speakers than native speakers using English. 
e) people and language are separated in their existence. 
 
Língua Estrangeira - Espanhol 
 
 
Hallan bajo el Amazonas un río subterráneo de 6 mil kilómetros. 
http:www.clarin.com/sociedad/Hallan-rio-subterraneo-kilometros_0_5429...26/08/2011 
 
 
Científicos de la Coordinación de Geofísica del Observatorio Nacional de Brasil descubrieron que por debajo del río 
Amazonas corre otro río subterráneo, igualmente largo y mucho más ancho, que también desemboca en el océano 
Atlántico. 
El Amazonas, que nace en los Andes peruanos y recorre la selva amazónica hasta llegar al Atlántico, se extiende a lo 
largo de 6.992 kilómetros, lo que convierte en el río más largo del mundo. Brasil posee 12 cuencas hídricas en su 
enorme territorio, que concentran cerca de 13% del agua dulce del planeta. Y este hallazgo implica una reserva 
sumamente valiosa. 
La investigación fue la tesis de doctorado de Elizabeth Tavares Pimentel, de la Universidad Federal del Amazonas, 
bajo la supervisión del profesor Valiya Hamza. La geofísica estudió los datos de temperaturas de 241 pozos 
profundos perforados por la empresa estatal Petrobras en la región amazónica, durante las décadas de 1970 y 1980. 
El área de estudio comprende las cuencas sedimentarias de Acre, Solimões, Amazonas, Marajó y Barreirinhas. 
El método geotermal para obtener información sobre flujos subterráneos se basa en la identificación de señales 
térmicas típicas de movimientos de fluidos en medios porosos. Fue aplicado a partir de 1970, y por pocos 
investigadores, entre ellos el profesor Hamza. Por esa razón, su discípula dio su nombre al nuevo río. 
Los cálculos y las simulaciones por computadora permitieron determinar que, debido al declive, el río Hamza también 
corre de oeste a este, es decir, desde el piedemonte de la cordillera de los Andes hacia el océano Atlántico. 
“Descubrimos señales de movimiento de aguas, inicialmente descendentes; a partir de una profundidad de 2.000 
metros y hasta los 4.000, el flujo del agua cambia de dirección, de vertical para horizontal; y sigue entonces casi el 
mismo curso que el río Amazonas”, explico Hamza a la agencia AFP. 
En las formaciones rocosas superiores, la porosidad y la permeabilidad son mayores, y las aguas subterráneas fluyen 
hacia abajo. En las formaciones geológicas inferiores, la corriente fluvial es tanto descendente como lateral (de oeste 
a este). 
Son varias las diferencias entre ambos ríos. 
Mientras el ancho del Amazonas fluctúa entre uno y 100 kilómetros, el del río subterráneo varia entre 200 y 400 
kilómetros. La velocidad de las aguas es bien distinta: en el Amazonas avanzan a razón de 0,1 a 2 metros por 
segundo, según las condiciones hidrológicas locales; las aguas del Hamza son mucho más lentas: de 10 a 100 
metros por año. [...] 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre33
Questão 55: En el título “Hallan bajo el Amazonas un río subterráneo de 6 mil kilómetros” el “hallan” se refiere a: 
 
a) niños. 
b) gamines. 
c) científicos. 
d) personas. 
e) periodistas. 
 
 
Questão 56: En “La geofísica estudió los datos de temperaturas…” el verbo destacado indica: 
 
a) una acción acabada en un marco temporal aún abierto. 
b) una acción con valor durativo. 
c) una prolongación del tiempo ya concluido. 
d) una acción acabada en un marco temporal cerrado. 
e) acción repetitiva en el pasado. 
 
Questão 57: Sobre los ríos Amazonas y Hamza es CORRECTO decir que: 
 
a) la longitud del Amazonas es mayor que del Hamza. 
b) el Hamza es más estrecho que el Amazonas. 
c) son iguales en la amplitud y en la estrechez. 
d) el Amazonas no es más el mayor río del mundo. 
e) el flujo de agua de los dos ríos no sigue el mismo trayecto. 
 
Questão 58: “Mientras el ancho del Amazonas fluctúa entre uno y 100 kilómetros…” la palabra destacada establece, 
en el texto, una relación de: 
 
a) simultaneidad. 
b) posteridad. 
c) comparación. 
d) adversidad. 
e) anterioridad. 
 
Questão 59: El falso cognato presente en el texto es: 
 
a) largo. 
b) hallazgo. 
c) rojo. 
d) ancho. 
e) cuenca. 
 
Questão 60: El río descubierto tiene su nombre en honor: 
 
a) a la profesora que le descubrió. 
b) al proyecto que tardó diez años. 
c) a los científicos de la Coordinación de Geofísica del Observatorio Nacional de Brasil. 
d) al método geotermal utilizado en la pesquisa. 
e) al orientador de la tesis de doctorado de Elizabeth Tavares. 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 34
Redação 
 
PROPOSTA DE REDAÇÃO 
O candidato deverá redigir um texto dissertativo sobre o tema “Consumismo, moda e vaidade: elementos que 
acompanham a vida do homem contemporâneo”, obedecendo aos seguintes critérios: 
- ter um título; 
- ser escrito em prosa e na norma culta da língua portuguesa; 
- ter de 25 a 30 linhas; 
- ser escrito a tinta azul ou preta. 
 
Os textos da coletânea, a seguir, são apenas motivadores para a redação; portanto, não devem ser copiados, sob 
pena de anulação de sua produção textual. 
Os textos indicados comentam questões bastante debatidas nos dias de hoje sobre o consumismo, moda e vaidade, 
que serão alvo de suas reflexões. 
 
TEXTO 1 
Trata-se de um investimento narcisístico do corpo 
diretamente demonstrado por mil práticas diárias: a 
angústia da idade e das rugas; obsessões com a 
saúde; com a “linha”, com a higiene; rituais de 
controle (check-up) e de manutenção (massagens, 
sauna, esportes, regimes); cultos solares e 
terapêuticos (consumo exagerado de cuidados 
médicos e produtos farmacêuticos), etc. (...) 
Enquanto pessoa, o corpo ganha dignidade; deve-se 
respeitá-lo, quer dizer, cuidar constantemente do 
seu bom funcionamento, lutar contra a 
obsolescência, combater os sinais de sua 
degradação por meio de uma reciclagem 
permanente (cirúrgica, esportiva, dietética, etc.); a 
decrepitude “física” tornou-se uma torpeza. 
 (LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o 
individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005, p. 
42) 
 
 
 
TEXTO 2 
Quanto mais o consumo se desenvolve, mais 
objetos se tornam meios desencantados, 
instrumentos, nada mais que instrumentos: assim 
caminha a democratização do mundo material. 
Isso contribui para adotar uma perspectiva diferente 
sobre o papel histórico da moda consumada. 
(...)Instrumento da individualização das pessoas, 
não continuação da distância social. 
Institucionalizando o efêmero, diversificando o leque 
dos objetos e dos serviços, o terminal da moda 
multiplicou as ocasiões da escolha individual, 
obrigou o indivíduo a informar-se, a acolher as 
novidades, a afirmar preferências subjetivas (...) 
À medida que o efêmero invade o cotidiano, as 
novidades são cada vez mais rápidas e cada vez 
mais bem aceitas; em seu apogeu, a economia-
moda engendrou um agente social à sua imagem: o 
próprio indivíduo-moda, sem apego profundo, móvel, 
de personalidade e de gostos flutuantes. 
(LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu 
destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das 
Letras, 2009, p. 204-205.) 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 35
 
TEXTO 3 
O centro [comercial] é um lugar de ideologia. É isso 
que leva as pessoas a irem ao centro comercial. Os 
que dizem que as ideologias acabaram, dizem, na 
verdade, que o que acabou foi “uma” ideologia. Não 
é verdade que as pessoas não tenham ideologia. 
Elas têm, só que é uma nova ideologia: consumir, 
consumir, consumir, consumir. Antes nós 
comprávamos, agora nós consumimos. 
 
(SARAMAGO, José. As palavras de Saramago. Org. e Sel. 
Fernando Gómez Aguilera. São Paulo: Companhia das Letras, 
2010, p. 464.) 
 
TEXTO 4 
 
(penseiradalu.blogspot.com) 
 
 
TEXTO 5 
A doença infantil do consumismo 
Daniel Piza - O Estado de S. Paulo 
O mundo da publicidade e da moda vive de 
alimentar esse consumismo, claro, e não por acaso 
ele é dirigido cada vez mais ao mundo infanto-
juvenil, apostando em crianças mimadas que vão 
pressionar os pais a ter o que as outras têm, o que 
significa que dão pouco valor ao que já têm. 
Também não é por acaso que adultos se comportam 
cada vez mais como adolescentes tardios, como 
garotos de bermuda que não levam a vida a sério e 
mal sabem articular frases banais. (...) 
Essa infantilização do consumo tem muitas 
consequências visíveis em nosso tempo, como a 
ansiedade, que faz as pessoas cada vez buscarem 
mais muletas emocionais para a tal autoestima (de 
pílulas a plásticas, de vícios a fobias, de 
superstições a religiões), inclusive depositando 
grande expectativa em relacionamentos mais virtuais 
que reais. Há também o que já chamei de patrulha 
das aparências, em que uma pessoa exibir 
barriguinha ou ruga é algo condenado com sarros ou 
olhares, levando especialmente as mulheres a 
injeções e aspirações que só as deixam piores, para 
não falar das roupas de perua ou anacrônicas. 
Talvez mais sério ainda, cria uma exigência 
financeira que apenas uma minoria pode bancar; a 
maioria fica devendo ao banco mesmo, comprando 
objetos e carros em parcelas absurdas. Por fim, o 
convívio inteligente é afetado, aquele que pede 
cultura, maturidade, simplicidade e senso de ironia. 
Como as grifes, as opiniões são iguais, compradas 
na mesma gôndola mental. 
(Texto publicado no jornal O Estado de São Paulo, em 17 de julho de 
2011, disponível: em: http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/a-
doenca-infantil-do-consumismo.) 
 
 
 
 
 
 
 
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE 
VESTIBULAR 2012 – 1º Semestre 
 
 
 36 
 
 
 
 
Folha de Rascunho - Redação 
1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 
13 
14 
15 
16 
17 
18 
19 
20 
21 
22 
23 
24 
25 
26 
27 
28 
29 
30 
 
VESTRIBULAR 2012-1º SEMESTRE 
 
GABARITO - CURSOS SUPERIORES 
PROVAS REALIZADAS EM 11/12/2011 
 
LÍNGUA PORTUGUESA 
E LITERATURA 
 
1-B 
2-D 
3-C 
4-C 
5-E 
6-B 
7-A 
8-C 
9-A 
10-D 
11-E 
12-C 
 
BIOLOGIA 
 
13-E 
14-D 
15-C 
16-A 
17-B 
18-B 
FÍSICA 
 
19-C 
20-D 
21-B 
22-E 
23-A 
24-C 
 
QUÍMICA 
 
25-C 
26-D 
27-B 
28-A 
29-B 
30-A 
 
MATEMÁTICA 
 
31-B 
32-E 
33-A 
34-B 
35-D 
36-D 
37-C 
38-B 
39-C 
40-E 
41-A 
42-B 
GEOGRAFIA 
 
43-A 
44-B 
45-D 
46-C 
47-E 
48-A 
 
HISTÓRIA 
 
49-B 
50-C 
51-D 
52-E53-C 
54-C 
 
INGLÊS 
 
55-C 
56-D 
57-E 
58-A 
59-A 
60-E 
ESPANHOL 
 
55-C 
56-D 
57-E 
58-A 
59-A 
60-E

Mais conteúdos dessa disciplina