Buscar

Questionário 3 SS SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇAO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL: SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇAO NO BRASIL
Questionário 3
(CESPE | CEBRASPE – TRT8) No âmbito do serviço social latino-americano, o Movimento de Reconceituação, ocorrido a partir da década de 70 do século XX,
E. TRANSFORMOU CRITICAMENTE OS ARCABOUÇOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, ETICOPOLÍTICOS E TÉCNICO-OPERATIVOS DA CATEGORIA PROFISSIONAL.
Comentário: O Movimento de Reconceituação segundo Iamamoto (2010 p. 205) “é dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional, implicou um questionamento global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção social da prática profissional e de seu modus operandi”, é um processo que busca dar ao Serviço Social uma prática mais eficaz, que busque caminhos em novos fundamentos teórico-metodológicos.
(CESPE-UNB-2017) Acerca do serviço social, da questão social e do trabalho do assistente social, assinale a opção correta.
B. AS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL SÃO O OBJETO DE TRABALHO COTIDIANO DO ASSISTENTE SOCIAL.
Comentário: “O assistente social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria prima de seu trabalho. Confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos da questão social no nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual ou coletiva” (ABESS/CEDEPSS, 1996, p. 154-5).
Com relação ao processo de renovação do Serviço Social, Netto (2005, p. 124) afirma que a transformação do mercado de trabalho no período da ditadura exigia um perfil moderno de assistente social. Esta exigência incidiu na refuncionalização das agências de formação dos(as) assistentes sociais, o que contribuiu para a ruptura com:
B. O CONFESSIONALISMO, O PAROQUIALISMO E O PROVINCIANISMO.
Comentário: É na tensão desse período – mas propriamente no final deste ciclo – que o Serviço Social se aproxima do pensamento marxista e da luta da classe trabalhadora, repensando sua posição na sociedade e posteriormente rompendo com o conservadorismo existente na profissão.
Netto (2005, p. 128) afirma que as condições novas impostas (pela ditadura militar/autocracia burguesa) à formação e ao exercício profissional do(a) assistente social culminaram no processo de laicização do Serviço Social: tal laicização, com tudo o que implicou e implica, é um dos elementos caracterizadores da renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa. Com base na reflexão acima, nos seus estudos e nos debates realizados em sala de aula, analise os itens abaixo:
I. Laicidade pressupõe a não interferência ou controle por parte da Igreja.
II. Laicidade pressupõe a interferência direta e o controle por parte da Igreja.
III. Uma das características do processo de renovação do Serviço Social brasileiro é a ruptura formal com a doutrina, o pensamento e a interferência da Igreja nos rumos da profissão.
IV. Graças à renovação do Serviço Social no Brasil a Igreja pode ter maior controle sobre a categoria dos(as) assistentes sociais. V. O processo de laicização do Serviço Social foi positivo porque permitiu a profissão voltar às suas origens tradicionais, confessionais e provincianas.
Assinale a alternativa correta:
C. OS ITENS I E III SÃO VERDADEIROS E OS DEMAIS FALSOS.
Comentário: O Serviço Social começa a romper com o que praticava até o momento e passa a apresentar polêmicas, heterogeneidade nas propostas interventivas, busca por uma elaboração teórica mais consistente e, principalmente, apresenta sua laicização.
Nossa interpretação, portanto, atribui à autocracia burguesa a função precipitadora de um processo de erosão do Serviço Social “tradicional” que lhe é anterior – e a cujo desfecho, como se verá, ela conferiu uma direção particular. (NETTO, 2005, p. 137).
Com base nesta declaração de Netto sobre a participação da autocracia burguesa no processo de renovação do Serviço Social brasileiro, podemos dizer que:
B. O PERÍODO DA DITADURA MILITAR INFLUENCIOU E CONFERIU UMA DIREÇÃO PARTICULAR NO PROCESSO.
Comentário: Neste contexto da autocracia burguesa, o Serviço Social vem responder as novas demandas que se apresentavam no correr desde cenário. Desta forma, o Serviço Social neste primeiro momento se apresentava como reprodutor das formas tradicionais do início da profissão, com uma prática paliativa, caritativa, assistencialista, prática essa reforçada pela autocracia burguesa.
O movimento de reconceituação resultou naquilo que Netto (2005) chamou de “erosão do Serviço Social tradicional”. Assinale a alternativa que indica o verdadeiro significado da erosão:
B. TRATA-SE DA RUPTURA COM A PERSPECTIVA RELIGIOSA QUE INAUGUROU O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
Comentário: O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
O processo de renovação do Serviço Social brasileiro se confunde com o próprio processo de redemocratização do país. Neste sentido, podemos afirmar que:
E. A PROFISSÃO É HISTÓRICA, DINÂMICA E ESTÁ EM CONSTANTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO.
Comentário: Esse processo de renovação crítica do Serviço Social é fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura militar: a ditadura do grande capital (IANNI, 1981). Foi no contexto de ascensão dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de Direito, que a categoria de assistentes sociais foi sendo socialmente questionada pela prática política de diferentes segmentos da sociedade civil.
Para Netto (2005, p. 148-149), após o início do movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina, o pensamento de raiz marxiana deixou de ser estranho ao universo profissional dos assistentes sociais. Na sua análise, os profissionais valeram-se de manuais de divulgação de qualidade muito discutível e toscos, o que ocasionou da diluição do pensamento de tradição marxiana ao ecletismo, o que redundou em equívocos grosseiros.
Neste sentido, podemos afirmar que:
A. NÃO SE TRATA DE UM INGRESSO MUITO FELIZ NA TRADIÇÃO MARXISTA, MAS A APROXIMAÇÃO COM MARX ABRIU UMA INTERLOCUÇÃO DA PROFISSÃO COM SEU PENSAMENTO.
Comentário: A tradição marxista vinculada ao Serviço Social ocorreu tanto nos países de capitalismo avançado como na América do Norte e Europa Ocidental, como nos países em desenvolvimento da América Latina. Esta relação não aconteceu por acaso, foi fruto da crise da profissão com a herança conservadora tradicionalista, da pressão exercida pelos movimentos sociais revolucionários e ainda pela atuação do movimento estudantil.
Segundo Netto (2005), “a perspectiva _______________ constitui a primeira – sob todos os aspectos – expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil”. Preencha a lacuna com a alternativa correta:
A. MODERNIZADORA.
Comentário: Assim três perspectivas são apresentadas por Netto (2005) neste processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura apresentadas a seguir. A Perspectiva Modernizadora é a primeira perspectiva do processo de renovação do Serviço Social no Brasil e começa a ganhar força durante a crise do tradicionalismo da profissão. Essa perspectiva teve como marco principal adequar o Serviço Social às demandas abarcadas pelo processo sociopolítico oriundos do golpe militar.
Segundo Rodrigues (2010, p. 34), no segundo governo militar, cujo ministro da Fazenda era Delfim Neto, produziu-se o chamado “milagre brasileiro”, período entre 1967 e 1973, durante o qual o PIB (Produto Interno Bruto), isto é, o total dos bens produzidos por todos os brasileiros em um ano, subiu a níveis até então desconhecidos pela economia do Ocidente. O desenvolvimento da economia brasileira contribuiupara a expansão do mercado de trabalho para os(as) assistentes sociais.
Com relação ao “milagre brasileiro”, podemos afirmar que:
C. TRATA-SE DE UM MOMENTO DE GRANDE ASCENSÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA.
Comentário: Esse ambiente promove profundas alterações também no âmbito do Serviço Social, que se vê diante de novas demandas. Ainda que a requisição continue sendo executar políticas sociais para atender à funcionalidade do Estado e das elites, uma novidade lhe é posta, a exigência de uma atuação profissional realizada com “caráter técnico e científico, que dê conta da burocracia estatal e dos investimentos privados. Aos assistentes sociais, são apresentados espaços de atuação redimensionados, o Estado, as empresas multinacionais e a filantropia privada. Com a ampliação de um mercado nacional para os assistentes sociais, ocorre uma modificação tanto na prática quanto na formação desses profissionais.
TELEAULA 3
(Cesgranrio, 2011). A literatura na área do Serviço Social refere-se a um processo de intensa renovação da profissão no Brasil a partir dos anos de 1960. Uma implicação importante desse processo de renovação foi a:
A. INSTAURAÇÃO DAS CONDIÇÕES PARA O PLURALISMO TEÓRICO, IDEOLÓGICO E POLÍTICO.
(Cesgranrio, 2011). Considerando as principais linhas de desenvolvimento da reflexão profissional no Serviço Social durante o período de vigência e crise da ditadura no Brasil, a perspectiva modernizadora:
E. EXPRESSA A RENOVAÇÃO PROFISSIONAL ADEQUADA À AUTOCRACIA BURGUESA.
(Vunesp, 2012). O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 1930 como fruto da iniciativa particular de vários setores da burguesia, fortemente respaldados pela Igreja Católica, e tendo como referencial o Serviço Social europeu. De acordo com Martinelli (2006), a ação cristianizadora do capitalismo era uma forma peculiar de ação política, estrategicamente concebida pela sociedade burguesa constituída para consolidar sua hegemonia de classe. A autora afirma que do imediato envolvimento do Serviço Social com essa ação resultou um profundo fortalecimento de
E. SUA IDENTIDADE ATRIBUÍDA, ALIADA À DESCARACTERIZAÇÃO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL PROPRIAMENTE DITA.
Enade 2007) Analise as afirmativas a seguir.
Na expansão monopolista, as funções políticas do Estado burguês articulam-se organicamente com as suas funções econômicas, PORQUE O Estado condensa os interesses comuns de toda a sociedade.
A esse respeito, é possível concluir que:
C. A PRIMEIRA AFIRMATIVA É VERDADEIRA E A SEGUNDA É FALSA.
SS: SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇAO NO BRASIL	 Fevereiro 2019	@temflor

Continue navegando