Buscar

AD1 Socioeconomia e Geopolítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Direito
Professor: Agostinho Schneiders
Nome do estudante: 
Data: 14/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Um dos motivos que marcaram a passagem da hegemonia europeia para a norte-americana foi a crise venezuelana de 1902, que ocasionou aos Estados Unidos o desenvolvimento do Corolário Roosevelt na Doutrina Monroe. Isso concedeu ao país um certo poder sobre os países da América Central e do Caribe, dando início a ascensão norte-americana à sua hegemonia.
Outro motivo foi que, com a Revolução Industrial e o surgimento de técnicas de produção, conhecidas como fordismo e taylorismo, os Estados Unidos se modernizou e aumentou sua produção e com isso houve um aumento nos lucros, fazendo com que alcançasse o primeiro lugar na disputa pela hegemonia.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
O Brasil está muito comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e já atingiu praticamente todas as suas metas. Conforme as pesquisas realizadas, a pobreza do país foi reduzida de 25,5% para 3,5%. Com relação à educação, a taxa de escolarização do Ensino Fundamental de crianças de 7 a 14 anos passou de 81,2% para 97,7%, já a taxa de alfabetização dos jovens de 15 a 24 anos passou de 90,3% para 98,7%.
No que diz respeito à igualdade entre os sexos e a valorização da mulher, houve um grande crescimento na atuação de mulheres nos espaços de poder. A mortalidade na infância também foi reduzida, chegando a 17,7 óbitos por mil nascimentos, enquanto em 1990 a taxa era 53,7 óbitos.
Referente à saúde materna, o número de óbitos caiu de 143 a cada mil nascimentos para 63,9. Já com a questão do HIV/Aids, a mortalidade dos soropositivos é de 5,5 óbitos por 100 mil habitantes. Quanto à sustentabilidade ambiental, em 1990, 70% da população tinham acesso à água e 53% viviam em moradias com rede coletora de esgoto. Em 2012, a porcentagem subiu para 85,5% e 77%, respectivamente. Por último, a parceria mundial para o desenvolvimento, no qual o Brasil participa de diversos programas e projetos com a finalidade de avançar no desenvolvimento.
O segundo país analisado foi Moçambique, localizado no sudeste da África. Com relação a pobreza, ocorreu uma redução de 54% para 45%. Referente à educação, em 2008, mais de 80% das crianças entre 6 a 12 anos estavam matriculadas na escola, mas cerca de 19% não estão frequentando. Quanto à igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, a porcentagem de mulheres ocupando cargos de poder aumentou de 28% para 39.2%.
A taxa de mortalidade infantil reduziu de 143,7 para 93 por cada mil habitantes. No que diz respeito à saúde materna, 473 mulheres morrem a cada mil nascimento. Com relação ao HIV/Aids, a prevalência desta doença passou de 8,6% para 11,5%. Já com questão da sustentabilidade ambiental, o acesso a água potável era de 37,3% e passou para 56%, já o saneamento, de 40% passou para 45%. Por fim, a parceria mundial para o desenvolvimento, onde Moçambique ainda depende de ajudas externas, mas, a dependência dessas ajudas diminuiu em média de 50% para 45,4% em 2009.
Com esta pesquisa, conclui-se que esses dois países, mesmo tendo muito que melhorar ainda, estão se desenvolvendo e dando uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.
As informações citadas no texto podem ser encontradas nos seguintes sites:
http://mudamais.com/ruas-e-redes/objetivos-do-milenio-brasil-e-exemplo
http://www.principesdonada.com/Odm/pais/3/mocambique

Continue navegando